sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Índios: os ruralistas contra-atacam

Por Bruna Bernacchio, no sítio Outras Palavras:

O chamado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) levou milhares de pessoas às ruas para protestar, na semana de Mobilização Nacional Indígena, em pelo menos dez cidades do país e fora dele, em Londres. Durante cinco dias, representantes de mais de cem etnias ficaram acampados em frente ao Congresso Nacional, em Brasília – cenas que não se via desde a Constituinte.

Serra volta e atropela Aécio

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Em 2010, José Serra não queria prévias, lançou-se candidato a presidente em cima da hora e batalhou até o fim para ter Aécio Neves como vice na chapa do PSDB.

Neste ano, os papéis se inverteram: Serra não desistiu de ser candidato, quer prévias para enfrentar Aécio e já avisou que não aceita ser vice do mineiro.

Os fantasmas de Lampedusa

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Berço de antigas civilizações, o Mar Mediterrâneo abriu suas águas, por dezenas de séculos, para receber, em ventre frio e escuro, os corpos de milhares de seres humanos.

Mar de vida, morte e sonho, Ulisses, na voz de Homero, singrou suas águas. E tampando os ouvidos, para não escutar o canto das sereias, aportou em imaginárias ilhas, fugindo de Cíclope e Calipso, para enfrentar, a remo e vela, os ventos de Poseidon em fúria.

Lula pede debate; que lidere a polêmica

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O ex-presidente Lula postou ontem à noite, em seu Facebook, um apelo para que seus apoiadores usem “essa ferramenta fantástica que é a internet para falar do nosso projeto, mostrar o que já fizemos e, claro, ouvir críticas, sugestões e questionamentos”.

Tem toda a razão, porque este é hoje, já não tenho qualquer dúvida, o grande fórum de reunião, debate, identidade e mobilização social.

A inovação democrática no Equador

Por Franklin Ramírez Gallegos, no sítio Vermelho:

A questão é trabalhar para que os órgãos representativos eletivos se articulem e complementem a representação da sociedade civil em várias arenas de interação socioestatal. Isso pode contribuir para a total relegitimação global da política democrática e para sairmos do impasse entre políticos e cidadãos.

A perversidade do racismo no Brasil

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

O capítulo Segurança Pública e Racismo Institucional, da quarta edição do Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi) do Instituto de Pesquisa econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quinta-feira (17), mostra mais uma vez a necessidade de políticas públicas de combate ao racismo no país (saiba mais aqui).

O esvaziamento intelectual de Serra

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Há tempos aponto o esvaziamento intelectual de José Serra. É incapaz de produzir uma entrevista com uma ideia original sequer. Não consegue desenvolver teses sobre nenhum dos grandes temas contemporâneos, políticas sociais, inovação, abertura comercial, desindustrialização.

A exemplo do Conselheiro Acácio, seu repertório de respostas limita-se a identificar um aspecto negativo em qualquer tema que lhe é perguntado e resumir sua resposta a isso. É incapaz de ir ao centro da questão, identificar o fator central e desenvolver uma ideia minimamente sofisticada. São chavões de bar em cima de bordões de turba, um niilismo medíocre e cansativo.

Maitê Proença e a liberdade vigiada

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

A admissão por parte de Maitê Proença, de que teve que pedir desculpas à TV Globo por participar de um episódio do humorístico Porta dos Fundos, é mais uma evidência de como a empresa exerce seu poder de ordem unida, a exemplo das Forças Armadas.

"Dilma defende soberania informativa"

Por Dario Pignotti, no sítio Carta Maior:

O especialista espanhol em meios de comunicação, Ignacio Ramonet, declarou a ANSA que julga correta a posição da presidenta Dilma Rousseff em defesa da "soberania informativa do Brasil" frente à espionagem norte-americana e por desistir de sua visita a Washington. Rousseff anunciou a implantação de um sistema contra o vazamento das comunicações de seus funcionários.

Bustani e as lições amargas do Nobel

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num país onde tantos cidadãos lamentam a ausência de um Prêmio Nobel na lista de orgulhos nacionais, o diplomata brasileiro José Mauricio Bustani cumpriu um destino mais do que exemplar.

Nenhum brasileiro ficou tão perto de um Nobel como ele.

O PCC, a Al-Qaeda e o uso político

Editorial do jornal Brasil de Fato:

Um movimento ganha força e argumento nos Estados Unidos. Trata-se do “Intelectuais sobre a Verdade do 11 de setembro de 2001”. Apoiados em laudos científicos de importantes laboratórios e peritos da engenharia, exigem a reabertura das investigações sobre os culpados do atentado do World Trade Center na cidade de Nova Iorque. São graves as contradições que apontam.

