sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Bolsonaro e seu exército de Brancaleones

Por Sergio Araujo, no site Sul-21:

Jair Bolsonaro não sabe falar direito. Se atrapalha com a língua pátria e por isso mesmo tropeça nas ideias e não consegue se fazer entender. O que se por um lado é ruim – transparência não só é uma exigência constitucional para quem exerce cargo público, mas uma pré-requisito cada vez mais cobrado pela sociedade -, por outro é bom, pois evita que o pior dele seja explicitado e gere mais temor pelo que está por vir.

Pensando melhor, acho que não, pois foi assim, sem tornar conhecida as suas dificuldades, carências e deficiências, que ele se ausentou dos debates na campanha eleitoral e acabou vencendo a eleição. Bem, o fato é que essa dificuldade de se expressar se tornou uma marca pessoal e de governo. E os tropeços também.

Sem uma comunicação apropriada, o que não é dito adequadamente piora quando é feito por escrito. Ainda mais se ideias ruins forem redigidas de maneira incorreta. Que o diga o próprio presidente e seus filhos, usuários obcecados pelas redes sociais e contumazes praticantes do disse não disse virtual.

Por falar em castigar o dialeto, o ministro Abraham Weintraub se tornou um especialista no assunto. Os frequentes erros de português cometidos em suas manifestações pelo Twitter, como escrever impressionante com ‘C’ e paralisação com ‘Z’, por si só atestam sua incapacidade para o exercício do cargo de ministro da Educação.

Mas como a norma para ocupação de cargos nesse governo parece priorizar a truculência verbal ao intelecto – dia desses me disseram que o critério para integrar o primeiro escalão do governo Bolsonaro era fazer exame psicotécnico e que só eram aprovados os que rodavam no teste -, o vírus do despreparo técnico e da falta das noções básicas de civilidade se propaga indiscriminadamente.

E são muitos os exemplos. Os que mais tem se destacado são os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, do Meio Ambiente, Ricardo Salles e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Tentando atenuar o problema, bolsonaristas dizem que os tropeços linguísticos não são uma exclusividade de Bolsonaro. Verdade. Mas nenhum outro presidente teve um conjunto de deficiências cognitivas e comportamentais como as que estamos observando. Anteriormente quando um presidente não tinha uma formação educacional consolidada ele se fazia assessorar por quem as tinha. Não é o que acontece atualmente.

Porém não é apenas o conhecimento teórico que faz um bom gestor. A vivência política e a prática administrativa são complementos importantes para o êxito de qualquer administrador, ainda mais em se tratando de um presidente da República ou de um ministro de Estado. E convenhamos, Jair Bolsonaro e os ministros anteriormente referidos não possuem esse currículo.

Certamente é isso que faz com que os critérios para seleção dos componentes do atual governo estejam em simetria com os valores defendidos pelo presidente. E é por isso também que as barbeiragens dos ministros são toleradas e até mesmo incentivadas.

Tanta trapalhada, tanto desatino, tanto absurdo fez com que a comunidade internacional e os brasileiros conscientes deixassem de ver Bolsonaro como uma liderança excêntrica, quiçá burlesca, passando a vê-lo como um governante inconsequente e, por que não, perigoso. Ou seja, o que parecia cômico era na verdade trágico. No mínimo uma reedição abrasileirada do incrível exército de Brancaleone. Mas há quem diga que se pareça mais com um governo de frankensteins. Faça a sua escolha.

0 comentários: