sábado, 26 de abril de 2014

Imperialismo e focos de guerra

Editorial do site Vermelho:

A usina de tergiversações e mentiras em que se converteram os meios de comunicação monopolizados pelo capital privado e certos setores da academia e da produção cultural inventam curiosos e falsos conceitos para camuflar as estratégias do imperialismo e das classes dominantes reacionárias em todo o mundo.

A promotora e a "denúncia secreta"

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Nunca tinha visto nada parecido no cada vez mais surpreendente mundo jurídico brasileiro. Alegando que seus informantes "recusaram-se, peremptoriamente, a prestar depoimento formal e a divulgar sua identificação", a promotora Márcia Milhomens Corrêa, de Brasília, decidiu aceitar assim mesmo uma denúncia secreta na investigação sobre o uso de um celular pelo ex-ministro José Dirceu, no Presídio da Papuda, o que nunca ficou provado.

Paulo Malhães: crime comum?

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Há exatos 30 dias, o coronel reformado do Exército, Paulo Malhães, confessou à Comissão Nacional da Verdade (CNV) que torturou, matou e ocultou cadáveres de presos políticos da ditadura civil militar, além de detalhar como funcionava a Casa da Morte de Petrópolis, um centro clandestino de tortura onde pereceram cerca de 20 militantes. Antes, havia admitido à Comissão da Verdade do Rio de Janeiro e à imprensa que havia participado do ocultamento do cadáver do ex-deputado Rubens Paiva, sobre cujo desaparecimento em 1971 a ditadura sempre negou responsabilidade.

Para onde vai o Gigante?

Por Lúcio Centeno, no jornal Brasil de Fato:

Passado quase um ano das manifestações que colocaram milhões de pessoas nas ruas por todo Brasil, a pergunta que desde então inquieta a todos é: qual será o destino do maior fenômeno de massas das últimas décadas? “O gigante acordou”, o grito que ecoou de um extremo a outro do país, revela a entrada em cena de uma nova geração na arena da política. A juventude que nos anos 90 e 2000 era caracterizada pela apatia política, se colocou em Junho como protagonista na disputa dos rumos do país.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O ataque de fúria da repórter da Globo

EUA: Entre o discurso e a mentira

Por Frei Betto, no site Correio da Cidadania:

Bandidos, corruptos e tiranos têm em comum o fato de não carregarem a mínima culpa por seus delitos. Só não esperam que sejam revelados à luz do dia.

A história dos EUA contém páginas gloriosas que, no entanto, são maculadas pelas inúmeras invasões, pilhagens, saques, explorações e opressões. Quase metade do México foi abocanhada pelo Tio Sam no século XIX. Os territórios dos estados de Texas, Califórnia, Arizona, Colorado, Nevada, Novo México e Utah foram anexados aos EUA. E Porto Rico, apropriada em 1898, ainda hoje padece o jugo colonial.

Mobilidade urbana em tempos de Copa

Por Evaristo Almeida, na revista Teoria e Debate:

A Copa do Mundo é um evento esportivo, e não resolverá num passe de mágica os problemas estruturais e as mazelas sociais oriundas de séculos de descaso das classes dominantes. O Brasil é o país do futebol, mas também é o da criação de emprego, aumento da renda, combate à pobreza, diminuição das desigualdades sociais e melhoria de vida da população, por meio de políticas públicas adotadas desde o primeiro governo Lula

Vem aí o #RioBlogProg 2014!


Do site do núcleo carioca do Barão de Itararé:

O Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Rio de Janeiro – #RioBlogProg, que aconteceu pela primeira vez em 2011, terá sua segunda edição entre os dias 9 e 10 de maio deste ano, em que o Brasil sediará a Copa do Mundo e realizará eleições para presidente da República, governadores e parlamentares federais e estaduais.

Falta de água: tsunami de Alckmin

Por Renato Rovai, em seu blog:

A disputa do governo paulista que tinha como favorito destacado o atual governador Geraldo Alckmin está se desenhando como uma disputa difícil para o PSDB e que vai depender em muito do que vier a acontecer nos próximos meses em relação ao já em curso racionamento de água.

Marco Civil da Internet e o oligopólio

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A aprovação do Marco Civil da Internet, considerado por especialistas como um modelo avançado para assegurar os princípios de transparência, segurança e privacidade na rede mundial de comunicação digital, é parte de uma verdadeira epopeia que mobiliza ativistas dos direitos civis desde a Constituinte de 1988. Trata-se de um exemplo de como certas conquistas podem demorar tanto a se consolidar que uma nova tecnologia acaba por suplantar a própria razão da luta.

Militares dos EUA deixam o Equador

Foto do sítio http://www.presidencia.gob.ec/
Do site Opera Mundi:

Após pressão do presidente equatoriano, Rafael Correa, um grupo de 20 militares e membros da segurança norte- americanos deixarão o Equador. Em janeiro, o chefe de Estado já havia exigido a sua retirada, por considerar excessiva a quantidade de funcionários da embaixada dos EUA em Quito (capital).

Fofocas e a CPI da Petrobras

Por Pedro Serrano, na revista CartaCapital:

Os fatos me levam a tratar dessa vez de dois temas totalmente diversos.

Primeiro, ao ler os jornais hoje de manhã tive dificuldade de crer: a promotora do caso da execução da pena de José Dirceu, ao ser pega pedindo quebra de sigilo telefônico com base em coordenadas geográficas, que graças a atuação dos defensores do ex-ministro se descobriu que correspondiam a área do Palácio do Planalto, alegou que o pedido de quebra foi formulado tendo por base “depoimentos informais”.

Economia e a ilusão mexicana

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A cada dia surgem novas evidencias e informações que desmontam o mito do México como paradigma de progresso e modernidade na América Latina, e de um exemplo e modelo de corte neoliberal para o desenvolvimento de outros países da região.

Mino Carta e os garotos de recado

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Há mais ou menos um mês, sintomaticamente desde que se rememorou o aniversário de 50 anos do golpe militar de 1964, um preposto da Folha de S.Paulo tem atacado Mino Carta sem tréguas, e Mino tem respondido diretamente a ele em seus editoriais de CartaCapital, o que eu considero um equívoco. Como proprietário de um meio de comunicação, Mino deveria debater com os donos dos veículos que o atacam, e não com subordinados. Valente que é, porém, optou por defender a si próprio.

O Partido do Supremo Tribunal Federal

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um STF partidarizado é uma tragédia nacional.

Esta é a principal conclusão que você pode tirar da decisão da ministra Rosa Weber por uma CPI exclusiva da Petrobras.

Não vou nem discutir aqui se o melhor seria mesmo uma CPI exclusiva ou uma abrangente, na qual coubessem as propinas do metrô de São Paulo.

"Diálogo tardio" do governo sobre Copa

Por Gisele Brito, na Rede Brasil Atual:

Em meio a protestos, gritos de vai e não vai ter Copa, e a apenas 49 dias do evento esportivo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou hoje (24) que o diálogo entre o governo federal e a sociedade sobre o assunto está sendo “tardio”. Carvalho veio a São Paulo para participar de um seminário organizado pela gestão Dilma Rousseff, na Casa de Portugal, na Liberdade, e garantiu que, a partir de agora, estará empenhado em esclarecer o que ele chama de desinformação sobre o evento.

Mídia corporativa e Instituto Millenium

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Antônio Mello, em seu blog:


Quando se fala em Lei de Meios; quando se faz o programa Mais Médicos trazendo médicos do exterior, em sua grande maioria de Cuba, para realizar trabalhos em áreas em que nossos médicos brasileiros se recusam a trabalhar; quando se participa ativamente do Mercosul e se toma atitudes independentes dos EUA, como a crítica severa - o verdadeiro pito - que a presidenta Dilma passou no presidente Obama, a respeito da espionagem estadunidense; quando o governo age desse modo, a mídia corporativa o acusa de estar "Venezuelando" o Brasil.

CPI da Petrobras: o direito é a política

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

“Eu vou contar uma coisa pra vocês de coração. O PT eu espero que tenha aprendido a lição do que significou a CPI do mensalão. Eu espero que tenha aprendido a lição, porque essa CPI, ela deixou marcas profundas nas entranhas do PT. Ou seja, se o PT tivesse feito o debate político no momento que tinha que fazer o debate político, e não ficasse esperando uma solução jurídica, possivelmente a história fosse outra, né?”

Nota da defesa de José Dirceu

Do blog de Zé Dirceu:

A defesa de José Dirceu divulgou nota sobre a manifestação da promotora Márcia Milhomens a respeito do pedido de quebra de sigilo dentro da investigação sobre o suposto uso de telefone celular pelo ex-ministro na prisão – uso este que já se provou inexistente.

A promotora alegou ter incluído o Palácio do Planalto com base em “depoimentos informais”. Vejam a nota abaixo:

PF e mídia atacam Padilha

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

O petista Alexandre Padilha, candidato ao governo do Estado de São Paulo, sofre um ataque na pré-campanha ao Palácio dos Bandeirantes.

Grandes grupos de comunicação estampam nas manchetes das suas páginas na internet e jornais que Padilha teria indicado um executivo para trabalhar em laboratório Labogen, de doleiro Alberto Youssef .

Os 40 anos da Revolução dos Cravos

Foto do sítio do Partido Comunista Português
Por Ana Maria Prestes, no site Vermelho:

Naquele 25 de abril de 1974 o Brasil amargava 10 anos de ditadura militar. Como bem disse Chico Buarque na canção “Tanto Mar”:

"Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor no teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei, também, que é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim"


O cerco da mídia neoliberal

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Replicados com disciplinado zelo pela emissão conservadora, disparos regulares da mídia internacional defendem a rendição inapelável do Brasil aos ditames da restauração neoliberal.

O tom é de ‘basta!’.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Internet: um marco da virada?

Por Bepe Damasco, em seu blog:

O feriadão nada monótono, que alternou notícias boas e ruins, chega ao fim com a comemoração da sociedade pela aprovação do projeto do Marco Civil da Internet. Tem motivos de sobra para festejar todos os defensores da mais ampla democracia na rede mundial de computadores, fundada em três pilares básicos : a neutralidade da rede, a liberdade de expressão e a inviolabilidade da privacidade do usuário.

Algo no ar além dos aviões de carreira

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A frase do título é antiga e a situação que vivemos não é nova. Paira no ar uma estranha sensação de insegurança em que algo pode acontecer a qualquer momento. Multiplicam-se os episódios de violência por toda parte, greve na PM da Bahia, protestos, manifestações, ocupações, acidentes em penca nas estradas durante o feriadão, ônibus queimados como lenha no Rio e em São Paulo, vazamento de gás na Marginal do Tietê às duas da madrugada, provocando um infernal congestionamento durante toda a manhã na maior cidade do país, obras da Copa que não andam, gerando só notícias negativas em todos os noticiários da grande imprensa, com destaque para os casos de corrupção a granel e ameaças de aumento da inflação.

A vitória histórica do Marco Civil

Do site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Contrariando os interesses de poderosas empresas de telecomunicações e de setores políticos avessos à democratização dos meios de comunicação, o PLC 21/2014, conhecido como Marco Civil da Internet, foi aprovado no Senado Federal na noite de ontem (22/4) e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã de hoje. Em ambos momentos históricos, estiveram presentes atores que desde o início participaram da construção do projeto e lutaram intensamente pela sua aprovação: os movimentos sociais.

Petrobras e a capa da revista Época

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O neojornalismo atual surgiu na revista Veja e foi seguido pela Folha a partir de meados dos anos 80. No meu livro “O jornalismo dos anos 90” analiso em detalhes esse estilo.

Trata-se de um produto típico dos grupos de mídia, onde se misturam alguns recursos jornalísticos, recursos de dramaturgia e de marketing. É o chamado show da notícia, com muito mais show do que notícia.

Campos prega BC independente. De quem?

Por Vagner Freitas

A corrida eleitoral teve início e as “propostas” dos candidatos começam a ser apresentadas para o debate público. Algumas têm sido oferecidas como inovadoras. Na verdade, nada mais são do que o velho, o ultrapassado, com uma roupagem nova.

Pondé e a filosofia da misoginia

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Renato Rovai, em seu blog:

Em sua coluna da Folha de S. Paulo desta segunda, Luiz Felipe Pondé sai em defesa de uma “direita festiva”. Para que? Conquistar corações femininos. Diz ele que o “maior desafio dos jovens que não são de esquerda” é a “falta de mulheres jovens, estudantes, que simpatizem com a posição liberal (como se fala no Brasil) ou de direita (quase um xingamento)”.

A Constituinte da internet

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:
 

Os principais jornais do país destacam, nas edições de quarta-feira (23/4), dois eventos que podem definir o grau de autonomia dos cidadãos na rede digital de comunicação e informação. A aprovação do Marco Civil da Internet, concluída pelo Senado Federal na terça-feira (22), estabelece os princípios que deverão assegurar a neutralidade da Web no Brasil e impedir que empresas de tecnologia priorizem grandes clientes em detrimento do cidadão comum. A Conferência NETMundial, que se realiza em São Paulo, discute a governança global da internet.

Venezuela e o linchamento midiático

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

A missão do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), um órgão do Estado brasileiro, em Caracas, se tornou um novo alvo na ofensiva da direita brasileira contra o governo da Venezuela. Em reportagens, editoriais e comentários, a mídia conservadora tem atacado a imagem do chefe daquela representação oficial do Brasil, o economista Pedro Silva Barros. Procura-se, por meio da manipulação dos fatos, apresentar o funcionário brasileiro como alguém que deixa de cumprir suas funções públicas para fazer apologia ao chavismo.

Surge o Eduardo Campos "pró-mercado"

Da revista CartaCapital:

O pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, deu uma entrevista ao periódico norte-americano The Wall Street Journal nesta segunda-feira 21 em que apresentou uma nova faceta quanto a políticas econômicas. De acordo com a publicação, o ex-governador de Pernambuco “está adotando propostas pró-mercado na tentativa de derrubar a atual presidente Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de outubro”.

Defesa de Dirceu deve acusar a mídia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Em mais alguns dias, completar-se-ão seis meses desde que José Dirceu se entregou à Justiça na sede da Polícia Federal em São Paulo. O ex-ministro de Lula é hoje o único condenado pelo julgamento do mensalão a regime semiaberto que não obteve autorização para trabalhar fora da prisão. Este post versa sobre a tortura psicológica que lhe foi imposta.

TV Cultura faz propaganda política

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Não posso dizer que fiquei surpreso.

Mas.

Mesmo sabendo o tipo de jornalismo que a Cultura faz, me chamou a atenção uma reportagem que vi, no acaso de uma zapeada, sobre a Petrobras.

Não era jornalismo. Era política. E política rasteira, manipuladora.

Marco Civil: a luta continua

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

A aprovação do Marco Civil da Internet pelo Senado, nesta terça-feira (22/04), foi uma vitória conquistada pela luta e mobilização de muitas organizações da sociedade e ativistas digitais. Milhares de pessoas se uniram à corrente para garantir que a internet continue sendo um ambiente democrático.

Petrobras: jogada em dois lances

Por Divanilton Pereira, no site da CTB:

Há menos de uma década que o mundo sofre os impactos da mais globalizada crise do sistema capitalista. Mesmo que em algumas nações, destacadamente as dos Brics, as consequências ocorrem com intensidades distintas, nenhuma passa imune aos seus nefastos efeitos e condicionamentos.

terça-feira, 22 de abril de 2014

O rádio, uma força esquecida

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Há um ator importante pouco lembrado nas campanhas eleitorais. Ele integra o conjunto de meios de comunicação com capacidade para influir no voto de muita gente. E é o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população (61% fazem isso), como mostra pesquisa do Ibope, realizada a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Só perde para a TV, que é vista regularmente por 97% dos brasileiros.

Globo tenta detonar os blogueiros

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Claro que fiquei na dúvida sobre o que fazer quando o Globo nos procurou. A gente não é bobo e sabia que o jornalão só teria interesse em publicar alguma coisa sobre nós se fosse para nos detonar. Afinal, a gente ameaça o seu poder.

Dar ou não entrevista. Resolvi dar. Depois, ao ler a matéria, me arrependi. A repórter publicou uma frase minha completamente sem sentido:

Desafios da política externa do Brasil

Por Pedro de Oliveira, no site da Fundação Mauricio Grabois:

Em palestra proferida semana passada no Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, o embaixador José Humberto de Brito Cruz -- do Instituto de Pesquisa sobre Relações Internacionais do Itamaraty – analisou a inserção atual do Brasil no plano internacional. Caracterizou a circunstância em que o Ministério de Relações Exteriores exerce sua tarefa como muito favorável ao nosso país.

O futuro da internet no Brasil

Por Maurício Ayer e Antonio Martins, no site Outras Palavras:

O sociólogo catalão Manuel Castells, autor de A Sociedade da Informação; o engenheiro inglês sir Tim Berners-Lee, que criou a World Wide Web; o músico e ex-ministro brasileiro Gilberto Gil, cujo currículo inclui participação destacada na conferência internacional que debateu, em Túnis (2005) o futuro da internet, têm uma tarefa árdua, esta semana, em São Paulo. Junto com oitocentos representantes (de duzentos países) e com outros intelectuais e ativistas destacados, eles tentarão afastar sombras que pairam sobre o futuro da rede mundial de computadores – e, em muitos sentidos, da democracia.

Reforma política e participação popular

Editorial do site Vermelho:

Após importantes avanços na política social brasileira, o País ainda vive uma grande crise de representação política no Congresso Nacional. É evidente a necessidade de um sistema com representação identificada com a maioria da sociedade, com capacidade de fazer avançar o projeto nacional de desenvolvimento. Na prática, a amplitude desta representatividade será atendida após uma reforma profunda e democrática no sistema político brasileiro.

Os avanços do governo Haddad

Por Francisco Fonseca, no site Carta Maior:

O governo do prefeito Fernando Haddad vem promovendo algumas importantíssimas reformas e transformações que não aparecem na grande mídia, mas têm sido captadas pelo cidadão comum que vive e transita na cidade de São Paulo. Torna-se fundamental compreender quais e como esses avanços instituem políticas públicas transformadoras e incipientes novas relações democráticas.

Piada racista do Faustão gera revolta

Por Igor Carvalho, na revista Fórum:

No último domingo (20), ao se dirigir à uma das bailarinas que integram o elenco de seu programa, que é negra, o apresentador Faustão disse: “Cabelo de vassoura de bruxa” (veja aqui o vídeo).

O comentário gerou revolta nos movimentos negros. “Diante desse lamentável comentário racista do apresentador Faustão, eu, assim como muitas mulheres negras, não vi como uma brincadeira e não aceito piada com esse teor, ainda mais vindo de uma emissora elitista e racista que é a TV Globo”, afirmou Lilian Araújo, da Frente Pretas, da UNEafro.

Dirceu e CPI nas mãos do Supremo

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Duas importantes decisões do Supremo Tribunal Federal são esperadas para esta semana: o destino de José Dirceu, que está nas mãos de Joaquim Barbosa, e o tamanho da CPI da Petrobras, se será exclusiva ou ampliada para governos do PSDB e do PSB, decisão que deve ser anunciada, talvez ainda hoje, pela ministra Rosa Weber.

A mídia e o Brasil em direções opostas

Do site do Instituto Telecom:

A campanha contra a Petrobras, que há semanas domina o noticiário, faz parte do mesmo pacote vendido pela mídia brasileira, de associar a coisa pública à corrupção e à ineficiência, e elevar o setor privado ao patamar de alicerce do desenvolvimento nacional. Os que hoje atacam a maior empresa estatal brasileira são os mesmos que resistem a um novo marco legal para as comunicações que garanta a ampla liberdade de expressão.

O "filósofo-pegador" da nova direita

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


Não costumo perder meu tempo lendo o que escreve o filósofo (ai, jesus!) Luiz Felipe Pondé, elevado pela Folha à condição de pensador existencial.

Mas hoje, enquanto cuidava aqui por minha mãe, de volta a uma longa temporada de hospital, tive o descuido de ler sua coluna na Folha, intitulada Por uma direita festiva.

E deparei-me com abjeções em série.

Barbosa e a espionagem ao Planalto

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Como se sentiria um operador do direito se alguém afirmasse que há suspeitas de que a mais alta autoridade do Judiciário, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) usa mão de gato, pratica chicana, estupra os procedimentos à luz do dia e com as cortinas do palco escancaradas? E que, na condição de presidente do STF, sua imagem pessoal torna-se a imagem do Judiciário.

Aécio: um mito em decomposição

Por Luis Carlos Silva, no blog Viomundo:

As eleições gerais de 2014 serão amargas para Aécio Neves, independentemente de seus resultados. O mito de superfície criado em torno de seu ativismo político vai cair como um castelo de cartas. Ele sairá do processo eleitoral conhecido. E talvez seja essa uma de suas duras derrotas.

Mídia e as cigarras de Brasília

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Terminado o longo fim de semana estendido por dois feriados, a imprensa dominante segue oferecendo ao público, na terça-feira (22/4), o cardápio que deve marcar a eleição presidencial de outubro. Nestes dias, o prato principal continua sendo a compra, pela Petrobras, de uma refinaria nos Estados Unidos. Embora as informações essenciais para entender o negócio estejam, há anos, disponíveis no site da empresa, os diários continuam administrando declarações para alimentar a crise.

Oposição começa a perder em Pasadena

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O governo mostrou-se desarticulado e dividido no debate sobre Pasadena, assunto que a população acompanha de olhos atentos – justamente por compreender o lugar da Petrobrás no desenvolvimento do país.

 Ocorreram acusações e cobranças que só beneficiam os adversários de Dilma-Lula.

Contra a ladainha midiática

Por Luiz Gonzaga Belluzzo, na revista CartaCapital:

Nas páginas dos cadernos de economia, os ditos formadores de opinião rezam a ladainha da economia virtuosa: a baixa taxa de poupança agregada determina a reduzida taxa de investimento e, consequentemente, o medíocre crescimento brasileiro.