terça-feira, 27 de novembro de 2012

Instituto Millenium e o “privatize já”

Por Altamiro Borges

O Instituto Millenium, que reúne os barões da mídia nativa, deveria ser contratado de vez para assessorar o PSDB. Nos últimos dias, os caciques tucanos têm insistindo na urgência de uma nova plataforma econômica para a legenda, que saiu chamuscada das eleições de outubro. Aécio Neves, o cambaleante presidenciável, só tem tratado de economia nos seus últimos artigos nos jornalões. FHC também se dedica ao tema. Ambos pregam a volta das privatizações. Neste rumo, o mais prático seria adotar logo o programa do Millenium.

Em artigo publicado hoje no jornal O Globo, o economista Rodrigo Constantino, diretor do órgão e um dos seus principais mentores, defende de forma escancarada as privatizações como solução para todos os males do capitalismo. Seu slogan – que também é o título do seu livro – é “Privatize já!”. Para ele, o estado é um péssimo administrador e fonte de roubalheiras. “Não é coincidência a enorme quantidade de escândalos de corrupção que é divulgada na imprensa envolvendo estatais”, afirma o ideólogo do Instituto Millenium.

Para este seguidor fundamentalista do neoliberal Milton Friedman, “basta o Estado intervir muito para estragar qualquer setor da economia. Quando um partido com mentalidade mais estatizante assume o governo, a situação tende a piorar bastante. A arrogância de que o governo pode fazer melhor do que a iniciativa privada acaba levando a um nefasto modelo ‘desenvolvimentista’. É o caso do governo atual. A presidente Dilma acredita que é realmente capaz de administrar os importantes setores de nossa economia”.

Para ele, apenas o “deus-mercado” pode salvar a economia dos “populistas” que hoje comandam o Brasil. “O governo atual sofre do transtorno de personalidade limítrofe. Ele ainda não sabe se quer fazer parte do grupo dos vizinhos mais decentes, como Chile, Colômbia e Peru, ou do ‘eixo do mal’, com a Venezuela, Argentina, Bolívia e Equador. Pelos sinais emitidos até aqui, ele parece gostar é do fracasso socialista mesmo”. Como se observa, não há diferenças entre as bestas neoliberais do PSDB e do Millenium!

8 comentários:

Xacal disse...

"Batizaram" o danoninho deste aí.

Fracasso socialista, hummm.

E o sucesso tá aoonde, na Europa? EEUU.

Corrupção estatal, sei. E a Enron, Meryl Linch, o escândalo Barclay e a manipulação da taxa Libor.

O HSBC lavando dinheiro nas I. Jersey para o narcotráfico e tráfico de armas?

Sei, sei, sei. A corrupção do Estado é uma anomalia hemafrodita, que se auto insemina, sem a ajuda de nenhum "parceiro" privado.

Um gênio este rapaz.

Eu acho que se continuar por aí, vamos ter que escalar alguns de nós mesmos para fazer oposição, senão vamos ter que ficar 40 ou 50 anos no poder.

Ou se for o caso, concorrer as eleições na França ou nos EEUU para ver se tem alguma graça, embora por lá a burrice da direita parece ser a mesma, deve ser a tal de globalização.

Alexandre Figueiredo disse...

O mais irônico, Miro, é que eu vi na Livraria Saraiva da Rua Miguel Couto, Centro do Rio, o indigesto livro de Rodrigo Constantino ao lado do corajoso livro-denúncia "A Privataria Tucana".

E tem gente ainda que bota a mão no fogo no "IMIL"...

João disse...

Eu gostaria é de saber desde quando o PSDB é neoliberal. Se tucano é neoliberal, a Dilma também é, pois a política econômica dos 2 é basicamnte a mesma.

Espero que você busque se informar melhor e pare de enchergar tudo como uma disputa PT x PSDB, 2 partidos com programas praticamente iguais.

Ah, e o Constantino deve estar adorando ver que o livo dele atingiu o seu objetivo: irritar a esquerdaiada.

Leia Hayek.

Anônimo disse...

Sugiro fazermos uma rápida comparação do PIB per capita:

Países com bastante privatização
Singapura ~61,000 dólares por ano
EUA ~ 48,000 dólares por ano
Canada ~ 41,000 dólares por ano
Alemanha ~ 38,000 dólares por ano

Países onde governo é o administrador dos negócios
Brasil ~ 9,800 dólares por ano
Ecuador ~ 7,300 dólares por ano
Venezuela ~ 11,000 dólares por ano
Cuba ~ 15,000 dólares por ano

Não entendo pq os cubanos querem tanto mudar para os EUA!!!

Ahhh, já sei...tudo culpa dos EUA opressor e malvado. Lula, José Dirce, Dilma e Rose irão salvar o Brasil desse país nefasto.

Paulo Sá disse...

Sou funcionário do BNDES e vejo as barbaridades que acontecem no setor publico. Isso me dá uma tremenda vergonha de ser funcionário publico.
Até entendo o argumento da privatizacao como uma resposta extrema a incompentencia do estado de gerir empresas.
Algo que seria em teoria estrategico acaba sendo uma "casa da mae joana" onde todos estao aqui dentro estao preocupados com troca (ou venda) de favores e aprovacoes e nao com o fomento do desenvolvimento.
Desafio alguém a me mostrar algum argumento contrario que seja exequivel dentro da nossa cultura de corrupcao...
abr

Eduardo disse...

Caro Miro, é uma pena que existam pessoas como você, que prega essas falácias. Não é nem necessário entrar no mérito da eficiência, basta ver a posição do Chile e da Venezuela no ranking de corrupção, infelizmente para o grupo que voce apoia, as estatais são apenas cabides de emprego e fonte de enriquecimento ilícito. Enquanto no Galeão da estatal Infraero o povo sofre com goteiras, o aeroporto PRIVADO de Vira-Copos gerará R$ 50 milhoes em impostos, melhorias e mais empregos.

Anônimo disse...

Cadê as argumentações? Texto inútil feito para idiotas úteis.

Constantino wins!

Leandro disse...

"Como pode um IMBECIL não ficar revoltado ao ver o dinheiro dos seus impostos ser usurpado e dizer que a culpa é da midia e nao do governo?" Simples. Ele vive desses impostos, ele é consumidor, não pagador dos impostos. O patrão desse jegue só pode ser o próprio sujeito que desvia os impostos...