quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Um golpe em câmera lenta na Venezuela

http://aporrea.org/
Por Alfredo Serrano Mancilla, do jornal argentino Página 12, no blog Escrevinhador:

A democracia, no sentido mais ambicioso, é a realização mais poderosa da década e meia de Chávez na Venezuela. Essa mudança de tempos trouxe a democratização dos direitos políticos, sociais e econômicos na Venezuela para todos, sem exceções ou exclusões.

Ele permitiu que o campo político, sem dúvida, avançasse para um novo eixo de pós-neoliberal e, sem vergonha, também defendeu a transição para o socialismo. Muitos riram de Chávez quando, após a queda do Muro de Berlim, foi determinado para se apropriar de uma proposta alternativa à ordem capitalista.

Pai de Mainardi pede ditadura militar

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Enio Mainardi não é só pai do Diogo Mainardi.

É um publicitário reconhecidamente talentoso e que, portanto, expressa de forma muito mais direta e objetiva o que um grupo - seja de pessoas ou empresarial - pensa.


Ação coletiva contra Gilmar Mendes

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na tarde da última terça-feira estive no escritório de advocacia Alonso Freire Chryssocheris Advogados Associados, que conduzirá a interpelação judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes por ter acusado de “lavagem de dinheiro” os cidadãos que doaram recursos financeiros aos condenados do julgamento da Ação Penal 470.

Lei antiterror e a cozinha de horrores

Por Jandira Feghali, no Jornal do Brasil:

As propostas para uma lei antiterrorismo emergem do caldeirão legislativo com ingredientes nada palatáveis. Com aroma de repressão extrema e caldo de totalitarismo à la Franco, o texto que visa punir "terroristas" está mais para um jantar indigesto que, na prática, viola direitos civis.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

EUA conspiram na Venezuela

Iván Lira/Rebelión
Por Altamiro Borges

O governo venezuelano determinou que três “diplomatas” dos EUA deixem o país até quarta-feira (20). Breean Marie Mc Cusker, Jeffrey Gordon Elsen e Kristopher Lee Clark são acusados de incentivar os protestos violentos que abalam a nação vizinha há quase uma semana. Há inúmeros documentos que comprovam que os três se reuniram com “estudantes” e líderes da direita local. Elías Jaua, ministro das Relações Exteriores, garante que não há mais dúvida de que os EUA conspiram novamente para derrotar a revolução bolivariana. Para quem conhece a história das ações imperialistas na América Latina, a denúncia não surpreendente. Para os ingênuos, porém, basta a cobertura colonizada da mídia nativa!

Folha tem saudade da "ditabranda"

Por Cadu Amaral, em seu blog:
 

O grupo Folha é um dos mais influentes grupo de mídia do Brasil. E como todos os grupos da mídia grande, apoiou a ditadura civil-militar no Brasil. Chegou até a chamar esse período de "ditabranda".

Na época, para fazer valer os interesses de todos que estavam se dando bem com o regime dos presidentes generais, a Folha chegou a emprestar seus carros para transitar livremente entre os que resistiam ao arbítrio.

A covardia de Roberto Freire

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A nova contribuição de Roberto Freire para atualizar sua biografia consiste em pedir o bloqueio das doações destinadas a José Dirceu.

Vamos combinar: é uma covardia absoluta atacar um cidadão preso.

Oposição tenta sufocar apoio a Dirceu

http://jromarq.wordpress.com/
Do blog de José Dirceu:

Ao pedir à Procuradoria da República no Distrito Federal que bloqueie as doações da campanha “Eu Apoio Zé Dirceu”, a oposição mais uma vez cria um factoide com objetivos políticos.

A Ação Civil citada pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR) nem sequer tem o ex-ministro José Dirceu como réu. Ainda em primeira instância, o juiz responsável excluiu José Dirceu do processo, sob o argumento de que não caberia uma ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro. O Ministério Público ainda tenta recurso, porém o que prevalece hoje é a decisão da Justiça de primeira instância de excluir Dirceu do processo.

A emoção é má conselheira

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A morte do cinegrafista Santiago Andrade, ocorrida no dia 6/2 durante ato de protesto contra o preço do transporte público no Rio de Janeiro, pode produzir consequências muito mais profundas na rotina dos brasileiros do que o atentado do Riocentro, ocorrido em abril de 1981, o massacre do Carandiru, em outubro de 1992, e a chacina da Candelária, em julho de 1993.

PSDB tenta isolar Azeredo. Azar dele!

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Quase um ano atrás, em 20 de fevereiro de 2013, o senador mineiro Aécio Neves subiu à tribuna para um discurso sobre “os 13 fracassos do PT”. Era a resposta do presidenciável à festa de dez anos dos petistas no poder, realizada no mesmo dia e comandada por Lula e a presidenta Dilma Rousseff. Economia fraca, atraso nas obras, sucateamento da indústria e derrocada da Petrobras integraram os temas.

Copa do Mundo e a mídia esquizofrênica

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Encerrei o artigo publicado na edição de janeiro da Revista do Brasil com a expressão “2014 promete”. Escrito em dezembro, chamava a atenção para o desespero da oposição, representada pela mídia, na busca de um candidato para as eleições presidenciais deste ano, alertando sobre o previsível “vale-tudo”. A previsão, infelizmente, começou a se confirmar antes mesmo do fim do ano, com o jornalista Elio Gaspari pedindo na Folha de S.Paulo a volta das manifestações de rua, seguido na mesma linha por vários outros comunicadores, até pelo Faustão, na Globo.

O artigo 16 do Marco Civil da Internet

Por Deborah Moreira, no sítio Vermelho:

O artigo 16 da versão mais atual do Projeto de Lei 2.126/11, que define o Marco Civil da Internet, determina que "qualquer funcionário administrativo, policial ou membro do Ministério Público pode requerer os chamados logs de aplicação", os metadados dos serviços de um usuário na Internet. Segundo organizações da sociedade civil que compõem a mobilização Marco Civil Já, o texto dá margem para criar um estado vigilantista, aos moldes da agência de espionagem estadunidense NSA.

A desinformação sobre Pizzolato

http://oblogdoabelha.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A grande mídia continua fazendo um excelente trabalho de contra-informação quando o assunto é Henrique Pizzolato e mensalão. Os leitores têm de tomar muito cuidado. O mensalão sempre foi uma operação eminentemente midiática. E continua sendo. Os mesmos grupos que fizeram o que fizeram, não só durante o julgamento da Ação Penal 470, mas antes, durante a montagem da peça de acusação, continuam agindo. Eles vão usar todas as suas armas agora para desmoralizar Pizzolato porque entendem que isso será necessário para minimizar os contra-ataques que podem vir da Justiça italiana.

Confissão de Boni sobre crime da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Me enviam um vídeo que resume o Brasil.

Nele, sorridente, aparentemente orgulhoso, o ex-chefão da Globo, Boni, confessa um crime de lesa sociedade.

Você pode vê-lo aqui.

Boni conta que, no célebre debate entre Lula e Collor que definiria as eleições presidenciais de 1989, a Globo preparou Collor.

William Bonner é corrigido ao vivo

O tucano que virou boi de piranha

Por Altamiro Borges

O ex-governador mineiro Eduardo Azeredo, acusado de participar da montagem de um milionário esquema de desvio de recursos públicos para irrigar o Caixa-2 do PSDB, deve estar se sentido o próprio “boi de piranha”. Segundo o sítio do jornal Valor Econômico, em texto postado na noite desta segunda-feira (17), o inescrupuloso FHC parece que resolveu lança-lo às feras para salvar a imagem do partido e de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável dos tucanos. “Se o STF acha que ele tem culpa, tem culpa”, afirmou após palestra para empresários em Santo André, organizada pelo jornal Diário do Grande ABC. “Tem que torcer para que ninguém tenha feito nada de errado. Mas se fez, tem que pagar”.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Apoio a Dirceu desmoraliza Gilmar

Por Altamiro Borges

O ministro Gilmar Mendes, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ex-presidente FHC e amigo íntimo dos demotucanos, continua irritadinho com as campanhas de apoio aos condenados no midiático julgamento do “mensalão”. Se dependesse dele, a palavra “solidariedade” seria retirada dos dicionários e expurgada da internet. A sua bronca deve crescer ainda mais com o sexto boletim da campanha “Eu apoio Zé Dirceu”, divulgado no final da tarde desta segunda-feira (17). Segundo balanço parcial, 1.794 pessoas já fizeram doações e enviaram comprovantes, o que totaliza R$ 422.766,99. Reproduzo abaixo a íntegra do boletim da campanha organizada pelos “Amigos do Zé”:

