domingo, 12 de outubro de 2014

Marina apoia Aécio e trai os sonháticos

Por Altamiro Borges

Como já era previsto, a ex-verde Marina Silva declarou neste domingo (12) o seu apoio ao cambaleante presidenciável do PSDB. Em comunicado à imprensa, ela listou uma série de propostas – que evidentemente não serão cumpridas – e concluiu: “Votarei em Aécio e o apoiarei, votando nesses compromissos, dando um crédito de confiança à sinceridade de propósitos do candidato e de seu partido”. O anúncio foi festejado pelo senador mineiro, que no sábado já havia obtido o apoio formal da família de Eduardo Campos. Os sites da mídia tradicional também soltaram rojões. Já muitos “sonháticos”, principalmente jovens, devem ter ficado decepcionados com mais esta traição da “nova política”.

Falta de água e o crime da imprensa

Por Altamiro Borges

A falta de água em São Paulo já atinge graus extremos, colocando em risco a própria saúde pública. Mesmo assim, a midiazona paulista não faz alarde sobre esta tragédia. A omissão é um verdadeiro estelionato eleitoral, mais um crime da velha imprensa. Ela visa livrar a cara do governador reeleito Geraldo Alckmin, do PSDB e, em especial, do cambaleante Aécio Neves. A Folha tucana publicou neste domingo (12) uma notinha, bem minúscula, informando que as torneiras já secaram até nos restaurantes de Pinheiros, bairro nobre da capital paulista. Vale conferir:

Aécio Never e o 'samba do aecioporto'

Corrupção tucana nunca é apurada

Semana pela democratização da mídia


Do site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Militantes, ativistas, entidades e movimentos sociais e sindicais ligados à democratização da comunicação preparam uma série de mobilizações para a Semana de Luta pela Democratização da Mídia, de 13 a 18 de outubro. Como no ano passado, o principal objetivo das ações é dar visibilidade ao Projeto de Lei de Iniciativa (PLIP) Popular da Mídia Democrática. O dia 17 (sexta-feira) concentrará as atividades da semana, por ser o Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação.

Como enfrentar a onda conservadora?

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Guilherme Boulos, no site Outras Palavras:

O último domingo revelou eleitoralmente um fenômeno que já se observava ao menos desde 2013 na política brasileira: a ascensão de uma onda conservadora. Conservadora não no sentido de manter o que está aí, mas no pior viés do conservadorismo político, econômico e moral. Uma virada à direita.

Talvez, o recente período democrático brasileiro não tenha presenciado ainda um Congresso tão atrasado como o que foi agora eleito. O que já era ruim ficará ainda pior. O pântano de partidos intermediários, cujo único programa é o fisiologismo, cresceu consideravelmente. A bancada da bala e os evangélicos fundamentalistas tiveram votações expressivas em vários Estados do país.

Dilma na mira da mídia

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

O acompanhamento do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) da cobertura editorial dos três mais influentes jornais brasileiros – O Globo (RJ), O Estado de S. Paulo (SP) e Folha de S.Paulo(SP) – sobre a eleição presidencial de 2014, não deixa dúvidas de que a mídia brasileira fez da presidenta Dilma Rousseff o “alvo” de um bombardeio contrário à reeleição. “Há um pronunciado viés anti-Dilma”, acentua o cientista político João Feres Júnior, do Laboratório de Estudo e Esfera Pública do Iesp.

Chávez e Brizola na campanha do PT

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Até quando a mídia brasileira vai se sentir acima do bem e do mal e agir à margem das leis brasileiras ? Neste caso da delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Youssef foram ultrapassados todos os limites de decência. Só no Brasil processos que correm sob segredo de justiça são gravados e filmados pela maior emissora de TV do país com o escancarado objetivo de interferir no processo eleitoral.

Mídia faz o jogo dos bandidos

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Eis que a Globo, finalmente, libera os áudios vazados de Paulo Roberto Costa e Alberto Yousseff.

Denunciando a intenção, a Globo recorta somente a parte em que Costa fala do PT.

Yousseff, por sua vez, fala que os partidos “pressionaram” Lula a nomear Costa.

Ou seja, praticamente inocenta Lula e o PT de qualquer relação mais direta com o executivo.

As pesquisas fizeram a Bolsa despencar

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Foi-se o tempo em que a direita midiática alardeava aos quatro ventos as quedas da Bolsa a fim de tentar prejudicar a campanha de Dilma Rousseff à Presidência. A dinâmica da eleição presidencial de 2014 transformou o que seria prejuízo para a petista, em lucro.

Agora, pelo visto, queda na Bolsa será inconveniente para a campanha de Aécio por sugerir que a adversária está ganhando terreno, de modo que Bolsa caindo não irá mais gerar alarde.

A eleição vista de fora do Brasil

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

Acompanhei as eleições brasileiras como comentarista convidado pela rede de televisão Telesur, em Caracas. Essa é uma emissora pública, constituída pelos governos da Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Cuba com o objetivo de criar uma alternativa latino-americana à mídia internacional hegemônica, dominada pelo imperialismo estadunidense. Oferece informações, análise e cultura, sempre em uma perspectiva crítica, comprometida com os interesses populares.

O elitismo incurável de FHC

Por Roberto Malvezzi (Gogó), no site da Adital:

Fernando Henrique já disse que o PT cresceu nos grotões por falta de informação do povo (UOL, 06/102014). Com isso referia-se certamente em grande parte ao Nordeste brasileiro, principalmente o Semiárido.

Eu tinha jurado a mim mesmo que não daria uma única palavra sobre eleições nesse segundo turno, mas uma afirmação como essa é muito mais que um palpite eleitoral. É na verdade a hedionda visão sudestina sobre o Nordeste.

Levante das Cores contra o retrocesso

Foto: Conceição Oliveira
Por Ivan Longo e Vinicius Gomes, na revista Fórum:

Às 15h os termômetros em São Paulo nessa sábado (11) marcavam 33 graus, mas no Largo do Arouche, região central da capital paulista, a temperatura estava muito mais elevada. O motivo era o calor humano de todos que compareceram ao Levante das Cores. Por toda a praça, o vermelho nas bandeiras se uniam ao arco-íris LGBT, assim como o branco e o preto das peles lado a lado, fazendo frente à onda conservadora que tomou o país nessas eleições.

sábado, 11 de outubro de 2014

Presidente do PSB declara apoio a Dilma

Do blog de Roberto Amaral:

Mensagem aos militantes do PSB e ao povo brasileiro

A luta interna no PSB, latente há algum tempo e agora aberta, tem como cerne a definição do país que queremos e, por consequência, do Partido que queremos. A querela em torno da nova Executiva e o método patriarcal de escolha de seu próximo presidente são pretextos para sombrear as questões essenciais. Tampouco estão em jogo nossas críticas, seja ao governo Dilma, seja ao PT, seja à atrasada dicotomia PT-PSDB – denunciada, na campanha, por Eduardo e Marina como do puro e exclusivo interesse das forças que de fato dominam o país e decidem o poder.

Os vexames das pesquisas eleitorais

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Após a apuração das eleições no domingo, alguém no twitter comparou, com picardia, os critérios científicos das pesquisas de opinião feitas no País ao horóscopo. De fato, os institutos de pesquisa colecionaram vexames em vários Estados este ano e mesmo na eleição para a presidência estiveram bem longe de acertar o resultado.

Ofensiva da mídia contra Dilma

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

Nesta quinta-feira (9) a grande mídia deflagrou uma campanha de ataques diretos contra o PT após a divulgação dos áudios dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, detalhando o esquema de corrupção na estatal. O objetivo escancarado é afetar o resultado do segundo turno da eleição presidencial.

Enfrentar o debate da mídia para avançar

Por Thiago Cassis, no site da UJS:

Para entendermos a rejeição atual ao governo do PT, temos que falar da mídia

Globo, Veja, Folha e todo o exército de veículos que sistematicamente fazem um discurso a favor do neoliberalismo, omitem o crescimento do país e, acima de tudo, propagam um discurso que busca desconstruir a política como um todo. Ao criar essa repulsa à política, induzem a população a jogar todo e qualquer político na vala comum, tornando o discurso e o debate cada vez mais rasos.

Petrobras e as incríveis coincidências

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O mundo, realmente, deve ser muito pequeno.

O doleiro Alberto Yousseff já foi acusado, processado, firmou um acordo de delação premiada, rompeu-o e foi condenado por um juiz criminal do Paraná.

Isso em 2004, dez anos atrás, pelo caso Banestado, que envolvia lavagem de dinheiro para campanha da dupla Jaime Lerner (DEM), que tinha uma coligação informal com Álvaro Dias (PSDB) em 1998.

Quem era o juiz?

Eleição será decidida no Rio de Janeiro

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Primeiro uma informação importante: não é verdade que levantamentos internos do PT tenham apontado, desde segunda-feira, que Aécio já estivesse à frente de Dilma na largada do segundo turno.

Uma fonte, na direção petista, garante-me que a primeira pesquisa (feita por telefone) só ficaria pronta nesta quarta à noite. O mais provável: empate técnico.

A essa altura, há uma guerra de informações. As pesquisas, no primeiro turno, erraram demais. Em alguns casos, podemos concluir que foi mais do que “erro estatístico”. Portanto, desconfiemos de qualquer pesquisa.

Campanha descarada do Jornal Nacional

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

E a tão falada “vantagem numérica” de Aécio Neves sobre Dilma Rousseff, segundo o Jornal Nacional - que trombeteou assim o resultado - se resume a dois míseros pontos percentuais, dentro da margem de erro.

No Datafolha, em votos válidos, 51% a 49%. No Ibope, 51% a 49%.

Já a soma dos que consideram o governo Dilma ótimo, bom ou regular, é de 72% no Ibope e de 77% no Datafolha.