terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mais agrotóxicos na sua mesa

Por Elenita Malta Pereira, no sítio Outras Palavras:

“No presente, a ciência serve muito mais e objetivamente à técnica e à economia do que à sociedade” - Gilles-Eric Serralini, 2011.

Na última reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTN-Bio), em 17 outubro, foi rejeitado pedido de audiência pública apresentado pelo Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) para realizar um debate aberto com a sociedade sobre os impactos de sementes transgênicas resistentes ao herbicida 2,4-D – que estão em vias de liberação no Brasil. Segundo o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ruy de Araújo Caldas, a comissão não pode ser palco político para “leigos” no assunto: os debates devem ficar sob responsabilidade dos técnicos.

Miriam Leitão e a "direita hidrófoba"

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tinha já prometido a mim mesmo não falar mais num determinado blogueiro de extrema direita que, em poucos dias, foi transformado num minizoo por três mulheres. Uma o chamou de rottweiller, por latir, outra de pato, por fazer várias coisas e todas mal, e a terceira de burro, por razões fáceis de entender.

A farsa midiática do Natal na Venezuela

Por Vanessa Silva, no sítio Vermelho:

Ainda era manhã quando um amigo português mandou no bate-papo da internet uma mensagem me questionando a respeito da informação publicada no jornal Público com a seguinte manchete: “Maduro decreta que o Natal na Venezuela é em Novembro”. Curioso tal fato.

Marco Civil da Internet tem nova versão

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

O deputado Alessandro Molon (PT/RJ), relator do projeto, apresentou nesta terça (5/11) a nova versão da proposta de Marco Civil da Internet com algumas alterações. Adiada novamente na semana passada, a votação da proposta pode acontecer nesta quarta-feira (6/11). O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, descartou a possibilidade de ser retirado o pedido de urgência, que tranca a pauta da Câmara dos deputados desde o último dia 28.

Diego Costa e a Espanha

Robert García/Rebelión
Por Mauro Santayana, em seu blog:

“Cada uno es hijo de sus obras.” - a antiga advertência, de Don Quixote de La Mancha, que nos alerta para a consequência das más decisões, parece ter sido, nos últimos anos, totalmente esquecida pela Espanha.

Mesmo com uma dívida externa de quase 200%, 27% de desemprego, quase 100% de dívida interna líquida, e cerca de 20 bilhões de euros em reservas, Castela continua imprudente e arrogante.

Deborah Secco e Henrique Pizzolato

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Acabo de saber que a atriz Deborah Secco foi condenada pela Justiça a devolver R$ 158.191 aos cofres públicos. Ela foi denunciada por desvio de verbas públicas, em ação de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. Sua mãe, seu irmão, sua irmã e a produtora Luz Produções Artísticas LTDA, que pertence à atriz - ela é dona de 99% das ações -, também terão que restituir R$ 446.455. Entrevistado pelo UOL, o advogado da atriz, Mauro Roberto Gomes de Mattos, afirmou que irá recorrer da decisão.

Direita em ação: surto ou susto?

Por Marco Piva

O professor José Pastore, no artigo “Médicos cubanos – sustos trabalhistas”, publicado no “Estadão” (5/11/13), levanta uma série de críticas ao Programa Mais Médicos com foco específico nos profissionais cubanos. Renomado estudioso das relações do trabalho no Brasil, ele tem o direito de expressar sua opinião sempre que esclareça de qual ponto de vista está falando. Afinal, é um homem da academia. Mas, já que ele não disse ou se negou a dizer, digo eu. Ao apontar eventuais falhas do programa em relação aos aspectos da legislação trabalhista, ele o faz a partir de um olhar neoliberal e, por isso, erra em dobro: na economia e na política.


Quem vai comandar o PT?

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O PT pode não ser o maior partido brasileiro (o PMDB comanda um número maior de prefeituras e tem, oficialmente, mais filiados), mas é certamente o mais importante. Contra ou a favor do partido (e do fantasma?) de Lula, organizou-se a política brasileira nos últimos 25 anos.

Ley de Medios: desinformação deliberada

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

A Lei de Meios da Argentina resulta de um longo processo de construção que mobilizou os mais diversos setores da sociedade civil e do governo. Néstor Busso e Diego Jaimes organizaram um livro – La Cocina de la Ley. El Processo de Incidencia em la elaboración de la ley de servicios de comunicación audiovisual em Argentina (Foro Argentino de Radios Comunitárias; 2011) – que, além de descrever todo o processo, reúne os principais documentos que deram origem ao projeto original (disponível aqui).


Monsanto e as sementes da discórdia

Por Samantha Maia, na revista CartaCapital:

Da clandestinidade à quase onipresença nas lavouras de soja, as sementes transgênicas da Monsanto passaram por cima da polêmica sobre os riscos ao meio ambiente, à saúde humana e à concentração do mercado. Na última década, desde a liberação no mercado nacional, em 2003, o Brasil tornou-se o segundo mercado da companhia, atrás apenas dos EUA. Em 2012, seu faturamento aqui chegou a 3,4 bilhões de reais, 21% mais que em 2011. No caminho aberto pela soja Roundup Ready, chegaram versões geneticamente modificadas de milho e algodão. Outras multinacionais seguiram o rastro, assim como a Embrapa. Abafada desde a legalização, a discussão associada aos efeitos diretos e colaterais da agricultura transgênica pode voltar ao primeiro plano. Argumentos não faltam.


Os impactos do Marco Civil da Internet

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Veja lança "Rei do Camarote" para 2014

Por Renato Rovai, em seu blog:

A capa de Veja SP desta semana apresenta ao distinto o público Alexander de Almeida, o Rei do Camarote. Entre as qualidades que o levaram a ser destaque da edição destaca-se a de gastar 50 mil reais numa noite de balada.

A cumplicidade do MP com os tucanos

Por José Dirceu, em seu blog:

A cada dia, vêm à tona novos detalhes de como o procurador Rodrigo de Grandis engavetou investigações sobre as denúncias de corrupção no Metrô, na CPTM e em outras áreas do governo tucanos em São Paulo.

Desta vez, a IstoÉ mostra que, desde 2010, ele engavetou oito ofícios do Ministério da Justiça alertando para o cumprimento dos pedidos de cooperação feitos por autoridades suíças sobre o caso Siemens-Alstom.

"Ninho" de SP: cadê os R$ 420 milhões?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Quem me chamou a atenção foi o leitor Vitorio Pasqual Soldano, em carta sob o título "Buraco negro", publicada no Estadão desta segunda-feira:

"O noticiário nos dá a conhecer a fraude na Prefeitura. Mas a conta não fecha. Foram desviados, segundo o Ministério Público, cerca de R$ 500 milhões e apurado patrimônio usurpado pelos diligentes funcionários de apenas R$ 80 milhões. Onde está o restante do roubo, a bagatela de R$ 420 milhões? Haja envolvidos! Quem são? Por favor, façam uso da delação premiada".

Folha: um jornal a serviço dos EUA

Por Altamiro Borges

No momento em que vários países do mundo se rebelam contra a espionagem dos EUA, a Folha de S.Paulo desta segunda-feira (4) estampa uma manchete espalhafatosa e estranha: “Governo brasileiro vigiou diplomatas estrangeiros”. Segundo a reportagem, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria monitorado, durante a gestão de Lula, servidores das embaixadas da Rússia, Irã e Iraque. A matéria já foi contestada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo, mas promete dar o que falar nos próximos dias.

Por que a extrema esquerda fracassou

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Quando foram sendo eleitos governos na onda do fracasso e rejeição aos governos neoliberais, predominantes nos anos 1990 na América Latina, ao mesmo tempo foram se reconstituindo as forças de extrema esquerda, na critica desses governos.


O homem de confiança de Serra

Por Antônio Mello, em seu blog:

No último dia útil do ano de 2012, sexta-feira, 28 de dezembro, ao apagar das luzes da prefeitura Kassab, Mauro Ricardo mandou arquivar processo de investigação do esquema dos fiscais da prefeitura, revelado agora, que pode ter desviado R$ 500 milhões, meio bilhão de reais, dos cofres públicos de São Paulo. Ao ler isto, é bom não esquecer (porque a mídia serrista vai esconder o fato nas entrelinhas) que Mauro Ricardo era secretário de Kassab, porque era apadrinhado por Serra, seu Godfather. Acompanhe:


Um golpe contra os trabalhadores

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A PEC do Trabalho Escravo, proposta de emenda constitucional que prevê o confisco de propriedades rurais e urbanas em que esse crime for flagrado e sua destinação à reforma agrária e a programas de habitação popular, está para ser votada no Senado nesta semana.

O duelo entre Leitão e o "Tio Rei"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A confusão e a falta de perspectivas do conservadorismo brasileiro estão criando situações que lembram o velho ditado de que em casa onde falta o pão, todo mundo briga e ninguém tem razão.

Um fato absolutamente lateral – embora deprimente – como a instalação de Reinaldo Azevedo no panteão de colunistas da Folha, ganhou uma importância que, absolutamente, não tem.

Marina Silva manda no PSB?

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Essa matéria da Folha, publicada pela madrugada e reproduzida ao final do post, é estarrecedora. E divertida ao mesmo tempo. Se for verdade, Eduardo Campos se tornou o maior banana da história política brasileira.

O futuro do jornalismo na Era Digital

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um debate fundamental sobre o jornalismo na Era Digital se deu recentemente no site do New York Times. O ex-editor do jornal, Bill Keller, abriu espaço em sua coluna para uma troca de mensagens com Glenn Greewald, responsável pelo furo mais importante do ano: o dos documentos que provam o esquema de espionagem dos EUA no mundo.

Fracassos da política externa dos EUA

Editorial do sítio Vermelho:

A política externa do governo estadunidense é uma coleção de fracassos. A constatação é mais um dado a sinalizar o declínio histórico dessa potência imperialista, cada vez mais isolada no concerto internacional, o que leva a Casa Branca a atitudes reveladoras de desespero.


Importância do Marco Civil da Internet

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Nos últimos anos, uma nova lei – a Lei do Cabo – permitiu aos canais de TV a cabo descontar parte do imposto de renda no financiamento de produções nacionais – com obrigatoriedade de passar um pequeno número de horas/mês no horário nobre.

Bastou para que começasse a florescer por todo o país uma nova indústria de audiovisual.

Internet livre corre perigo

EUA, França e Inglaterra regulam a mídia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Antes de adentrar o assunto do post, vale explicar que ele é longo, bem longo. Mas se você quer tirar de verdade qualquer dúvida sobre a regulação da comunicação que agora vige na Argentina – à exemplo do que ocorre em países desenvolvidos –, e se anseia que vigore também no Brasil, não pode deixar de ler. Se o fizer, suas dúvidas serão dissipadas.

Mídia: mudando para pior

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Há algo estranho no jornalismo brasileiro. Enquanto a Igreja Católica nem esperou pela morte de Bento XVI para livrar-se dele, dando espaço ao Papa Francisco, nossos jornais e revistas realizam um movimento ao contrário.

Sem complacência com o rejeitado FHC

Por Altamiro Borges

O ex-presidente FHC continua com sua cruzada contra os governos progressistas da América Latina. Em seu artigo no Estadão deste domingo (3), ele bate duro na Argentina, Venezuela e – lógico – no Brasil. Para o vaidoso príncipe da Sorbonne – também rotulado de “príncipe da privataria” no livro imperdível do jornalista Palmério Dória –, o continente está à deriva e seus governantes devem ser criticados “sem complacência” – no dúbio título do seu texto arrogante. Apesar de quase ter afundado a economia brasileira e de ser um dos presidentes mais rejeitados da história do país, FHC não perde a pose.

domingo, 3 de novembro de 2013

Miriam Leitão e o “fogo amigo” no PIG

Por Altamiro Borges

A contratação de Reinaldo Azevedo como novo colunista da Folha tem gerado divisões e intrigas na velha mídia. A primeira a bombardear a aquisição foi a própria ombudsman do jornal, Suzana Singer, que chamou o blogueiro da Veja de “rottweiller” – o que revoltou os colecionadores da raça. Agora é uma das maiores expressões do chamado Partido da Imprensa Golpista (PIG), a urubóloga Miriam Leitão, que dispara o tal fogo amigo. Em artigo neste domingo (3) no jornal O Globo, ela critica a “direita hidrófoba”, representada por Reinaldo Azevedo e Rodrigo Constantino, que escreve na Veja e no próprio O Globo.


Chile e Honduras: derrota da direita?

Por Altamiro Borges

As forças de direita podem sofrer duas fragorosas derrotadas no novo ciclo eleitoral que se inicia na "rebelde" América Latina. No Chile, a líder da oposição Michelle Bachelet desponta para vencer já no primeiro turno, marcado para 17 de novembro. Já em Honduras, os golpistas que depuseram o ex-presidente Manuel Zelaya podem ser desalojados legalmente do poder com a vitória de sua esposa, Xiomara Castro, nas eleições de 24 de novembro. A tensão promete aumentar nas próximas semanas, já que os dois pleitos afetam interesses poderosos dos EUA, das oligarquias locais e de suas mídias. 

Snowden lança "manifesto pela verdade"

Por Altamiro Borges

Edward Snowden, o ex-técnico da CIA que revelou a máquina de espionagem dos EUA e encontra-se asilado na Rússia, divulgou neste domingo (3) "um manifesto pela verdade" em que propõe medidas para limitar as ações ilegais de monitoramento de cidadãos no mundo. Conforme realça, a sociedade "não pode esquecer que a espionagem em massa é um problema global e requer uma solução global... Temos a obrigação moral de preocupar-nos para que nossas leis e valores limitem os programas de espionagem e protejam os direitos humanos".

Dilma e os problemas da oposição

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A 11 meses da eleição presidencial, as oposições enfrentam problemas. Não apenas elas, pois a presidenta Dilma Rousseff também tem os seus, mas aqueles dos adversários são claramente mais complicados.

As dificuldades dos diversos possíveis candidatos oposicionistas começam pela indefinição a respeito da própria candidatura. Nos vários partidos que pensam disputar a eleição contra Dilma há nomes de mais ou de menos.


Facebook atropela os jornais

Por Carlos Castilho, no Observatório da Imprensa:

A esmagadora maioria dos jornais, revistas e telejornais sempre encarou o Facebook como um lugar para fofocas, confidências e exibicionismo, mas pesquisas recentes mostraram que a maior rede social do planeta já é a fonte de notícias para 30% da população adulta dos Estados Unidos (cerca de 72 milhões de pessoas), o único país a ter estudos detalhados sobre o tema.


Bolsa Família e clientelismo tucano

Por José Dirceu, em seu blog:

A presidenta Dilma Rousseff deixou claro, ontem, quem pretende fazer clientelismo e política eleitoreira com o Bolsa Família. Ela aproveitou para refutar essa contraditória história de que há DNA tucano no programa – contraditória porque a oposição há 10 anos critica o programa ao mesmo tempo em que afirma que o criou a partir das bolsas auxílio instituídas no governo Fernando Henrique Cardoso.

A doença da classe média brasileira

Por Renato Santos de Souza, no blog DoLaDoDeLá:

A primeira vez que ouvi a Marilena Chauí bradar contra a classe média, chamá-la de fascista, violenta e ignorante, tive a reação que provavelmente a maioria teve: fiquei perplexo e tendi a rejeitar a tese quase impulsivamente. Afinal, além de pertencer a ela, aprendi a saudar a classe média. Não dá para pensar em um país menos desigual sem uma classe média forte: igualdade na miséria seria retrocesso, na riqueza seria impossível. Então, o engrossamento da classe média tem sido visto como sinal de desenvolvimento do país, de redução das desigualdades, de equilíbrio da pirâmide social, ou mais, de uma positiva mobilidade social, em que muitos têm ascendido na vida a partir da base. A classe média seria como que um ponto de convergência conveniente para uma sociedade mais igualitária. Para a esquerda, sobretudo, ela indicaria uma espécie de relação capital-trabalho com menos exploração.

A primeira vida de Hugo Chávez

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Quando Ignacio Ramonet anunciou que havia começado a fazer um livro de entrevistas, as comparações não poderiam deixar de ser feitas com o excelente livro de entrevistas com o Fidel. Este resume toda a trajetória do líder cubano, pouco antes que ele se retirasse da vida política ativa, que ao mesmo tempo era uma viagem por todos os grandes acontecimentos vividos por Fidel.

O BC e o vampiro no banco de sangue

Por Bepe Damasco, em seu blog:

O Banco Central é o principal instrumento para a aplicação das políticas monetárias de um governo. É assim no Brasil e em boa parte do mundo. E sempre foi objeto do desejo dos mercados. Controlá-lo é a cereja do bolo neoliberal. Por isso, vire e mexe, vem à tona esta história de Banco Central independente. Rentista definindo regras monetárias é a mesma coisa que vampiro tomando conta de banco de sangue.

A Veja e o "Rei dos Coxinhas"




Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A revista Veja, aquela que vive falando em “Custo Brasil”, salários inflacionários, rombo nas contas públicas pelo excesso de gastos populistas e que tem, como principal matéria de economia em sua edição desta semana a afirmação de que com muitos impostos “o Brasil sufoca seus empreendedores” traz, na sua edição São Paulo, uma edificante vídeo-reportagem com um – perdoem-me, não dá para evitar a palavra – babaca que merece da revista o título de “O Rei dos Camarotes”.

Marina Silva e a benção dos banqueiros

Por Wanderley Guilherme, no blog O Cafezinho:

O linguajar da pré-candidata Marina Silva não usa xale. O chega prá lá que deu em Ronaldo Caiado surgiu meio extemporâneo e truculento, mas foi esperto. Quem se abalaria a defender o conhecido ícone do reacionarismo? Ocorre que o senador expulso do noivado Rede-PSB é também um dos representantes parlamentares do agronegócio e foi a este que Marina enviou claro e duro recado. Contribuinte importante do PIB brasileiro por intermédio da produção de alimentos para o mercado interno, o agronegócio responde ainda por enorme fatia das exportações do País.

A PM e o controle da sociedade

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Patricia Acioli e Patricia Amiero. São esses dois nomes que nos vêm, primeiro à lembrança, no momento em que tramita na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, lei que pretende modificar o código disciplinar da Polícia Militar e dos Bombeiros, para tornar mais brandas a punição a membros dessas corporações que cometam crimes e infrações disciplinares.

"O sultão dos camarotes" e a Veja-SP

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um vídeo está circulando na internet freneticamente neste final de semana. É da Veja SP, e apresenta um “sultão” das baladas chamado Alexander de Almeida, que diz ter 39 anos.

O DCM colocou o vídeo ontem na seção Vídeo do Dia, e agora pela manhã era a coisa mais lida no site.

Contra o extermínio da juventude negra

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

“Por que o Sr. atirou em mim?” - Douglas Rodrigues

O assassinato covarde e gratuito de Douglas (jovem secundarista negro de 17 anos) pela Polícia Militar do Governo de São Paulo fez sua última pergunta se espalhar por todo o Brasil. Por que o Estado admite ou promove a morte de 20 crianças e adolescentes negros por homicídio todos os dias? Como ignorar que jovens negros assassinados superem em mais de 70% o número de jovens brancos vítimas do mesmo crime? Por que morrem violentamente cerca de 40 mil jovens por ano, sendo 30 mil negros e da periferia, em especial por homicídios?

As contas do governo e os rentistas

Editorial do sítio Vermelho:

O novo passo do “teatro da oposição” em torno do governo Dilma Rousseff foi registrado, nesta sexta-feira (1º) nas páginas dos jornalões conservadores que ecoam os interesses da especulação financeira.

sábado, 2 de novembro de 2013

A lei britânica e a mídia desnorteada

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, os barões da mídia nativa – que fazem de tudo para interditar o debate sobre a urgência da democratização dos meios de comunicação no país – sofreram dois baques. Primeiro, a Suprema Corte da Argentina declarou constitucional a temida “Ley de Medios”. Logo na sequência, a “bolivariana” e “comunista” rainha Elizabeth II aprovou o projeto de regulação da imprensa no Reino Unido. Desnorteados, os jornalões e as emissoras de tevê estrebucham e temem que o assunto volte a ganhar força no Brasil – que hoje ostenta o triste título de “vanguarda do atraso” neste debate estratégico.

PCC serviu de palanque para Alckmin?

Por Altamiro Borges

Com sua imagem abalada pelos constantes protestos de rua e pelas denúncias do propinoduto tucano, parece que Geraldo Alckmin decidiu usar um perigoso expediente para reconquistar a credibilidade. Pelo menos é isto que insinua Antônio Ferreira Pinto, ex-secretário estadual de Segurança Pública do governador do PSDB, em entrevista ao jornal Valor desta quinta-feira (31). Em meados de outubro, a mídia tucana fez grande estardalhaço com uma suposta ameaça da organização criminosa PCC contra a vida do tucano. O seu ex-secretário, porém, garante que a denúncia não tinha qualquer consistência e ataca: “Alckmin está aproveitando para colher dividendos políticos com a ameaça do PCC”.

Ley de Medios. Vitória do povo!

Por Vagner Freitas, no sítio da CUT:

Nesta terça-feira (29), foram derrubados na Suprema Corte argentina os últimos obstáculos contra uma das leis de regulação dos meios de comunicação mais abrangentes e modernas do mundo. Aprovada em 2009 pelo Congresso, a Lei dos Meios da Argentina acaba com a reserva de mercado dos meios de comunicação, democratiza a informação e estimula a pluralidade dos debates.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Alckmin, mídia e farsa eleitoreira

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Após os protestos de rua de junho os políticos em geral perderam popularidade – à exceção de Marina Silva, que ganhou aprovação com aqueles movimentos e depois perdeu o que tinha ganhado enquanto políticos como Dilma Rousseff, que haviam sido mais prejudicados, foram se recuperando e a opinião pública foi despertando da catarse em que mergulhara.

Violência policial. Salve, São Paulo!

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Um dia, retornando para casa quando morava no Campo Limpo, fui parado por um punhado de viaturas policiais. O pessoal, com armas apontadas para mim, gritou para que saísse do carro e não mexesse um músculo mesmo que a vaca tossisse. Haviam recebido uma denúncia de espancamento e eu, por estar passando na avenida errada, na hora errada, era o suspeito. Muito tempo depois, quando a identificação foi negativa, acabei liberado.

De Grandis apostou na blindagem errada

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A enrascada em que se meteu o procurador da República Rodrigo De Grandis se deve à sua aposta na blindagem errada: julgou que o PSDB fosse um todo homogêneo e não se deu conta de que a blindagem da mídia beneficiava exclusivamente o grupo ligado ao ex-governador José Serra.

Na rota da qualidade da imprensa

Por Mino Carta, na revista CartaCapital: 

Segunda, 28, realizou-se a já tradicional festa de CartaCapital, destinada a entregar os prêmios das empresas e dos empresários mais admirados no Brasil e a celebrar, com o atraso de dois meses, também tradicional, o aniversário da revista, no caso o décimo nono. Como se deu desde o começo do seu mandato, contamos com a presença, muito honrosa para nós, da presidenta Dilma Rousseff. A cobertura do evento está nesta edição e uma edição especial nas bancas.

Barbacena: loucos ou excluídos?

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

No conto Sorôco, sua mãe, sua filha (Primeiras Estórias, 1962), João Guimarães Rosa conta a história de um homem que leva a mãe e a mulher para a estação do trem que as transportará para o hospício em Barbacena (MG).

“O que os outros se diziam: que Sorôco tinha tido muita paciência. Sendo que não ia sentir falta dessas transtornadas pobrezinhas, era até um alívio. Isso não tinha cura, elas não iam voltar, nunca mais. De antes, Sorôco agüentara de repassar tantas desgraças, de morar com as duas, pelejava. Daí, com os anos, elas pioraram, ele não dava mais conta, teve de chamar ajuda, que foi preciso. Tiveram que olhar em socorro dele, determinar de dar as providências de mercê. Quem pagava tudo era o Governo, que tinha mandado o carro. Por forma que, por força disso, agora iam remir com as duas, em hospícios. O se seguir.”