terça-feira, 31 de maio de 2011

A foto de Collor e a máscara da mídia

Por Altamiro Borges

A decisão do presidente do Senado, José Sarney, de retirar as fotos do impeachment de Fernando Collor do “túnel do tempo”, o corredor no Congresso Nacional que resume a história do Brasil em textos e imagens, está gerando uma baita gritaria da mídia. A crítica até é justa.

Lobão desembesta em busca de holofote

Por Altamiro Borges

Pelo relato do repórter Marco Rodrigo Almeida, na Ilustrada da Folha de hoje, o compositor e cantor Lobão pirou de vez. De crítico da indústria da música e do regime militar, no passado, ele hoje se converteu num direitista bravateiro. Até parece que faz as suas declarações bombásticas para atrair os holofotes. Mas agora ele exagerou.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Risco de fraude nas eleições do Peru

Por Camila Queiroz, no sítio da Adital:

Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais no Peru, a ocorrer no próximo dia cinco de junho, o candidato Ollanta Humala, do partido Gana Perú, denunciou ontem (26), durante comício, indícios de fraude a favor da rival conservadora Keiko Fujimori. "Há uma série de indícios que nos preocupam e que podem conduzir a uma fraude, há indícios que não mostram uma equidade, isso sim nos preocupa”, afirmou, acrescentando que se deve defender o voto, um instrumento "democrático”.

Os ativistas digitais do Amazonas

Por Conceição Oliveira, no blog Maria Frô:

Este final de semana, em Manaus, participei do Primeiro Encontro de ativistas digitais do Amazonas. Cerca de 130 participantes, majoritamente jovens universitários, estiveram presentes no sábado, durante todo o dia, para debater a democratização da comunicação e a luta pela banda larga de qualidade, rápida e acessível a todos.

Globo abafa crise da Fifa

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Amigo navegante mineiro chama a atenção deste ansioso blog para a forma pela qual o G1, o Globoesporte.com e o Bom (?) Dia Brasil tratam do escândalo que enrola a Fifa e Ricardo Teixeira.

Quem tem medo da internet livre?

Por José Dirceu, em seu blog:

Os debates e as decisões do G-8 sobre a Internet, por sua importância, continuam sendo repercutidos na imprensa. No domingo, O Globo trouxe um editorial a respeito, "Os limites na regulação da Internet", sobre a proposta do presidente Nicolas Sarkozy, que defende intervir na web para torná-la menos “caótica” e mais “civilizada”. Já O Estado de São Paulo, no caderno Link, descreve o embate que se travou na cúpula dos líderes globais numa ampla matéria “Um debate com quase todos do mesmo lado”, em duas páginas.

Blogueiros do AM debatem prioridades

Do sítio Vermelho:

No último sábado (28), 127 blogueiros, twitteiros e usuários de redes sociais em geral estiveram presentes no I Encontro Estadual de Ativistas Digitais do Amazonas, realizado no auditório da unidade de Direito da Uninorte. A atividade contou com a participação da blogueira e representante do Centro de Mídias Alternativas Barão de Itararé, Maria Frô, que qualificou o debate sobre o papel da internet na democratização da comunicação.

Política pública de comunicação: para quê?

Por Marco Aurélio Weissheimer (*), no blog RS Urgente:

Estive na TVE esta semana para participar do programa Cidadania. O tema era justamente a divulgação do primeiro encontro de blogueiros e tuiteiros do Rio Grande do Sul. Fazia tempo que não entrava na TVE. Alguns anos. Tive um sentimento misto de alegria por voltar lá e tristeza por ouvir de funcionários da casa relatos sobre o processo de sucateamento que atingiu a emissora nos últimos anos, particularmente no governo da senhora Yeda Crusius. Fui informado que a última vez que se comprou equipamentos para a TVE foi durante o governo Olívio Dutra. A situação se agravou muito nos últimos quatro anos. A impressão que dá é que, se tivesse mais um mandato, Yeda Crusius acabaria por fechar a TVE.

Quarto líder camponês assassinado no Pará

Marcelo Lacerda/Terra Magazine
Por Luana Lourenço, na Rede Brasil Atual:

Um agricultor foi encontrado morto no assentamento agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna (PA), onde na última terça-feira (24) o casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foi assassinado.

A volta de Zelaya a Honduras

Por Beto Almeida:

No último sábado, dia 28, a Telesur exibiu, ao vivo, por satélite, para toda a América Latina, para os latinos que vivem nos EUA e para parte da Europa, o retorno do ex-presidente Manoel Zelaya a sua pátria, Honduras, depois de ter sido deposto por um golpe de estado articulado por alas do governo estadunidense, juntamente com a oligarquia interna hondurenha que não admitia a aproximacão de Zelaya de Chávez, de Cuba e da Alba.

PHA no encontro de blogueiros do CE



.

O sucesso do encontro de blogueiros do CE

Por Carolina Campos, no sítio Vermelho:

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte Che Guevara (Cuca da Barra), em Fortaleza, sediou neste final de semana, nos dias 28 e 29 de maio, o 1º Encontro de Blogueiros e Mídias Sociais do Ceará, uma iniciativa do Centro de Estudos de Mídia Livre Barão de Itararé/CE, em parceria com a Revista Nordeste Vinte Um.