Emprego cresce e desmente urubólogos

Por Altamiro Borges

Os urubólogos da mídia, com suas previsões catastrofistas sempre desmentidas pela realidade, estão cada vez mais desmoralizados. Eles só não perdem seus empregos porque defendem os interesses dos rentistas, que hoje comandam vários veículos de comunicação – principalmente pelo garrote das dívidas. Nesta quarta-feira (16), o Ministério do Trabalho divulgou que o país registrou a criação liquida de 211.068 vagas formais em setembro – o melhor resultado deste ano. Como ficam os urubólogos que previam – ou torciam - o aumento do desemprego no Brasil?

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A greve contra o leilão do pré-sal

Por Altamiro Borges

O primeiro dia da greve dos trabalhadores da Petrobras, iniciada na madrugada desta quinta-feira (17), superou as expectativas mais otimistas. Segundo balanço da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e dos sindicatos filiados, ela paralisou refinarias, terminais, plataformas, campos de produção e unidades operacionais da estatal em todo o país. A categoria reivindica o cancelamento do leilão da área petrolífera de Libra, no pré-sal, marcado para a próxima segunda-feira (21), além de melhorias salariais e de condições de trabalho.

Viagens de Dilma incomodam a direita

Por Altamiro Borges

Numa ação conjunta e cronometrada, a mídia tucana e a oposição da direita – não se sabe quem é satélite de quem – deflagraram nesta semana uma ofensiva contra as viagens da presidenta da República. Se depender destes acovardados oposicionistas, Dilma Rousseff não sairá mais do Palácio do Planalto – nem para inaugurar as obras do seu governo ou andar de moto. Marina Silva continuará sendo tratada como presidenciável – apesar de se dizer vice – e Aécio Neves seguirá sendo blindado pela imprensa; já a presidenta deverá ficar quietinha no seu canto.

Liberdade de expressão sob fogo cerrado

Por Bruno Marinoni, na revista CartaCapital:

Nas denúncias apresentadas pelas sociedade civil aos “relatores especiais para promoção do direito à liberdade de expressão” da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), em breve passagem pelo Brasil, um aspecto do tema chama bastante a atenção: a violência que acompanha a privação desse direito.

A lorota da polarização PT x PSDB

Por José Dirceu, em seu blog:

Muito papel e muita conversa da mídia oposicionista sobre as eleições de 2014. A primeira é sobre o fim da polarização PT x PSDB, que estaria ocorrendo agora por causa da candidatura Eduardo Campos-Marina Silva. Ora, essa polarização não existiu em 1989 e nem nas eleições de 2002 e 2010.

"Príncipe da privataria" agita Brasília

Por Sônia Corrêa e Christiane Melo, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Um dos períodos mais sombrios da recente história brasileira, de desemprego, sucateamento e assalto ao patrimônio público e “a história secreta de como o Brasil perdeu seu patrimônio e Fernando Henrique Cardoso ganhou sua reeleição”, exposta na mais nova obra do escritor Palmério Dória, foi relatada durante o lançamento do livro “O Príncipe da Privataria”, em Brasília, na terça-feira (15), no Sindicato dos Bancários. A atividade marcou a abertura da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação no Distrito Federal.

Duas mulheres no segundo turno?


Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A cada nova pesquisa, desde o ano passado, duas candidatas consolidam suas posições: a presidente Dilma Rousseff na liderança e a ex-ministra Marina Silva vindo em segundo lugar, ambas bem à frente dos demais concorrentes.

Se as pesquisas estiverem certas, a pouco menos de um ano da eleição, e se houver segundo turno, o que hoje é improvável, o Brasil pode ser um dos primeiros países do mundo a ter duas mulheres disputando diretamente a Presidência da República.

O relato de um fotógrafo espancado

Por Mauro Donato, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um aumento de 172% nos casos de agressões, censura judicial e até assassinatos contra jornalistas é o que acusa o relatório para a Liberdade de Imprensa 2012-2013 da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). O período mensurado vai de outubro de 2012 a setembro de 2013.

O script das eleições de 2014

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não têm faltado os pretensos videntes de sempre a decretarem que estão ocorrendo mudanças substanciais no cenário político e econômico sob o qual ocorrerá, acima de qualquer outra, a eleição presidencial do ano que vem. Tais previsões pretendem anunciar conjuntura nova que, desta vez, teria potencial para, finalmente, apear o PT do poder.

Marina no PSB e o jogo do poder

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

O "golpe de mestre” de Marina Silva ao aderir ao PSB de Eduardo Campos comprova o quanto o Brasil necessita, urgente, de profunda reforma política.

As manifestações de rua, em junho, demonstraram que expressiva parcela da população, sobretudo jovens, não confia em partidos políticos. Estes se desgastaram devido à falta de fidelidade a seus princípios estatutários e programáticos.

Mais um escândalo no governo Alckmin!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O Cafezinho vem investigando uma série de indícios de irregularidades que estariam ocorrendo há anos no interior de uma das maiores estatais de São Paulo, a FURP, o laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado.

Segundo diversos funcionários contatados pelo blog, há uma crescente indignação interna com os desmandos, corrupção e negligência no órgão. Finalmente, os funcionários conseguiram se organizar e enviaram uma carta-denúncia ao Ministério Público, reunindo todos os indícios e evidências de corrupção que conseguiram obter.

Dez anos do combativo Intervozes

Por Antonio Biondi, no Observatório do Direito à Comunicação:

Dizem as boas pesquisas e consolidados bordões ligados à democratização da comunicação que 9 famílias controlam a mídia no Brasil, o que pode ser veiculado, assistido, acessado.

Hoje, pode-se dizer que não são mais exatamente 9 famílias - talvez sejam 7, podem ser 10. É preciso lembrar que figuras estrangeiras, por meios legais e outros nem tanto, também já reservam seu quinhão na comunicação brasileira. As empresas de telecom, após toda a generosidade que marcou as privatizações, também se assanham com outras belezas do mercado nacional. E até a equipe do Excelentíssimo Sr. Presidente dos Estados Unidos já tira a sua casquinha. Por outro lado, muito além do Cidadão Kane, nem tudo mais é controlado, distorcido, concentrado.

O protesto na Vivo pela internet livre

Por Deborah Moreira, no sítio Vermelho:

Mesmo debaixo de muita chuva, ativistas que defendem a liberdade na internet e denunciam o lobby das operadoras de telecomunicações (teles) no Congresso Nacional para alterar o texto do projeto de lei 2126/11, que institui o Marco Civil da Internet, realizaram em São Paulo o primeiro ato no país para chamar a atenção de todos para os novos modelos de negócios pretendidos pelas teles: quebrar o princípio da neutralidade (igualdade) e da privacidade na rede.

Chico Buarque é um ser humano

Por Renato Rovai, em seu blog:

Chico Buarque é um misto de santo e super herói para muitos da minha geração, da do meu pai e da minha filha. Chico é aquele cara do qual muitos de nós adoraríamos ter como amigo de cerveja ou de pelada. Hábitos que ele ainda cultiva. Dizem que Chico também foi o sonhado genro de muitos da geração do meu avô. E sonhado príncipe de muitas e muitos da geração da minha mãe, das minhas amigas e até de amigas da minha filha. O cara é realmente fueda, sendo direto e reto.

Desmilitarizar a polícia é prioridade

Por Virgínia Barros, no blog Viomundo:

Daqui a poucos meses, o golpe de Estado do dia 1º de abril de 1964, que deu início a 21 anos de ditadura militar no Brasil, completará meio século.

Embora pareça – felizmente – cada vez mais distante, o soco foi tão forte que, vez em quando, ainda sentimos falta de ar.

A “agenda do passado” de Aécio Neves

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, está desesperado. Além do incomodo causado pelo persistente José Serra, que até parece um bafômetro no seu encalço, ele agora foi descartado pela mídia – que é só holofotes para o casal Campos-Marina. Temendo ficar em terceiro lugar nas próximas pesquisas, o senador mineiro decidiu antecipar em quatro meses a apresentação do seu plano de governo – batizado de “agenda do futuro”. O título correto seria “agenda do passado”, já que ele prega o retorno ao destrutivo e rejeitado projeto neoliberal de FHC.

