terça-feira, 22 de abril de 2014

A mídia e o Brasil em direções opostas

Do site do Instituto Telecom:

A campanha contra a Petrobras, que há semanas domina o noticiário, faz parte do mesmo pacote vendido pela mídia brasileira, de associar a coisa pública à corrupção e à ineficiência, e elevar o setor privado ao patamar de alicerce do desenvolvimento nacional. Os que hoje atacam a maior empresa estatal brasileira são os mesmos que resistem a um novo marco legal para as comunicações que garanta a ampla liberdade de expressão.

O "filósofo-pegador" da nova direita

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


Não costumo perder meu tempo lendo o que escreve o filósofo (ai, jesus!) Luiz Felipe Pondé, elevado pela Folha à condição de pensador existencial.

Mas hoje, enquanto cuidava aqui por minha mãe, de volta a uma longa temporada de hospital, tive o descuido de ler sua coluna na Folha, intitulada Por uma direita festiva.

E deparei-me com abjeções em série.

Barbosa e a espionagem ao Planalto

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Como se sentiria um operador do direito se alguém afirmasse que há suspeitas de que a mais alta autoridade do Judiciário, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) usa mão de gato, pratica chicana, estupra os procedimentos à luz do dia e com as cortinas do palco escancaradas? E que, na condição de presidente do STF, sua imagem pessoal torna-se a imagem do Judiciário.

Aécio: um mito em decomposição

Por Luis Carlos Silva, no blog Viomundo:

As eleições gerais de 2014 serão amargas para Aécio Neves, independentemente de seus resultados. O mito de superfície criado em torno de seu ativismo político vai cair como um castelo de cartas. Ele sairá do processo eleitoral conhecido. E talvez seja essa uma de suas duras derrotas.

Mídia e as cigarras de Brasília

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Terminado o longo fim de semana estendido por dois feriados, a imprensa dominante segue oferecendo ao público, na terça-feira (22/4), o cardápio que deve marcar a eleição presidencial de outubro. Nestes dias, o prato principal continua sendo a compra, pela Petrobras, de uma refinaria nos Estados Unidos. Embora as informações essenciais para entender o negócio estejam, há anos, disponíveis no site da empresa, os diários continuam administrando declarações para alimentar a crise.

Oposição começa a perder em Pasadena

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O governo mostrou-se desarticulado e dividido no debate sobre Pasadena, assunto que a população acompanha de olhos atentos – justamente por compreender o lugar da Petrobrás no desenvolvimento do país.

 Ocorreram acusações e cobranças que só beneficiam os adversários de Dilma-Lula.

Contra a ladainha midiática

Por Luiz Gonzaga Belluzzo, na revista CartaCapital:

Nas páginas dos cadernos de economia, os ditos formadores de opinião rezam a ladainha da economia virtuosa: a baixa taxa de poupança agregada determina a reduzida taxa de investimento e, consequentemente, o medíocre crescimento brasileiro.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Barbosa, o carcereiro eterno de Dirceu

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No mesmo feriado prolongado em que foi expedida a ordem de prisão de José Dirceu ele se entregou na sede da Polícia Federal em São Paulo. Em 17 de novembro de 2013, por volta das 19 horas, o ex-ministro cruzou os umbrais de uma época de sofrimentos que lhe passariam a ser impostos por alguém que se converteria em uma combinação de carcereiro e verdugo: o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.

PT deve uma "Ley de Medios" ao Brasil

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O ansioso blogueiro participou de um vigoroso “Camping Digital” do PT, em São José dos Campos, neste fim de semana.

Esteve na companhia do Presidente da Câmara Municipal de São Paulo e jornalista José Américo, Emídio de Souza, presidente do PT-SP, Cidão, organizador do camping, e Vivian Farias, da Executiva Nacional do PT.

Seguem trechos da palestra.

Julgar Dilma pelo noticiário é um erro

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Chega a mim um artigo de JR Guzzo publicado na última Veja.

Guzzo, essencialmente, diz que este é o governo mais incompetente da história do Brasil. Ou um dos mais.

Um introito.

domingo, 20 de abril de 2014

O Brasil e a distorção econômica

Por Mauro Santayana, na Revista do Brasil:

Crescem, a cada dia, as evidências de que o Brasil está sofrendo solerte campanha de descrédito econômico, movida por interesses que envolvem de países estrangeiros a especuladores que vivem da manipulação da bolsa e da exploração predatória de juros no mercado nacional.

Delírios militantes na mídia dos EUA

Por Rodney Benson, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

Em 2 de fevereiro, Bill O’Reilly, um dos apresentadores top do canal ultraconservador Fox News, entrevistou o presidente Barack Obama. Ele reiterou na ocasião a acusação cara a seu público segundo a qual a Casa Branca teria mentido a respeito do assalto sangrento de setembro de 2012 contra a embaixada norte-americana de Benghazi, na Líbia: “Seus detratores sustentam que o senhor ocultou o fato de que se tratava de um ataque terrorista para atender às necessidades de sua campanha eleitoral. É o que eles pensam”. Ao que o presidente replicou: “E eles pensam isso porque pessoas como vocês dizem isso a eles”.

Páscoa e o coelho que produz chocolate

Peta
Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A Páscoa, como todos sabemos, é o dia em que celebramos o surgimento do primeiro espécime ovíparo de coelho que metaboliza cenoura em chocolate.

Dizem que judeus e cristãos deram outros significados para a data, provavelmente querendo pegar uma onda na milenar tradição criada pelo comércio. Alguma coisa sobre uma fuga da escravidão no Egito e outra sobre celebrar a ressurreição de alguém no terceiro dia.

Publicidade infantil: o que fazer?

Por Anna Beatriz Anjos, na revista Fórum:

No último dia 4, foi publicada no Diário Oficial da União resolução aprovada de forma unânime pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). O texto classifica como abusivas todas as formas de “publicidade e comunicação mercadológica destinadas à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”.

Petrobras e os serviçais dos EUA

Por Dr. Rosinha, no site Vermelho:

Alguns podem achar que estou paranoico, mas tenho toda a fundamentação para levantar a seguinte suspeita.

Durante muitos anos, os golpistas negaram a participação dos Estados Unidos na construção do golpe militar dos dias 31 de março e 1º de abril de 1964. Hoje, 50 anos depois, está mais do que comprovado que os EUA patrocinaram, trabalharam e construíram o golpe. E todas as vezes em que se sentiram e se sentem ameaçados, interviram e interveem política e militarmente, não importando em que parte do mundo.

Páscoa, o que trazes pra mim?

Jo-Anne McArthur – We Animals/Peta
Por Laís Fontenelle Pereira, no site Outras Palavras:

Todo ano é a mesma coisa… Túneis de ovos de chocolate, coloridos e repletos de brindes, entulhando os supermercados. E os olhos da criançada anunciando que a Páscoa que se aproxima. São tantos os brindes recheando os ovos, dos mais variados tipos – de bonecos licenciados a mini-rádios e gloss labial –, que fica difícil, quase impossível para os pais, sozinhos, driblar os apelos das crianças. Difícil explicar o porquê não devemos comer tanto chocolate, ou simplesmente não escolher um ovo para ganhar o brinde.

Janio de Freitas rebate Barbosa

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Agora a coisa está ficando boa, ou, como diria Raul Seixas, chicotinho queimado está ficando quente. Jânio de Freitas rebate cartinha que Joaquim Barbosa enviou à Folha acusando o jornalista de fazer uma acusação imprópria e mentirosa ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

A maior crise na campanha de Aécio

Por Antonio Lassance, no site Carta Maior:

Uma crise se abate sobre a campanha de Aécio Neves. De todos os problemas que já enfrentou, a bomba de efeito retardado chamada "Pimenta da Veiga" é, sem sombra de dúvida, a maior até o momento.

Ela explodiu justo em Minas Gerais, onde Aécio esperava tirar parte da diferença de votos que Dilma terá em outros estados.

sábado, 19 de abril de 2014

Bombardeio da mídia tira votos de Dilma

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A velha imprensa, reunida em torno do Instituto Millenium, comemorou os resultados das últimas pesquisas eleitorais – que apontaram ligeira queda na intenção de votos em Dilma. Já os lulistas, pelo menos em público, preferiram destacar que Dilma seguiria a vencer a eleição em primeiro turno com os números atuais - já que os candidatos de oposição foram incapazes de capturar os eleitores que se desencantaram com o governo Dilma. No Ibope, Dilma tem 37%, Aécio 14% e Eduardo 6%. No Vox Populi, Dilma está com 40%, Aécio tem 16% e Eduardo 8%.

"Apanhe quieta", diz a mídia a Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Folha de hoje noticia que “Dilma atende Lula e parte para o ataque“.

Título impróprio, pois o próprio texto diz que as recomendações feitas por Lula seriam de que “a ordem agora é não deixar nenhuma crítica sem resposta”.

Portanto, a de defender-se. E, no máximo, partir para o contra-ataque.