terça-feira, 15 de outubro de 2013

Bolsa Família ganha o "Nobel"

Editorial do sítio Vermelho:

Às vésperas de completar 10 anos, o Bolsa Família, criado no início do governo Lula pela lei 10.836 (9 de janeiro de 2004), recebeu, nesta terça-feira (15) mais um importante reconhecimento internacional – o Award for Outstanding Achievement in Social Security (Prêmio de Excelência em Segurança Social), atribuído pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA, na sigla em inglês).

Dia do professor é dia de luta

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

Os cerca de 2,5 milhões de professores brasileiros têm algo a comemorar: a sua luta em favor da educação ganhou as ruas. Juntamente com os estudantes, conseguiram mais verbas para a educação e neste momento lutam para a aprovação já do Plano Nacional de Educação, com objetivo de atingir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor c pra qualquer país que deseja um desenvolvimento nacional independente.

A lei do cão impera em São Paulo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Em setembro de 2012, a PM executou oito pessoas. Declaração do governador Geraldo Alckmin: “Quem não reagiu está vivo”.

O governador anda com escolta. PMs da ativa e aposentados, agentes penitenciários, funcionários de presídios, não. Quando Alckmin liberou geral, todos – de integrantes do PCC a oficiais da PM, de inocentes de periferia a agentes penitenciários – viram-se na linha de fogo.

O que é neutralidade de rede?

Ato contra a censura na internet

A polêmica sobre as biografias

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num país que não admite censura prévia, o pleito de artistas prestigiados para manter uma legislação que garante seu controle sobre a publicação de biografias não faz sentido.

A proibição tem base a lei 10.406, de 2002, que reúne artigos inaceitáveis. Ali se afirma que a“ exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais”.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Assinaturas pela mídia democrática


Mídia investigará seus patrocinadores?

Da revista Fórum:

A Vale e a Odebrecht são duas das empresas que estão patrocinando a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que acontece no Rio de Janeiro até terça-feira (15). No entanto, o fato de as empresas serem acusadas de espionagem foi motivo de protesto de ativistas. “Mesmo com todas as denúncias sobre suas atividades ilegais, empresas como a Vale e a Odebrecht conseguem blindar suas imagens gastando milhões em patrocínios culturais, além de propagandas em jornais, TVs e revistas”, diz a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale.

Visão empresarial na educação do RJ

Por Gilka Resende, no jornal Brasil de Fato:

Para além dos problemas de conteúdo do Plano de Cargos e Salários da prefeitura do Rio de Janeiro, a professora de história Isabel Costa, que leciona no Grajaú, lembra que “não houve nenhuma democracia na aprovação dessa proposta”.

“Temos que deixar claro: nossa luta é por melhores salários, pela sobrevivência da carreira e contra a lógica empresarial que a prefeitura quer aplicar à educação pública”, reclamou.

Mídia e PCC: Para ler e desconfiar

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo noticia na edição de segunda-feira (14/10) que integrantes do grupo criminoso conhecido como PCC – Primeiro Comando da Capital planejam se infiltrar em manifestações para atacar policiais durante as correrias e atos de vandalismo que têm marcado os protestos de rua. A reportagem complementa uma série iniciada pelo jornal concorrente, o Estado de S.Paulo, na sexta-feira (11/10), na qual se apresentava um mapa da estrutura de comando da organização, que foi divulgado pelo Ministério Público Estadual.

Filho de Lula processa boateiros

Por Murilo Silva, no blog Conversa Afiada:

O escritório de advocacia Teixeira, Martins & Advogados, em nome de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, apresentou uma representação no 78º Distrito Policial de São Paulo, contra seis pessoas que, pela internet, o acusaram de ser dono de fazendas, aeronaves e empresas.

Lulinha é um contumaz alvo desse tipo de boatos que circulam na internet, estimulados pelas redes sociais.

FHC e a outra fonte do valerioduto

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Leandro Fortes, na revista CartaCapital:

Em 18 de setembro, uma decisão burocrática do plenário do Tribunal de Contas da União levantou a ponta de um novelo escondido desde 2005. Por unanimidade, os nove ministros do TCU acataram o parcelamento de um débito judicial do jornalista Laerte de Lima Rimoli, ex-chefe da Assessoria de Comunicação Social do antigo Ministério do Esporte e do Turismo, no fim do segundo governo de Fernando Henrique Cardoso. Entre 2001 e 2002, segundo auditoria do tribunal, o ministério, comandado por Carlos Melles (maio de 2000 a março de 2002) e Caio Carvalho (março de 2002 a 1º de janeiro de 2003), desviou 10,6 milhões de reais para a SMP&B Comunicação, uma das agências de publicidade controladas por Marcos Valério de Souza, operador dos “mensalões” tucano e petista.

Marina quer ser o FHC esverdeado

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Graças ao Valor, ficamos sabendo que Marina Silva, a campeã da transparência, teve um encontro privado (secreto seria melhor, porque nem sequer foi informado que haveria a reunião, da qual só se soube por uma nota na coluna de Sonia Racy, no Estadão) com a “turma da bufunfa” reunida pelo Banco Credit Suisse.

Será que SP finalmente vai acordar?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Um fato que atingiu o autor destas linhas durante o último fim de semana mudou o foco do post que aqui está sendo publicado. O fato é a invasão do meu escritório por ladrões. Não roubaram nada além de algum dinheiro. Iam levar os computadores, mas perderam tempo vasculhando gavetas e a chegada de um vizinho os espantou, fazendo com que fugissem.

A TV brasileira esconde o Brasil

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Parece que alguns parlamentares já esqueceram as “vozes das ruas” gritadas em junho. Com desfaçatez, seis senadores e seis deputados decidiram regular por conta própria o dispositivo constitucional que determina a regionalização da programação de rádio e TV no país. Atropelaram, em poucas horas, um debate que se trava no Congresso há 22 anos. A concentração histórica das programações no eixo Rio-São Paulo faz com que o Brasil não conheça o Brasil. Por isso, os constituintes em 1988 escreveram que “a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão ao princípio da regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei”. Só que essa lei nunca saiu.

Marina, um poço de contradições

Por Maria Inês Nassif, no sítio Carta Maior:

Se tantas opiniões divergentes existem acerca da união de Eduardo Campos e Marina Silva nas eleições do próximo ano, é porque as posições políticas de ambos são eivadas de contradições.

Marina é um poço delas. As declarações que sucederam a sua inesperada decisão de aderir ao partido de Eduardo Campos apenas expressam uma personalidade política que vem se consolidando desde o início de sua tentativa de voo solo, após sair do governo Lula, rachar com o PT e mergulhar na tentativa de "tomada" de um Partido Verde que já tinha dono, e que não estava disposto a abrir mão do business da política tradicional para entregar a legenda para outra pessoa.

Greve de fome na Nestlé da Colômbia

Do sítio da Adital:

Desde quinta-feira, 10 de outubro de 2013, trabalhadores da Nestlé afiliados ao Sindicato Nacional de Trabalhadores da Indústria de Alimentos (Sinaltrainal) da Colômbia se acorrentaram na portaria da fábrica em Bugalagrande e começaram uma greve de fome. Eles reclamam o cumprimento pela multinacional dos acordos convencionados e respeito pela dignidade dos trabalhadores e do sindicato.

Grana de campanha dos escravocratas

Por Stefano Wroblesk, no sítio Repórter Brasil:

A partir do cruzamento de dados do Cadastro de Empregadores flagrados com trabalho escravo, mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (mais conhecido como a “lista suja” do trabalho escravo) e as informações de doadores de campanhas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, organizadas pelo Portal Às Claras, a Repórter Brasil mapeou todos os candidatos e partidos beneficiados entre 2002 e 2012 por empresas e pessoas flagradas explorando trabalhadores em condições análogas à escravidão. PTB e PMDB são os partidos que mais receberam dinheiro dos atuais integrantes da “lista suja” no período e o recém-criado PSD é o que mais recebeu dinheiro na eleição de 2012. Confira aqui o panorama geral dos últimos anos.

Datafolha e as falsas comemorações

Por Altamiro Borges

Cada um interpreta as pesquisas ao seu gosto. No caso da sondagem divulgada neste final de semana pelo instituto Datafolha – que alguns internautas já apelidaram de Datafalha –, as leituras dos resultados são hilárias. Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano que subiu de 16% para 21% das intenções de voto, solta rojões e garante que irá ao segundo turno. Já Eduardo Campos, que acaba de selar um midiático casamento com Marina Silva, superou a barreira de um digito e atingiu 15% dos votos, também festeja. Bem na dianteira, com 42% das intenções, mais do que o dobro dos dois adversários juntos, a presidenta Dilma Rousseff é só alegria. Mas, afinal, quem saiu ganhando na corrida presidencial?

Mídia: quarto poder ou segundo estado?

Urubólogos erraram no Dia das Crianças

Por Altamiro Borges

Os urubólogos da mídia erraram novamente. Na sua torcida contra o Brasil, eles garantiram que as vendas no Dia das Crianças seriam um total fiasco. Mas o próprio Jornal Nacional, da TV Globo, foi obrigado a constatar o inverso na noite deste sábado (12). “Os brasileiros nunca gastaram tanto com brinquedos. Serão R$ 6,5 bilhões este ano. E neste Dia das Crianças, o comércio popular em São Paulo ficou lotado”, disse o âncora do programa, destruindo as teses catastrofistas dos tais “analistas do mercado” – nome fictício dos porta-vozes dos banqueiros e dos neoliberais.

O naufrágio dos imigrantes na Europa

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Altamiro Borges

Com a localização neste final de semana de mais 20 corpos, subiu para 359 o número de imigrantes africanos mortos em 3 de outubro num naufrágio perto da ilha de Lampedusa, na Itália. Já na sexta-feira (11), outros dois graves acidentes com embarcações frágeis foram registrados. No sul de Malta, um barco com cerca de 250 imigrantes afundou, causando a morte de 39 pessoas. Já na costa do Egito, a desesperada tentativa de travessia até a Europa matou ao menos 12 imigrantes.

Marina vai para o banco de reservas

Por Altamiro Borges

"A candidatura de Eduardo Campos é uma decisão já tomada. Não há problema da pessoa no banco de reservas ser forte. A Marina, ao tomar decisão de vir para o PSB, veio porque disse que queria apoiar a candidatura de Eduardo Campos". A taxativa afirmação é de Fernando Bezerra, em entrevista à Veja desta semana. Ex-ministro do governo Dilma, ele foi indicado pela direção do PSB para coordenar a elaboração do programa do presidenciável Eduardo Campos. O novo homem forte da pré-campanha do governador de Pernambuco colocou a ex-verde no seu devido lugar, apesar dos holofotes da mídia. 

A impunidade dos poderosos no Brasil

Por Altamiro Borges

O jornalista Pimenta Neves, o ex-todo-poderoso diretor do Estadão, deixou a cadeia na última sexta-feira (11). Condenado pelo assassinado de sua ex-namorada, Sandra Gomide, ele estava no presídio de Tremembé (SP). Na mesma semana, o latifundiário Adriano Chafik, mandante da morte de cinco sem-terra em Felisburgo (MG), em 2004, foi julgado e condenado a 115 anos de prisão, mas obteve o direito a recorrer em liberdade. Já em setembro, chefões do Banco Nacional condenados por fraudes também foram soltos. Estes e outros casos revoltantes provam que no Brasil os ricaços e poderosos não vão – ou ficam pouco tempo – na cadeia, que é tratada pela Justiça como lugar de pobres.

domingo, 13 de outubro de 2013

Os problemas de Campos-Marina

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Algumas observações iniciais sobre o acordo Marina-Eduardo Campos e as pesquisas eleitorais:

1. É fato novo relevante, não se tenha dúvida. Repõe Marina no jogo, mas não na condição de cabeça de chapa, mas evita que seus votos caiam no colo de Dilma Rousseff.

