sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Mujica e a juventude: papo reto na UERJ

Foto: Yasmin Botelho
Por Dandara Lima, no site da UJS:

José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e atual senador, defendeu a descriminalização das drogas e a democracia na América Latina, nessa quinta-feira (27) no Rio de Janeiro. Mujica veio ao Brasil para receber o prêmio “Personalidade Sul 2015″, oferecido pela Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur).

O ex-presidente uruguaio, quase uma celebridade entre os jovens brasileiros, foi homenageado na seda da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e falou sobre a legalização da maconha no seu país. “O narcotráfico é pior do que a droga. O que queremos é assegurar uma compra segura sem que tenha que recorrer ao tráfico”.

A nova legislação, que passou a vigorar em 2014, permite que os uruguaios e estrangeiros que residem no país e que tenham mais de 18 anos, comprem até 40 gramas de maconha por mês em farmácias credenciadas.

Após a premiação na ABI, Mujica se encontrou com jovens no anfiteatro da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). “Meus queridos, ninguém é melhor do que ninguém. Tenho que agradecer a sua juventude pelas recordações de tantos e tantos estudantes que foram caindo pelos caminhos de nossa América Latina. Vocês têm que seguir levantando a bandeira. Na vida temos que defender a liberdade. E ela não se vende, se conquista. Fazendo algo pelos outros. Isto se chama solidariedade. E sem solidariedade não há civilização”, discursou.

“Há loucos por ai”, afirmou o uruguaio se referindo aos que pedem a volta da ditadura militar. Mujica fazia parte do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros e ficou preso por 14 anos por lutar contra ditadura no Uruguai (1973-1985).

“Tenho dificuldade para entender, no momento, o que se passa aqui, porque não me corresponde. Porém, se tenho que ser claro, aventura com o uniforme dos milicos, por favor! Golpe de Estado, por favor! Este filme já vimos muitas vezes na América Latina. Esta democracia não é perfeita, porque nós não somos perfeitos. Mas temos que defendê-la para melhorá-la, não para sepultá-la”, declarou.

Ele também criticou o atual sistema carcerário, que ajuda a multiplicar as deformações sociais, e a guerra às drogas, que redefiniu o limite moral da violência.

Confira [aqui] o discurso completo de José Pepe Mujica na Uerj:

0 comentários: