terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

TV suspende âncora mentiroso... nos EUA

Por Altamiro Borges

Brian Williams, âncora do telejornal mais popular da NBC dos EUA, ficará fora do ar por seis meses. Ele foi suspenso pela direção da emissora – sem direito a receber salário – após confessar que mentiu na cobertura da Guerra do Iraque (2003-2011). A notícia deve ter abalado alguns jornalistas da mídia nativa, que adoram bajular o império e até são convidados para “troca de informações” na embaixada dos EUA em Brasília. Se a moda ianque pega no Brasil, muitos deles correm o risco de suspensão e de perda do salário tamanha as manipulações que promovem em emissoras privadas que exploram concessões públicas. Não é para menos que a curiosa notícia nem apareceu nos telejornais brasileiros.

O Estadão – que vive fazendo terrorismo sobre a suposta censura existente no Brasil – deu apenas uma notinha na quarta-feira (11). “O jornalista Brian Williams, âncora do telejornal da grande audiência da NBC Nightly News, foi suspenso sem direito a salário por seis meses após admitir que uma história contada por ele sobre ter sido atingido em um helicóptero durante a segunda Guerra do Golfo (2003-2011) não era verdadeira... Por se tratar de um dos jornalistas de maior destaque dos Estados Unidos, a suspensão de Williams representa um grande abalo para a emissora de propriedade da Comcast e para sua reputação como uma das fontes de informação mais confiáveis do país”.

Em nota oficial, Steve Burke, presidente-executivo da rede, lamentou o episódio e pediu desculpa aos telespectadores. “Com suas ações, Brian afetou a confiança de milhões de lares americanos na NBC News... Suas ações são indesculpáveis e sua suspensão é grave e apropriada”. Típico das celebridades midiáticas, Brian Willians, que apresenta o Nightly News desde 2004, inventou histórias sobre a sua presença num helicóptero atingido por lança-granadas no Iraque. Após ser desmascarado por vários militares, ele confessou a mentira. O jornalista também ocupava o posto de editor-chefe do telejornal. Como se observa, nos EUA e no Brasil, ninguém sabe como são feitas as salsichas e os telejornais!

Se a moda ianque pega no Brasil, Willian Bonner, William Waack, Boris Casoy e outros badalados âncoras da TV precisarão fazer vaquinha para manter as suas excentricidades. Até a embaixada dos EUA em Brasília vai rejeitar alguns “informantes”!

*****

Leia também:







1 comentários:

Afonso disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Se a moda pega não ía ter "âncora" empregado muito temo!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK