sábado, 28 de maio de 2011

Sindicatos independentes no mundo árabe

Por Isolda Agazzi, no sítio Carta Maior:

No mundo árabe, a maioria dos sindicatos sempre esteve ligada aos governos, mas agora começam a surgir organizações independentes de trabalhadores. Na Tunísia e no Egito, os sindicatos tiveram um papel direto na derrubada dos respectivos regimes. Na Argélia e no Bahrein participaram da convocação de protestos. Para os grupos de trabalhadores árabes, o Estado deve dedicar-se a consolidar a transição econômica e a privatização não é vista como solução.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Jornalista cubana participa do blogprogRS

Da página dos blogueiros do Rio Grande do Sul:

A jornalista cubana Norelys Morales Aguilera chega a Porto Alegre nesta quinta-feira (26/05) para participar do Encontro Gaúcho de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS, que ocorre na Câmara de Vereadores nos dias 27, 28 e 29 de maio e também da VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba nos dias 4 e 5 na Assembleia Legislativa. Além destas atividades, a jornalista participa ainda de debates em universidades.

Norelys é promotora da rede Blogueros y Corresponsales de la Revolución da qual participam mais de mil membros da América Latina, América do Norte e Europa. Criadora dos blogues Islamía , El blog de Norelys, y En la misma costura. Tem trabalho destacado na denúncia do bloqueio midiático a Cuba.

É colaboradora habitual de Cubahora.cu, articulista dos meios espanhóis como Insurgente.org, La República e Tercera Información. Tem trabalhos publicados em diferentes meios de língua espanhola e outros idiomas.

Atua em diferentes meios, como o canal Telecubanacán Villa Clara, onde é editora e redatora, correspondente da Radio Reloj, foi ainda coordenadora de informação da Rádio Sagua e repórter do jornal Vanguardia.

Licenciada em Língua e Literatura Hispanoamericana e Cubana, foi professora da Universidade Central de Las Villas, fundadora e professora da Escola de Trabalhadores Sociais de Villa Clara.

Desenvolve pesquisas na área da lingüística e participa de eventos científicos. Publicou um livro de poesia e poemas em revistas de vários países. Tem dois livros inéditos. Recebeu a Orden Félix Elmuza e outras distinções por seu trabalho profissional.

Dilma defende Palocci e ataca a oposição

Arcangelo Ianelli - Cidade do Interior
Por André Barrocal, no sítio Carta Maior:

Treze dias depois da primeira reportagem sobre o enriquecimento do chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a presidenta Dilma Rousseff rompeu o silêncio. Nesta quinta-feira (26/05), em mais uma demonstração de que o caso já produziu mudanças em sua postura, Dilma aproveitou o fim de um evento para falar com a imprensa depois de um mês, defender o ministro e condenar a politização do assunto.

Dilma e a conta da lua-de-mel

Arcangelo Ianelli - Antiga Cervejaria Brahma
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Já dizia Milton Friedman, economista americano da famigerada Escola de Chicago, prêmio Nobel de economia em 1976 e inspirador da política econômica do ditador chileno Augusto Pinochet: “Não existe almoço grátis”. Eis que, assim, está sendo apresentada à presidenta Dilma Roussef a conta do idílio que, ao que se sabe, acreditou que poderia manter com a elite.

Dilma Rousseff, Palocci e os omeletes

Arcangelo Ianelli - Tranquilidade
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A defesa de Palocci já custou caro para o governo: primeiro os ruralistas aprovaram o Código Florestal, em troca de não apertar o cerco ao ministro consultor; depois, Dilma cedeu à pressão da bancada religiosa e suspendeu o kit contra preconceito do Ministério da Educação. Esse foi o custo, no curto prazo.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sobre os acontecimentos na Espanha

Por Miguel Urbano Rodrigues, no sítio português O Diário:

Os acontecimentos da Espanha, pelo seu significado, estão a polarizar a atenção da Europa e de milhões de pessoas noutros continentes. Em Washington, Berlim, Paris e Londres, o acampamento da Puerta del Sol, inicialmente encarado como iniciativa folclórica de jovens pequeno burgueses frustrados, gera agora preocupação.

Projeto flexibiliza a Voz do Brasil

Por Jacson Segundo, no Observatório do Direito à Comunicação:

No ar há 76 anos e conhecido por cerca de 90% da população brasileira, o programa de rádio A Voz do Brasil caminha para não ter mais horário fixo de transmissão, às 19h. Algumas rádios já não transmitem nesse horário por meio de liminares obtidas na Justiça. Mas nesta terça-feira (24) a Câmara dos Deputados deu um passo importante para que a flexibilização do horário da Voz vire lei, permitindo às emissoras – com exceção das educativas – escolherem aleatoriamente a transmissão às 19h, às 20h ou às 21h.

Líder extrativista é executado no Pará

Do sítio do MST:

A Polícia Civil do Pará ainda não tem pistas dos autores dos disparos e possíveis mandantes do assassinato de José Cláudio Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Castanha, e sua esposa, Maria do Espírito Santo. Eles foram executados na madrugada desta terça-feira (24), no assentamento Praia Alta da Piranheira.

Aos detratores dos blogs progressistas

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Desde que, em meados do ano passado, um grupo de blogueiros passou a se reunir e a planejar o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que tal grupo não parou mais de ser atacado. E, a partir do momento em que esse mesmo grupo entrevistou o presidente Lula, tudo só fez se agravar.

A polêmica votação do Código Florestal

Por Renata Camargo, no sitio Congresso em Foco:

Com a base rachada, o projeto de lei que cria o novo Código Florestal, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), mostrou que, no Congresso, a força do Executivo dependerá do teor da matéria. Muito polêmica, a votação do novo código separou o plenário em dois grupos de força: de um lado, ruralistas, que uniram a maioria da base e oposição, e de outro, ambientalistas, que agora terão que traçar novas estratégias para costurar mudanças no texto no Senado.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Pimenta Neves e a cumplicidade da mídia

Por Altamiro Borges

Finalmente, o ex-diretor de redação do Estadão, Antonio Pimenta Neves, está preso – mas não se sabe se por muito tempo, já que no Brasil só ladrão de galinha fica na cadeia. Nesta terça-feira, agentes da Divisão de Captura da Polícia Civil de São Paulo detiveram, em casa, o ex-poderoso jornalista.

Da Polônia à Espanha

Por Laurindo Lalo Leal Filho, no sítio Carta Maior:

Anuncia-se a vinda de Lech Walesa ao Brasil. Fará uma palestra em São Paulo no dia 9 de agosto dentro do ciclo “Fronteiras do Pensamento”, promovido por uma entidade chamada Casa do Saber.

O ex-lider sindical e ex-presidente da Polônia foi comparado nos anos 1980 ao então sindicalista Luis Inácio Lula da Silva. Tanto o aproximaram que o brasileiro chegou a visitá-lo na época. Lembro da decepção de Lula ao comentar, na volta, as limitações políticas do polonês, nada mais do que um anti-comunista católico extremado.