A falta de transparência da Receita

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O que levou um dos principais homens da Receita Federal, Caio Cândido, a sair fora com alarido é ainda uma incógnita. O que é certo é que a Receita Federal tem que passar urgentemente por um choque de transparência. É o interesse público que está em jogo, e ele não pode se subordinar a nenhum outro – sobretudo político. O dinheiro dos impostos constrói – ou não constrói – escolas, hospitais, estradas, portos etc. A sociedade tem que saber mais, muito mais, sobre a imensa caixa preta que é a Receita Federal.

O círculo vicioso da taxa de juros

Por Renato Rabelo, em seu blog:

O Brasil voltou a ter as taxas de juros mais altas do mundo. Esta incômoda posição foi retomada na última reunião do Copom realizada na última quarta-feira (09/10) que decidiu pela manutenção do ciclo de alta para 9,5%.

FHC e a impotência da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O grau de cumplicidade ideológica entre Fernando Henrique Cardoso e os barões da mídia brasileira é enternecedor. O sociólogo tem passe livre: espaço assegurado para apresentar suas ideias em colunas, entrevistas, artigos de opinião.

Esta identidade foi forjada numa suposta necessidade de “modernizar” o Brasil, “arejar suas ideias”, desfazer-se do legado estatista e atrasado do trabalhismo getulista.

A liberdade de expressão no Brasil


Chegou esta semana em Brasília, com uma agenda que envolve uma série de reuniões com representantes do poder público e da sociedade civil, o relator das Nações Unidas para a liberdade de expressão, Frank La Rue. O guatemalteco La Rue esteve no Brasil no final de 2012, a convite do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, para conhecer um pouco mais de perto a realidade atual do nosso quase monopólico sistema midiático. Desta vez, voltou numa visita oficial, organizada em conjunto com o Itamaraty.

A semana da democratização da mídia

Do sítio do FNDC:

A Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que acontece entre os dias 13 e 20 de outubro, contará com a articulação de entidades de diversos setores da sociedade civil para a coleta de assinaturas do Projeto de Lei da Mídia Democrática, debates sobre o direito à comunicação e a liberdade de expressão, lançamento de livros, atos públicos, passeatas, ações culturais e vários outros.

Novos cenários beneficiam Dilma

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Enganou-se o presidenciável Eduardo Campos ao prever que a sua aliança com Marina Silva provocaria um "terremoto" na campanha presidencial. Por enquanto, pelo menos, isso não aconteceu, como mostra a primeira pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, com os novos cenários para 2014.

Sem Marina, melhor para Dilma

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

Após a decisão ousada e arriscada do governador Eduardo Campos (PE), presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de aceitar a filiação de Marina Silva, é melhor deixar a poeira baixar, como está baixando, para tentar ir além do barulho e dos elogios despejados sobre a aliança entre dois pré-candidatos ao comando da República.

Para ler a pesquisa do Datafolha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Sem discordar do meu companheiro Miguel do Rosário, e concordando plenamente com ele de que nada é definitivo, minha visão sobre a pesquisa divulgada hoje pela Folha se volta para outros pontos.

Talvez, até, pelos anos a mais que tenho de janela – com as dores nas costas correspondentes… – assistindo o jogo das pesquisas.

Campos e Marina fazem aposta de risco

Da Rede Brasil Atual:

O analista político Paulo Vannuchi avalia que Eduardo Campos e Marina Silva adotaram uma postura arriscada ao longo da primeira semana em que selaram parceria em torno da candidatura ao Palácio do Planalto em 2014. Uma sequência de divergências foi atenuada pelo programa partidário do PSB, exibido na quinta-feira (10), quando o governador de Pernambuco e a ex-senadora subiram o tom contra Dilma Rousseff, afirmando que o governo do PT “já deu o que tinha que dar”.

Noam Chomsky e o labirinto dos EUA

Entrevista a Harrison Samphir, do Znet, no sítio Outras Palavras:

Noam Chomsky é, aos 84 anos, um dos maiores intelectuais no mundo. Seu trabalho e suas realizações são bem conhecidos – ele é linguista norte-americano, professor emérito no Massachussets Institute of Technology (MIT) há mais de 60 anos, analista e ativista político constante, crítico original do capitalismo e da ordem mundial que tem como centro os Estados Unidos

A ocupação na USP e os privatistas

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Desde que começou a ocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo por alunos que reivindicam uma universidade pública mais democrática tem sido comum setores contrários veicularem reclamações denunciando um suposto “viés político” da ação. Os alunos estariam querendo “outras coisas” além dos interesses acadêmicos.

sábado, 12 de outubro de 2013

Datafolha: Dilma vence no primeiro turno

Do sítio Vermelho:

Realizada nesta sexta-feira (11) e publicada no sábado (12) pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa da Datafolha indicou que a presidenta Dilma Rousseff venceria as eleições de 2014 no primeiro turno, considerando a disputa com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A pesquisa foi realizada por meio de 2.517 entrevistas em 154 municípios, e tem uma margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

Datafolha: boas notícias para Dilma

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Analistas de pesquisas eleitorais costumam considerar como confortável o patamar acima dos 40% das intenções de voto para prefeitos, governadores e presidentes que concorrem à reeleição. Pois a presidenta Dilma alcançou 42% na pesquisa feita pelo Datafolha nesta sexta-feira (11) e publicada hoje, sábado (12). No cenário no qual deve ser disputada a eleição de 2014, Dilma obtém 42%, Aécio 21% e Eduardo Campos 15%. Outro dado interessante é que o espólio de Marina até o momento foi herdado praticamente em partes iguais pelos três concorrentes, cabendo à presidenta 7% dos eleitores marinistas.

Carta aberta a Caetano Veloso

Por Benjamin Moser, no Observatório da Imprensa:

Caro Caetano,

Nos EUA, quando eu era menino, havia uma campanha para prevenir acidentes na estrada. O slogan rezava: “Amigos não deixam amigos bêbados dirigir”. Lembrei disso ao ler suas declarações e as de Paula Lavigne sobre biografias no Brasil. Fiquei tão chocado que me sinto obrigado a lhe dizer: amigo, pelo amor de Deus, não dirija.

A polêmica ambiental no Equador

http://www.elciudadano.gob.ec
Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

Uma feroz disputa política agita o Equador e suscita debates pelo mundo afora. A polêmica tem como foco o Parque Natural de Yasuní, que o presidente equatoriano Rafael Correa decidiu recentemente abrir para a exploração petroleira.

A questão foi submetida à votação da Assembleia Nacional, em Quito, nesta quinta-feira, 3 de outubro, quando a posição de Correa foi referendada por 108 votos a 25, em meio a protestos de entidades ambientalistas dentro e fora do Equador.

A mídia e o caso Siemens-PSDB

Por José Dirceu, em seu blog:

As declarações do presidente em exercício da Siemens dadas ontem sobre a inexistência de pagamento de propinas a políticos em São Paulo precisam ser comprovadas nas investigações da polícia, no processo do CADE (Conselho de Administração e Defesa Econômica) e na Justiça.

Lula e a mídia alternativa

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Lula se entusiasma com a mídia alternativa. Quem viu seu discurso no Forum de São Paulo – comandado por sua metamorfose ambulante – se deu conta que, entre tantos temas polêmicos e críticos dentro da esquerda, ele fez a exaltação da mídia alternativa. Como se somente agora, depois das manifestações de junho, ele tivesse se dado conta do poder de convocação que essas mídias tem.

