Por José Eduardo Mendonça, no blog Diário do Centro do Mundo:
Dois estudos importantes sobre a indústria da mídia foram divulgados em meados de maio. Um deles se concentra nos Estados Unidos e outro tem visão mais global, mas ambos mostram basicamente o mesmo quadro: a mídia impressa e outros veículos tradicionais de notícias seguem encolhendo, enquanto aumenta o domínio do Facebook e outras plataformas digitais.
Os relatórios são do Pew Research Center e do Instituto Reuters de Estudos de Jornalismo. No caso do trabalho da Reuters, mais de metade dos pesquisados (50 mil pessoas em 26 países) dizem encontrar suas notícias via mídia social toda semana e cerca de 12 por cento afirmaram que ela é a principal fonte, com o Facebook de longe na liderança.
Dois estudos importantes sobre a indústria da mídia foram divulgados em meados de maio. Um deles se concentra nos Estados Unidos e outro tem visão mais global, mas ambos mostram basicamente o mesmo quadro: a mídia impressa e outros veículos tradicionais de notícias seguem encolhendo, enquanto aumenta o domínio do Facebook e outras plataformas digitais.
Os relatórios são do Pew Research Center e do Instituto Reuters de Estudos de Jornalismo. No caso do trabalho da Reuters, mais de metade dos pesquisados (50 mil pessoas em 26 países) dizem encontrar suas notícias via mídia social toda semana e cerca de 12 por cento afirmaram que ela é a principal fonte, com o Facebook de longe na liderança.