quinta-feira, 21 de julho de 2022

Diplomatas rejeitam golpismo de Bolsonaro

Charge: Toni
Por Altamiro Borges


O “capetão” Jair Bolsonaro conseguiu unir todo mundo contra ele após a circo montado diante de uns 40 embaixadores no Palácio da Alvorada. Foi um baita tiro no pé! Nesta quarta-feira (20), a Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB) se somou a outras dezenas de entidades e personalidades para manifestar sua “plena confiança” nas urnas eletrônicas.

“A ADB reitera sua plena confiança na justiça eleitoral brasileira e no sistema eletrônico de votação do país. Por décadas, os diplomatas brasileiros têm atuado em apoio às autoridades eleitorais do País para a organização e a realização das eleições presidenciais... A diplomacia brasileira testemunhou sempre elevados padrões de confiabilidade que se tornaram referência internacional”, afirma a nota assinada pela presidenta da entidade, embaixadora Maria Celina Azevedo.

Polícia Federal e Abin

Antes da ADB, outras entidades que reúnem agentes do Estado já tinham se manifestado, gerando constrangimento nas direções bolsonaristas desses órgãos. Três associações de delegados da Polícia Federal e a entidade dos profissionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não se omitiram na defesa da lisura e eficiência do sistema eleitoral.

O documento assinado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional de Peritos Criminais Federais (APCF) e Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) afirma ter “total confiança no sistema eleitoral brasileiro e nas urnas eletrônicas”. Já a Intelis (União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin) “manifesta sua confiança na lisura do processo eleitoral brasileiro. Destaca que não há qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema, 26 anos atrás”.

62 manifestos de apoio ao TSE

Até quarta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral já havia recebido 62 manifestos de apoio de entidades públicas e privadas, segundo balanço do gabinete do presidente do TSE, ministro Edson Fachin. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Tribunal de Contas da União e a Associação dos Magistrados Brasileiros estão entre as instâncias que se manifestaram. 

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, também rechaçaram as fake news obradas pelo “capetão” no vexaminoso evento com os embaixadores. Os silêncios mais sentidos até agora são do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, e do engavetador Augusto Aras, da Procuradoria Geral da República (PGR). Eles são cúmplices do fascista no poder!

0 comentários: