quinta-feira, 19 de maio de 2011

Blogueiros do ES organizam encontro

Da página dos blogueiros do Espírito Santo:

Gilney Viana, coordenador do Projeto de Direito à Memória e à Verdade, do Gabinete da Presidência da República, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, estará presente à abertura do Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Espírito Santo, no dia 3 de junho próximo.

Preconceito descortina país pouco cordial

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

Homofobia, xenofobia, sexismo. Ojeriza ao pobre e um renascido antissemitismo.

Houve de tudo um pouco no cardápio tétrico dessa última semana de nenhum orgulho e muito preconceito.

Cultura: mercadoria ou bem comum?

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Todo o programa neoliberal, assim como o diagnóstico que levou a ele, pode ser sintetizado em um ponto: desregulamentar. O diagnóstico de por que a economia tinha parado de crescer, depois do ciclo mais longo de expansão capitalista no segundo pos-guerra, se centrou no suposto excesso de regulamentação. O capital se sentiria inibido para investir, por estar cerceado por excesso de normas, leis, políticas, que bloqueariam a “livre circulação do capital”.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Protesto em Higienópolis incomoda a mídia

Por Altamiro Borges

O “churrascão em Higienópolis”, o protesto irreverente contra o patético elitismo de alguns moradores deste bairro “chique” da capital paulista, continua rendendo comentários na mídia. Nem dava para esconder o sucesso da manifestação realizada no último sábado – que, segundo a PM, mobilizou 700 pessoas e, segundo os mais otimistas, reuniu 4 mil manifestantes.

Avança o projeto de regulação da mídia

Por Samuel Possebon, no sítio do Instituto Telecom:

Discretamente, o projeto de Lei de Comunicação vai sendo lapidado no Ministério das Comunicações e deve começar a ganhar forma definitiva já no próximo mês. O ministro Paulo Bernardo estabeleceu ao grupo de trabalho que está redigindo o documento que conclua até o final de maio um resumo com os principais pontos do texto a ser proposto. Esse briefing deve ser levado à presidenta Dilma Rousseff e depois discutido dentro do governo, especificamente com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e com o Ministério da Cultura.

A pressão midiática por mais juros

Por Altamiro Borges

O IBGE divulgou nesta semana o desempenho das vendas no comércio varejista em março. O estudo já aponta uma desaceleração do crescimento da economia em função das medidas restritivas adotadas pelo governo Dilma Rousseff – com o aumento da taxa de juros (Selic), a redução das linhas de crédito e outras.

A Síria e o imperialismo dos EUA

Por Sara Flounders, no sítio português Resistir:

Quando o imperialismo dos EUA se empenha num ataque a qualquer governo ou movimento, os movimentos políticos dos trabalhadores e dos progressistas para uma transformação precisam forçosamente de reunir o maior número de informações disponíveis e assumir uma posição.

Caso Palocci e a seletividade da mídia

Por Washington Araújo, no Observatório da Imprensa:

Leigos costumam achar que jornalismo é profissão sem rotina. Ledo engano. Todo ano tem Carnaval, Campeonato Brasileiro, enchentes em São Paulo e em cidades do Nordeste; a cada dois, eleições e bienais; de dois em dois ou Copa do Mundo ou Olimpíada; todos os dias, fofocas políticas e denúncias de corrupção. As pautas estão sempre pré-montadas à espera de repórter que lhe acentue os contornos e que tenha disposição para cobri-las com imagens candentes, com frases bombásticas, com depoimentos indignados de cidadãos.

FNDC debate regulação da mídia

Convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Seminário FNDC:

Marco regulatório, propostas para uma comunicação democrática

20 e 21 de maio de 2011

Rio de Janeiro - Clube de Engenharia (Avenida Rio Branco, 124 - Centro)

Programação:

terça-feira, 17 de maio de 2011

Quem vai colocar o guizo no gato?

Por Esmael Morais:

O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo (DEM), advogado e professor universitário, nesta segunda-feira defendeu em artigo a eleição para juízes como forma de democratizar a Justiça. Ele destacou o caso da Bolívia, onde o presidente Evo Morales quer que os magistrados passem pelo crivo do voto popular.

Lembo observou ainda que, em comum, os atuais processualistas da América Latina absorveram os ensinamentos europeus, do período colonial, e historicamente se afastaram das culturas nacionais em seus respectivos países. Isso, na opinião do ex-governador, criou um fosso entre a elite e o povo – que é réu indefeso no sistema até hoje.

10 horas nas mãos da ocupação israelense

No sítio da Ciranda:

Mensagem vinda de um grupo de quatro brasileiros revela o totalitarismo utilizado pelo Estado de Israel para impedir que palestinos e descendentes retornem à sua terra de origem. Soraya Misleh, Hasan Zarif, Muhamad Kadri e Ibrahim Hammoud sairam do Brasil dia 14 para visitar seus familiares e aproveitaram para "apoiar as manifestações pacificas para lembrar o dia da nakba palestina e exigir o direito inalienavel de retorno do povo palestino", como explicam na mensagem.

Sindicalistas no encontro de blogueiros



* Vídeo produzido pela Agência Sindical.