terça-feira, 28 de outubro de 2025

Temendo a Papuda, Bolsonaro cai no choro

Charge: Bira Dantas
Por Altamiro Borges


Nesta segunda-feira (27), os advogados de Jair Bolsonaro e dos outros sete milicianos – fardados e civis –, que integraram o chamado “núcleo crucial” da trama golpista, apresentaram os “embargos de declaração” contra o julgamento do Supremo Tribunal Federal que os condenou à prisão. Com a fuga do desmoralizado ministro Luiz Fux, que pediu para trocar de turma no STF, a tendência é que os recursos serão rejeitados por unanimidade nas sessões que ocorrerão dos dias 7 a 14 de novembro. Passada essa fase, os condenados finalmente deverão cumprir suas penas na cadeia. Isto explica o desespero do chefão da organização criminosa (Orcrim), que caiu em depressão.

Deputado bolsonarista ameaçou matar ex-esposa

Ilustração: Ann Kiernan
Por Altamiro Borges


Na quinta-feira passada (23), o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva do deputado estadual Lucas Bove (PL) “por reiterados descumprimentos de medidas protetivas” favoráveis à sua ex-esposa, a influenciadora digital Cíntia Chagas. Em denúncia oferecida ao Tribunal de Justiça, a Promotoria afirma que o raivoso bolsonarista tinha o hábito de apontar uma arma contra a vítima, além de cometer vários outros crimes. O TJ-SP ainda não se manifestou sobre o pedido de prisão.

Ainda segundo a grave denúncia, “uma testemunha presenciou, em 2024, o deputado fumando maconha e apertando o bico do peito da influenciadora por cima da roupa e, por vezes, colocava a mão debaixo da roupa de Cíntia e dizia ‘olha o que eu faço com a sua amiga’. O episódio teria deixado ambas constrangidas” – descreve matéria da Folha. “Em uma das brigas do casal, no ano passado, o deputado teria afirmado a uma amiga da influenciadora: ‘Cadê aquela vagabunda? Eu vou matar ela’. No mesmo dia, teria dito a Cíntia que ‘você só não vai apanhar agora porque tem 6 milhões de seguidores’. Na sequência, aproximou-se do rosto com o punho fechado e ameaçou queimar seus pertences”.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Uma química bilateral entre Brasil e EUA

Reprodução
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:

Sabe aquele earphone que você usa com seu celular? Pois é, ele não funcionaria sem um material crítico proveniente de terras raras, o neodímio, que é supermagnético. Sem ele, é impossível construir um alto-falante tão pequeno.

Sabe aquele avião que te leva em viagens nacionais e internacionais? Pois é, ele não funcionaria sem o ítrio, que entra em um composto que recobre as pás das turbinas, evitando que elas se deformem com o calor intenso. Sem ítrio, sem voos.

Esses são apenas dois pequenos exemplos dos múltiplos e crescentes usos desses minerais críticos, principalmente nas indústrias de ponta.

Na indústria de defesa, eles são vitais. Elementos como o samário, európio e térbio são essenciais na produção de sistemas de radar, sistemas de orientação de mísseis, óculos de visão noturna e equipamentos avançados de comunicação.

Carluxo racha PL-SC; Carol ameaça se desfiliar

Trump se declara para o presidente Lula

O que é comunicação pública?

O que significa a vitória de Milei na Argentina

Vlado: 50 anos de memória e resistência

domingo, 26 de outubro de 2025

Carluxo racha PL-SC; Carol ameaça se desfiliar

Reprodução
Por Altamiro Borges


Segue em curso o plano do “capetão” Jair Bolsonaro para conquistar a maioria no Senado nas eleições de 2026 visando alterar a correlação de forças no Supremo Tribunal Federal (STF) e anular a condenação dos golpistas. Em Santa Catarina, porém, ele tem gerado tretas e rachas. Na semana passada, a deputada Caroline de Toni ameaçou deixar o PL – a sigla de aluguel dos bolsonaristas – devido à disputa por uma das duas vagas ao cargo. A divisão ocorre porque o fascista impôs seu filhote 02, o vereador carioca Carluxo Bolsonaro, para concorrer no Estado.

Acórdão do STF acelera prisão de Bolsonaro

Flávio pediu para Trump bombardear o Brasil

Carol de Toni compra briga com Carluxo

50 anos do assassinato de Vlado

Ordem de execução do Vlado veio de Brasília

sábado, 25 de outubro de 2025

O alvo de Trump na Venezuela é a China

Fux magoa e pede para mudar de turma

O silêncio do 'golden boy' na CPMI do INSS

Acorda, Valdemar, que a polícia voltou

Charge: Kleber
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Valdemar Costa Neto voltou a ser um caso de polícia. A situação é tão complicada que ele não mais poderá visitar Bolsonaro. Fez uma visita ao líder na segunda-feira e pretendia revisitá-lo dia 29.

Bolsonaro mandou chamá-lo ao ser informado de que Valdemar volta a ser investigado por conspirar contra o sistema eleitoral em 2022. Consultado, Alexandre de Moraes mandou avisar que não. Valdemar também volta a ficar incomunicável com Bolsonaro e outros réus ou condenados como golpistas.

O problema policial de Valdemar é tratado com candura pelos jornalões, mas é um problemão político para o PL e para toda a extrema direita. Porque Valdemar é a voz de Bolsonaro no leva e traz e o centralizador das articulações para expansão da base parlamentar do bolsonarismo.

Valdemar faz o que Ciro Nogueira e Gilberto Kassab vacilam se devem ou não fazer no PP e no PSD como extensões oportunistas da extrema direita. O dono do PL já decidiu que o seu partido deve ser bolsonarista assumido, e não mais uma direita gasosa, disforme e tarefeira.

Trump é uma ameaça ao mundo e ao Brasil

Charge: André Carrilho/The New Statesman
Por Marcelo Zero, no site Brasil-247:

Trump é totalmente inconfiável.

Há cerca de uma semana, antes de receber Zelensky na Casa Branca, Trump declarou, no seu twitter, que tinha tido uma conversa telefônica muito positiva, extraordinária, de mais de 2 horas, com Putin.

Zelensky saiu do encontro da Casa Branca sem Tomahawks. Segundo o Financial Times, nesse encontro Trump teria dito a Zelensky para negociar a paz com a Rússia, sob pena de ser “destruído”.

Agora, no entanto, num giro de 180 graus, Trump decreta novas sanções contra a Rússia, as primeiras em seu mandato.

E, para complicar, a Europa ameaça simplesmente roubar as reservas monetárias russas, já congeladas, para financiar o esforço de guerra da Ucrânia. Claro, a população da Europa não quer cortes nos orçamentos do Estado do Bem-Estar para sustentar a guerra na Ucrânia e a Defesa do continente, como impôs Trump. A Europa também vai ter de pagar muito mais caro pelo GLP.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Conselho de Ética barra cassação de Bananinha

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


Numa decisão vergonhosa, que só aumenta a rejeição da sociedade ao parlamento brasileiro, o Conselho de Ética da Câmara Federal decidiu arquivar, nesta quarta-feira (22), o pedido de cassação do deputado-fujão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), vulgo Dudu Bananinha. Por 11 votos a 7, o colegiado aprovou o parecer do relator Marcelo Freitas (União Brasil-MG), um bolsonarista declarado e despudorado. Com isso, o traidor da pátria seguirá nos EUA conspirando contra o Brasil – prejudicando exportações e empregos – e continuará recebendo grana do Legislativo.

MP da Itália aprova extradição de Zambelli

Charge: Nando Motta/247
Por Altamiro Borges


A “deputada-pistoleira” Carla Zambelli (PL-SP), que se achava “intocável” na Itália, dançou de vez! Nesta quarta-feira (22), o Ministério Público italiano emitiu parecer favorável à extradição da bolsonarista, que está presa no presídio de Rebibbia, em Roma. A medida é mais um passo no processo que pode resultar na volta da parlamentar ao Brasil para cumprir as duas penas de prisão julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em maio passado, Carla Zambelli foi condenada a 10 anos e 8 meses de cadeia por tentativa de invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserir dados falsos sobre a ação do STF. A deputada e o hacker Walter Delgatti foram punidos por falsidade ideológica e organização criminosa. Pouco depois, em agosto, ela recebeu a pena de 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo ao perseguir o jornalista Luan Araújo pelas ruas do bairro dos Jardins, na capital paulista, na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

Acórdão do STF acelera prisão de Bolsonaro

Charge: Brum
Por Altamiro Borges


Frustrando a milícia bolsonarista, que esperava mais uma ajudinha do ministro Luiz Fux para protelar a prisão do seu “mito”, o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira (22) o acórdão do julgamento que condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de cadeia. Com isso, as defesas do ex-presidente e dos outros setes réus – incluindo quatro generais – têm agora cinco dias para recorrer. Passado esse prazo, todos os condenados do chamado “núcleo crucial” da trama golpista poderão ser encaminhados diretamente para o xilindró.

Fux pede para deixar Primeira Turma do STF

MBL é alvo de investigação da polícia

Trump x Petro: o embate entre EUA e Colômbia

Investida do imperialismo contra a Venezuela

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Gestão Galípolo aumenta despesas do governo

Por Jeferson Miola, em seu blog:

O governo se vira atrás de fontes compensatórias de recursos para cumprir o Novo Arcabouço Fiscal e garantir o equilíbrio das contas públicas em meio às dificuldades interpostas pela Câmara dos Deputados, que deixou caducar a Medida Provisória das bets e bancos para impedir a taxação desses setores nos padrões internacionais.

Enquanto isso, por outro lado, o Banco Central [BC] mantém aberta uma tubulação de grosso calibre por onde deverão escoar mais de um trilhão e 300 bilhões de reais do orçamento federal de 2025 para o pagamento da dívida pública e dos juros, o maior gasto da União.

Galípolo assumiu a presidência do BC herdando do bolsonarista Roberto Campos Neto uma taxa de juros [Selic] de 12,25% ao ano.

Moraes repõe Valdemar nas facções do golpe

Foto: Alejandro Zambrana/TSE
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Valdemar Costa Neto, a mais serelepe figura da direita, a mais confiante, a que mais bajula Bolsonaro antes de se livrar dele, voltará várias casas no jogo do golpe. Alexandre de Moraes gritou alto, na sessão do Supremo que julgou o núcleo 4: peraí, Valdemar.

O dono do PL entrará de novo, por alerta de Moraes, na turma dos que enfrentarão o estresse de um inquérito como golpista. Uma fila que ele conhece e de onde escapou de fininho. Assim, uma sequência de perguntas terá repostas.

Se o engenheiro Carlos Cesar Rocha, dono do Instituto Voto Legal, vendeu informações falsas sobre as urnas para o PL de Valdemar em 2022. Se Valdemar e suas facções disseminaram essas informações.

Se o PL de Valdemar pagou uma multa de R$ 23 milhões ao TSE por ter usado essas informações manipuladas para acionar a Justiça Eleitoral, o que caracterizou litigância de má fé.

Boulos aposta no projeto Lula 2026

Reprodução
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Em política, como na vida, às vezes é preciso ousar e tomar decisões que, em princípio, contrariam o caminho mais fácil e seguro. Merece aplausos a decisão do deputado federal Guilherme Boulos de não concorrer a nenhum cargo eletivo para aceitar o convite de Lula e assumir a secretaria geral da Presidência da República.

Boulos trocou uma reeleição garantida - como uns dos campeões de voto, já que em 2022 obteve mais de um 1 milhão de votos - por um ministério no governo Lula, onde será o responsável pela interlocução com os movimentos sociais, função que cai como uma luva para ele devido à sua militância destacada nessa área.

Lula sai das cordas, mas cenário é preocupante

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Mirko Casale: A “confissão” de Trump

Por Jair de Souza

Em seu novo trabalho, intitulado “A confissão de Trump”, Mirko Casale nos oferece uma exibição de sinceridade e desfaçatez quase sem precedentes conhecidos. Durante sua intervenção no Knesset israelense (parlamento), Donald Trump revela sua total insensibilidade com a dor humana ao narrar jocosamente sua contribuição efetiva para a consecução do mais pavoroso crime contra a humanidade deste século, o genocídio em Gaza, que está ceifando a vida de dezenas de milhares de crianças, mulheres e população civil palestina em geral.

Porém, como se o anterior já não bastasse, o mandatário estadunidense também não poupou palavras para deixar clara sua absoluta normalização e concordância com o emprego do dinheiro para influenciar e determinar os rumos políticos de uma nação do porte dos Estados Unidos.

From Russia, with love

Sessão plenária da 22ª reunião anual do Clube Valdai.
Foto: 
Grigoriy Sisoev/Rossiya Segodnya
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

O mundo atravessa uma quadra de extraordinária complexidade e elevados riscos. Estamos ameaçados por perigos de guerra nuclear, por problemas sociais e demográficos, pela destruição ambiental e pelos impactos incalculáveis do progresso tecnológico acelerado, em especial da inteligência artificial. Faz-se necessária, mais do que nunca, uma discussão verdadeiramente global, não excludente, da qual possam participar todas as nações.

Escrevo da Rússia desta vez. Vim para cá para participar, em Sochi, de um evento de grande importância para os russos: o encontro anual do Clube Valdai, um fórum de discussão de assuntos de interesse mundial. Neste ano, o tema central do encontro foi “O mundo policêntrico: instruções para uso”.

Eduardo Bolsonaro foi usado por Trump

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Zezé Di Camargo apoia anistia para golpistas

Charge: Thiago
Por Altamiro Borges


O cantor Zezé Di Camargo voltou a exalar o seu reacionarismo. Conforme matéria do Estadão desta quarta-feira (15), o famoso bolsonarista “se manifestou politicamente durante sua apresentação no 10º Festival do Camarão, em Porto Belo (SC). Enquanto cantava ‘Flores em Vida’, sucesso da antiga dupla com o irmão Luciano, Zezé ergueu uma camiseta com a frase ‘Anistia já para os presos do 8 de janeiro’. O gesto gerou comoção e aplausos de fãs do artista” – um oportunista que sabe que o direitismo campeia atualmente em Santa Catarina.

Bolsonarista da Funai pega 10 anos de prisão

Aldeia Waimiri Atroari. Foto: Homero Martins/ISA
Por Altamiro Borges


Mais um miliciano bolsonarista dançou na Justiça. Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) durante o covil fascista de Jair Bolsonaro e ex-delegado da Polícia Federal, foi condenado nesta quarta-feira (15) a dez de prisão por perseguir servidores do órgão e lideranças indígenas e pressionar pela liberação do chamado Linhão de Tucuruí. A sentença foi assinada pelo juiz federal Thadeu José Piragibe Afonso, que também determinou o pagamento de multa e a perda de cargo público. Ainda cabe recurso.

Marcelo Xavier tem vasta ficha corrida. Segundo matéria da Folha, “ele responde a outros processos sobre desmonte da Funai e foi indiciado pela PF sob suspeita de homicídio com dolo eventual no caso do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. Agora, ele foi condenado por pressionar e perseguir servidores, lideranças indígenas e um procurador da República, para tentar liberar a obra do Linhão de Tucuruí, uma rede de transmissão de energia de 122 km para ligar o estado de Roraima ao sistema nacional, e que atravessa a reserva Waimiri Atroari”.

Milei sofre nova derrota e pode naufragar

Trump autoriza ação da CIA contra Maduro

Golpista venezuelana ganha Prêmio Nobel

Michelle Bolsonaro será investigada?

O escandaloso Nobel da Paz para Maria Corina

E o tal do algoritmo?

Por que tem gente enlouquecendo com ChatGPT?

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Militares prepararam acampamento golpista

Charge: Petit Abel
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Reportagem de Aguirre Talento no Estadão [13/10] mostra como os militares prepararam o terreno do golpe. Literalmente!

Com máquinas do Exército – retroescavadeira e caminhões –, militares realizaram obras de terraplenagem na área destinada ao acampamento de golpistas na sede do Comando do Exército Brasileiro, em Brasília – o Forte Apache.

A preparação do terreno foi realizada em novembro de 2022, logo após o 2º turno da eleição, quando bolsonaristas e integrantes da “família militar” inconformados com a derrota eleitoral iniciaram os acampamentos em áreas de quartéis do Exército em todo país.

A reportagem ilustra com informações, imagens e vídeos o que já se sabia: foi institucional o envolvimento das cúpulas fardadas com o empreendimento golpista que culminou no 8 de janeiro de 2023.

Trump e Netanyahu não querem a paz em Gaza

Charge: Kivara Ammar
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:


Todas as intervenções feitas pelos EUA e o Ocidente no Oriente Médio e no Magreb resultaram em mortes, sofrimento, fome e caos.

Pioraram muito a situação dos países que foram objeto das garras estúpidas e destrutivas do Império.

Foi assim no Iraque, que até hoje não se recuperou do caos trazido pela intervenção. Foi assim na Líbia, que se transformou em um território anômico dominado por gangues diversas.

É assim na Síria, que caiu nas mãos de membros da Al-Qaeda.

Muito provavelmente, espero estar errado, acontecerá a mesma coisa em Gaza.

O Hamas, goste-se ou não do grupo, era o governo, o Estado em Gaza.

DCE da USP pede cassação de Pavanato

O mundo deixará de prestar atenção em Gaza

Moro é alvo de ironias na CPMI do INSS

EUA não têm política externa pra América do Sul

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Kids pretos vão a julgamento no STF

Os novos desafios e as novas ações do IBGE

Você sabe o que é financeirização?

DCE da USP pede cassação do fascista Pavanato

Charge: Benett
Por Altamiro Borges


O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) protocolou na Câmara Municipal da capital paulista pedido de cassação do mandato do vereador Lucas Pavanato (PL). Apoiado pela vereadora Luana Alves (Psol), o documento acusa o parlamentar bolsonarista por uso irregular de um carro particular com placa preta – restrita a veículos de colecionadores – para circular em áreas restritas, incluindo a Cidade Universitária.

Segundo a entidade, a conduta configura crime de improbidade administrativa e de quebra de decoro parlamentar, em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o Código Penal e normas internas da Câmara dos Vereadores. Procurado pela Folha, o provocador reagiu de forma grotesca. Questionou se a “direção da USP já expulsou os alunos que me ameaçaram de morte nas redes sociais e responsabilizou os membros do DCE que me agrediram ao tentar propor debate na universidade? No mais, não vou dar palanque para militante mimado”.

Kids pretos vão a julgamento no STF

Reprodução
Por Altamiro Borges


O ministro Flávio Dino, o novo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 11 de novembro o início do julgamento do “núcleo três” da trama golpista. Essa gangue é composta, em sua maioria, por oficiais do Exército com formação nas Forças Especiais – os chamados “kids pretos”. Segundo o cronograma, esses terroristas serão julgados em sessões nos dias 11, 12, 18 e 19 de novembro. A inclusão na pauta do STF ocorre após as defesas de todos os criminosos apresentarem suas alegações finais no processo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

STF mantém Bolsonaro em prisão domiciliar

Charge: Clayton
Por Altamiro Borges


O mimimi vitimista de Jair Bolsonaro, o fascista que sempre foi todo metido a valentão, ainda não comoveu totalmente o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo sobre a trama golpista no país. Segundo informa a Agência Brasil, o “Supremo Tribunal Federal negou, nesta segunda-feira [13], o pedido de revogação da prisão domiciliar do ex-presidente”. A defesa do “capetão” alegou problemas de saúde e afirmou que a Procuradoria Geral da República (PGR) não denunciou o golpista por obstrução de Justiça no inquérito que apura a ação do seu filho, o traidor da pátria Eduardo Bolsonaro, junto ao governo dos EUA contra o Brasil.

Novo de Zema desviou grana do fundo eleitoral?

Quem manda no Congresso Nacional?

O interesse dos EUA nas terras raras

Gaza: dois anos de martírio do povo palestino

Nikolas Ferreira defende a PEC da Bandidagem

domingo, 12 de outubro de 2025

Milei sofre nova derrota e pode naufragar

Charge: Kíke/Cartoon Movement
Por Altamiro Borges


Bajulado pela mídia rentista nativa em função da sua “motosserra” fiscal, o presidente argentino Javier Milei atravessa um acelerado processo de desgaste político. “El Loco”, como é conhecido, já não consegue mais sair às ruas, sendo alvo de protestos cada dia mais virulentos. Ele e sua irmã, “a chefe” Karina Milei, secretária-geral da Presidência, são acusados de corrupção e até de ligação com o narcotráfico. Além disso, a economia afunda e hoje depende unicamente do socorro do “imperador” Donald Trump. A cada semana, o ultraneoliberal sofre uma nova derrota.

Novo de Zema desviou grana do fundo eleitoral?

Charge: Carol Garcia/Serjusmig
Por Altamiro Borges


O partido Novo, que tem como principal vitrine o governador mineiro Romeu Zema, adora posar de ético. Mas a sigla é mais suja do que pau de galinheiro. Na semana passada, a Folha revelou que integrantes da sigla no Rio de Janeiro cobram da direção estadual explicações sobre o desvio de recursos do fundo eleitoral nas eleições municipais do ano passado. O montante previsto em lei para as cotas raciais e de mulheres teria sido surrupiado pela legenda falsamente moralista.

O jornalão até ironiza: “O partido, que lançou a pré-candidatura do governador de Minas Gerais à Presidência em 2026, critica o financiamento público eleitoral. No ano passado, porém, a legenda alterou uma diretriz interna e repassou, pela primeira vez, sua fatia do fundão aos candidatos – R$ 37,1 milhões de um total de R$ 5 bilhões distribuídos no país”. A Folha teve acesso ao vídeo de uma reunião de integrantes do partido na capital que tratou da distribuição ilegal da verba.

Lula-2026 apavora deputados que odeiam pobres

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Por Bepe Damasco, em seu blog:


O presidente Lula reclamou da pobreza de espírito dos deputados do Centrão e da extrema direita que se pautam pela aproximação das eleições, em detrimento dos interesses maiores da população e do país.

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a oposição sabotou o povo, para prejudicar o presidente Lula, e lembrou que o governo apresentou a medida provisória taxando um pouco mais bancos, bets e bilionários para garantir investimentos em saúde, educação e previdência em 2026.

Vale acrescentar, porém, que na raiz das decisões do Congresso Nacional, está o ódio devotado aos pobres pela elite brasileira, conforme assinala o professor Jessé de Souza em seu livro "A elite do atraso."

Prêmio Nobel da Guerra

Charge: Osval
Por Marcelo Zero, no site Brasil-247:

Sempre fez parte, ao contrário de Henrique Capriles, por exemplo, de uma oposição de extrema-direita, e propunha, junto com Rodolfo López, como solução para o conflito interno da Venezuela, o processo denominado de “La Salida”, cuja centralidade estava nas famosas “guarimbas”, destinadas a provocar um clima de guerra civil na Venezuela, com o intuito de forçar, pela violência, a saída de Maduro.

Também boicotava os processos eleitorais, numa época em que não se contestava sua lisura, atestada, entre outros, pelo Centro Carter.

Pior, pedia (e pede) intervenção militar e econômica dos EUA contra seu próprio país, como faz hoje Eduardo Bolsonaro.

Articulação mundial da infâmia imperialista

Charge do site Cuba Informazione
Por Jair de Souza

Creio que ainda não existe formalmente, mas, seguramente, na prática já está em vigor há um bom tempo o Prêmio Nobel da Infâmia. Embora não com esta denominação, ele acaba de ser concedido à representante maior dos interesses imperialistas na Venezuela, a extremista de direita Maria Corina Machado.

Não é novidade para ninguém com um mínimo de dedicação ao estudo histórico das instituições dos países capitalistas ocidentais como elas são utilizadas para impor e sacramentar o domínio dos centros imperialistas sobre o restante do mundo. Evidentemente, a coisa não seria diferente com as várias modalidades dos prêmios Nobel. Longe de por casualidade, no caso da economia, por exemplo, o prêmio é invariavelmente atribuído a defensores ferrenhos do neoliberalismo, ou seja, aos que defendem ao máximo os primados do capitalismo neoliberal.

Lula sobe o tom contra a oposição e o BBB

Outro tiro no pé da oposição em desespero

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Justiça da Itália mantém Zambelli na prisão

Charge: Ismécio
Por Altamiro Borges


Em audiência nessa quarta-feira (8), a Corte de Cassação da Itália, a última instância da Justiça no país, rejeitou recurso apresentado pelos advogados da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra sua prisão em regime fechado. O tribunal manteve o decidido em agosto último, negando novamente o pedido de reclusão domiciliar por entender que havia risco de fuga, e a bolsonarista seguirá na penitenciária de Rebibbia, em Roma, durante toda a tramitação do seu processo de extradição.

Carla Zambelli não foi à audiência. Ela está presa desde o final de julho, depois de ter sido achada pela polícia em um apartamento na periferia de Roma após quase dois meses de fuga da Justiça. Seu processo de extradição, pedido à Itália pelo governo brasileiro, está em tramitação na Corte de Apelação, mas ainda não foi a julgamento. O tribunal aguarda o parecer da Procuradoria Geral italiana sobre o caso para marcar nova audiência, em que será avaliada a existência ou não de requisitos para que a fujona seja reenviada ao Brasil. A duração do processo pode durar de um a dois anos, mas a tramitação pode ser mais rápida em função da deputada já estar na prisão.

Chico Buarque processa o caluniador Ratinho

Trump e Netanyahu bancam holocausto em Gaza

Argentina de Milei à beira do colapso

As mentiras sobre a inflação brasileira

A política externa de Lula a um ano das urnas

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Careca do INSS financiou suplente de Damares

Por Altamiro Borges


A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, estimulada pela ruidosa oposição de direita para atormentar o governo Lula, começa a ter alguns efeitos colaterais, atingindo famosos bolsonaristas. Na semana passada, uma das vítimas foi a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra no covil fascista de Jair Bolsonaro. Surgiram evidências de que uma empresa de cannabis do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o famoso “Careca do INSS”, pagou R$ 500 mil ao advogado Manoel Arruda (União Brasil-DF), primeiro suplente da estridente parlamentar.

Chico Buarque processa o caluniador Ratinho

Foto: Mídia Ninja
Por Altamiro Borges


O cantor e compositor Chico Buarque resolveu encarar o caluniador Carlos Roberto Massa, vulgo Ratinho, apresentador do SBT e dono da Rede Massa de Rádio e TV. Em programa na rádio Massa FM, em 15 de setembro, o famoso bolsonarista insinuou que o renomado artista é favorecido pela Lei Rouanet em função das suas posições políticas. “Rico de esquerda é fácil. Chico Buarque ser de esquerda é fácil. Bebe champanhe, come caviar. O Caetano Veloso ser de esquerda é fácil, come caviar, mora no Rio de Janeiro, pega dinheiro da Lei Rouanet, aí é fácil”, obrou o farsante.

Extremismo de Rubio tem limite

Marco Rubio. Foto: Greg Nash/The Hill
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


De Eduardo Bolsonaro ao mais insignificante lacaio da extrema direita, os que tentam tolamente depreciar a conversa telefônica de segunda-feira, 6/10, entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apelam para um mesmo argumento: a indicação de Marco Rubio como interlocutor nas negociações com o Brasil será uma pedra no caminho da reaproximação bilateral.

Eduardo Bolsonaro chegou a falar que Trump fez um 'golaço' com a indicação. Golaço foi ele e o bolsonarismo que sofreram. Todo o esforço dele e de seu comparsa Paulo Figueiredo virou pó.

Durante a crise Rubio foi mesmo muito hostil ao Brasil, e suas agressões, de cunho fortemente ideológico, estão documentadas por suas várias postagens em que ele ataca a caça às bruxas, a perseguição a Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, sempre tratado como censor, perseguidor e inimigo da liberdade de expressão.

O cansaço da guerra na Ucrânia

Foto: Sergei Bobylev/Sputnik
Por Marcelo Zero, no site Viomundo

Finalmente, parece que chegaremos a um cessar-fogo no grande inferno em que se tornou Gaza.

A pressão internacional e estadunidense sobre o governo de extrema-direita de Netanyahu parece estar surtindo algum efeito.

Até mesmo países da Europa, que antes apoiavam incondicionalmente o massacre que a extrema-direita israelense promove em Gaza, agora passaram a reconhecer o Estado palestino e demandam o fim daquilo que a Corte Internacional de Justiça e o Tribunal Penal Internacional caracterizam como genocídio.

Entretanto, o empenho louvável pela paz em Gaza deveria se estender também à Ucrânia.

A Europa, em especial, tem de abandonar sua postura belicista e sua paranoia russofóbica, e apoiar um processo de paz que crie um equilíbrio geopolítico na Eurásia.

Um novo conceito geopolítico

Reprodução
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

O propósito deste artigo é introduzir e definir cientificamente um novo conceito de geopolítica nacional – a turma do visto permanente. Trata-se de um agrupamento de patriotas, de tamanho razoável, cuja preocupação primordial e avassaladora é garantir para si, para sua família e para sua descendência o direito de ingressar livremente no território dos Estados Unidos da América.

Como se sabe, o governo Trump vem impondo algumas restrições, negando vistos de entrada e até cancelando vistos existentes. Um ministro do Supremo Tribunal Federal, o imprudente Alexandre de Moraes, encabeça uma lista de brasileiros que vêm sendo alvos da suspensão de vistos e outras represálias. A lista tende a aumentar. Para fugir desses riscos, a galera do visto permanente está disposta a tudo. Não só evita a todo custo dizer algo que possa desagradar os irmãos do Norte, como se dispõe a dizer tudo, ou quase tudo, que possa encontrar alguma acolhida.

A Palestina será livre

Ilustração: Jalal Pirmarzabad/Iran Cartoon
Por Elaine Tavares


Israel leva mais de um ano bombardeando Gaza, Palestina. Um genocídio à céu aberto. O que era uma cidade linda e pujante à beira mar agora é só escombro. Pouca coisa resta em pé. Dos dois milhões de moradores, praticamente a metade foi dizimada. Mortos, mutilados, desaparecidos somam mais de 700 mil pessoas. Milhares de crianças assassinadas, hospitais bombardeados, médicos fuzilados, jornalistas assassinados, escolas e creches explodidas. A fome sendo usada como arma, com Israel impedindo a distribuição dos alimentos que chegam de todo mundo. Tudo isso sendo praticado sob os olhos do mundo, transmitido via internet, disponível nas telas dos celulares.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Jornalistas aprovam greve de um dia em SP

Reprodução
Por Altamiro Borges


Em assembleia realizada nesta sexta-feira (3), os profissionais dos jornais e revistas da capital paulista aprovaram a realização de uma greve de um dia de duração na próxima quinta-feira, 9 de outubro, contra a intransigência e a arrogância do patronato. O protesto dá sequência às paralisações parciais ocorridas em 10 de setembro e 1º de outubro, que contaram com forte adesão dos jornalistas das maiores redações de São Paulo.

Em comunicado aos barões da mídia, o Sindicato dos Jornalistas formalizou a decisão sobre a data da paralisação, “reafirmando a necessidade de que as empresas se posicionem formalmente a respeito da proposta até a próxima terça-feira, quando ela perderá validade. No dia seguinte, uma nova assembleia estará pronta para debater a possível posição patronal e organizar os preparativos da paralisação” – informa o boletim da entidade.

Joice Hasselmann desafia Micheque Bolsonaro

Reprodução
Por Altamiro Borges


Estão cada dia mais hilárias as tretas entre a ex-deputada Joice Hasselmann, que rompeu com o bolsonarismo e passou a revelar seus podres, e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. Na semana passada, a presidenciável dos sonhos de Valdemar Costa Neto, chefão do PL, entrou com ação na Justiça pedindo uma indenização de R$ 20 mil por vídeo em que a desafeta a acusou de ter sido “amante de Jair Bolsonaro” enquanto “ele ainda era casado’. Nessa terça-feira (30), Joice Hasselmann dobrou a aposta e desafiou “Micheque” na rede social X:

Lula tocou na ferida

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Por Roberto Amaral

Paralelamente à 80ª Assembleia Geral da ONU, o presidente Lula participou de encontro com os presidentes de Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai, para debater o multilateralismo e a urgente defesa da democracia, esta utopia que entre nós Otávio Mangabeira, ao final da Segunda Guerra Mundial, chamou de “florzinha frágil que precisa de ser cuidada todos os dias”. Pois a história registra o alto preço político e humano cobrado às sociedades desatentas a seu destino.

De fato, a democracia, mesmo esta, de raiz liberal-ocidental, largamente cingida ao protocolo do voto, jamais esteve tão ameaçada como agora, inclusive entre nós, a lembrar os tempos da emergência do nazifascismo na Europa, nas primeiras décadas do século passado.

Bolsonaro e Trump gostam de humilhar generais

Charge: Cacinho/Pavio Curto
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Bolsonaro humilhou o alto comando do Exército, quando desafiou seus chefes a expedirem uma ordem para que ele fosse expulso das Forças Armadas, depois de condenação pela Justiça Militar de primeira instância.

Não houve ordem porque não houve condenação no Superior Tribunal Militar. Os militares se acovardaram, promoveram o tenente a capitão e o encostaram num canto. Condená-lo tinha um alto custo político. Eles temiam o tenente Bolsonaro. Era melhor mandá-lo embora.

Bolsonaro foi transformado em militar reformado, porque a Justiça Militar pensou bem e achou melhor não condená-lo por ter planejado, em 1987, atentados a bomba em quartéis.

Ele negou o plano, porque nenhum terrorista assume o que iria fazer e não deu certo, mas a revista Veja provou que ele era um dos autores da ideia.

Isenção de IR equivale a um 14º salário

Charge: Aroeira/247
Por Jeferson Miola, em seu blog:

O projeto do governo Lula aprovado por unanimidade na Câmara garantiu uma conquista histórica para mais de 26 milhões de brasileiros e brasileiras.

O projeto preserva a isenção de Imposto de Renda [IR] de 10 milhões já isentos, passa a isentar outros 10 milhões e reduz o imposto de mais 6 milhões da faixa de R$ 5.000,01 a R$ 7.350.

A isenção de IR garantirá uma renda extra de R$ 4.356,89 ao ano – valor equivalente a um 14º salário anual – a partir de janeiro de 2026 para quem ganha cerca de cinco mil reais por mês.

O dinheiro que deixará de ser arrecadado pela União por meio da retenção de IR ficará no bolso do trabalhador/a, representando um aumento real do poder aquisitivo.

Lula comemora aprovação da isenção do IR

STF dá prazo para defesa de Dudu Bananinha

Conferência Direito à Comunicação

Brasil um pouco menos injusto nos impostos

O que está por trás do Shutdown nos EUA?

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Gado boicota Netflix seguindo Nikolas e Musk

TV de Collor pirateia sinal da Globo em Alagoas

STF dá prazo para defesa de Dudu Bananinha

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


A situação do deputado fujão Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o traidor da pátria que conspira nos EUA contra o Brasil, complica-se cada dia mais. Nessa terça-feira (30), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu notificar Dudu Bananinha, como também é chamado o filhote 03 do ex-presidente, para que apresente a sua defesa à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por coação criminosa contra a Justiça. O prazo para a resposta é de 15 dias.

Devido à dificuldade de localizar o foragido, que se esconde nos EUA desde fevereiro último, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a comunicação oficial da denúncia seja feita por edital postado no Diário da Justiça. “Além de declarar, expressamente, que se encontra em território estrangeiro para se furtar à aplicação da lei penal, também é inequívoca a ciência, por parte do denunciado Eduardo Nantes Bolsonaro, acerca das condutas que lhe são imputadas na denúncia oferecida nestes autos, sobre a qual também se manifestou por meio de nota divulgada na rede social X (antigo Twitter)”, justificou o magistrado.