Lula aposta nas redes sociais

Por Altamiro Borges

Em mais uma cutucada na velha mídia, o ex-presidente Lula divulgou nesta quarta-feira (16) mensagem em que conclama a militância a ocupar as redes sociais para desmascarar as “acusações falsas” dos adversários políticos. A carta foi publicada em sua página no Facebook e também foi enviada para cerca de 500 mil endereços de e-mail cadastrados no site do PT. Vale conferir a íntegra do texto, que causou urticaria nos jornalões:

Justiça condena Ana Maria Braga

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

A apresentadora Ana Maria Braga – aquela do falido movimento “Cansei” e do colar de tomates – terá que indenizar em R$ 150 mil uma juíza que foi difamada em seu programa matinal na TV Globo. A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve nesta semana as condenações à estrela global e à poderosa emissora. Segundo o sítio Última Instância, ao criticar uma decisão judicial que garantiu liberdade provisória a um jovem que assassinou sua ex-namorada, Ana Maria Braga tratou a juíza "como se esta tivesse colaborado para a morte da vítima”.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A estranha ação dos mascarados

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Nesta terça-feira (15), Dia do Professor, outra bela manifestação dos profissionais da educação foi totalmente ofuscada pela quebradeira promovida pela milésima vez por um bando mascarado, de nítida inspiração fascista, que atende pela alcunha de black bloc. Nem na ditadura os manifestantes escondiam o rosto. Mas parte da esquerda teima em glamourizar e até enxergar papel anticapitalista e revolucionário na ação desses grupelhos. Embora já tenha ultrapassado todos os limites em termos de vandalismo e violência gratuita, os tais black blocs continuam gozando de inaceitável impunidade.

Aniversário de 12 anos da Cooperifa

Do jornal do Brasil de Fato:

Serão nove dias consecutivos de encontros, debates e apresentações artísticas de diversas linguagens na sexta edição da Mostra Cultural da Cooperifa que, neste mês, comemora 12 anos de atividades e resistência na periferia da zona sul de São Paulo.

Mascarados criminalizam a democracia

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Os protestos de junho de 2013 trouxeram a novidade das máscaras. É um debate importante, que mobilizou prós e contras em vários lugares. Cinco meses depois, os mascarados continuam em atividade, cada vez mais intensa.

As principais alegações a favor das máscaras envolvem argumentos simplórios.

Facebook e Twitter de olho na TV

Por Vanessa Thorpe, na revista CartaCapital:

Converse com seus vizinhos sobre seus hábitos de assistir televisão e provavelmente você descobrirá que, apesar de a gama de programas assistidos ser bastante estreita, os métodos para recebê-los variam muito de uma casa para outra. Algumas pessoas recebem seus programas favoritos através de consoles de games, às vezes baixando-os no computador; outras os assistem por meio de um equipamento como a Apple TV; algumas são clientes de satélite; outras se aferram insistentemente à chamada visão "linear" nos canais terrestres comuns, embora recebidos através de um sistema digital.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Campos deu carona ao escorpião?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Mesmo na política brasileira, onde o interesse pessoal, com tanta frequência, é o centro das razões políticas, é difícil entender porque Eduardo Campos entregou sua candidatura, de maneira tão evidente, às mãos de harpia de Marina Silva.

Aécio cobra o que nunca fez

Por José Dirceu, em seu blog:

Com suas falas editadas na mídia eletrônica, ou impressas nos jornais de uma forma que coincide com o que lhe é conveniente e interessa, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) continua a esconder, com apoio da mídia, a má situação fiscal de Minas, o endividamento do Estado e a má avaliação do governo Antônio Anastásia (PSDB), que ele elegeu em 2010 para sucedê-lo depois que seus oito anos de governo (2003-2010) deixaram a falência e o caos nas Alterosas.

Banqueiros babam com Marina

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Marina Silva sentou-se à direita da santíssima trindade dos mercados. Em amigável périplo pela mídia, a ex-senadora se declara uma convicta defensora do sacrossanto ‘tripé’. Que vem a ser uma espécie de enforcador à distância. Sendo o pescoço, a sociedade. E os mercados, a mão que controla a correia.

O embate entre Dilma e Marina

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

A campanha eleitoral começou para valer nesta segunda-feira, bem diferente das últimas três eleições presidenciais. Para quem estava habituado ao Fla-Flu entre o PT e o PSDB, a grande novidade é que o embate central de 2014 se dá agora entre duas ex-ministras do governo Lula: a presidente Dilma Rousseff, do PT, candidata à reeleição, e Marina Silva, da aliança da sua Rede Sustentabilidade com o PSB de Eduardo Campos, outro ex-ministro do primeiro governo petista.

Contagem regressiva do calote nos EUA

Por Flávio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Já começou a contagem regressiva. E pior do que uma bomba de hidrogênio, um míssil da Otan ou uma nave espacial em vias de explodir, o governo norte-americano está a menos de 48 horas de uma possível moratória ou pedido de falência.

Primeiro, uma observação semântica: embora tenha sido usada, a palavra “calote” aparece bem menos vezes, com muito menos ênfase, do que quando se trata de um país de terceiro mundo, emergente, ou o Brasil. “Calote” é muito depreciativo. Coisa de pobre, Grécia, América Latina, África.

A estranha visão de Joaquim Barbosa

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Para Joaquim Barbosa, os Estados Unidos são uma coisa vaga que atende, basicamente, a suas conveniências do momento.

Num congresso de jornalismo, ele citou os americanos ao se referir, mais uma vez, ao caso da funcionária que ele tentou retirar do STF por alegado conflito de interesses.

Um novo retrato da desigualdade social

Por Joseph Stiglitz, no sítio Outras Palavras:

Sabe-se perfeitamente hoje que as desigualdades de renda e riqueza na maior parte dos países ricos, e especialmente nos Estados Unidos, dispararam, nas últimas décadas e, de modo trágico, agravaram-se ainda mais desde a Grande Recessão. Mas e no resto do mundo? A distância entre os países está se reduzindo, à medida que potências econômicas como a China e Índia resgatam centenas de milhões de pessoas da pobreza? E no interior das nações pobres e de riqueza média, a desigualdade está piorando ou sendo reduzida? Estamos caminhando para um mundo mais igual ou mais injusto?

Bolsa Família ganha o "Nobel"

Editorial do sítio Vermelho:

Às vésperas de completar 10 anos, o Bolsa Família, criado no início do governo Lula pela lei 10.836 (9 de janeiro de 2004), recebeu, nesta terça-feira (15) mais um importante reconhecimento internacional – o Award for Outstanding Achievement in Social Security (Prêmio de Excelência em Segurança Social), atribuído pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA, na sigla em inglês).

Dia do professor é dia de luta

Por Marcos Aurélio Ruy, no sítio da UJS:

Os cerca de 2,5 milhões de professores brasileiros têm algo a comemorar: a sua luta em favor da educação ganhou as ruas. Juntamente com os estudantes, conseguiram mais verbas para a educação e neste momento lutam para a aprovação já do Plano Nacional de Educação, com objetivo de atingir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor c pra qualquer país que deseja um desenvolvimento nacional independente.

A lei do cão impera em São Paulo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Em setembro de 2012, a PM executou oito pessoas. Declaração do governador Geraldo Alckmin: “Quem não reagiu está vivo”.

O governador anda com escolta. PMs da ativa e aposentados, agentes penitenciários, funcionários de presídios, não. Quando Alckmin liberou geral, todos – de integrantes do PCC a oficiais da PM, de inocentes de periferia a agentes penitenciários – viram-se na linha de fogo.

O que é neutralidade de rede?

Ato contra a censura na internet

A polêmica sobre as biografias

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num país que não admite censura prévia, o pleito de artistas prestigiados para manter uma legislação que garante seu controle sobre a publicação de biografias não faz sentido.

A proibição tem base a lei 10.406, de 2002, que reúne artigos inaceitáveis. Ali se afirma que a“ exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais”.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Assinaturas pela mídia democrática


Mídia investigará seus patrocinadores?

Da revista Fórum:

A Vale e a Odebrecht são duas das empresas que estão patrocinando a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, que acontece no Rio de Janeiro até terça-feira (15). No entanto, o fato de as empresas serem acusadas de espionagem foi motivo de protesto de ativistas. “Mesmo com todas as denúncias sobre suas atividades ilegais, empresas como a Vale e a Odebrecht conseguem blindar suas imagens gastando milhões em patrocínios culturais, além de propagandas em jornais, TVs e revistas”, diz a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale.

Visão empresarial na educação do RJ

Por Gilka Resende, no jornal Brasil de Fato:

Para além dos problemas de conteúdo do Plano de Cargos e Salários da prefeitura do Rio de Janeiro, a professora de história Isabel Costa, que leciona no Grajaú, lembra que “não houve nenhuma democracia na aprovação dessa proposta”.

“Temos que deixar claro: nossa luta é por melhores salários, pela sobrevivência da carreira e contra a lógica empresarial que a prefeitura quer aplicar à educação pública”, reclamou.

Mídia e PCC: Para ler e desconfiar

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A Folha de S. Paulo noticia na edição de segunda-feira (14/10) que integrantes do grupo criminoso conhecido como PCC – Primeiro Comando da Capital planejam se infiltrar em manifestações para atacar policiais durante as correrias e atos de vandalismo que têm marcado os protestos de rua. A reportagem complementa uma série iniciada pelo jornal concorrente, o Estado de S.Paulo, na sexta-feira (11/10), na qual se apresentava um mapa da estrutura de comando da organização, que foi divulgado pelo Ministério Público Estadual.