segunda-feira, 21 de maio de 2018

Itamaraty rompe tradição da diplomacia

Do blog Resistência:

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil, através de suas secretarias de relações internacionais, felicitam o povo venezuelano pela retumbante vitória política e eleitoral do presidente Nicolás Maduro, reeleito neste domingo (20), para mais um mandato de seis anos à frente da Revolução Bolivariana. O presidente reeleito obteve 5.823.728 dos sufrágios (68%), contra 1.820.552 do segundo colocado.

Este triunfo, expressão da vitalidade do sistema eleitoral democrático venezuelano e dos sólidos laços do governo com o povo, é contestado pelo imperialismo estadunidense e governos lacaios da região latino-americana e caribenha, entre estes o governo golpista de Michel Temer.

Em nota emitida pelo chamado Grupo de Lima, de legitimidade questionável, e divulgada no site oficial do Itamaraty, governos hostis à Venezuela atacam o sistema eleitoral do país, o modelo político, afirmam que não reconhecem os resultados e propõem um conjunto de medidas de ingerência nos assuntos internos da Venezuela.

O sistema político-eleitoral venezuelano aperfeiçoa-se progressivamente desde 1999. Assegura à população amplo direito de voto e é dotado de mecanismos de transparência e verificação. Já foi elogiado pelo ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, e agora pelo ex-presidente do governo espanhol, José Luís Zapatero, que integrou as delegações de acompanhamento internacional das eleições do último domingo. Torna-se evidente que os ataques dos EUA, da mídia e dos governos do chamado Grupo de Lima emanam de forças hostis à Venezuela e são feitos para deliberadamente criar um ambiente favorável ao golpe e à intervenção externa.

Condenamos veementemente a posição do Grupo de Lima e do Itamaraty. Nunca a política externa brasileira foi tão partidarizada, subserviente e vilipendiada como tem sido sob o governo golpista. Além de participar dessa manobra intervencionista do Grupo de Lima, o governo ilegítimo de Temer rasga toda a tradição diplomática brasileira de trabalhar para soluções baseadas no diálogo e no respeito à autodeterminação dos povos e nações, envergonhando o país diante do mundo.

Exortamos o povo brasileiro a manifestar sua solidariedade com o povo fraterno do país vizinho.

São Paulo, 21 de maio de 2018

* Mônica Valente, pela Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT)

* José Reinaldo Carvalho, pela Secretaria de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

0 comentários: