Por Marco Aurélio Weissheimer, no blog RS Urgente:
Estão abertas as inscrições para o I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Mais de 200 autores de blogs e ativistas de redes sociais são esperados no encontro que debaterá políticas públicas para os meios digitais, a internet como instrumento para a democratização da comunicação, viabilização profissional do trabalho na rede, oficinas de tecnologia, além de apresentação de experiências e atividades de rua. Ao final do encontro será elaborada uma carta dos participantes para apresentar propostas que serão levadas para o II Encontro Nacionaol de Blogueiros Progressistas, em junho, em Brasília.
Encontros regionais como esse vêm acontecendo em diversas regiões do país. O encontro gaúcho deve contar com transmissão ao vivo pela internet, para que possa ser acompanhado em todo o país e no interior do estado. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
Além da presença de blogueiros e blogueiras do RS, já confirmaram presença no debate nomes como Leandro Fortes, Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Eduardo Guimarães, Renato Rovai.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Telebrás usará fibras óticas da Petrobras
Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:
A rede de fibra ótica da Petrobras, que interliga a região Sudeste do país mais Brasília, será usada no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A novidade é que a Telebrás assinou o acordo definitivo com a a estatal do petróleo, o que permite a instalação de equipamentos ao longo da rede, que coincide com os gasodutos da empresa. A informação, do jornal Valor Econômico, foi confirmada por Rogério Santanna, presidente da Telebrás.
Outros dois acordos devem ser firmados em breve para aproveitar as redes da Petrobras nas regiões Nordeste e Sul.
Considerando-se 100 quilômetros de distância da rede da Petrobras no Sudeste – que inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília –, 700 cidades estão incluindo. A Telebrás deve pagar R$ 94,9 mensais por quilômetro e par de fibra utilizados, pagos seis meses depois do início da vigência do contrato, mas o jornal não informou valores finais do acerto.
O contrato estava prometido desde o lançamento do plano, em 2010, e pode ser o passo que faltava para pôr o PNBL em prática. Além da Petrobras, redes instaladas em linhas de transmissão de energia elétrica da Eletrobras também serão aproveitadas. Para esta parte, falta o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A meta do governo é oferecer banda larga de até R$ 35 em 800 municípios até o fim do ano – o que representa uma redução do objetivo inicial, que previa 1.163 cidades atendidas ainda em 2011.
A rede de fibra ótica da Petrobras, que interliga a região Sudeste do país mais Brasília, será usada no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A novidade é que a Telebrás assinou o acordo definitivo com a a estatal do petróleo, o que permite a instalação de equipamentos ao longo da rede, que coincide com os gasodutos da empresa. A informação, do jornal Valor Econômico, foi confirmada por Rogério Santanna, presidente da Telebrás.
Outros dois acordos devem ser firmados em breve para aproveitar as redes da Petrobras nas regiões Nordeste e Sul.
Considerando-se 100 quilômetros de distância da rede da Petrobras no Sudeste – que inclui São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília –, 700 cidades estão incluindo. A Telebrás deve pagar R$ 94,9 mensais por quilômetro e par de fibra utilizados, pagos seis meses depois do início da vigência do contrato, mas o jornal não informou valores finais do acerto.
O contrato estava prometido desde o lançamento do plano, em 2010, e pode ser o passo que faltava para pôr o PNBL em prática. Além da Petrobras, redes instaladas em linhas de transmissão de energia elétrica da Eletrobras também serão aproveitadas. Para esta parte, falta o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A meta do governo é oferecer banda larga de até R$ 35 em 800 municípios até o fim do ano – o que representa uma redução do objetivo inicial, que previa 1.163 cidades atendidas ainda em 2011.
Lula e esquerda terão fórum permanente
Por Brizola Neto, no blog Tijolaço:
Acaba de terminar a reunião, aqui em São Paulo, entre Lula e dirigentes do PT, PSB, PCdoB e o PDT, representado por este blogueiro aqui.
O próprio ex-presidente fez questão de evitar os temas do dia-a-dia político – como convém a alguém em sua posição – e tratamos, sobretudo, da proposta de reforma política e eleitoral que o país – e os partidos – precisa por em marcha.
Foi consenso que devemos lutar pelo voto proporcional – em lugar do distrital – pela manutenção do voto obrigatório e pelo financiamento público das campanha, embora ainda não tenhamos consenso sobre a forma, sobretudo quanto ao voto em lista.
Por proposta que defendi com o governador Eduardo Campos, vamos estabelecer um forum permanente de discussão, que se reúna a cada 60 dias. Lula lembrou que fazia isso no passado, com Brizola, Arraes e João Amazonas. “Saía muita briga, mas a gente se entendia”. Acho que agora as brigas não serão tantas. Entre nós, claro. Porque em defesa do novo caminho do Brasil, a briga vai ser sempre grande e dura.