Marina empurra PSB para a direita

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Wanderley Guilherme dos Santos, no blog O Cafezinho:

Em 48 horas de fulminante trajetória a ex-senadora Marina Silva provocou inesperados solavancos no panorama das eleições em 2014. Renegando o que há meses dizia professar aderiu ao sistema partidário que está aí, mencionou haver abrigado o PSB como Plano C, sem mencioná-lo a desapontados seguidores, e declarou guerra a um suposto chavismo petista. De quebra, prometeu enterrar a aniversariante república criada pela Constituição de 88, desprezando-a por ser “velha”. Haja água benta para tanta presunção.

A volta dos juros de dois dígitos

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) de aumentar a taxa Selic para 9,5% ao ano e os termos do comunicado indicam que poderá voltar novamente aos dois dígitos. E mostra – mais uma vez – a enorme dificuldade do país em definir estratégias claras de desenvolvimento.

O organismo econômico brasileiro se assemelha a de um viciado que não pode viver sem drogas, sob risco de crises de abstinência.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Brasil e o "negócio da China"

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Desde o início dos tempos, elementos tangíveis e intangíveis, como as matérias-primas, a inteligência e o conhecimento, determinaram a concorrência entre os estados e a ascensão e a queda de impérios e civilizações.

A espionagem, pelo Canadá, de computadores do Ministério de Minas e Energia, e a proposta que a União Européia pretende fazer ao Brasil, na próxima semana, no âmbito de “matérias- primas estratégicas” servem de alerta aos que acham que o advento de novas tecnologias vai sepultar ou diminuir a importância das commodities e das matérias-primas no xadrez geopolítico internacional, nos próximos anos.

Kamel e os aloprados da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tinha ouvido falar pouco de Ali Kamel, chefe de telejornalismo da Globo, até conhecê-lo no Conedit. É o conselho editorial das Organizações Globo.

Sob o comando de João Roberto Marinho, o Conedit reúne os editores das diversas mídias da Globo para alinhar ações e debater assuntos. As reuniões são realizadas às terças, por volta das 11 horas, no prédio da Globo no Jardim Botânico, no Rio. Frequentei-as ao longo dos dois anos e meio em que fui diretor editorial das revistas da Globo. Quando cheguei, Kamel já estava lá, e ali permaneceu depois que saí.

Urgência dos Conselhos de Comunicação

Veja endeusa assassinos de Amarildo

Por Antônio David, no blog Viomundo:

"Todo policial do Bope sai do quartel com seu saquinho plástico. Serve para pôr na cabeça do marginal, apertando bem na base, que fica amarrada no pescoço. O sujeito sufoca, vomita e desmaia. É meio nojento, mas eficaz". Do livro Elite da Tropa, de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel.

Na terça-feira passada, 1º de outubro, a Polícia Civil do RJ entregou ao Ministério Público inquérito pedindo o indiciamento de dez policiais militares que atuavam na UPP da Rocinha.

Classes e luta de classes: o início

Por Wladimir Pomar, no sítio Correio da Cidadania:

Se há algo de positivo na propaganda sobre a nova classe média, ela consiste em haver despertado muita gente para o fato de que as classes sociais existem. O longo descenso da luta de classes no Brasil, desde meados dos anos 1980, e as novas formas que ela assumiu, levaram muitos a supor que as classes haviam deixado de ser os atores principais da sociedade. E fez com que esquecessem que a sociedade se move e se transforma, fundamentalmente, em virtude da luta entre elas.

Serra voltou e Aécio sumiu

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Até outro dia, Dilma Rousseff tinha liderança folgada nas pesquisas e poderia ganhar já no primeiro turno, Aécio Neves era o candidato do PSDB escalado para perder e Marina Silva estava sem partido para entrar no jogo.

De repente, com a inesperada jogada de Marina de se oferecer ao PSB de Eduardo Campos para acabar com a "polarização PT-PSDB", a mais agitada semana da pré-campanha presidencial chega ao fim com o quadro sucessório absolutamente em aberto. Com as definições no campo da oposição adiadas para 2014, nem se sabe ainda quem serão os candidatos de oposição a Dilma.