sábado, 1 de outubro de 2016

A educação de Michel Temer

Por Jean de Menezes, na revista Caros Amigos:

O pronunciamento do ministro da Educação e o presidente do País demonstrou o quanto estes senhores estão preocupados com o ensino.

É necessário registrar que falavam para uma plateia de pessoas que muito provavelmente nunca entraram em uma sala de aula, pois aplaudiam e veementemente o rei sem roupas, com vestimentas roubadas!

A medida provisória que modifica o ensino médio visa a formação para o mercado de trabalho, não a formação humana. No pronunciamento, a ênfase no ensino técnico deu o tom. Querem com isso formar alunos que sirvam o capital, qualificados diante dos interesses do mesmo. O Rei pelado ao abrir a boca fez referência ao ensino de sua época no interior paulista, o clássico e o científico, como se isso fosse a grande maravilha de tempos passados. Com isso reivindica o positivismo mais arcaico no ensino, porem melhorado, como ele próprio proferiu.

Reconhece que vivemos em tempo de austeridade, e coloca austeridade como se fosse a coisa mais natural do mundo. Tenta de todas as formas amaciar a carde dura e empurrar para a população a precarização das relações de trabalho, típicas do sistema capitalista em suas crises agudas.

Prometem escola integral, mas a que custo? Em nada se falou da remuneração do professor brasileiro, que é um dos que mais é precarizado no mundo!O objetivo é clássico: a burguesia precisa a todo custo intensificar a exploração do capital variável, pois é dai que se extrai mais-valia. E isso é feito de todas as formas!

Embora o presidente se refira ao eu passado de interesse pelas ciencias humanas o que vemos é puro proselitismo, de um positivismo barato de quinta categoria.

O presidente nu diz que medida provisória é sinônimo de urgência e com isso tenta desesperadamente vender o peixe de que está preocupado com o Brasil… Outra mentira deslavada! Está costurando uma destruição dos direitos trabalhistas, dos professores e demais categorias de trabalhadores. Está desmontando as conquistas de décadas de luta da classe trabalhadora brasileira e vem a público com seu cinismo de quinta que não convence os lutadores!

Usam, o presidente e o ministro, a justificativa de que o Brasil é o único pais do mundo com um ensino médio onde o aluno não tem a possibilidade de montar o seu próprio currículo. Colocam-se como os bastiões da democratização, pois com a medida autoritária estariam possibilitando que os alunos tivessem o direito de escolha daquilo que lhes fossem melhor para sua formação.

Negam que as ciências humanas serão desvalorizadas, mas a realidade é que já o são: uma aula de sociologia, uma de filosofia, duas de história… o que pretendem? Penso que é: aniquilarem.

Há agora a necessidade de mobilização para pressionar o veto desta medida autoritária! Que as ruas sejam o caminho de todos!

Fora Temer, fora todos eles!

0 comentários: