segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mais amor, menos Bolsonaro!

Por Ismael Cardoso, no sítio da UJS:

Se a eleição de Marco Feliciano para a Comissão de Direitos Humanos representou um grande retrocesso para os movimentos sociais, como os movimentos LGBT’s, imaginem o que não pode representar a eleição do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ)?

Helena Chagas e a “ação entre amigos”

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Em sua página no Facebook, a ex-ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), resolveu enfrentar a polêmica sobre a destinação das verbas publicitárias do governo. Ela até apresenta alguns ideias positivas para resolver as distorções atuais, nas quais os impérios midiáticos ficam com o grosso dos recursos públicos – “ou seja, o meu, o seu, o nosso”. Mas, talvez ressentida por ter deixado a Secom, ela utiliza uma grosseria para atacar os que criticam a política de publicidade do governo. Insinua que “o chororô de quem acha que levou pouco e quer mais” poderia resultar numa “ação entre amigos”. De que “amigos” ela está se referindo?

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dilma irritada no Jornal Nacional

O avanço da direita fanática no SBT

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:


O episódio Sheherazade jogou luzes sobre o tipo de jornalismo feito por Sílvio Santos no SBT.

O baixo Ibope fez com que ninguém prestasse atenção à linha editorial do SBT.

Hoje, o jornalismo do SBT é uma máquina vibrante e histérica de propaganda de direita fanática. Tudo isso se faz sem que sejam questionados os limites do que você pode fazer numa concessão pública como é o caso das emissoras de televisão.

Blogueiro perseguido pede socorro

Por Conceição Oliveira, no blog Maria Frô:

Vivemos em um país onde Sheherazades podem em canal de concessão pública expor livremente seus preconceitos, incitar a violência contra a juventude negra, contra populações vulneráveis, rasgando o código de ética jornalística, o ECA e a Constituição Brasileira. Mas se um jornalista sério expõe as entranhas do maior império da comunicação do país, ele pode ser processado.

É o que está acontecendo pela segunda vez com Marco Aurélio Mello, jornalista premiado, com décadas de carreira na televisão brasileira.

Silvio Santos mudou de opinião?

Algo se move na política dos EUA

Por Dan La Botz, na revista Fórum:

A eleição de Bill de Blasio como presidente da Câmara de Nova York e a vitória de Kshama Sawant em Seattle abanaram a política nos EUA. Mais recentemente, a criação de uma organização política independente a partir do sindicato de professores de Chicago e a campanha de Dan Siegel em Oakland sugerem que algo novo e importante está a caminho de acontecer neste país.

Homofobia e machismo não existem!

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O brasileiro não é racista.

Nem machista.

Muito menos homofóbico.

Ricos e pobres têm acesso iguais a direitos.

Marco Antonio Villa e o golpe de 1964

Por Demian Melo, no blog Convergência:

Desde que publicou sua biografia do ex-presidente João Goulart [1], Marco Antonio Villa vem defendendo a tese de que aquele presidente também pretendia “um golpe” em 1964 [2]. Sendo assim os eventos de 31 de março/2 de abril daquele ano seriam uma espécie de “contra-golpe preventivo” – uma tese, aliás, que nada mais é do que o argumento dos verdadeiros golpistas. Do mesmo modo, o celebrado jornalista Elio Gaspari, em seu livro A ditadura envergonhada defende a mesma “tese” [3].

A pedagogia dos médicos cubanos


Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

“As médicas cubanas parecem empregadas domésticas.” A afirmação, a mais expressiva da onda de expressões de intolerância e de discriminação racista, feita por uma jornalista brasileira de direita, representa, sem perceber, o mais significativo elogio de Cuba.

O poder de um banqueiro

Por Cadu Amaral, em seu blog:

“Operação Banqueiro” lançado pela Geração Editorial relata em 464 páginas (14 páginas são os agradecimentos e o índice onomástico) os andamentos da Operação Satiagraha da Polícia Federal (PF) conduzida, até o início do desfecho, pelo então delegado Protógenes Queiroz. O alvo da investigação era o banqueiro Daniel Dantas e suas manobras fiscais e políticas para obter o controle de boa parte das empresas de telecomunicações do país após as privatizações promovidas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Veja é barbárie: jornalismo justiceiro

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Nas redes sociais, tarde da noite de sexta-feira, jornalistas afinados com o tucanato e militantes da esquerda extremada se esparramavam em elogios à capa da “Veja”. Eu, que procuro manter distância sanitária da revista, aproximei-me da capa. E só consegui enxergar um gesto de oportunismo barato.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

PSDB, PT e os mensalões diferentes

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Se você é daqueles que acredita que o mensalão PSDB-MG é igual ao esquema financeiro da AP 470 pode despedir-se de mais uma ilusão.

A leitura das alegações finais de Rodrigo Janot, procurador geral da República sobre o mensalão PSDB-MG, mostra uma verdade difícil de negar. Tudo aquilo que se disse – e não se provou – sobre o esquema de Valério-Delúbio pode ser dito e provado no mensalão PSDB-MG.

Uma TV tão boa que ninguém vê

Por Gabriel Priolli, em seu blog:

Uma pesquisa encomendada pela BBC ao instituto de pesquisas britânico Populus, que foi noticiada por Keila Gimenez na Folha de S.Paulo, confirma o que já sabemos da televisão pública brasileira: o povo não assiste, mas adora.

Entre dezenas de estações de 14 países, a TV Cultura foi considerada a segunda melhor do mundo em qualidade, atrás apenas da BBC One. Não bastasse isso, ela surge muito à frente da TV Globo, que aparece na modestíssima 28a. posição. É o suficiente para que rufem os tambores do desprezo à televisão comercial e da exaltação mecânica da sua suposta antípoda, a TV pública.

A nova musa do fascismo midiático

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Natalia Padalko, no sítio da UJS:

Violação dos direitos humanos, do Estatuto da Criança e do Adolescente e apologia à violência. A imprudência e irresponsabilidade social da “jornalista”, Rachel Sheherazade, que com seu típico tom de voz afetado, se referiu de maneira fascista ao tentar justificar a ação do grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.

Mensalão tucano e o ministro Barroso

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há um paradoxo curioso entre o julgamento do mensalão do PT e do mensalão do PSDB.

O primeiro foi um "ponto fora da curva", no dizer do Ministro Luís Roberto Barroso, um abuso protagonizado por um relator, Joaquim Barbosa, suspeito de forçar as provas, e um plenário intimidado pela cobertura massacrante de mídia.

A Veja e o negro acorrentado

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A revista Veja, uma espécie de toque de Midas ao inverso, que transforma em imundície tudo em que toca, coloca em sua capa a imagem do menino negro, acorrentado a um poste por um bando de tarados do Flamengo, pergunta “Onde está o Brasil equilibrado, rico em petróleo, educado e viável que só o Governo enxerga?”.

A Veja merece resposta.

Ali Kamel tenta intimidar a blogosfera

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Acabo de receber um email do Marco Aurélio Mello, que mantinha o blog DoLadoDeLá, informando-me que Ali Kamel está lhe pedindo outra indenização (a primeira foi por causa de um conto seu, de ficção!), desta vez por causa de um post seu que trata de suas angústias pessoais. Ele está aflito, por razões óbvias. Mais gastos com advogado. É o mesmo problema que eu tenho. Que todos temos.

A culpa é de Silvio Santos e do governo

Por Lino Bocchini, na revista CartaCapital:
 

Sheherazade é um alvo menor. A moça é uma mera testa-de-ferro, uma boneca de ventríloquo. A verdadeira voz dos discursos diários pregando o ódio, a violência, o preconceito e a intolerância é a de Silvio Santos. Foi ele quem decidiu trazer a jornalista da TV Tambaú, afiliada de sua emissora na Paraíba, para o palanque nacional do Jornal do SBT. É o empresário quem a mantém intocada e lhe protege para que siga discursando no horário dito nobre. É Silvio quem a segura para que, ao noticiar a polêmica em torno de suas declarações, ela possa zombar de nossa cara e bravatear que não abrirá mão de seu “direito de liberdade de expressão”.

Austeridade e regressão trabalhista

Por João Antonio Felício, no jornal Brasil de Fato:

Os dados divulgados pela Oxfam às vésperas do Fórum de Davos contribuem para desmontar a farsa do discurso neoliberal e termos uma dimensão mais exata do assalto praticado pela política de “austeridade” fiscal: a riqueza do planeta está concentrada nos cofres de 85 endinheirados, donos de bancos e monopólios transnacionais.

Europa ensina: o que quer a direita?

Por Flávio Aguiar, na Rede Brasil Atual:
 

Mais uma vez o Brasil se curva ante a Europa. No Brasil, é difícil saber o que a direita quer. Em primeiro lugar, porque a direita não se assume como tal. Ninguém é de direita no Brasil. Segundo, porque a direita não pode dizer o que quer. Oculta seu programa, suas intenções. Tem de vir com blandícies, como "fazer mais e melhor". Não, a direita não quer fazer mais, nem melhor. Só se for mais e melhor para o capital rentista, para a privataria, para o realinhamento subserviente do Brasil com as potências do Ocidente.

O destino da Sheherazade de Murdoch

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:


Ao refletir sobre a dúvida que certamente tomou Sílvio Santos sobre o que fazer com Rachel Scheherazade, me lembrei de um caso semelhante que acompanhei em Londres há algum tempo.

O roteiro era parecido: um patrão octogenário, uma jornalista jovem que o encantava e o clamor da opinião pública pela cabeça da favorita.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A falta de memória e a vaidade de FHC

Do blog de José Dirceu:

Nesta semana de pré-campanha para seu candidato ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG) – candidatura lançada por ele há mais de um ano -, o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso foi mais ambicioso e pretensioso que o próprio candidato. Para FHC, conforme ele deixa claro em toda a sua movimentação política, de artigos a entrevistas, passando pelas articulações, (nos governos do PT) tudo é propaganda. E o que não é foi ele que criou – da distribuição de renda à estabilidade fiscal no país.

Quem é contra o "Mais Médicos"

Por Renato Rovai, em seu blog:

A turma que quer acabar com o Mais Médicos conseguiu uma heroína. Seu nome Ramona Rodríguez, médica cubana. Ela foi apresentada pelo deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) como um troféu de um grupo bastante conhecido da sociedade brasileira. Um grupo que decidiu fazer de tudo para impedir que pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades ou nas pequenas cidades brasileiras tenham direito à atendimento médico. Diga-se, em lugares onde nossos doutores se negam a trabalhar.

Barão de Itararé reforça coleta do Plip

Por Claudia Rocha, no sítio do Centro do Estudos Barão de Itararé:

Com o objetivo de reforçar a campanha “Para expressar a liberdade – Uma nova lei para um novo tempo”, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), foi realizada nesta quinta-feira (6) uma plenária com a participação de mais de 20 entidades parceiras que apoiam o tema.

PT chama Gilmar Mendes às falas

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

“(…) caso o interpelado queira transformar o mais nobre dos sentimentos humanos, a solidariedade, em um dos mais perversos crimes do ordenamento jurídico, o crime de lavagem de dinheiro; que o faça sem nebulosidade e de forma direta, para que o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores possa ingressar com a Ação Penal competente.” (trecho da interpelação do PT, contra G. Mendes)


Gilmar Mendes, como se sabe, é um “quadro” gestado pela oposição demo-tucana. Foi assessor no governo FHC (chefe da Advocacia-Geral da União), e por ele nomeado para o Supremo (FHC parece ter-se preocupado menos com nomeações “republicanas” – desculpa esfarrapada de alguns petistas para as nomeações destrambelhadas de Lula/Dilma: de Fux a Joaquim Barbosa).

O "rolezão" da banca privada

Por A. Sérgio Barroso, no sítio da Fundação Maurício Grabois:

O ano que passou registrou novos recordes dos lucros dos principais bancos do Brasil. Apenas três dos grandes bancos [1] privados fecharam o ano com um lucro líquido de R$ 29,8 bilhões, com um crescimento de 7,63% vis-à-vis 2012 - bem acima da inflação oficial, 5,91%. Isso equivale a cerca de US$ 12,2 bilhões!

A falácia do quarto poder da mídia

Por Dênis de Moraes, no Blog da Boitempo:

Em recentes entrevistas ao jornal Tiempo Argentino e à agência de notícias Télam, da Argentina, a propósito do lançamento do livro Medios, poder y contrapoder: de la concentración monopólica a la democratización de la información (Editorial Biblos), escrito por mim, Ignacio Ramonet e Pascual Serrano, abordei a perda de credibilidade da imprensa, os monopólios midiáticos, o discurso falacioso de grupos empresariais sobre liberdade de expressão, a regulação democrática da mídia, redes sociais, meios alternativos e o jornalismo contra-hegemônico na internet. 

O pelourinho carioca e o ódio no SBT

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Depois que algum braço da Ku Klux Klan composto por cariocas desmiolados prendeu um rapaz negro pelo pescoço em um poste no Rio de Janeiro, imaginei que o caso iria atiçar o debate sobre a dignidade da molecada pobre nas grandes cidades - que, mais de 20 anos depois da Chacina da Candelária, continua uma peça de ficção científica.

Troca na Secom e a regulação da mídia

Por Najla Passos, no sítio Carta Maior:

Mal havia terminado a cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff agradeceu os serviços prestados pela jornalista Helena Chagas a frente da Secretaria de Comunicação Social da Presidência e deu posse ao novo ministro, Thomaz Traumann, uma mudança já se fazia sentir também no discurso da ala mais conservadora do PT: o debate sobre a democratização da mídia foi incorporado à agenda até mesmo daqueles menos afeitos ao tema.

Caiado, a médica cubana e os escravos

Por Cadu Amaral, em seu blog:

O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) é o mais novo candidato à Princesa Isabel. Segundo os livros de História – os ruins, desses que não fazem as pessoas pensarem criticamente – foi a princesa quem concedeu a liberdade aos escravos no Brasil. Num gesto de bondade, altruísmo e pensamento modernizante.

Folha desembarca do trem-fantasma

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo desembarcou da teoria conspiratória no caso do conflito que se seguiu a uma sucessão de panes no sistema do metrô paulistano, na última terça-feira (4/2). Em editorial publicado na edição de sexta-feira (7/2), o diário paulista de alinha com seu principal concorrente, O Estado de S. Paulo, e reconhece que seria mais cômodo, “do ponto de vista do governo de São Paulo, que as panes (...) fossem consequência de uma ação orquestrada por vândalos”. O mais provável, na nova versão do jornal, “é que o discurso oficial seja apenas uma nova tentativa de desviar a atenção de problemas recorrentes”.

O beijo gay e a regulação da mídia

Por Symmy Larrat, no Observatório do Direito à Comunicação:

O beijo entre um casal homossexual, ocorrido no final da novela “Amor à Vida” e transmitida em horário nobre da TV brasileira, arrancou aplausos e gritos como que numa final de copa. No entanto, se analisarmos a cena após a emoção de ter assistido a um marco na história da teledramaturgia brasileira, podemos avaliar com mais nitidez o quanto avançamos e o quanto ainda temos que avançar para uma mídia realmente igual e diversa.

Metrô-SP: caldeirão prestes a explodir

Por Fernando Damasceno, no sítio da CTB:

Cena 1: Estação Sé do metrô de São Paulo, Linha 1, 18h45. Em meio ao calor infernal da capital paulista, centenas de pessoas se apertam em um vagão sem ar condicionado. Boa parte delas sai pela porta da esquerda, enquanto outra quantidade parecida entra pela porta da direita. Quem está no meio dessa movimentação é atropelado, no sentido literal da palavra. Uma senhora cai e por pouco não fica presa entre o vão que separa o trem da plataforma. Dois homens trocam xingamentos e por pouco não se agridem. Entre os que estão em pé, não há ninguém que não esteja com a testa ou a camisa encharcada de suor.

Inflação derruba urubólogos da mídia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Desta vez, a turma que fica “urubuzando” o Brasil e torcendo para a inflação disparar e poder tirar umas casquinhas eleitorais já começou o ano quebrando a cara.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medida oficial da inflação, ficou em 0,55%, bem menos que os 0,92% de dezembro e os 0,86 de janeiro de 2013.

Gilmar Mendes e seus escândalos

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Estou em estado de choque com essa lembrança do Tijolaço. Agora a gente entende porque inventaram o mensalão. O escândalo serve para acobertar todas as falcatruas protagonizadas pelos protegidos da mídia. Enquanto a população é bombardeada com páginas e páginas sobre Pizzolato, informada sobre se ele comia espaguete al sugo, carbonara ou bolonhesa, ninguém fala nada de Gilmar Mendes, o “vigilante de doações”.

Fracasso do “critério técnico” da Secom

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Helena chagas acaba de deixar a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e logo se esmera na divulgação das razões que teriam determinado sua saída. É a versão, está claro, da ex-secretária. Nós aventamos outra, a partir da análise dos resultados da sua gestão. A qual, à luz da verdade factual, como diria Hannah Arendt, foi um desastre.

Mídia inventa nova crise energética

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Se o Brasil tivesse memória e a mídia oposicionista tivesse vergonha na cara não estaríamos vendo esse escarcéu por conta da mera interrupção episódica ocorrida nesta semana em uma linha de transmissão, o que obrigou o Operador Nacional do Sistema elétrico a desligar a luz no Sul, no Sudeste e no Centro Oeste por algumas horas a fim de efetuar reparos.

Reforma agrária e o governo "bundão"

Por Vitor Nuzzi, na Rede Brasil Atual:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que acaba de completar 30 anos e fará na semana que vem o seu sexto congresso, reformulou a sua proposta de reforma agrária, depois de dois anos e meio de debates, no que João Pedro Stédile, da coordenação nacional, chama de "constituinte". O programa a ser apresentado à sociedade traz uma proposta de reforma agrária que "extrapola os sem-terra". O avanço do agronegócio leva o MST a formular um projeto que leva em conta não só a distribuição de terra, como a questão produtiva. Isso ocorre em um momento de "letargia" da reforma agrária, em parte pelo avanço do capital, mas também pela postura do governo. O diagnóstico de Stédile não tem meio-termo: "O governo Dilma foi bundão na reforma agrária".

Alckmin e os "vândalos" do Metrô

Por Mauro Donato, no blog Diário do Centro do Mundo:

Três dias depois do grande tumulto ocorrido no metrô de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin, em parceria com seu secretário de Segurança, Fernando Grella, manda avisar que irá colocar a polícia para debelar problemas dentro das estações.

No momento em que era anunciada a intenção de “intervenção” das forças de segurança em “dias de caos no serviço de trens”, um novo caos no serviço de trens da linha vermelha ocorria. Por óbvio! Ocorre todo santo dia.

Feliciano defende Rachel Sheherazade

Da revista Fórum:

O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) defendeu em pronunciamento da Câmara nesta quinta-feira (6) a jornalista e apresentadora Rachel Sheherazade, do SBT, por conta de seus comentários em defesa do grupo que prendeu um adolescente nu a um poste com uma trava de bicicleta no pescoço. “Ela apenas demonstrou compreensão pela atitude de pessoas ordeiras e de bem, que apenas extravasaram um sentimento que tem tomado grande parte da sociedade, já que autoridades legislativas não se preocupam em apresentar leis que realmente intimidem quem envereda para o crime, mas ao contrário, tentar atacar quem se indigna numa odiosa inversão de valores”, disse em discurso.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mobilizar e unir os movimentos sociais

Editorial do sítio Vermelho:

O ano de 2014 será de intenso debate político e luta eleitoral. Tudo indica que também de grande mobilização trabalhista e popular, de reforço dos movimentos sociais e, principalmente, o sindical, por mais direitos para os trabalhadores.

O pensamento estratégico da esquerda consequente volta-se para impulsionar a unidade em prol das forças avançadas, o que resulta em legítima pressão democrática sobre o Executivo e o Legislativo para avançar na realização de mudanças estruturais no País.

O apagão de Dilma e a pane no Metrô

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

No meu tempo o jornalismo servia para esclarecer. Hoje, propaga qualquer bobagem dita por internautas como se fosse verdade factual.

A queda de energia que deixou milhões de brasileiros sem luz por algumas horas, ontem, não foi causada pelo calor. Nem tem relação com a declaração do ministro, no dia anterior, de que não há previsão de desabastecimento. Tanto não há que o abastecimento foi retomado.

Veja ataca plebiscito da reforma política

Por Ricardo Gebrim, no blog Escrevinhador:

Antigos tratados militares sempre ensinam que não é fácil identificar o inimigo, pois parte do seu esforço será sempre de se esconder. É uma lição válida para a luta política.

No Brasil, as forças populares possuem um precioso mecanismo de saber qual é a posição do inimigo. Basta ler a revista Veja. Se ela te atacar, saiba que está no caminho certo. Caso te elogie, comece a se preocupar…

Pizzolato, perseguido político

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

No momento em que se assiste a uma pequena festa cívica por causa da prisão de Henrique Pizzolato na Itália, convém conhecer melhor alguns dados da ação penal 470.

É importante, nessa hora, não confundir o assessório com a substância.

Pizzolato foi condenado por peculato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro. Mas é bom reconhecer o caráter precário dessas afirmações.

Direitista do SBT será "linchada"?




Por Altamiro Borges

O vídeo acima confirma que a nova musa da direita nativa, Rachel Sheherazade, apresentadora do SBT, é um perigo para a sociedade brasileira. Utilizando-se de uma concessão pública de tevê, ela já havia pregado a criminalização dos jovens da periferia que organizam os “rolezinhos” nos shopping centers. Ela também já havia esbravejado outras besteiras preconceituosas e reacionárias. Mas nesta terça-feira (4), ela se superou no telejornal da emissora ao fazer explícita apologia dos linchamentos. Agora, porém, Rachel Sheherazade poderá ser linchada pelas suas atitudes irresponsáveis. O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) decidiu registrar no Ministério Público uma representação contra a perigosa bravateira.

Médica cubana e os escravocratas do DEM

Por Altamiro Borges

A história da médica cubana Ramona Rodrigues que pediu “asilo” na sede do DEM ainda vai dar muito pano pra manga. Os inimigos do programa “Mais Médicos” – que conta com ampla aprovação da sociedade brasileira, segundo recentes pesquisas – farão de tudo para explorar o estranho episódio. A desertora afirma que foi enganada na contratação e que seria vítima de “trabalho escravo”. Curiosamente, ela foi direto à bancada dos demos, que reúne o maior número de senadores e deputados acusados de explorar trabalho análogo à escravidão no Brasil. O seu primeiro contato foi com o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), fundador da famigerada União Democrática Ruralista (UDR).

Caos no Metrô e os “vândalos” do PSDB

Por Altamiro Borges

Uma pane na Linha 3-Vermelha do Metrô, que transporta diariamente quase 5 milhões de pessoas, causou graves transtornos para os paulistanos na noite desta terça-feira (4). Mulheres grávidas passaram mal, usuários se arriscaram nos trilhos e ocorreram confrontos com os seguranças da empresa estatal. Diante de mais este descalabro, que já virou rotina na capital paulista, o governador tucano Geraldo Alckmin preferiu acusar os próprios passageiros, afirmando – sem provas e de forma leviana – que o tumulto foi resultado de uma “ação orquestrada de sabotagem”. Já o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, culpou os “vândalos” pelo acidente, fugindo das suas responsabilidades no setor.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Carta aberta ao novo ministro da Secom

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Exmo.Senhor Thomas Traumann
Ministro da Secretaria de Comunicações
da Presidência da República

Seja bem-vindo ao cargo de ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, em substituição à jornalista Helena Chagas, que, com todo o respeito que merece, parte sem deixar saudades.

PSDB processa a Estátua da Liberdade

Por Estanislau Castelo, no sítio Carta Maior:

Um dos símbolos da liberdade pode estar com seus dias contados.

O PSDB protocolou ontem, junto ao Supremo Tribunal Federal, e nas mãos de seu mais isento ministro, Gilmar Mendes, um processo contra a Estátua da Liberdade por quebra de decoro monumental.