sábado, 29 de março de 2014

Petrobras e as "violações" de Imbassahy

Por Renato Rovai, em seu blog:

Os jornais de hoje anunciam, a partir de uma nota originalmente publicada pela Folha ontem à tarde, que o deputado Antonio Imbassahy (PSDB) comunicou à primeira-secretaria da Casa que recebeu envelope com informações secretas da Petrobras “violado, sem lacre e faltando páginas”.

O deputado baiano foi autor de quase vinte requerimentos de pedidos de informação à Petrobras e recebeu informações nunca antes tornadas públicas sobre a aquisição e a sociedade da companhia nas refinarias de Pasadena, Okinawa, Abreu e Lima e SBM Offshore, entre outros.

E de repente ele anuncia que informações secretas tiveram o envelope violado e que, por absoluta coincidência, as informações ali contidas são justamente as que sustentam as reportagens nos últimos dias sobre Pasadena, Okinawa e Abreu e Lima, e que deram o pretexto para a solicitação de CPI da Petrobras pelo seu partido.

No Congresso, junto com seu colega de Senado, Alvaro Dias, Imbassahy disputa o título de vazador oficial da República. Mas certamente não faria algo dessa natureza com documentos secretos que podem causar prejuízos de monta à principal empresa brasileira que, seu partido, por admiração queria rebatizar. Na Petrobrax dos sonhos tucanos nunca haveria problema da empresa com o governo ou Estado. Simplesmente porque ela seria privada. E dos gringos.

Mas a denúncia de Imbassahy de que os documentos que foram parar na Folha foram violados de um envelope a ele endereçado já estão causando alvoroço na Câmara. Um office boy que costuma usar camisa vermelha é o principal suspeito do crime. Ele teria sido visto passando pela frente de um gabinete petista no dia em que Imbassahy recebeu a documentação. E por conta disso ninguém tem mais dúvida alguma da inocência do baiano. A culpa é do boy.

Não há o menor risco de Imbassahy ter violado o envelope. E passado documentos pra Folha. Imbassahy é tucano. E tucano tem salvo conduto. Se você tem alguma dúvida disso, pergunte ao Eduardo Azeredo, à turma do trensalão de São Paulo, ao Cachoeira e ao Demóstenes. Há quem jure que eles se falam todo dia e morrem de rir das histórias que ouvem sobre a vida do Zé Dirceu e do Genoino na Papuda.

Resta saber se os deputados do PT vão atuar para que a Polícia Federal investigue o caso, já que se trata de um episódio grave que envolve os interesses da maior empresa do país.

1 comentários:

Unknown disse...

FOI ELE QUEM VAZOU AS INFORMAÇOES ELE PEDIU A PETROBRAS E ELA FEZ ELE SE COMPROMETER QUE NAO VAZARIA AS INFORMAÇOES NO ENTANTO ELE VAZOU E NAO FOI NENHUM ENVELOPE ENVIADO A ELE SECRETAMENTE FOI ELE QUEM VAZOU. NAO RESTA DUVIDA E ELE A CAMARA TEM QUE PEDIR SEU IMPEACHMENT POR FALTA DE DECORO PARLAMENTAR.