terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A novela do salário mínimo


Reproduzo artigo de Nivaldo Santana, dirigente da CTB, publicado em seu blog:

Em dezembro do ano passado, Paulo Bernardo e Alexandre Padilha, hoje ministros de Dilma, se reuniram com as centrais sindicais e deixaram entreaberta a possibilidade de o novo governo apresentar proposta de um salário mínimo bem melhor do que a atual.

Embora Dilma não tivesse ainda tomado posse, os dois falavam como porta-vozes oficiais da presidente eleita. A lambança veio depois. Começou pela boca de Guido Mantega, que gosta de falar manso com os banqueiros e falar grosso com os trabalhadores.

O ministro da Fazenda disse que seria R$ 540 o valor do novo salário mínimo e nada de mexer na tabela do imposto de renda! As bravatas desse ministro e a intransigência dos negociadores do governo podem tornar azedas as negociações ainda em andamento e levar a polêmica para um debate mais complexo no Congresso Nacional.

O governo Dilma poderia muito bem ter começado seu mandato sem essa desnecessária turbulência com os trabalhadores. A vida demonstrou à exaustão que é papo furado que aumentos reais do salário mínimo quebram a Previdência e os municípios pequenos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Será que é difícil entender que os bancos foram atendidos durante a crise mas os trabalhadores também!! Quais foram as perdas dos trabalhadores durante a crise? Se um acordo foi assinado por que descumprí-lo agora? Com o aumento que virá em 2012 o salário irá para R$ 610,00 e teremos uma política permanente de aumento de salário!!

Ana Cruzzeli disse...

O salário que o Guido brigava era para 540 reais e ele já aceita 545 reais mesmo sabendo que terá que fazer ajuste para não deixar trabalhador desempregado e desempregado sem perspectiva de emprego. Se isso não é acordo eu não sei o que é!
A centrais sindicais devem insistir em acordo, porem devem entender que não dá para ser além de 545 reais. Querer 580 reais é um absurdo. Esse valor é proximo da promessa demagogica do Serra e já naquela epoca Dilma já dizia que era impossivel sem fazer um rombo monumental.
Quando essas centrais repetem como papagaio essa historia de que devemos baixar a taxa selic, que o Guido é do lado da banca do lado dos banqueiro etc. deveriam se informar melhor sobre o que está acontecendo no norte do mundo. Eles se esquecem propositadamente que nos EUA, na Espanha, na Grecia , na Irlanda, em Portugal... a taxa de juro chega proxima de zero e o desemprego continua gritante, assustado, HORRRRIVEL nesses países.
ESSES PAPAGAIOS DO IPEA ( ai que ultimamente tô com uma raiva do IPEA) deveria pelo menos ler as planilhia internacionais antes de falarem TANTA besteira.
Mesmo o governo Lula tendo diminuido dramaticamente o desemprego no nosso pais e Dilma e toda a equipe economica trabalharem feito DOIDOS para fazer o ajuste de 5 reais no salário minimo que não estava combinado, esse INGRATOS ficam por aí dizendo coisas tão OFENSIVAS.
Eu queria saber aonde estavam esses INGRATOS que não brigaram quando as montadoras começaram a demitir. Foi o Guido que fez o trabalho sujo que caberia a eles. Foi o Guido que foi dar uma dura no Serra para baixar as aliquota de impostos de SP. Foi a equipe economica que fez todos os ajuste para que a empregabilidade não diminuisse.
É muita é MUITA ingratidão. O Guido, a equipe economica e a Dilma não mereciam os recentes acontecimentos.

Anônimo disse...

Acho interessante o discurso dos defensores do governo. Quando precisam dos sindicatos para se elegerem, então é uma beleza. A obrigação de lutar por melhorias no salário não é só do empregado(representado pelos sindicatos), não!! O Estado tem dever e obrigação de conduzir a política salarial. Até parece que é um favor que estão nos fazendo. O Guido e a equipe econômica estão sendo pagos regiamente, e diga-se de passagem , muito bem, para representar os interesses da nação, incluindo quem mais dá duro e paga imposto de renda, que é a classe trabalhadora!!!