PS: Atenção, blogueiros. Lula confirmou outra vez que irá ao encontro nacional de blogueiros, dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. Falei com o Miro Borges e acertamos que minha participação será no dia 18, num debate com José Dirceu, Renato Rabello, Jean Willys e outros companheiros.
Acaba de terminar a reunião, aqui em São Paulo, entre Lula e dirigentes do PT, PSB, PCdoB e o PDT, representado por este blogueiro aqui.
O próprio ex-presidente fez questão de evitar os temas do dia-a-dia político – como convém a alguém em sua posição – e tratamos, sobretudo, da proposta de reforma política e eleitoral que o país – e os partidos – precisa por em marcha.
Foi consenso que devemos lutar pelo voto proporcional – em lugar do distrital – pela manutenção do voto obrigatório e pelo financiamento público das campanha, embora ainda não tenhamos consenso sobre a forma, sobretudo quanto ao voto em lista.
Por proposta que defendi com o governador Eduardo Campos, vamos estabelecer um forum permanente de discussão, que se reúna a cada 60 dias. Lula lembrou que fazia isso no passado, com Brizola, Arraes e João Amazonas. “Saía muita briga, mas a gente se entendia”. Acho que agora as brigas não serão tantas. Entre nós, claro. Porque em defesa do novo caminho do Brasil, a briga vai ser sempre grande e dura.
PS: Atenção, blogueiros. Lula confirmou outra vez que irá ao encontro nacional de blogueiros, dias 17, 18 e 19 de junho, em Brasília. Falei com o Miro Borges e acertamos que minha participação será no dia 18, num debate com José Dirceu, Renato Rabello, Jean Willys e outros companheiros.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Terrorismo dos EUA rumo ao IV Reich
Por Miguel Urbano Rodrigues, no sítio português O Diário:
Comentando o assassinato de Bin Laden, Michael Moore escreveu no Twiter: "Matamos mais de 919.000 no Iraque, no Afeganistão, no Paquistão, etc., e gastamos 1 bilhão e 200 milhões de dólares em despesas militares, e, finalmente, conseguimos assassinar mais uma pessoa".
Comentando o assassinato de Bin Laden, Michael Moore escreveu no Twiter: "Matamos mais de 919.000 no Iraque, no Afeganistão, no Paquistão, etc., e gastamos 1 bilhão e 200 milhões de dólares em despesas militares, e, finalmente, conseguimos assassinar mais uma pessoa".
Exército de Israel mata doze palestinos
Da redação do sítio Carta Maior:
Milhares de palestinos marcharam neste domingo para marcar o dia da “Nakba” (catástrofe, que é como os palestinos chamam o dia da fundação de Israel, em 1948). Militares israelenses abriram fogo contra os manifestantes em áreas localizadas nas fronteiras com a Síria e o Líbano. “Dei ordem ao exército para atuar com a maior prudência, mas também para impedir que nossas fronteiras sejam violadas”, justificou o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu. Pelo menos 12 palestinos foram mortos nos confrontos.
Milhares de palestinos marcharam neste domingo para marcar o dia da “Nakba” (catástrofe, que é como os palestinos chamam o dia da fundação de Israel, em 1948). Militares israelenses abriram fogo contra os manifestantes em áreas localizadas nas fronteiras com a Síria e o Líbano. “Dei ordem ao exército para atuar com a maior prudência, mas também para impedir que nossas fronteiras sejam violadas”, justificou o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu. Pelo menos 12 palestinos foram mortos nos confrontos.
Aécio Neves e a censura em MG
Da redação do sítio Fazendo Media:
Com base em denúncias que circularam pela internet em meados de 2003, o Laboratório de Mídias Eletrônicas (LabMídia), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), produziu um vídeo demonstrando que o governo estadual de Minas Gerais, na gestão de Aécio Neves (PSDB), cerceava a liberdade de imprensa no Estado. Com depoimentos de um ex-diretor da filial da Rede Globo em Minas Gerais e outro do jornal impresso o Estado de Minas, além de outros veículos e jornalistas, são apresentadas as dificuldades e até restrições em disseminar informações contrárias aos interesses do governo à época. A produção e roteiro são de Marcelo Chaves, e o material é datado de 2005/2006.
Com base em denúncias que circularam pela internet em meados de 2003, o Laboratório de Mídias Eletrônicas (LabMídia), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), produziu um vídeo demonstrando que o governo estadual de Minas Gerais, na gestão de Aécio Neves (PSDB), cerceava a liberdade de imprensa no Estado. Com depoimentos de um ex-diretor da filial da Rede Globo em Minas Gerais e outro do jornal impresso o Estado de Minas, além de outros veículos e jornalistas, são apresentadas as dificuldades e até restrições em disseminar informações contrárias aos interesses do governo à época. A produção e roteiro são de Marcelo Chaves, e o material é datado de 2005/2006.
Senado aumenta controle sobre rádio e TV
Por Jacson Segundo, no Observatório do Direito à Comunicação:
O Senado aprovou na quinta-feira (5) um relatório que altera várias regras que a Casa adota para análise de processos de outorga e concessão de rádio e TV. Entre elas, fica criada a partir de agora a possiblidade de ouvintes e telespectadores encaminharem denúncias sobre o mal uso de determinado canal, aumentando o controle social sobre os veículos. O documento foi fruto de um Grupo de Trabalho coordenado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
O Senado aprovou na quinta-feira (5) um relatório que altera várias regras que a Casa adota para análise de processos de outorga e concessão de rádio e TV. Entre elas, fica criada a partir de agora a possiblidade de ouvintes e telespectadores encaminharem denúncias sobre o mal uso de determinado canal, aumentando o controle social sobre os veículos. O documento foi fruto de um Grupo de Trabalho coordenado pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
O churrascão contra o preconceito
Por José Dirceu, em seu blog:
Os tucanos não imaginavam que a mudança de local da estação do Metrô fosse dar tanta dor de cabeça. Cedendo aos apelos dos moradores “diferenciados” de Higienópolis e Pacaembu, vivem um imbróglio que cresce dia a dia. Cerca de 700 manifestantes participaram, neste sábado, do protesto bem humorado contra as mudanças de local da estação.
Os tucanos não imaginavam que a mudança de local da estação do Metrô fosse dar tanta dor de cabeça. Cedendo aos apelos dos moradores “diferenciados” de Higienópolis e Pacaembu, vivem um imbróglio que cresce dia a dia. Cerca de 700 manifestantes participaram, neste sábado, do protesto bem humorado contra as mudanças de local da estação.
Brasil à venda. E há quem compre
Por Frei Betto, no sítio da Adital:
Quem costuma ir à feira, ao mercado ou ao supermercado para comprar alimentos sabe muito bem que eles têm subido de preços. A inflação começa a ficar fora de controle. O governo Dilma está consciente de que este é o seu calcanhar de Aquiles.
Quem costuma ir à feira, ao mercado ou ao supermercado para comprar alimentos sabe muito bem que eles têm subido de preços. A inflação começa a ficar fora de controle. O governo Dilma está consciente de que este é o seu calcanhar de Aquiles.
Blogueiro do Paraná dribla a censura
O jornalista paranaense Esmael Morais está com o blog (http://esmaelmorais.com.br) censurado pela Justiça há quase dois meses, a pedido do governador Beto Richa (PSDB). Sem poder trabalhar desde então, ele decidiu lançar nesta segunda-feira (16) uma coluna diária que será distribuída pelas redes sociais.
A “Coluna do Esmael Morais” deverá ser publicada simultaneamente em vários blogs, jornais e portais do país. O Twitter, Facebook e o Orkut também serão utilizados para driblar a censura.
A “Coluna do Esmael Morais” deverá ser publicada simultaneamente em vários blogs, jornais e portais do país. O Twitter, Facebook e o Orkut também serão utilizados para driblar a censura.
As mudanças econômicas do governo Dilma
Por Amir Khair, no sítio da CUT:
Nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, mais até do que o desemprego, pois atinge a todos, especialmente os de renda média e baixa. É por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica.
Além disso, a própria inflação acaba por criar o desemprego, com certa defasagem, ao retirar poder aquisitivo das camadas de renda média e baixa, reduzindo as vendas, produção e investimentos.
Nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, mais até do que o desemprego, pois atinge a todos, especialmente os de renda média e baixa. É por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica.
Além disso, a própria inflação acaba por criar o desemprego, com certa defasagem, ao retirar poder aquisitivo das camadas de renda média e baixa, reduzindo as vendas, produção e investimentos.
Juízes para a democracia: 20 anos
Por Marcio Sotelo Felippe, no blog Allonsanfan:
“A questão social é caso de polícia”. A frase de Washington Luis é adequado exemplo da clássica contribuição de Marx à análise da História: o Estado como aparato repressivo a serviço da dominação de classe. O que é caso de polícia é caso de juízes. Uma estrutura de poder tem uma face tangível e um impulso intangível. O impulso de um cassetete cortando o ar é dado antes e legitimado depois por um “saber”. Este “saber” aparece como uma técnica fria e neutra: aos juízes, como juízes, compete aplicar leis, e não ter consciência social ou cogitar da justiça da norma.
“A questão social é caso de polícia”. A frase de Washington Luis é adequado exemplo da clássica contribuição de Marx à análise da História: o Estado como aparato repressivo a serviço da dominação de classe. O que é caso de polícia é caso de juízes. Uma estrutura de poder tem uma face tangível e um impulso intangível. O impulso de um cassetete cortando o ar é dado antes e legitimado depois por um “saber”. Este “saber” aparece como uma técnica fria e neutra: aos juízes, como juízes, compete aplicar leis, e não ter consciência social ou cogitar da justiça da norma.
Assinar:
Postagens (Atom)








