sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Desespero na Globo: audiências afundam!

Por Altamiro Borges

Novembro deve estar sendo desesperador para os três filhos de Roberto Marinho - os donos da Rede Globo que não têm nome próprio, segundo o afiado blogueiro Paulo Henrique Amorim. Os índices de audiência despencaram em vários programas. Na terça-feira (10), a novela "Os Dez Mandamentos", da rival Record, superou em dez pontos a audiência da Globo - uma diferença "histórica", segundo os sites especializados em entretenimento. Até a chuva, que adiou a partida entre Brasil e Argentina na quinta-feira (12), prejudicou o império global. Já Fátima Bernardes, que deixou a bancada do "Jornal Nacional" para vender mortadela, também está sentindo as dificuldades.  

O pior naufrágio foi destaque na Folha: "A aguardada cena de abertura do Mar Vermelho na novela 'Os Dez Mandamentos', na terça-feira (10), rendeu à Record uma noite histórica: pela primeira vez a emissora bateu a Globo com dez pontos de diferença na audiência. A trama bíblica de Vivian Oliveira e direção de Alexandre Avancini marcou na prévia pico de 31 pontos e média de 28 na Grande São Paulo, contra 21 de pico e 19 de média da Globo... No Rio, a Record teve pico de 34 pontos contra 21 da Globo. A inundação também chegou ao Twitter. A cena foi o assunto mais comentado mundialmente em parte da noite da terça, com a hashtag '#MarVermelho'".

Já no insólito caso da partida de futebol, no qual a TV Globo mantém o monopólio das transmissões e garante elevado faturamento em publicidade, os filhos de Roberto Marinho devem ter xingado São Pedro. O naufrágio foi registrado pelo site Notícias da TV. "O adiamento de Argentina x Brasil, pelas Eliminatórias da Copa de 2018, foi um mau negócio para a Globo. A emissora teve que programar às pressas o filme Busca Implacável 2, que registrou 22,5 pontos de média na Grande São Paulo... Com o jogo, a emissora poderia encostar nos 30 pontos. A partida foi adiada porque o estádio do River Plate, em Buenos Aires, encharcou com as chuvas".

A queda de audiência também se verifica em outros programas. O enfadonho "Vídeo Show" não para de afundar, mesmo após a abrupta mudança do seu formato. "No dia em que mais investiu em fofocas de celebridades, o Vídeo Show sofreu uma de suas piores derrotas. O programa, que só perdia para a Record durante 40 minutos, para o quadro Hora da Venenosa, do Balanço Geral, ficou ontem (5) em segundo lugar na média geral, durante 1 hora e sete minutos. Marcou 8,1 pontos, contra 8,6 da Record (Balanço e Prova de Amor)", relatou o site Notícias da TV na sexta-feira passada (6).

Já o programa de futilidade da ex-apresentadora do Jornal Nacional, segue com constantes baixas - o que pode afugentar os anunciantes. "Na véspera do feriado, o Encontro com Fátima Bernardes voltou a perder para os desenhos do SBT na Grande São Paulo. Na sexta-feira (30), a atração da TV Globo marcou 6,1, uma de suas mais baixas audiências nos últimos meses. No horário, a rede de Silvio Santos registrou 7,4 e a Record, 3,6", descreve o mesmo site especializado em tevê. Deste jeito, os filhos de Roberto Marinho - que acumulam a maior riqueza do Brasil - talvez voltem a reavaliar os custos operacionais da emissora. Os funcionários, até os mais realistas do que o rei, que se cuidem!

*****

Leia também:







2 comentários:

Anônimo disse...

Será que é realmente uma queda assim vertiginosa ou é somente uma adequação à real audiência da Globo? Ter presente que hoje (casualidade?) temos outras empresas pesquisando a audiência de todas redes de TV

Sergio Santos disse...

Na verdade, essa sempre foi a verdade! O Ibope sempre deu índices de audiência da Globo maiores que os reais. Mas como isso sempre deu certo, não se mexeu em time que estava ganhando (mesmo baseado em mentiras). Vemos o exemplo do Chaves, a série mexicana de maior sucesso no mundo: todas as crianças conhecem, até hoje, os atores e personagens; vide o sucesso que alguns fizeram quando de suas vindas ao Brasil. O Ibope nunca deu destaque a essa série e as "críticas" sempre ironizavam o mau gosto do programa (como se os programas infantis da Globo fossem exemplos de alguma coisa). O novo instituto de pesquisa abalou o Ibope e, antes que a farsa da Globo ficasse mais evidente ela tem que ajustar sua audiência à realidade. E o Ibope media sua audiência na terra dos coxinhas, e só... isso num país com 26 estados e um distrito federal. Nenhuma boa técnica aceita isso como Estatística confiável. Fora, Globo!