sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Emprego cresce e desmente urubólogos

Por Altamiro Borges

Os urubólogos da mídia, com suas previsões catastrofistas sempre desmentidas pela realidade, estão cada vez mais desmoralizados. Eles só não perdem seus empregos porque defendem os interesses dos rentistas, que hoje comandam vários veículos de comunicação – principalmente pelo garrote das dívidas. Nesta quarta-feira (16), o Ministério do Trabalho divulgou que o país registrou a criação liquida de 211.068 vagas formais em setembro – o melhor resultado deste ano. Como ficam os urubólogos que previam – ou torciam - o aumento do desemprego no Brasil?


Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o resultado alcançado no mês passado é superior ao do mesmo período de 2012, quando foi registrada a criação de 150.334 postos de trabalho, e marca o melhor setembro desde 2010. No acumulado do ano, já foram criados 1.037.752 empregos com carteira assinada. O setor que mais criou vagas em setembro foi o de serviços (saldo líquido positivo de 70,6 mil empregos formais). Na sequência está a indústria de transformação (63,3 mil vagas) e o comércio (53,9 mil novos empregos).

“O desempenho favorável em setembro decorreu da expansão quase generalizada dos setores de atividade econômica, que, com algumas exceções, revelaram desempenhos mais favoráveis em relação aos registrados em setembro de 2012 e setembro de 2011”, explica a nota do Ministério do Trabalho. Nos últimos meses, os urubólogos da mídia garantiram que a economia brasileira caminhava para o abismo, o que resultaria em queda da produção e do comércio e causaria uma inevitável explosão do desemprego. Eles erraram feio, mais uma vez!

*****

Leia também:






0 comentários: