terça-feira, 24 de maio de 2011

RS organiza seu encontro de blogueiros

Por Milton Ribeiro, no sítio Sul21:

Os gaúchos terão pela primeira vez um encontro para compreender e discutir a democratização dos meios digitais e a utilização da internet. Segundo Cristina Rodrigues, do blog Somos Andando e uma das organizadoras do I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul, ontem à noite já havia 218 inscritos para o evento que ocorrerá de sexta-feira a domingo, dias 27, 28 e 29 de maio, na Câmara Municipal de Porto Alegre (mais detalhes abaixo).

Blogueiros do CE prometem maior encontro

Do Blog da Dilma:

O I Encontro de Blogueiros Progressistas do Estado do Ceará terá o maior público de todos os Estados. Já superamos o número de participantes do encontro de Pernambuco, ocorrido no último final de semana. O auditório principal do Cuca Che Guevara de Fortaleza já está esgotado. Vamos colocar quatro telões no anfiteatro e três salas amplas, todas com ar condicionado. Nosso objetivo é de inclusão digital e social.

Caso Palocci: a luta é política

Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:

Não estou fazendo juízo de valor sobre qualquer situação. Nem tenho porque condenar ou absolver alguém antes de que os fatos sejam esclarecidos. No mínimo, antes que se aguarde a entrega, esta semana, das informações pedidas pelo procurador-geral da República ao Ministro Antonio Palocci. E, mais de uma vez, já disse que nunca morri de amores por sua linha de idéias político-econômicas.

Padre Lancellotti e o crime da mídia

Por Antônio Mello, em seu blog:

Em outubro de 2007 comentei aqui:

O padre Júlio Lancellotti fez queixa à polícia de que estava sendo chantageado havia bastante tempo. Levou provas da chantagem. Mas as acusações voltaram-se contra ele, num efeito bumerangue.

A luta pelo novo marco regulatório

Do sítio do Instituto Telecom:

O Marco Regulatório – Propostas para uma Comunicação Democrática foi tema de seminário promovido pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), nos dias 20 e 21 de maio, no Rio de Janeiro. A partir dos debates dos Grupos de Trabalhos, que abordaram temas como a regulamentação audiovisual; controle público, meio e suas concessões; convergência digital e democratização da banda larga foi definida uma plataforma política do movimento que será entregue ao governo.

PE faz o maior encontro de blogueiros

Do sítio de Luciano Siqueira:

A democratização da comunicação, a criação de novo marco regulatório para o setor, a implantação do Plano Nacional de Banda Larga e o fortalecimento do movimento na blogosfera foram os principais temas abordados pelos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Altamiro Borges durante as palestras de abertura do 1º Encontro de Blogueiros e Redes Sociais de Pernambuco, realizado sábado (21), no Centro de Convenções, em Olinda/PE.

Carta dos blogueiros da Paraíba

Numa realidade caracterizada pela excessiva e flagrante concentração dos meios de comunicação em mãos de poucas empresas, de caráter quase familiar, ligadas por uma extensa rede de dependência econômica e
financeira com grupos e governos de uma potência estrangeira, os movimentos sociais brasileiros alertam para o caráter anti-democrático e
anti-nacional do enorme poder exercido por estas empresas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Espanha: A indignação das ruas

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Os protestos populares na Espanha não diferem, em sua essência, dos que ocorreram e ocorrem nos países árabes. Excluída a observação de que a Europa começa nos Pirineus, que tenta localizar historicamente a Península Ibérica na África, há mais do que a proximidade geográfica na semelhança entre os movimentos. Se, no caso dos países árabes, muitos dos manifestantes se insurgem contra o poder pessoal, na Espanha esse protesto se dirige contra o sistema como um todo.

Frente pela democratização da mídia na BA

Por Eliane Costa, no sítio Vermelho:

A luta pela democratização da mídia terá espaço também na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) deu entrada em um Projeto de Resolução para a criação da Frente Parlamentar pela Democratização dos Meios de Comunicação. Se aprovada, a frente vai aglutinar todos os parlamentares defensores do livre direito à informação em torno de ações e projetos sobre a questão.

Caso Palocci mudará postura de Dilma?

Por André Barrocal, no sítio Carta Maior:

Os partidos adversários do governo começaram, nesta segunda-feira (23/05), a colher assinaturas de deputados e senadores com o objetivo de criar uma CPI para investigar o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, cuja evolução patrimonial nos últimos quatro anos levanta suspeitas de enriquecimento ilícito. Nesta terça-feira (24/05), depois de ter fracassado na Câmara, a oposição tentará obrigar Palocci a comparecer ao Senado para explicar a fortuna.

Mídia ignora Estatuto da Igualdade Racial

Por Pedro Caribé, no Observatório do Direito à Comunicação:

O Estatuto da Igualdade Racial aprovado em julho 2010 passa por processo de invisibilidade e oposição dos meios impressos brasileiros. Essa foi uma das conclusões do primeiro relatório da pesquisa Faces do Brasil, apresentada em Salvador no último dia 13 de maio, dia da abolição. O material coletado é de 12 jornais e cinco revistas entre os meses de outubro e dezembro de 2010. Até o momento a sistematização se balizou por 506 matérias sobre ciganos, povos indígenas e negros.

Espanha: reiniciar o sistema

Por Murilo Roncolato, no jornal O Estado de S.Paulo:

No início da semana passada, políticos espanhóis tomaram um susto. O que começou com um grupo de manifestantes discutindo pela internet questões relativas à Lei Sinde – que, similar à Lei Hadopi francesa, desconectaria da internet quem fizesse downloads ilegais –, tornou-se, em questão de dias, um movimento descentralizado que correu por mais de 60 cidades no país.