O rolo compressor do governo do Paraná

Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato:

O Projeto de Lei nº 726/2013 e o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 22 foram enviados pelo governador Beto Richa (PSDB) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para votação no dia 16 de dezembro, mas foram retirados da pauta pela pressão de 200 trabalhadores e militantes que ocuparam as tribunas da Alep durante a sessão. A proposta do Projeto de Lei transfere a gestão de todos os hospitais e unidades de saúde, incluindo estrutura e profissionais, para a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, de nome Funeas. Hoje, a responsabilidade é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

"Mais Médicos" e o escárnio dos EUA

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Algo outrora inescapável do epíteto de um escárnio contra o povo brasileiro está em curso nos dias que correm.

O ruído que provoca - tanto das fileiras do governo, quanto nas de segmentos que se avocam à esquerda dele - é incompreensivelmente desproporcional a sua gravidade.

Que as sininhos não badalem e, igualmente, seus carrilhões silenciem, é ilustrativo do fosso existente entre o inflamável alarido anti-Copa bimbalhada nas ruas e a real preocupação com o futuro do país e a sorte da população.

Brasil, Venezuela e guerra da informação

http://rebelion.org/
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

São tristes, preocupantes, mas não chegam a surpreender as cenas de violência e confronto aberto na Venezuela. Nos últimos seis anos, estive lá cinco vezes - sempre na função de jornalista. Há um clima permanente de conflagração.

Mídia terrorista ataca os blogs

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O senhor Diego Escosteguy, todo-poderoso da Época, precisa ser correto o suficiente para, ao acusar, dizer a quem acusa.

Na entrevista que obteve do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz uma pergunta vazada nos seguintes termos:

O líder golpista da Venezuela

Por Claudia Jardim, no sítio da BBC-Brasil:

Popular, carismático, imprevisível, arrogante e sedento de poder. Essas são algumas das características que analistas e líderes políticos costumam usar para definir Leopoldo López, o mais novo inimigo público do governo venezuelano de Nicolás Maduro.

O verdadeiro temor de Gilmar Mendes

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A preocupação maior de Gilmar Mendes não vale R$ 100 milhões - o suposto desvio de recursos públicos pelo PT -, mas R$ 10,5 milhões.

Trata-se da quantia exorbitante paga pelo Tribunal de Justiça da Bahia ao IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), para cursos para juízes e funcionários.

O partido do Supremo Tribunal Federal

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Será um presente dos deuses se realmente o ministro Joaquim Barbosa deixar o Supremo Tribunal Federal a tempo de se candidatar a presidente da República (por qual partido?) ou mesmo após o prazo legal para que candidaturas sejam apresentadas.

Infelizmente, porém, o ministro Gilmar Mendes não deu a menor indicação de que fará o mesmo.

Os números do sucesso do "Mais Médicos"

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Uma rápida olhada nos números abaixo é suficiente para entender porque a direita e seu longo braço na mídia monopolista não param de atacar o programa Mais Médicos.

- 6.658 médicos trabalham no programa em 2166 cidades brasileiras e 28 distritos indígenas;

- 23 milhões de pessoas beneficiadas;

Azeredo vai pagar o pato do 'mensalão'

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Eduardo Azeredo, tucano de bico fino e pena sedosa, será largado ao léu no julgamento do “mensalão” tucano. Todas as falas de seus colegas de PSDB vão nesse sentido. E para completar, Aécio Neves, presidente nacional do partido, afirmou que os tucanos vão apenas observar o destino do ex-governador de Minas Gerais.

Dez passos para combater o machismo

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Passei tanto tempo tentando explicar a um grupo de pessoas, nesta sexta, a razão de não ser legal chamar Dilma Rousseff de “vaca'' que até perdi o prumo. Não é a primeira vez que tento convencer alguém de que esse tipo de ofensa, longe de ser uma análise da honestidade, competência e dedicação da pessoa, é uma forma machista de depreciar uma mulher simplesmente por ser mulher. Eles não queriam chamá-la de corrupta, incompetente e desleixada. Disseram que “vaca'' resumia tudo.

As manchetes pessimistas dos jornalões

Do blog de José Dirceu:

Não passa praticamente um dia sem que os jornalões nos brindem com uma aula de manipulação e/ou mau jornalismo. Esse tema sempre foi recorrente nas análises que o ex-ministro José Dirceu fazia aqui. Hoje temos um grande exemplo no Globo.

O jornal diz na manchete de hoje que “Calor forte pode reduzir avanço do PIB à metade”. Nem vamos nos ater à questão do “pode” na manchete de um jornal. Tudo pode acontecer, afinal. Sendo assim, qualquer coisa pode virar manchete nessa linha editorial tão.

Cálculo e risco nas eleições de 2014

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Salvo a minoria que chega às urnas com certeza absoluta a respeito do que vai fazer, o eleitor típico carrega dúvidas durante todo o processo. Até o último momento, quando vai digitar seu voto, costuma ainda estar inseguro.

A incerteza é maior nas eleições proporcionais, nas quais, por obra de nossa legislação, uma oferta imensa de opções lhe é apresentada. Como selecionar um candidato a deputado entre centenas?

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Médica ou mercenária cubana?

Por Altamiro Borges

Depois de conseguir “asilo” junto aos escravocratas do DEM e de arrumar emprego numa entidade que sabota o programa “Mais Médicos”, a cubana Ramona Rodrigues agora pede uma indenização de R$ 149 mil ao estado brasileiro. A “doutora” dissidente, que até parece uma mercenária, ingressou na sexta-feira (14) com ação na Justiça reivindicando que o governo federal pague este valor absurdo pelo período em que trabalhou na cidade paraense de Pacajá. A ação foi proposta na Justiça do Pará, local onde prestou serviços por quatro meses. Ramona reivindica R$ 69 mil em salários e direitos trabalhistas e R$ 80 mil como indenização por “danos morais”.

Direto ao assunto: Nêumanne dançou!

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o jornalista José Nêumanne Pinto, que sempre concluía os seus comentários asquerosos com o bordão “direto ao assunto”, foi demitido pelo SBT. A emissora de Silvio Santos justificou a dispensa dele e de outros dois colunistas com o argumento de que pretende “restringir a parte opinativa” de seus telejornais – o que deve ter preocupado a âncora Rachel Sheherazade, nova musa da direita nativa, que adora “opinar sobre tudo”. Magoado, o valentão agora posa de vítima de perseguição política e atira para todos os lados. Inimigo jurado do chamado “lulismo”, Nêumanne Pinto acusa o diretor de jornalismo do SBT, Marcelo Parada, de ter “notórias ligações societárias com Rui Falcão”, presidente do PT.

A ameaça fascista na Venezuela

Osval/Rebelión
Por Altamiro Borges

Pelo terceiro dia consecutivo, a Venezuela foi palco de graves confrontos neste sábado (15). Setores de oposição voltaram a apostar na violência com o objetivo explícito de derrubar o presidente Nicolás Maduro, democraticamente eleito no ano passado. Estes grupos, alguns de conotação fascista, pregam abertamente “A saída”, a deposição do atual governante. Diante da gravidade da situação, o governo alertou que está em curso uma nova tentativa de golpe – a exemplo da investida fracassada de abril de 2002 – e prometeu resistir para defender a democracia. Em discurso durante a “marcha pela paz” em Caracas, Nicolás Maduro acusou de “fascista” o principal líder da oposição, Leopoldo López. 

Alckmin nega o caos no Metrô

Por Altamiro Borges

Apenas neste domingo, a linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo voltou a funcionar normalmente. A circulação dos trens sofreu danos na noite de quinta-feira (13), afetando todas as estações desta linha (que liga o bairro do Capão Redondo ao Largo 13, na zona sul da capital) e prejudicando milhares de passageiros. Por pouco não ocorreram novos graves incidentes. Muitos usuários deixaram os vagões e circularam pela linha férrea, o que gerou nervosismo e tensão. Apesar da pane, que já virou rotina na vida dos paulistanos, o governador Geraldo Alckmin, que já foi apelidado de “picolé de chuchu” pelo irreverente José Simão, finge que está tudo bem e garante que o Metrô de São Paulo é um paraíso.

O dinheiro público patrocina a Globo

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A Globo falando de forças antidemocráticas chega a ser engraçado.

Foi num editorial do Globo, e as tais forças eram os manifestantes.

Em 1954, Roberto Marinho trabalhou intensamente para derrubar Getúlio Vargas.

O jogo perigoso da desinformação

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os três principais jornais de circulação nacional, que ainda definem a agenda institucional no país, fecham a semana com uma proeza digna de figurar na longa lista de trapalhadas da imprensa, cujo troféu mais lustroso é o caso da Escola Base. Por uma dessas ironias da história, no dia 22 do mês que vem completam-se vinte anos do noticiário que inventou um caso de pedofilia numa escola infantil de São Paulo, e o roteiro se repete perversamente.

A resistência anti-imperialista

Por José Reinaldo Carvalho, no sítio Vermelho:

Foi lançada em São Paulo em 4 de fevereiro a campanha “Chávez passou por aqui”, uma homenagem ao líder da Revolução Bolivariana, que teve seu marco inaugural na mesma data, no ano de 1992, quando sob a liderança do jovem tenente-coronel paraquedista, teve lugar o levante cívico-militar. A campanha se inspira no poema “Por Aqui Passou”, de Alberto Arvelo Torrealba dedicado ao libertador Simon Bolívar, que é fonte de inspiração das transformações em curso hoje na Venezuela.

A aliança dos neonazistas na Ucrânia

Por Marco Aurélio Weissheimer, no sítio Carta Maior:  

Os protestos de rua que vem sacudindo a Ucrânia nas últimas semanas são resultado, em grande medida, de uma articulação bizarra entre ongs e fundações norte-americanas e europeias e o partido neonazista Svoboda, liderado por Oleg Tiagnibog. Os Estados Unidos e a União Europeia estão dispostos a se aliar não importa com quem desde que isso enfraqueça a Rússia e permita a instalação de tropas da OTAN na Ucrânia. Esse é o pano de fundo desses protestos.

Desafios aos países da Celac

Por Frei Betto, no sítio da Adital:
Em nenhum outro continente há, nas últimas três décadas, mudanças tão significativas quanto na América Latina e no Caribe. A II Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe), reunida em Havana a 28 e 29 de janeiro, refletiu esse processo renovador e os desafios que se apresentam aos 33 países – com 600 milhões de habitantes - que integram o organismo criado, oficialmente, em Caracas, a 3 de dezembro de 2011.

Os avanços do Marco Civil da Internet

Por Bruno Pavan, no jornal Brasil de Fato:

Durante seu discurso de abertura da 68ª Assembleia Geral da ONU, no ano passado, a presidenta Dilma Rousseff cobrou publicamente um Marco Civil da Internet multilateral para a governança e uso da internet para que casos de espionagem sejam evitados. No Brasil, embora o Marco Civil da Internet (PL 2126/11) tramite desde 2009, só virou prioridade do governo depois das denúncias de espionagem dos Estados Unidos revelados pelo ex - agente da NSA, Edward Snowden, e, nesta quarta-feira (12), finalmente, o relator do texto, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), apresentou seu parecer.

A imprensa matou cinegrafista da Band

Por Theófilo Rodrigues, no blog Cadernos de Cultura e Politica:

O Brasil possui atualmente uma das menores taxas de desemprego de sua história segundo o IBGE. A renda dos trabalhadores vem sendo ampliada constantemente de acordo com o IPEA. A inflação está estabilizada num dos menores índices da série histórica conforme dados do IPCA. A principal empresa estatal brasileira acaba de descobrir uma das maiores reservas de petróleo do mundo cujos royalties serão destinados para a educação. A ONU elogia o país por seus esforços para combater a AIDS e o racismo. Ainda no cenário internacional o protagonismo brasileiro conquista a presidência da OMC.

Operação Joaquim Barbosa e a "Veja"

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

“Acho que já chegou a hora de sair”. O anúncio, oficioso, não poderia ter sido publicado em local mais apropriado: as páginas mal cheirosas de “Veja”.

Joaquim Barbosa não convocou uma entrevista coletiva, não lançou uma nota oficial por sua assessoria no STF. Não. Fez vazar a informação através da revista que é o núcleo duro (e obtuso) do conservadorismo no Brasil: criticado por juristas das mais variadas extrações, o homem que avacalhou as instituições jurídicas brasileiras corre da verdade para lançar-se às urnas. Sob os auspícios da Globo e da Veja, Barbosa deve deixar o STF nos próximos meses.

79% rejeitam "justiceiros" da Barbie

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A pesquisa Datafolha publicada hoje descobre o óbvio: a população do Rio apoia o direito de protestar (56 a 41%) embora este percentual esteja fortemente deprimido porque a opinião pública percebeu que tem caroço no angu destes protestos.

A Globo é cupincha da CIA

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Francamente, estou cansado de falar da Globo. Mas não tem jeito. Escrever sobre política no Brasil e não falar na Globo é como escrever sobre política na Venezuela e não falar em Chávez. Ontem eu estava almoçando num restaurante a quilo perto da minha casa, e ao mesmo tempo lia os jornais. Sei que não é um hábito saudável, mas o tempo é curto e o restaurante tem uma excelente mesa. Longe do computador, consigo me concentrar melhor na leitura.

A proposta de debate entre PHA e Kamel

Por Marco Aurélio Mello, no blog Viomundo:

Trago notícias sobre a nossa mobilização para enfrentar Ali Kamel nos tribunais. Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que fizeram suas contribuições. Mais de uma centena de pessoas formaram uma verdadeira onda.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Folha mente sobre protesto do MST

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Por Altamiro Borges

O jornal Folha de S.Paulo – o mesmo que apoiou o golpe militar de 1964 para derrotar a “república sindicalista” de João Goulart e que cedeu suas peruas aos órgãos de repressão da ditadura – nunca gostou do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Ele já publicou várias editoriais e “reporcagens” contra o MST e acionou os seus “calunistas” para ataca-lo – inclusive usando recursos públicos durante o reinado de FHC. Nesta sexta-feira (14), a Folha obrou mais uma calúnia contra os sem-terra. Afirmou que seus líderes incitaram a violência durante uma marcha em Brasília. As cenas exibidas na TV, porém, mostram o inverso. A polícia provocou os manifestantes e ainda foi salva por um cordão de isolamento.

“Mensaleiro” abandona equipe de Aécio

Por Altamiro Borges

Sem manchete nos jornalões e estardalhaço nos telejornais, um dos integrantes da equipe de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, abandonou seu posto nesta quarta-feira (12). Trata-se do publicitário Eduardo Guedes, um dos réus no processo do “mensalão mineiro” – como a mídia gosta de tratar o esquema de corrupção do PSDB de Minas Gerais. Ele trabalhava para a legenda desde 2009, quando foi contratado por Sérgio Guerra, ex-presidente da sigla. A decisão de romper o contrato só foi tomada quando veio a público que ele continuava prestando serviços à direção nacional do partido, agora presidido pelo senador mineiro, através da empresa Pensar Comunicação Planejada.

A nova cúpula da Aliança do Pacífico

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Se há uma coisa que muitas vezes impressiona em certos segmentos da elite e do empresariado nacional é a facilidade com que se deixam pautar e manipular pela imprensa estrangeira – e seus replicantes locais – sem entender que por trás de tudo que não seja absolutamente factual, existem determinados interesses.

Não ao golpismo na Venezuela

REUTERS Carlos Garcia Rawlins
Por Adilson Araújo, no sítio da CTB:

Ventos golpistas voltaram a soprar forte na Venezuela ao longo desta semana. Manifestações radicais pela destituição imediata do presidente Nicolás Maduro, estimuladas pelos EUA, resultaram em três pessoas mortas, 66 feridas e 69 presas na última quarta-feira, 12. Os atos foram convocados por uma ala da oposição neoliberal, liderada por Leopoldo López, que teve a prisão decretada pela Justiça.

MST e a democratização da comunicação

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Mayrá Lima, na revista CartaCapital:

Ao longo desta semana, milhares de camponeses e camponesas organizados pelo MST realizaram seu VI Congresso Nacional em Brasília. Na pauta de debates, a organização e luta do movimento para os próximos cinco anos e a apresentação do novo programa agrário, a chamada Reforma Agrária Popular. Uma marcha com 15 mil pessoas ocupou Brasília e a praça dos Três Poderes e foi o 5º assunto mais comentado no mundo através do Twitter. Após isso, uma reação policial que indignou cada militante social ali presente.

Quem é o golpista Leopoldo López

http://www.aporrea.org/
Por Marina Terra, no sítio Opera Mundi:

“Figura divisora da oposição, arrogante, vingativo e sedento de poder”. As palavras usadas para classificar o opositor venezuelano Leopoldo López não vieram de membros do atual governo chavista, mas sim de um conselheiro político da Embaixada dos Estados Unidos. No documento, datado de novembro de 2009 e vazado pelo Wikileaks, Robin D. Meyer fala da desunião da direita venezuelana e sublinha as complicações provocadas por López com um intertítulo: “O problema Leopoldo”.