quarta-feira, 3 de março de 2021

Chevrolet e Honda param produção no Brasil


Por Altamiro Borges


O site “Auto Esporte” atropela de vez a tal "retomada em V" da economia do incompetente ministro Paulo Guedes – que só não foi despachado do laranjal bolsonariano porque ainda é o queridinho do deus-mercado. "Chevrolet e Honda paralisam produção no Brasil e indicam risco de colapso na indústria", estampa o título da reportagem desta quarta-feira (3).

A linha de montagem da Chevrolet em Gravataí (RS) interrompeu suas atividades no início desta semana e ficará por pelo menos um mês com a produção suspensa – a retomada ainda tem data incerta. Já a Honda decretou a paralisação de sua fábrica em Sumaré, no interior paulista, pelos próximos dez dias.

"Apagão produtivo pode respingar"

Segundo a matéria, "ambas as empresas enfrentam problemas semelhantes: por conta da escassez da oferta de componentes elétricos disponíveis no mercado global, indústrias que dependem dessas matérias-primas para fabricarem seus produtos não conseguem dar conta de produzir mercadorias em quantidade suficiente".

"Por enquanto, as demais fabricantes em atividade no Brasil ainda não indicaram risco de paralisação, mas o Grupo Volkswagen já afirmou que sofrerá uma redução global na produção de 100 mil veículos nos primeiros meses deste ano... Como diz o ditado, desgraça pouca é bobagem”, afirma o site, que ainda alerta que “um apagão produtivo poderá respingar sobre toda a indústria”.

Economia brasileira está afundando

“De acordo com especialistas, a pandemia de Covid-19 tem relação direta com esse desequilíbrio: cadeias globais de valor foram interrompidas durante semanas ou meses, o que provocou uma sobrecarga na retomada produtiva”. O site não enfatiza, mas é evidente que também há forte desconfiança das multinacionais com os rumos da economia brasileira.

Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3) pelo IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou queda de 4,1% no ano passado, na comparação com 2019 – que já tinha registrado um “pibinho” medíocre de 1,4%. Foi a maior queda desde 1996, início da série histórica do instituto. Pelos dados do Banco Central, o resultado configura o maior tombo desde 1990.

Já a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou estudo que mostra que o Brasil teve o pior desempenho econômico em 120 anos na década encerrada em 2020. Por ano, o crescimento médio do Produto Interno Bruto foi de apenas 0,3%. É a menor taxa desde os anos 1901. Com esses dados, as bravatas do abutre Paulo Guedes sobre a tal “retomada em V” não convencem ninguém!

0 comentários: