Gangues do Capitólio, Osama Hajjaj/Cartoon Movement |
Marcada para 20 de janeiro, a posse de Donald Trump como 47º presidente dos EUA deve excitar ainda mais as forças neofascistas no mundo. Em um ato de forte simbologia para os terroristas da extrema direita internacional, o novo mandatário já anunciou que perdoará os condenados pela invasão do Capitólio, a sede do parlamento ianque, em 6 de janeiro de 2021. A medida servirá de estímulo, entre outros, aos bolsonaristas que pregam a anistia aos patriotários que depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal no 8 de janeiro de 2023.
Em entrevista à revista Time na semana passada, Donald Trump afirmou que a anistia será um dos primeiros atos oficiais do seu governo. “Vai começar na primeira hora. Talvez, nos primeiros nove minutos”. A invasão do Capitólio foi orquestrada e insuflada pelo fascista para tentar impedir que o Congresso dos EUA certificasse a posse de Joe Biden em 2021. Nada foi feito pela Justiça ianque contra o golpista, que agora retorna ao poder e promete “vingança” em vários terrenos.
Cinco mortos e 140 policiais feridos
Em recente discurso, Donald Trump bravateou que a bárbara invasão – que resultou na morte de cinco pessoas, 140 policiais feridos e na destruição de parte do Capitólio – foi “um ato de amor”. Na campanha eleitoral, o fascista já havia prometido aos seus fanáticos seguidores que “meus primeiros atos como seu próximo presidente serão fechar a fronteira e libertar os reféns de 6 de janeiro que foram presos injustamente”. Caso cumpra a promessa, Donald Trump cometerá um novo atentado contra a já fragilizada democracia dos EUA, corroendo internamente.
Como relembra a agência France Presse (AFP), “mais de 1.500 foram acusadas pela invasão do Capitólio. Destas, 571 respondem por agressão, resistência ou bloqueio do trabalho das forças de ordem, 940 se declararam culpadas e 195 foram condenadas durante o julgamento... A estimativa é que os danos causados custaram quase US$ 2,8 milhões (R$ 16,8 milhões, na cotação atual) aos cofres públicos... Trump foi acusado pelo procurador especial Jack Smith de conspirar para anular os resultados das eleições de 2020, mas o caso nunca foi a julgamento”. Tudo indica que agora os processos serão anulados e todos os terroristas serão absolvidos. Pobre democracia ianque!
0 comentários:
Postar um comentário