segunda-feira, 23 de maio de 2011

Trinta anos do Jornal Sem Terra

Por Joana Tavares, no jornal Brasil de Fato:

“Nós somos mais de 500 famílias de agricultores que vivíamos nessa área (Alto Uruguai) como pequenos arrendatários, posseiros da área indígena, peões, diaristas, meeiros, agregados, parceiros, etc. Desse jeito já não conseguíamos mais viver, pois traz muita insegurança e muitas vezes não se tem o que comer. Na cidade não queremos ir, porque não sabemos trabalhar lá. Nos criamos no trabalho na lavoura e é isto que sabemos fazer.”

Declaração final do Foro de São Paulo

Traduzido e publicado no sítio da Adital:

O XVII Encontro do Fórum São Paulo, reunido em Manágua, por ocasião do 50º Aniversário da fundação da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), da Nicarágua, e 116 anos do nascimento do General Augusto C. Sandino, contou com a participação de 640 delegados de 48 partidos membros pertencentes a 21 países e 33 convidados de 29 partidos pertencentes a 15 países da África, da Ásia e da Europa.

Irmã Dulce salva Cerra de sufocamento

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Como se sabe, o Padim Pade Cerra, o do aborto (no Chile, tudo bem!), o amigão do Papa e do Bispo de Guarulhos, beatificou a Irmã Dulce.

Não fosse ele, o Papa não se teria convencido da santidade da beata da Bahia.

PB e PE: avança mobilização dos blogueiros

Por Altamiro Borges

Neste final de semana ocorreram mais dois encontros estaduais de blogueiros progressistas. Na Paraíba, 130 pessoas participaram do evento no Centro de Turismo, em João Pessoa. Em Pernambuco, 277 ativistas assinaram a lista na entrada do auditório de Olinda – no maior encontro realizado até agora. Nas próximas três semanas ocorrerão encontros, pela ordem, no Rio Grande do Sul e Ceará; Espírito Santo e Amazonas; Minas Gerais e Bahia. Outras unidades, como Distrito Federal e Santa Catarina, ainda tentam viabilizar seus eventos.

Palocci: fim do “namorico” da mídia?

Por Altamiro Borges

Durante quase cinco meses, a mídia demotucana deu uma trégua para Dilma Rousseff. Na campanha do ano passado, a imprensa insinuava que ela era um “poste”. Depois de eleita, passou a tratá-la como “estadista”, tentando cavar uma cunha entre ela e Lula, o “populista”. No congresso dos metalúrgicos da CUT, há três semanas, Lula até ironizou o “namorico” da mídia com a presidenta.

Folha quer tirar sangue dos aposentados

Por Altamiro Borges

Todo o terrorismo midiático sobre o retorno iminente da inflação tem objetivos marotos. Visa defender os interesses do capital, em especial da oligarquia financeira. Para manter seus altos rendimentos, os neoliberais pregam, na maior caradura, a retirada de direitos dos trabalhadores. A mídia rentista cumpre o papel de bater o bumbo!

Frente de libertação dos blogs sujos



.

Os “indignados” e a Comuna de Paris

Por Atilio Boron, em seu blog:

Talvez por uma dessas surpresas da história, o grande levante popular que hoje comove a Espanha (e que começa a repercutir no resto da Europa) estoura, coincidentemente, no 140º aniversário da Comuna de Paris – um ato heróico em que a principal exigência também era a democracia. Mas uma democracia concebida como governo do povo, pelo povo e para o povo e não como um regime a serviço do patronato, no qual a vontade e os interesses populares estão inexoravelmente subordinados ao imperativo da ganância empresarial.

domingo, 22 de maio de 2011

O alvo não é Palocci; é Dilma

Por Antônio Mello, em seu blog:

A edição de hoje (20) da Folha entrega o jogo. Todo mundo estava se perguntando o porquê de tanto fogo em Palocci, um homem do mercado, tido por muitos petistas como um "deles". A Folha hoje responde: porque o alvo é Dilma e o governo do PT.

Começa na primeira página. "Empresa de Palocci faturou R$ 20 mi no ano da eleição".

Velha mídia não empina a oposição

Por Esmael Morais:

A velha mídia, liderada pelo Estadão, disseminou a falsa informação ontem (19) de que o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) havia encaminhado relatório à Polícia Federal apontando atividades suspeitas da Projeto, empresa de propriedade do ministro-chefe da Casa Civil Antônio Palocci. Tal notícia não resistiu 24 horas. Os dois órgãos emitiram desmentido conjunto sobre a questão. Mais tarde, o próprio jornalão teve que cravar a verdade dos fatos.

O escândalo Palocci e as miçangas

Elza Fiúza - ABr
Por Maria Inês Nassif, no blog Luis Nassif Online:

Até o momento, mesmo com todos os revezes de sua vida pública, a imagem de Antonio Palocci, titular da Casa Civil, que emerge das denúncias de que teria aumentado o seu patrimônio pessoal em 20 vezes de 2006 a 2010, está longe de ser a de um ministro enfraquecido. É o retrato de corpo inteiro de um político muito forte.

Palocci e as escolhas de Dilma

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A denúncia contra Palocci parece consistente. Ah, mas a “Folha” quer desgastar a Dilma… E daí? O fato ocorreu ou não?

Ah, mas a denúncia foi vazada por “ruralistas” interessados em enfraquecer o ministro. E daí, de novo? É só quando os poderosos divergem que essas coisas vêm à tona…