sábado, 2 de março de 2013

Razões da queda de audiência da Globo

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O jornalista Ricardo Feltrin, editor do sítio de entretenimento da Folha (F5), apresentou ontem novos dados sobre a queda de audiência dos principais programas da TV Globo. Segundo ele, este acentuado declínio é que explica "as profundas mudanças que a emissora fez em vários de seus escalões neste ano". O objetivo é o de tentar recuperar alguns pontos no ibope, antes que a queda afete seus lucros. Até agora, o império global tem mantido e até elevado o seu faturamento graças a mecanismos desleais de concorrência. Mas, com o tempo, o declínio poderá causar prejuízos à famiglia Marinho no bilionário mercado publicitário.

Os dados compilados por Ricardo Feltrin sinalizam neste sentido. "Uma análise de ibope de seus principais produtos fixos (não incluídos os sazonais como "BBB", "F1", futebol etc.) aponta que a emissora vem sofrendo queda sistemática de audiência na maioria de seus produtos. E não adianta usar a desculpa de que "oh, boa parte das pessoas está assistindo à Globo na internet", porque isso não é verdade. Os números de visualizações de atrações na internet ainda são muito pequenos para afetar a conta toda. Nem a TV paga ainda conta. O produto importante ainda é, e continuará a ser por um bom tempo, a TV aberta".

O jornalista ilustra o seu diagnóstico com duas tabelas:




Ricardo Feltrin também comenta os gargalos mais preocupantes da emissora. No caso da teledramaturgia, que sempre alavancou a TV Globo, o cenário é dramático. "Das três novelas no biênio 2011/2012, a única que teve algum ganho foi 'Avenida Brasil', com inexpressivo crescimento de 1% no ibope e 5% no share. Mas, certamente, esse ganho já será consumido pela má performance da atual 'Salve Jorge'... As novelas das 18h e 19h, por sua vez, tiveram marcantes quedas. Entre 2011 e 2012, a novela das 18h perdeu 12% de ibope e 5% de share (share é a participação do programa no número de TVs ligadas). Já a novela das 19h perdeu 10% de audiência e 5% de share".

A TV Globo também "afundou" em outras produções. "De longe, o produto fixo que mais ibope perdeu no último biênio foi o veterano 'Esporte Espetacular', que caiu 16% no ibope e 10% no share... Outra atração fixa que chama a atenção por estar tendo má performance é o 'Caldeirão do Huck'. O programa perdeu entre 2011 e 2012 cerca de 12% de índice de audiência e 6% de share. As mudanças promovidas no 'Bom Dia Brasil' também não parecem ter surtido muito efeito: caiu 12% em ibope e 7% em share. Está perdendo fôlego para o 'Fala Brasil' da Record, tudo indica".

Diante deste cenário, segundo o colunista, os executivos da poderosa emissora tendem a aprofundar a linha de "popularização" dos programas. O objetivo seria o de seduzir a chamada "Classe C", que hoje desponta como importante "mercado" de consumo. A dúvida é se a TV Globo conseguirá esta proeza num momento em que a audiência da TV aberta está em declínio. Entre as causas desta queda encontram-se a perda de qualidade da televisão brasileira, expressa em programas jornalísticos cada vez mais partidarizados e numa programação recheada de violência e banalidades; no aumento do público da tevê por assinatura; no maior acesso da população à internet, que provoca o êxodo principalmente da juventude. 

Não será fácil contornar estes desafios. A tendência é que a TV Globo, como principal monopólio midiático do país, aumente as práticas desleais de concorrência para manter o seu faturamento. As outras emissoras privadas, sempre tão covardes diante do poderio da Vênus prateada e sem qualquer visão estratégica, que se cuidem!   

9 comentários:

Anônimo disse...

um outro motivo é que as pessoas estão cada vez mais estudando à noite e trabalhando de dia, é o enem e prouni acabando com a globo, por isso eles eram, e são, contra esses programas.

Anônimo disse...

E o governo Dilma insistindo em pagar gato por lebre colocando publicidade na Rede Globo. Apanhar como apanha da TV Globo, esse governo poderia pelo menos pagar por menos por uma audiência que a cada ano cai mais.

Fernando disse...

O esporte espetacular põe, juntos, Tande e um jão bobo. E o herói é o joão bobo...

Luis disse...

Se hoje eu posso comprar alguma coisa a mais, por que compraria um carro usado da Globo?

Anônimo disse...

Eu acho bom! Só não sabia do comportamento das outras....novidade
Eh uma tendência irreversível

Anônimo disse...

Eu não assisto TV, não faz nenhuma diferença para mim... que afundem todas...

Ranier disse...

Sabe aquele filme Vedetta ou V de Vingança onde a midia é o veiculo de alienação de um governo conservador e totalitarista e uma das primeiras ações do V foi fazer com que as pessoas desacreditassem das informações tendenciosas dessa midia? Então durante muitos governos conservadores que dominaram o cenario politico brasileiro a Rede Globo fazia esse papel de alienação do povo. Com a Revolução Democratica em curso o povo está mais atento a politica, e não pensem que diante dos muitos projetos socias, de transferencia de renda e elevação da alta estima dos ultimos 10 anos desse governo Democratico Popular o povo aceitaria calado a Rede Globo partidariamente falar mal do PT, Lula e Dilma. Agora é só esperar a queda e em 2014 dá o coice.

Anônimo disse...

Mesmo assim a Globo é a melhor emissor do país diante de outras como a Record e o SBT.

Anônimo disse...

O jornal da record da de dez o zero no da globo