sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Redes sociais e o impeachment de Bolsonaro

Da Rede Brasil Atual:

A morte de pacientes com covid-19 por falta de oxigênio hospitalar em Manaus causa profunda indignação, expressada em um intenso movimento nas redes sociais, que desde ontem (14), pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Internautas pedem também a responsabilização do governo federal pelo colapso do sistema de saúde no Amazonas.

A hashtag #ImpeachmentBolsonaroUrgente é um dos assuntos mais comentados do Twitter, com quase 100 mil citações ao longo de toda a manhã desta sexta-feira. “Panelaço” também é outro termo que aparece entre os mais citados, em referência ao protesto convocado para esta noite contra o presidente.

Além disso, são inúmeras as citações ao nome do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). É ele quem tem a atribuição de decidir sobre o andamento dos 60 pedidos de impeachment protocolados contra Jair Bolsonaro.

Em seus posts, internautas revelam revolta com a postura de Maia, que se limita a emitir “notas de repúdio” e manifestações críticas à conduta do governo frente à pandemia. Políticos e artistas também se manifestaram também se posicionaram cobrando atuação decisiva do parlamentar.

Nesta quinta-feira, Maia chegou a dizer que a falta de oxigênio em Manaus, além do atraso e da falta de coordenação do plano de vacinação contra o novo coronavírus são resultado da “agenda negacionista que muitas lideranças promovem”. Ele fez ainda um apelo por união de “todas as forças” para salvar vidas. Também disse que é fundamental que o Congresso Nacional retome suas atividades na semana que vem.

Indignação

Outros temas relacionados ao fracasso do governo no combate à pandemia também aparecem entre os assuntos mais comentados. Por exemplo, destaque ao socorro da Venezuela para garantir o suprimento de oxigênio hospitalar na capital amazonense.

Adia Enem por vidas” e “estudantes pedem socorro” também estão entre os termos mais comentados. Os inscritos no exame dizem que o governo Bolsonaro coloca suas vidas em risco ao manter a realização da prova para os próximos domingos (17 e 24), diante do avanço da pandemia. Eles falam em “desespero”, e apontam “insensibilidade” do MEC em não atender os clamores pelo adiamento.

Confira as principais publicações [aqui].

0 comentários: