domingo, 13 de julho de 2014

O futebol e seus mistérios

Por Celso Vicenzi, no site da Adital:

Sim, há muitas explicações. Nenhuma delas suficiente, tampouco convincente. Darão boa ou má literatura, inesgotável assunto para mesas de bar e mesas-redondas de futebol na TV. Páginas e páginas serão escritas, milhões de comentários nas redes sociais. Os mais exaltados xingarão o técnico, os jogadores, o país onde vivem. Haverá oportunistas, como sempre. E também mal-educados. Não faltarão os que sempre irão se curvar diante da "superioridade europeia”, resquícios de um passado de nação colonizada que, gradativamente, parece perder sua força. Mas é possível identificar também muitos brasileiros sensatos, que amam seu país, capazes de separar vida e jogo, política e esporte, virtudes e defeitos de uma nação.

Israel, EUA e a barbárie em Gaza

Por Noam Chomsky, no site Outras Palavras:

Às três da madrugada (horário de Gaza), de 9 de julho, em meio ao último exercício de selvageria de Israel, recebi um telefonema de um jovem jornalista palestino em Gaza. Ao fundo, podia ouvir o lamúrio de seu filho pequeno, entre sons de explosões de jatos, atirando sobre qualquer civil que se mova e sobre casas. Ele acabava de ver um amigo, num carro claramente identificado como “imprensa”, voar pelos ares. E ouvia gritos ao lado de sua casa, após uma explosão — mas não podia sair, ou seria um alvo provável.

São Paulo decidirá as eleições?

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

A corrida Presidencial começou e, como se esperava, os dois principais candidatos da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, botaram a presidenta Dilma Rousseff no alvo.

A direita é prisioneira do seu ódio

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Quando parte da torcida de convidados, socialites e gente em condições de pagar um bom dinheiro pelo ingresso - e todos tinham o direito de estar lá - xingaram grosseiramente a presidenta Dilma Rousseff, um impulso incontrolável fez Aécio se solidarizar com a estupidez, para depois voltar atrás, advertido pelos marqueteiros de que “pegava mal”.

Lei Pelé: o neoliberalismo no futebol

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

Republico este artigo escrito há alguns anos e publicado originalmente na Carta Maior, porque o considero - infelizmente, 7 e mais vezes infelizmente – absolutamente atual. Espero não tenha que publicá-lo 7 vezes mais, não tenha que publicá-lo nunca mais.
Multiplicam-se as reclamações de que o dinheiro passou a mandar no futebol, que os clubes estão falidos, que os jogadores já não têm apego aos clubes, mudam às vezes durante o campeonato, passando para o rival, se contratam meninos ainda para jogar no exterior, uma parte deles fica abandonado, submetidos a todo tipo de irregularidade.

sábado, 12 de julho de 2014

O “volume morto” de Alckmin secou!

Por Altamiro Borges

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), com o seu jeito de “picolé de chuchu” – segundo a certeira ironia de José Simão – continua se fazendo de "volume morto" diante da grave crise de abastecimento de água em São Paulo. Para ele, tudo está sob controle e não há motivos para preocupação. Mas não é isso que revela o relatório do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) divulgado nesta sexta-feira (11). Apenas nos últimos quinze dias, o órgão recebeu 178 relatos de torneiras vazias na Grande São Paulo, uma média diária de 11,8 reclamações. Apesar de a Sabesp jurar que não há desabastecimento, o Idec garante que milhares de famílias já padecem com a falta crônica de água em suas casas.

Abril está definhando. Veja respira!

Por Altamiro Borges

A Editora Abril, que publica a asquerosa revista Veja, está definhando. Nesta sexta-feira (11), o grupo herdado pelos três filhos de Roberto Civita confirmou que vai transferir dez dos seus títulos – Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais – para a Editora Caras. Segundo o comunicado oficial, os jornalistas destas redações migrarão aos poucos, até dezembro deste ano, para a nova empresa – mas há quem desconfie que muitos deles serão demitidos neste processo “gradativo”. 

Aécio ama os cartolas da CBF

Por Altamiro Borges

A goleada sofrida diante da Alemanha deflagrou um intenso debate sobre a crise do futebol brasileiro – corroído pela ação avarenta dos cartolas, desorganizado pela máfia da CBF e sugado pela “exclusividade” da Rede Globo, entre outras causas. A presidenta Dilma Rousseff defendeu a urgência de uma “renovação” do futebol; o ministro Aldo Rebelo propôs uma “intervenção indireta” na gestão dos esportes; e alguns cronistas esportivos, mais inflamados, pregaram a imediata prisão dos chefões dos clubes. Já Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, entrou em campo para jogar na retranca. Sua postura gerou uma ácida reação do jornalista Juca Kfouri, que não pode ser acusado de governista. Vale conferir:

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O massacre israelense em Gaza

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Mais de 100 palestinos teriam sido mortos e outros 700 feridos, pelo Exército israelense, na faixa de Gaza, por conta da ação “Limite Protetor'', na atual escalada de violência – que começou após o sequestro e morte de jovens israelenses e palestinos.

As Nações Unidas definiram a situação como “uma emergência humanitária crescente''. Ao mesmo tempo, o lançamento de foguetes dos militantes do Hamas feriram moradores de Israel, alguns em estado grave. A maior parte dos alvos têm sido civis, incluindo casas em áreas povoadas.

Copa vai desmascarar Aécio Neves

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Uma das perguntas “difíceis” que o candidato Aécio Neves terá que responder durante a campanha eleitoral, é a seguinte: afinal de contas, a organização da Copa do Mundo de 2014 é ou não é responsabilidade de Dilma Rousseff?

Segundo o candidato a presidente Aécio Neves, as obras da Copa só seriam responsabilidade da adversária petista se, como ele previu, o evento tivesse sido um fiasco no quesito organização. Ao ter sido um sucesso, o tucano agora diz que o mérito é “do povo”.

O verdadeiro programa da direita

Por Silvio Caccia Bava, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

É um exercício de juntar as partes e buscar compreender esse discurso, que agora se torna raivoso, de uma direita que está presente no espaço público e nos estádios de futebol e já disputa as eleições, com as armas que tem.

A volta do complexo de vira-latas

Por Rafael Gonçalves de Lima, de Pequim, no site Vermelho:

Nelson Rodrigues já tinha nos alertado sobre o complexo de vira-latas dos brasileiros. Excluindo-se a discriminação contra essa raça de cães tão malandra, resistente e esperta, assim como o povo brasileiro, parece que ele tinha certa razão.

Para o dramaturgo pernambucano, o “complexo de vira-lata” é uma atitude de inferioridade na qual muitos brasileiros se colocam voluntariamente. Foi o que vimos acontecer ontem (8) após a perda do Brasil para a Alemanha por 7x1.

A goleada e a ressaca brasileira

Por Mauro Santayana, em seu blog:

"Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota."

No Day After da histórica goleada de sete a um, da Alemanha sobre a seleção brasileira, no Mineirão, a frase de Napoleão Bonaparte ajusta-se, sem dificuldade, à campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Como a Copa afeta as eleições

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Muito se vai especular, na política, sobre os efeitos da paulada que o Brasil levou da Alemanha.

Os comentários mais apocalípticos partirão, ou já estão partindo, dos interessados numa brusca mudança no quadro existente hoje.

Sob essa ótica, a derrota vai levar os brasileiros a descontar em Dilma, em outubro, a raiva que os sufoca.

O processo da Globo apareceu!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Com essa os Marinho e os Kamel não contavam.

Mal digeriram o “vexame” dos 7 x 1, que trataram editorialmente como uma vitória da teoria deles, dos vira-latas, de que o Brasil é mesmo uma merda, e agora podem ter uma indigestão.

O processo da Receita Federal, contendo todos os detalhes da sonegação da Globo nas Ilhas Virgens Britânicas, finalmente apareceu.

Reforma política e mídia democrática


A Copa e a goleada de sofismas

Por Gilson Caroni Filho

Após a derrota do Brasil, choveram análises na grande imprensa associando o fracasso da seleção a uma urgente necessidade de reorganizar o país (não apenas reformular as instâncias responsáveis pelas diversas práticas esportivas) em moldes "modernos". Leia-se: uma modernização radical feita pelo mercado, com claras associações ao modelo neoliberal que pretende ressurgir na candidatura Aécio Neves. Em conversa com amigos, sempre tentei explicar a falácia da proposta, apontando para o que, deliberadamente, ocultava. A todos respondi com um " a resposta está dentro de campo". Como vários não entenderam, volto a elencar os sofismas.

Aécio omite origem de seu patrimônio

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Ao entregar sua declarações de bens apresentada à Justiça Eleitoral para registro de candidatura à Presidência da República, o tucano Aécio Neves (MG) contraria a Lei 4737/1965 do Código Eleitoral brasileiro, que em seu artigo 94 é claro ao determinar que o requerimento de registro deve conter "declaração de bens, de que constem a origem e as mutações patrimoniais".

A Copa e o mistério argentino

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Falando com clareza: uma das provas definitivas de subdesenvolvimento mental consiste em torcer contra a Argentina na final de domingo.

Toda pessoa tem seu gosto e sua preferência. Os povos têm sua identidade, sua história e sua cultura, que uns podem admirar ou não.

Rede Globo e a reforma do futebol

Do blog de Zé Dirceu:

Felizmente, muita gente entrou no debate sobre a necessidade de renovação no futebol brasileiro. Nem tinha como ser diferente. A situação atual chegou a um ponto de não retorno. Ou se discutem essas mudanças, ou vamos jogar o sonho do hexa para nunca mais, deixar para trás uma de nossas marcas – a do país do futebol – e ficar remoendo derrotas. E administrando o prejuízo, este futebol e política de esportes, em geral, ultrapassados, clubes falidos e cartolas que se tornaram verdadeiros imperadores em seus postos.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Aécio e Ronaldo, oportunistas da Copa!

Por Altamiro Borges

A goleada para a Alemanha e o fim do sonho do hexa no Brasil despertou os piores instintos nos oportunistas de plantão. De imediato, nas redes sociais, os mesmos que apostaram no fiasco da Copa – e foram derrotados no seu complexo de vira-latas – partiram para a vingança e debitaram a triste derrota da seleção na conta do governo. Sobraram xingamentos para Dilma! Entre estes oportunistas, porém, dois se destacaram: Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, e o ex-jogador Ronaldo, que fez fortuna com os preparativos do evento e depois virou cabo eleitoral do tucano. Ambos tentaram se aproveitar do clima de frustração dos torcedores para ensaiar um discurso político de “mudança”.

Gaza: Não é um conflito, é um massacre

Por Juliano Medeiros, no site do PSOL:

Enquanto todos se divertem com a Copa do Mundo de futebol, Israel está cometendo um genocídio em Gaza. E essa não é a opinião de algum grupo radical islâmico, mas do moderadíssimo Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina. Até poucas horas atrás já haviam sido assassinadas 84 pessoas pelas forças militares israelenses, sendo 70% delas civis, segundo o Ministério da Saúde palestino.


Mídia democrática: Aprendendo a dividir

O porta-voz da covardia da direita

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Eu gosto de ler a coluna de Reinaldo Azevedo.

Não, não se surpreendam: gosto de conhecer, dito com sinceridade, o pensamento hidrófobo que domina a mente brasileira e que é amenizado e envolvido em palavras bem mais gentis ou, se quiserem, aparentemente mais civilizado.

A direita francesa à beira do colapso

Por Eduardo Febbro, no sítio Carta Maior:

Os dias parecem contados, para o melhor ou o pior. Não se sabe quem salvará quem ou talvez quem acabará afundando o outro: se o ex-presidente Nicolas Sarcozy acabará por afundar o partido que ele mesmo fundou, a UMP, ou se a União por um Movimento Popular arrastará o ex-mandatário à ruína política. Ambos estão à beira de um colapso.

Mídia transfere o peso da derrota

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Avisem os adolescentes que sonham, os vestibulandos que se iludem com o brilhareco da carreira e os estudantes que ainda acham importante entender a semiótica: para chegar lá, para manipular o microfone, surgir gloriosamente nas telas da televisão ou para ver seu nome estampado em páginas de jornais e revistas, será preciso ter estômago de avestruz e convencer a si mesmo de que é a pauta que inventa o mundo.

Vai chover Darf da Globo na Copa

Do blog Conversa Afiada:

O Conversa Afiada reproduz informação que recebeu do Alexandre Teixeira, do blog Megacidadania:

​O​ Núcleo Barão de Itararé RJ acaba de confirmar que a íntegra do processo “sumido” de dentro da Receita Federal será divulgado a partir deste domingo 13/07.

Globo e o subdesenvolvimento do futebol

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Os bravos jornalistas da CBN foram rápidos no gatilho: os 7 x 1 da Alemanha comprovam que a presidente Dilma Rousseff é “pé frio”.

Pé frio é bobagem. Não é o que dizem de Galvão Bueno?

“Ficha suja” disputará governo do DF

Por Altamiro Borges

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou nesta terça-feira (9) a condenação do ex-governador José Roberto Arruda por “improbidade administrativa” no famoso escândalo do “mensalão do DEM”. Mesmo assim, o ex-demo – que renunciou ao mandato e chegou a ser preso em 2010 após o vazamento de vídeos em que embolsava maços de dinheiro – poderá recorrer da decisão a órgãos superiores da Justiça e concorrer novamente às eleições para o governo do Distrito Federal. O “mosqueteiro da ética”, conforme o título gentilmente concedido pela “imparcial” revista Veja, poderá até ser reeleito em outubro próximo, segundo recente pesquisa de opinião pública.

O genocídio israelense contra Gaza

http://www.cartoonmovement.com/
Do site Opera Mundi:

Ao menos 76 palestinos morreram e outros 500 ficaram feridos na Faixa de Gaza desde o início da ofensiva militar israelense - na operação que ficou conhecida como Margem Protetora - que, somente na madrugada desta quinta-feira (10/07), atacou 108 novos alvos.

As lições do abismo no futebol

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Palavras de consolação, numa hora dessas, lembram o clássico “ele está num lugar melhor do que esse” num funeral.

Passemos, portanto, desta etapa.

Isto posto, duas coisas merecem consideração. A primeira são as palavras do brasilianista americano Peter Hakim, entrevistado pela BBC Brasil.

Os abutres e a Argentina

Por Paulo Kliass, no jornal Brasil de Fato:

Desde a posse do falecido Nestor Kirchner na Presidência da Argentina, em 2003, a questão do endividamento externo de nosso vizinho passou a ganhar uma trajetória de solução. O peso dos compromissos em moeda estrangeira na economia daquele país comprometia toda tentativa de relançar a trilha do crescimento do PIB e da recuperação do emprego e da renda.

As crianças migrantes detidas nos EUA

Para Marcela Belchior, no site da Adital:

A política do governo dos Estados Unidos de deter crianças e adolescentes imigrantes não acompanhados e submetê-los a procedimento inadequado, como um longo período de reclusão, têm colocado esses meninos e meninas em perigo. A avaliação é da Human Rights Watch (HRW), organização estadunidense de direitos humanos, que defende que o Congresso deveria proteger ao invés de castigar essa parcela de imigrantes. A maioria dos adolescentes processados pelo Escritório de Aduanas e Proteção Fronteiriça de Nogales, no Arizona, é de origem centro-americana.

O “Conti” do vigário da mídia

Por Izaías Almada, no blog Viomundo:

Já não é segredo para ninguém que o atual estágio do jornalismo brasileiro é sórdido, para dizer o mínimo, com objetivos políticos e interesses econômicos na maioria das vezes em causa própria e antinacionais. Sem falar no viés ideológico que flerta com o passado e não com o futuro do país. Editoriais e colunistas se juntam numa lenga lenga que já começa a dar sono em anfetamina, mas nem por isso menos criminosa.

Os EUA e a ascensão de Hitler

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Um dos aspectos mais fascinantes da história, é que, por mais que se tente escondê-la, matá-la, enterrá-la, ela acaba, como um cadáver recém exumado que reabrisse as pálpebras para olhar quem o contempla, revelando, implacável e profundamente, seus segredos.

A goleada e os oportunistas

Por Marcelo Semer, no site Terra Magazine:
A derrota humilhante do Brasil abriu uma verdadeira caixa de pandora.

No meio do jogo, voltaram os insultos a Dilma, como se ela fosse uma zagueira que falhara em vários gols e, nas redes sociais, explodiu o regozijo oportunista de quem torcia contra desde o começo.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

PSOL acumula velhos problemas

Por Rodrigo Martins, na revista CartaCapital:

Com apenas dez anos de existência, o PSOL chega à corrida eleitoral deste ano com uma barulhenta militância animada pelas manifestações de rua. O partido acaba de apresentar sua candidata à Presidência da República, a ex-deputada gaúcha Luciana Genro, de 43 anos, eleita por unanimidade na convenção nacional em 22 de junho. A imagem de uma legenda unida não está, contudo, estampada nas fotos do evento.

Eleição na Bolívia e integração regional

Por Nicolas Chernavsky, no blog Cultura e Política:

O atual presidente da Bolívia, Evo Morales, caminha para a reeleição nas eleições gerais do país, em 12 de outubro deste ano. Entre os principais candidatos a presidente, não parece haver ninguém que tenha chances consideráveis de vitória contra Evo, até porque as regras eleitorais do país determinam que se no primeiro turno um candidato tiver mais de 40% dos votos e mais de 10% de vantagem sobre o segundo colocado, estará eleito. Quanto ao parlamento bicameral, tudo indica igualmente uma ampla vitória do partido do atual presidente, o Movimento ao Socialismo (MAS).

Os que tentam faturar com a derrota

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nem o general Octávio Costa, que escreveu alguns discursos de Emílio Médici, titular do pior período da ditadura militar, seria capaz de produzir as linhas que seguem abaixo.

Centro da agitação eleitoral do PSDB, o Instituto Teotônio Vilela divulgou uma análise sobre a derrota de 7 a 1 com linhas inacreditáveis. Leia alguns trechos.

O nosso futebol exige ampla reforma

Do blog de Zé Dirceu:

A Copa praticamente acabou para o Brasil - nossa seleção ainda tem a partida para assegurar o 3º lugar - e apesar do travo e do amargor da situação, era esporte, era futebol e, agora, é começar as análises, tentá-las de forma desapaixonada (impossível, em se tratando de futebol no país…), com o máximo de contribuição que cada um tenha a dar para a dor e o vexame passarem ou se atenuarem o mais rapidamente possível. E para, também de forma rápida, conseguir se mudar esse quadro desanimador que ficou aí.

Para entender a tragédia no Mineirão

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Até hoje, 64 anos depois, ainda tem gente tentando explicar a tragédia da nossa derrota por 2 a 1 para o Uruguai, jogando em casa, no Maracanã, quando bastava um empate para o Brasil se sagrar campeão mundial pela primeira vez. Reportagens, livros e documentários sem fim foram produzidos desde 1950 e ainda não houve uma resposta capaz de matar o assunto.

Derrocada da seleção exige mudanças

Editorial do site Vermelho:

A seleção brasileira de futebol sofreu na última terça-feira (8) uma contundente derrota perante a Alemanha. Uma inédita goleada pelo incomum placar de sete a um traumatizou não somente os torcedores do esporte mais popular do País, mas também fez sofrer todo o povo brasileiro, que nutria a expectativa de conquistar o hexacampeonato e levantar a taça daquela que ficou conhecida e já entrou para a história como a Copa das copas, disputada nas canchas nacionais depois de 64 anos.

Foi só um jogo (?)

Copa: Viva o Brasil da raça!

foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ouso dizer que Neymar fez menos falta à Seleção Brasileira que o zagueiro Thiago Silva.

Houve colapso completo na defesa brasileira, até então nosso ponto forte.

O colapso se estendeu por todo o time.

Salvou-se, apesar da falha no primeiro gol, David Luiz.

O restante foi um “Ronaldinho de 98 em grupo”.

A derrota e a disputa do imaginário

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A seleção brasileira foi mastigada até a alma pelas mandíbulas alemãs nesta 3ª feira, na disputa das semifinais da Copa do Mundo.

Depois de tomar quatro gols em seis minutos no primeiro tempo, a equipe montada por Felipe Scolari tirou o uniforme e vestiu o manto de um zumbi coletivo.

Copa: Explicando o inexplicável

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

“VERGONHA, VEXAME, HUMILHAÇÃO”. Em letras de cinco centímetros de altura, a primeira página do Globo escancara, na edição de quarta-feira (9/7), a frustração que representa a goleada sofrida pela seleção brasileira no Mineirão.

O Estado de S.Paulo resume: “HUMILHAÇÃO EM CASA”.

E a Folha de S.Paulo busca uma abordagem mais fria: “SELEÇÃO SOFRE A PIOR DERROTA DA HISTÓRIA”.

Todas as manchetes, em letras maiúsculas.

Copa: Os sádicos se regozijam

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Dá até medo pensar nas manchetes e nos editoriais de nossos jornalões. Todo o ódio que mantiveram represado nas últimas semanas, por conta da alegria avassaladora dos brasileiros, voltou com força total.

Vergonha! Vexame! Humilhação! Dizem as manchetes.

Há anos não víamos fontes tão garrafais.

O pós-Copa e a aposta nas eleições

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Conversei longamente com um experiente analista político, que vê a campanha a partir da ótica de Lula e Dilma. Dê-se o devido desconto ao fato de ter lado. Mas sua análise é relevante para permitir saber como o lado de Dilma analisa o atual momento político.

A Copa revelou, em sua plenitude, os problemas de comunicação do governo, diz ele.

Plínio de Arruda Sampaio, um guerreiro!

Por Altamiro Borges

Faleceu nesta terça-feira (8), em São Paulo, o guerreiro Plínio de Arruda Sampaio. Aos 83 anos, ele estava internado há quase um mês no hospital Sírio-Libanês para tratamento de um câncer. Sua morte causa profunda tristeza nas forças de esquerda do Brasil. Plínio iniciou a sua militância na Juventude Universitária Católica (JUC) na década de 1950. Foi relator do projeto de reforma agrária do governo progressista de João Goulart. Por sua militância política em defesa dos trabalhadores, ele foi cassado na ditadura militar pelo Ato Institucional número 1 e foi obrigado a se exilar. Nunca abandonou a luta e, retornando ao Brasil em 1976, teve papel de destaque na heroica luta pela redemocratização do país.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Lei da mídia é aprovada... no México!

Carlos Slim - Ilustração de Marian Avramescu 
Por Altamiro Borges

Após uma longa tramitação, finalmente o Senado do México aprovou, nesta sexta-feira (4), o novo marco regulatório das telecomunicações. O texto representa um duro golpe nos dois principais oligarcas do setor: Carlos Slim, do Grupo América Móvil, e Emilio Azcárraga, do Grupo Televisa. Ele também gera constrangimentos aos barões da mídia da América Latina, que sempre bajularam o presidente Enrique Peña Nieto por suas políticas neoliberais e de servilismo aos EUA. A velha imprensa não terá como acusar o governante de “chavista” ou “bolivariano”, como costuma fazer para interditar todo o debate sobre a urgente democratização dos meios de comunicação no mundo.