sexta-feira, 29 de julho de 2016

Diretor da Cinemateca é réu por estelionato

Da revista Fórum:

Anunciado pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero, nesta quinta-feira (28), como novo diretor da Cinemateca, Oswaldo Massaini Filho é réu em um processo de estelionato e o crime pode dar de um até cinco anos de prisão, além de multa.

Massaini trabalhava na SLW, corretora de valores que pertencia a apresentadora de televisão Márcia Goldschmidt. Segundo a reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, o advogado de Márcia disse que sua cliente investiu cerca de R$ 200 mil na corretora entre 2001 e 2002, mas afirma que o dinheiro “evaporou”.

Nas alegações finais apresentadas pelo Ministério Público em 2015, Massaini falsificou extratos de investimentos com dados falsos para que ela não percebesse “a subtração”. Massaini disse que não estava “a par” do processo, mas que realmente prestou serviços para a SLW.

*****

Desmonte: Ministro interino da Cultura demite 70 funcionários da Cinemateca

O ministro da Cultura Marcelo Calero exonerou 70 funcionários da Cinemateca em uma decisão publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26). Essa é a maior onda de demissões feita pela gestão do presidente interino Michel Temer.

Entre os demitidos estão Olga Futemma, coordenadora-geral da Cinemateca Brasileira, de São Paulo, que estava no cargo desde maio de 2015, e o músico Wagner Tiso Veiga, diretor do Museu Villa-Lobos, do Rio de Janeiro, além de 21 integrantes da Secretaria-Executiva do Ministério, coordenadores de programas e assessores de gabinete.

A Cinemateca Brasileira, localizada na zona sul de São Paulo, é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Segundo o MinC, a Cinemateca desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, que conta com cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo documental formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

A Cinemateca já chegou a contar com cerca de 150 funcionários até 2013. Hoje, são em torno de 30 que ocupam cargos técnicos e admitidos por meio de um contrato com um empresa responsável pelas contratações da pasta.

0 comentários: