quinta-feira, 2 de março de 2017

Temer responderá perguntas de Cunha?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Contrariando a decisão do “justiceiro” Sergio Moro – que até parece que virou advogado de defesa do Michel Temer, tamanha a sua amabilidade e servilismo –, o juiz da Lava-Jato na Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, aceitou o envio de todas as 19 perguntas do correntista suíço Eduardo Cunha ao usurpador do poder. Como manobra para viabilizar sua imediata saída do presídio em Curitiba, o ex-presidente da Câmara Federal listou o compadre da cúpula do PMDB como testemunha e formulou algumas questões cabeludas, que complicam sua vida. Sergio Moro, porém, vetou as perguntas, alegando que elas seriam uma “reprovável tentativa de intimidação” do Judas. A estranha censura, porém, agora foi revogada.

É certo que o juiz Vallisney de Souza fez a ressalva de que o golpista medroso “poderá se reservar ao direito de não responder a perguntas impertinentes ou autoincriminatórias”. Mas caso adote este comportamento covarde, ele mesmo estará expondo os seus temores. A negativa servirá como prova dos seus crimes, que são muitos! Nas perguntas matreiras, Eduardo Cunha envolve o ex-presidente nacional do PMDB nas negociações clandestinas para arrecadar recursos para o partido. Ele inclusive antecipou o papel jogado pelo “amigo-irmão” de Michel Temer, o empresário José Yunes, no esquema. Na semana passada, o “inocente” confessou que serviu de “mula” para levar um “pacote” possivelmente contendo grana de propina da Odebrecht.

Em Curitiba, o correntista suíço foi mandado para a cadeia por Sergio Moro devido à acusação de desvios na Petrobras. Já em Brasília, a ação envolve roubo de grana do FI-FGTS e é um desdobramento da midiática Lava-Jato. Da mesma forma como fez anteriormente, Eduardo Cunha enviou, por meio de seus advogados, 19 questões marotas para ser respondidas por Michel Temer e pelo ministro Moreira Franco, o “gato angorá” – a quem ele não esconde seu rancor especial. As perguntas reforçam a hipótese de que o atual presidiário poderá levar toda a quadrilha do PMDB para a berlinda caso não seja liberado da cadeia!

Confira abaixo as questões – ou armadilhas – de Eduardo Cunha para o Judas Michel Temer:

*****

1) Em qual período Vossa Excelência foi Presidente do PMDB?

2) Quando da nomeação do senhor Moreira Franco como vice-presidente de Fundos e Loteria da Caixa Econômica Federal, Vossa Excelência exercia a Presidência do PMDB?

3) Vossa Excelência foi o responsável pela nomeação dele para Caixa? O pedido foi feito a quem?

4) Em 2010, quando o sr. Moreira Franco deixou a CEF para ir para a coordenação da campanha presidencial como representante do PMDB, Vossa Excelência indicou Joaquim Lima como seu substituto na referida empresa pública?

5) Vossa Excelência conhece a pessoa de André de Souza, representante dos Trabalhadores no Conselho no FI/FGTS à época dos fatos?

6) Vossa Excelência fez alguma reunião para tratar de pedidos para financiamento com o FI-FGTS junto com Moreira Franco e André de Souza?

7) Vossa Excelência conhece Benedito Júnior e Léo Pinheiro?

8) Participou de alguma reunião com eles e Moreira Franco para doação de campanha?

9) Se a resposta for positiva, estava vinculada a alguma liberação do FI-FGTS?

10) André da Souza participou dessas reuniões?

11) Vossa Excelência conheceu Fábio Cleto?

12) Se sim, Vossa Excelência teve alguma participação em sua nomeação?

13) Houve algum pedido político de Eduardo Paes, visando à aceleração do projeto Porto Maravilha para as Olimpíadas?

14) Tem conhecimento de oferecimento de alguma vantagem indevida, seja a Érica ou a Moreira Franco, seja posteriormente, para liberação de financiamento do FI/FGTS?

15) A denúncia trata da suspeita do recebimento de vantagens providas do consórcio Porto Maravilha (Odebrecht, OAS e Carioca), Hazdec, Aquapolo e Odebrecht Ambiental, Saneatins, Eldorado Participações, Lamsa, Brado, Moura Debeux, BR Vias. Vossa Excelência tem conhecimento, como presidente do PMDB até 2016, se essas empresas fizeram doações a campanhas do PMDB. Se sim, de que forma?

16) Sabe dizer se alguma delas fez doação para a campanha de Gabriel Chalita em 2012?

17) Se positiva a resposta, houve a participação de Vossa Excelência? A doação estava vinculada à liberação desses recursos da Caixa no FI/FGTS?

18) Como vice-presidente da República desde 2011, Vossa Excelência teve conhecimento da participação de Eduardo Cunha em algum fato vinculado a essa denúncia de cobrança de vantagens indevidas para liberação de financiamentos do FI/FGTS?

19) Joaquim Lima continuou como vice-presidente da Caixa Econômica Federal em outra área a partir de 2011 e está até hoje, quem foi o responsável pela sua nomeação?


*****

Leia também:

A Lava-Jato e seus inimigos íntimos

Temer já merece a alcunha de ditador?

O governo Temer não tem onde ir

Temer e a pouca vergonha de nossos tempos

Tabapuã Papers: a suruba Temer e Globo

As empresas suspeitas de José Yunes

Noblat angustiado: ‘Temer subiu no telhado’

Por que o governo Temer ainda segue vivo?

Lava-Jato rompe a aliança golpista

O castelo na Espanha do "operador do PMDB"

0 comentários: