sexta-feira, 21 de março de 2014

Marco Civil e a força das teles

Por Felipe Seligman, no sítio da Agência Pública:

No dia 6 de novembro do ano passado, a bancada do PMDB, segunda maior da Câmara, se reuniu no Congresso Nacional para ouvir com exclusividade o que Eduardo Levy, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Telefonia (Sinditelebrasil), tinha a falar contra o projeto do Marco Civil da Internet, que já naquela época trancava a pauta da casa. Uma didática exposição concentrava as principais críticas sobre a tão falada neutralidade da rede e defendia a desnecessidade de um projeto sobre o assunto.

Venezuela: O próximo golpe dos EUA

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Acionado o botão de “start” da balcanização e do esfacelamento da Ucrânia - criando um novo problema para a Rússia em suas fronteiras que Putin está enfrentando resolutamente – as atenções da direita fundamentalista e do “establishment” militar e de “inteligência” dos Estados Unidos voltam-se agora para a Venezuela.

Carandiru, Claudia Ferreira e a polícia

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Mais dez policiais militares foram condenados, nesta quarta (19), pelas mortes de presos do quarto andar do Pavilhão 9 durante o Massacre do Carandiru. As penas foram 96 anos para todos, exceto de um, que recebeu 104 anos por já ter antecedentes. Eles vão recorrer em liberdade.

O júri não concordou com um dos argumentos da defesa, de que não havia outra forma de invadir o andar que não fosse chegar atirando.

Quem vai mover as turbinas do Brasil?

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

No momento em que o declínio industrial do país se transformou em preocupação dominante da agenda econômica, uma reportagem publicada na Revista Exame, de 9 de março último e outra do dia 10 de março, na ‘Defesa Aérea e Naval’, revista on line especializada em assuntos de Defesa, criada pelos jornalistas Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha, chamaram a atenção de Carta Maior.

Gushiken e o preço de uma tripinha

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A vitória da família de Luiz Gushiken numa ação contra a Veja é real mas precisa ser vista em sua devida medida.

Ao lado de outros ministros do governo Lula, em 2006 Gushiken foi acusado de possuir uma conta bancaria num paraíso fiscal. Entrou com uma ação na Justiça e, num primeiro momento, foi humilhado com uma multa de R$ 10.000. Em outra ação, que acaba de chegar ao fim, multa foi elevada para R$ 100.000.

Petrobras: a faca no pescoço de Dilma

Por Igor Felippe, no blog Escrevinhador:

A polêmica em torno da compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena (EUA) é mais uma ação dos setores conservadores para enfraquecer a força política da presidenta Dilma Rousseff, que demonstra a necessidade urgente de mudanças no sistema político no país.

Barbosa processa Noblat. Vingança?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Divirjo muitas vezes do jornalista Ricardo Noblat.

Quase sempre, aliás.

Muito menos aprecio a orientação política que ele assume em sua coluna em O Globo e eu seu blog, na mesma empresa.

Petrobras: Dilma agora vira alvo

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Até aqui, a figura da presidente Dilma Rousseff conseguiu se manter preservada do bombardeio de denúncias disparadas praticamente desde o primeiro dia do seu governo contra ministros, ministérios e empresas estatais. Nada atingia diretamente a presidente, mas apenas seus auxiliares, que foram sendo afastados um a um, enquanto a presidente se portava como uma rainha cercada de malfeitores por todos os lados.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Globo define jogos da Copa do Brasil

Por Altamiro Borges

Na terça-feira (18), a Justiça do Rio de Janeiro acatou pedido de liminar da Rede Globo e ordenou que o portal UOL, pertencente ao Grupo Folha, retire todas as postagens referentes ao reality show “Big Brother Brasil-14”. Em caso de desrespeito, ela fixou multa de R$ 100 mil por dia. Mesmo criticando a “censura sem precedente” e anunciando que irá recorrer, o portal acatou a decisão. Por coincidência – ou não – no mesmo dia o UOL postou uma notinha que confirma que a TV Globo não manda apenas no judiciário carioca. “CBF atende Globo e antecipa jogo do Palmeiras na Copa do Brasil”, alardeia o título, que confirma que a poderosa emissora também manda no futebol brasileiro. Será que a guerra das famiglias Marinho e Frias foi declarada e os podres agora virão à tona?

A semana do hip-hop em São Paulo

Itaú, Claro e Vivo serão punidos?

Por Altamiro Borges

Segundo pesquisa divulgada pelo Procon nesta semana, os grupos Claro, Itaú-Unibanco e Telefônica-Vivo lideraram pelo segundo ano consecutivo o ranking das empresas com mais reclamações da população de São Paulo em 2013. O grupo América Móvil - formado por Claro, Net e Embratel - ocupou a primeira posição da lista, com 2.246 reclamações fundamentadas (que não são solucionadas na etapa inicial do atendimento). Já o banco Itaú recebeu 1.897 queixas e a Telefônica/Vivo teve 1.536 reclamações. Em 2012, estas três companhias ocuparam exatamente as mesmas posições. Diante das inúmeras irregularidades constatadas, fica a pergunta do consumidor lesado: será que estas empresas, que obtêm lucros estratosféricos, serão punidas pelo governo?

Por uma internet igual para todos

Editorial do sítio Vermelho:

Uma análise publicada na última terça-feira (18) pelo comentarista Jânio de Freitas, na Folha de S. Paulo, joga luz sobre as razões da “rebelião” contra o governo por parte do PMDB que segue a orientação do líder na Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

Ela esconde, na verdade, entre outras coisas, a rejeição das grandes empresas de telecomunicações contra o projeto do Marco Civil da Internet.

A gota d’água de Alckmin

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Os tucanos estão desesperados. Não bastasse o trensalão, que arrasta para a lama todas as administrações tucanas em São Paulo, a começar pelo até então mitificado Mario Covas, agora os paulistas se vêem diante de um fiasco de proporções bíblicas, e causado exclusivamente por incompetência e má gestão.

Crianças no México vivem na pobreza

Por Federico Mastrogiovanni, no sítio Opera Mundi:

No Palácio de Bellas Artes, na Cidade do México, o teatro vai se enchendo para a última função de A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart. Uma família espera na fila quando o responsável pela sala os interpela a poucos metros da entrada. O motivo? O filho do casal, de três anos, é “pequeno demais” para estar ali. A poucos metros, na escada do palácio, uma indígena vende cigarros e chicletes. O filho dela, também de cerca de três anos, está com as mãos cheias de doces. Um policial se aproxima dele, compra chicletes, paga e se afasta.

"Marcha da Família" e a Idade Média

Do blog de Zé Dirceu:

Há exatos 50 anos, no dia 19 de março de 1964, São Paulo assistia à famigerada “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. E não é que agora, meio século depois do Golpe que eliminou a democracia e qualquer resquício de participação popular, amordaçou o país, e fez da tortura e do extermínio de seus opositores uma política de Estado, está programada uma reedição da Marcha, pedindo a volta dos militares ao poder?

Gilmar Mendes se afogará em silêncio?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Um mês e meio após o ministro Gilmar Mendes levantar suspeita de “lavagem de dinheiro” contra cidadãos que fizeram doações aos condenados petistas do julgamento do mensalão, finalmente os ofendidos, através deste que escreve, entregaram ao escritório de advocacia Alonso Freire Chryssocheris os documentos para que ingresse com interpelação do agressor.

O futebol e a cultura do atraso

Por Otávio Maia, no blog Esporte Fino:

De todos os numerosos sinais de atraso existentes no futebol brasileiro, um deles se mostra especialmente perverso: a capacidade de normalizar práticas e comportamentos absurdos. Só isso explica, por exemplo, que um comentarista de uma das redes de televisão mais populares do País use, sem nenhum constrangimento, apelidos homofóbicos para zombar da torcida rival.

A briga entre a Globo e a Folha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Quando as coisas vão bem, ninguém briga. Mas quando a crise bate, os ânimos ficam à flor da pele.

É este o pano de fundo para a decisão da Globo de proibir o UOL e alguns outros sites de cobrir o BBB 14.

Todas as audiências da Globo caem aceleradamente, sob o impacto da internet – incluída a do BBB.

EUA roubam reservas de ouro da Ucrânia


Por Michel Chossudovsky, no jornal Brasil de Fato:

Uma página de notícias russa na internet, a Iskra (Fagulha), com base em Zaporozhye, na Ucrânia do Leste, informou no dia 7 de março que “as reservas de ouro da Ucrânia haviam sido apressadamente transportadas por via aérea para os Estados Unidos a partir do Aeroporto de Borispol, a Leste de Kiev”.

Golpe de 1964: repressão e tortura

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Mateus Ramos, no sítio da Adital:

"É como se eles corrompessem sua alma, destruindo o que você tem de bom (...). Eles querem, através do massacre, da desumanidade, que você traia, que você rompa todos os vínculos que tem, como no caso que eu vi, de uma menina que entregou o próprio pai”.

O trecho acima faz parte de uma longa entrevista concedida por Maria do Carmo Serra Azul à Adital. Cacau, como é conhecida pelos amigos, é uma ex-presa política, que foi torturada nos porões do DOI-CODI, um dos órgãos repressores da ditadura militar brasileira.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Guerra do BBB: Globo derrota UOL

Por Altamiro Borges

Numa decisão inédita, a Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta terça-feira (18) que o portal UOL, pertencente ao Grupo Folha, retire todas as postagens sobre o reality show “Big Brother Brasil-14”. Ela acatou pedidos de liminar apresentados pela Rede Globo e pela empresa Endemol, que detêm os direitos do BBB. O UOL já informou que “tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão”, com base “no princípio inalienável do exercício da liberdade de expressão”. Mas a batalha jurídica será inglória. A famiglia Marinho parece dominar totalmente o judiciário carioca e não vacila em acioná-lo – seja para calar blogueiros ou até para humilhar parceiros comerciais (Globo e Folha são sócios na edição do jornal Valor). A decisão de ontem também afeta o portal Terra.

Câmara cede aos saudosos da ditadura

Por Altamiro Borges

Num gesto deprimente e revoltante, a mesa diretora da Câmara Federal decidiu abrir espaço na casa para homenagear os golpistas de 1964. Por solicitação do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), famoso defensor das torturas e assassinatos do período da ditadura, ocorrerá uma sessão para “comemorar os feitos” do golpe militar de 1964, que completa 50 anos em abril. Segundo relato da Folha de segunda-feira (17), a medida visa agradar “tantos os defensores quanto os críticos da ditadura” e “evitar uma saia justa, deixando espaço para ambos os lados”. Um verdadeiro absurdo, que mostra a fragilidade da democracia brasileira!

A revolução que não sai no jornal

Aporrea
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Que uma feira de livros inaugurada em Caracas, na semana passada, tenha atraído tanto ou mais público que um protesto contra Cuba marcado para o mesmo dia, pode soar estranho ao discernimento de quem se informa apenas pela mídia conservadora.

Mas foi exatamente o que sucedeu na última sexta-feira, como relata o economista Pedro Silva Barros, que passa a colaborar com Carta Maior diretamente da capital venezuelana.

Globo: Do golpe à censura hoje


Por Felipe Bianchi, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Do apoio ao golpe militar em 1964 ao sufocamento financeiro de blogueiros progressistas por meio de processos judiciais, as formas de censura praticadas pela Rede Globo serão tema de debate no dia 29 de março, a partir das 18h, na subsede dos Bancários de São Paulo. A atividade, promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e pelos blogs Viomundo e Conversa Afiada, contará com o 'Churrascão da Solidariedade', em apoio ao blogueiro Marco Aurélio Mello, autor de DoLadoDeLá.

As mudanças no Marco Civil da Internet

Por Hylda Cavalcanti, na Rede Brasil Atual:

Ainda não foi desta vez que governo e parlamentares chegaram a um acordo conclusivo sobre o Projeto de Lei (PL) referente ao Marco Civil da Internet. Porém, depois da última reunião do dia nesta terça-feira (18), realizada durante a noite, no Ministério da Justiça, as negociações ficaram mais próximas de um desfecho. No encontro, que não teve a presença de representantes do PMDB, ficaram definidas duas alterações no texto. A primeira retira a obrigatoriedade dos provedores de internet instalarem data centers para armazenamento de dados no Brasil. Na segunda, o Executivo ouvirá a Anatel e o chamado Comitê Gestor da Internet para elaboração de um decreto presidencial que vai regulamentar casos de exceções à neutralidade da rede.


EUA e democracia: discurso esfarrapado

Por Nicolas J.S. Davies, no sítio Outras Palavras:

Um velho clichê político repetiu-se, nas últimas semanas, na Ucrânia e na Venezuela – ainda que com roupagem nova. Em Kiev, um presidente corrupto, porém legítimo, foi deposto após meses de manifestações, comandadas por grupos neonazistas. Em Caracas, Leopoldo López, político de extrema-direita e um dos líderes do golpe de Estado de 2002, apoia-se em dificuldades do governo para pedir sua derrubada antidemocrática. Nos dois casos, os Estados Unidos têm interesse geopolítico claro na queda dos governantes e agiram (agem, na Venezuela) para provocá-la.

A Folha e a água na lama em SP

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Pela manhã, nesta terça-feira (18/março), a manchete principal da “Folha online” eram os problemas no Itaquerão – o estádio da abertura da Copa. Ok, há problemas nos estádios para a Copa. Mas reparem: o risco no Itaquerão não é faltar arquibancada, iluminação, vestiário, gramado… Não. Vejam o que diz a reportagem da “Folha”:

Quem mais matou Dona Cláudia?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A filha de Cláudia Ferreira da Silva, a mulher duas vezes assassinada - a tiros e ao ser arrastada como um farrapo pelo carro da polícia - por policiais militares no Rio , disse que os PMs a “acusaram” de ter dado um copo de café a “um bandido”.

Sejamos honestos: seu brutal assassinato está chamando a atenção do país porque se filmou a queda de seu corpo do carro dos policiais e a cena dantesca de sua segunda morte.

terça-feira, 18 de março de 2014

Novos empregos: é a “crise” da Dilma

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Brasil dobra criação de empregos formais em fevereiro".

Não sou eu quem está dizendo, mas a Folha. Só que se engana quem imagina que esta é a manchete do jornal. Nem saiu na primeira página. A notícia mais importante para os trabalhadores brasileiros saiu num pé de página do caderno Mercado.

Já está em curso a batalha de 2014

Editorial do sítio Vermelho:

Os embates políticos que se revelaram intensos neste início de ano legislativo, as tensões entre partidos da base de sustentação do governo, as movimentações das principais lideranças oposicionistas, as campanhas da mídia monopolizada para criar artificialmente um clima negativo no país - fatos que têm caracterizado a cena política durante as duas últimas semanas - são reveladores de que o Brasil está diante de uma encruzilhada política. Já está em curso uma aguda e intensa a luta política.

Folha, TV Cultura e a marcha golpista

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Os contribuintes de São Paulo estão pagando para que a TV pública do estado, a TV Cultura, divulgue a Marcha da Família. O evento é organizado por golpistas e terroristas assumidos, embora a TV os tenha pintado com tintas graciosas.

O tal Bruno Toscano, que ganhou destaque no jornal impresso, no UOL, e agora é estrela da TV Cultura, tem longa ficha criminal.

Dirceu é a unha encravada da Veja

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por João Baptista Pimentel Neto, no sítio Diálogos do Sul:

A perseguição da revista Veja contra o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, ao que tudo indica não respeita quaisquer limites. Pelo menos é isso que constatamos após a leitura da “matéria jornalística” José Dirceu – A Vida Na Prisão, publicada na edição 2365, que certamente por conta da importância atribuída ao tema pela direção da publicação é também o principal destaque de capa da referida edição.

Mídia: Três documentos, uma diretriz

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

Três documentos de origem e natureza diversas – uma lei, o resultado de uma ampla investigação presidida por um Juiz e um relatório produzido por grupo de especialistas de alto nível, estão reunidos neste livro. Todos, no entanto, além de serem atuais, têm em comum uma única preocupação: assegurar as condições mínimas para o exercício do direito à comunicação por parte das cidadãs e dos cidadãos de seus respectivos países.

TV Cultura divulga marcha golpista

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Os desmandos e a ingerência política dos governos de São Paulo na TV Cultura ao longo dos vinte anos – a se completarem em 1º de janeiro de 2015 – durante os quais o PSDB governa o Estado são bastante conhecidos e só não geram inquérito a partir do Ministério Público estadual por conta do aparelhamento desse órgão por esse grupo político.

Reportagem da Veja é antijornalismo

Do blog de Zé Dirceu:

“A matéria publicada na revista ‘Veja’, na verdade, é a demonstração cabal do antijornalismo.”

A declaração acima é do advogado José Luis Oliveira Lima, defensor do ex-ministro José Dirceu. Ele comentou a reportagem da revista publicada neste fim de semana sobre inexistentes regalias que Dirceu estaria recebendo na prisão.

O racismo entra em campo

Por Miguel Martins, na revista CartaCapital:

Um dia a máscara cai. Pode até desbotar, como a base de pó de arroz aplicada ao rosto de Carlos Alberto, jogador do Fluminense na década de 1910. Em uma partida contra o América do Rio de Janeiro, o atleta mulato foi alvo da torcida adversária quando o suor derreteu seu disfarce de “respeitável homem branco”, condição exigida para atuar nos campos de um Campeonato Carioca elitizado, frequentado por moças e rapazes da alta sociedade. Quando a moda ludopédica se espalhou pelas favelas e subúrbios cariocas, o escritor Lima Barreto, mulato e avesso aos circuitos aristocráticos, criticou a coqueluche importada “por intermédio dos arrogantes e rubicundos caixeiros dos bancos” do Reino Unido. Não teve tempo de acompanhar as diabruras de Maravilha Negra, Diamante Negro e Pelé, entre tantos craques de pele escura que reinventaram o jogo bretão.

Serra e Barbosa desprezam a Justiça

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

José Serra e Joaquim Barbosa, ex-grandes esperanças brancas, acabam de dar demonstrações eloquentes de descaso com a Justiça. Um velho amigo acupunturista os definiu como legítimos malandros agulha, com o que não concordei.

As "supostas irregularidades" na Papuda

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Ao pedir o afastamento de seis procuradoras da Papuda, a Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário coloca a questão essencial. Cabe apurar a atividade de quem é acusado de tentar criar um clima artificial de insegurança no presídio, a partir de denuncias que não são provadas e acusações que ninguém sustenta. Este comportamento gera um ambiente político capaz de impedir que os presos da AP 470 tenham acesso a direitos assegurados por lei e mais do que nunca confirmados pelo STF depois da votação dos embargos infringentes. Reportagens tendenciosas da imprensa, que estigmatizam os presos, são lamentáveis. Mas ações que atingem direitos reconhecidos em lei, como o regime semiaberto, são inaceitáveis e devem ser repelidas por todo cidadão com convicções democráticas.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Futebol e a corrupção na mídia

Por Altamiro Borges

O jornalista Bob Fernandes publicou na sexta-feira (14), no sítio "Terra Magazine", uma bombástica entrevista com o atual presidente do Esporte Clube Bahia, Fernando Schmidt. Entre outros temas, o cartola aborda um verdadeiro tabu: o das relações promíscuas entre os clubes, as empresas de mídia e os repórteres esportivos. Ele não dá nome aos bois, mas confirma que a sujeira neste campo é pesada. Num país em que a Rede Globo comanda esta paixão nacional, inclusive impondo os horários das partidas, a entrevista até que poderia servir para investigar mais a fundo estas sinistras relações. 

Mídia perdida: 260 mil novos empregos

Por Altamiro Borges

Nas manchetes dos jornalões e nos ácidos comentários dos telejornais, o Brasil parecia prestes ao total colapso. A crise econômica já seria uma realidade e as demissões iriam disparar. Na tarde desta segunda-feira (17), porém, o Ministério do Trabalho divulgou os dados sobre o saldo dos empregos com carteira assinada em fevereiro passado: 260.823. O resultado é o segundo melhor para o mês da série histórica, sendo superado apenas por fevereiro de 2011 – quando o saldo foi de 281 mil vagas. Diante desta excelente notícia, os urubólogos da mídia estão desnorteados. Eles talvez temam pelo seu próprio emprego e por seus régios salários, já que só falam besteiras sobre a economia. Suas previsões não batem com a realidade.

Os jornais e o golpe militar de 1964

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Venício A. de Lima, no sítio Carta Maior:

In memoriam de João Baptista Franco Drummond (1942-1976)

Apesar de quase cinco décadas já haverem se passado, ainda existem aspectos a ser esclarecidos sobre a participação da mídia no golpe de 1º de abril de 1964. Que os principais grupos empresarias do setor apoiaram e articularam a deposição do presidente João Goulart está suficientemente documentado. Que eles conclamaram os militares a intervir na ruptura do processo democrático, idem [cf. nesta Carta Maior, “A grande mídia e o golpe de 64”].

PCC e a jogada eleitoral de Alckmin

Por Gisele Brito, na Rede Brasil Atual:

Desde o dia 27 de fevereiro, parte da imprensa dá detalhes de um plano de fuga de quatro líderes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre eles Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. Bandidos treinados para pilotar helicópteros iriam fazer o resgate. A história veio a público graças ao vazamento de uma investigação das polícias Civil e Militar e do Ministério Público de São Paulo. Após a revelação, o governo estadual pediu a transferência dos nomes investigados para o Regime de Detenção Diferenciado (RDD), onde os presos ficam 22 horas diárias em solitárias durante 60 dias. Para especialistas em segurança pública e comunicação ouvidos pela RBA, o estardalhaço em torno da suposta fuga fortalece a "marca" do PCC e é motivado pelo ano eleitoral.

Disputa eleitoral engole internet livre

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Bia Barbosa, no Observatório do Direito à Comunicação:

Atravessamos mais uma semana de debates na Câmara dos Deputados sem conseguir colocar o texto do Marco Civil da Internet em votação. Muita gente sequer entendeu como e por que, desta vez, foi o governo que pediu a retirada do projeto de pauta. Afinal, Dilma não apenas solicitou, em setembro de 2013, urgência constitucional para a votação do MCI – que obriga a Câmara a votá-lo para poder avançar em outras pautas – como também defende o atual relatório do deputado Alessandro Molon (PT-RJ). O problema é que o Marco Civil, como já ocorreu com vários outros projetos importantes para o país, entrou no redemoinho da disputa eleitoral de 2014.

Venezuela enfrenta "guerra econômica"

Por Luciana Taddeo, de Caracas, no sítio Opera Mundi:

Entre as casas humildes do 23 de Janeiro, comunidade popular de Caracas, trabalhadores erguem durante a manhã moradias no terreno cedido pela dona de uma casa demolida. Em breve, ela e duas outras famílias irão receber residências em melhores condições.

A maioria desses operário largou o emprego anterior e todos trabalham na brigada de construção de moradias e infraestrutura, em um dos projetos da Comuna El Panal 2021, que já construiu mais de uma dezena de moradias, substituiu metros de tubulação de esgotos e atua na construção de áreas esportivas.

Mentiras sobre o Marco Civil da Internet

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Estão circulando mensagens pela rede acusando o projeto do Marco Civil de querer implantar a censura e o controle do governo sobre a internet no Brasil.

Peraí, de que trem você tá falando, japonês? Vamos recapitular: a Câmara dos Deputados, novamente, está para votar esse projeto de lei que tende a ser um divisor de águas entre a internet que hoje conhecemos e o que querem fazer dela as operadoras de telecomunicações no Brasil. O documento é uma espécie de “Constituição'' da internet, uma carta de princípios que prevê os direitos dos usuários e deveres das prestadoras de serviço e do Estado.

Sobre crianças e mentes colonizadas

Por Lais Fontenelle, no sítio Outras Palavras:

No dia 15 de março comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor. Nessa mesma data, em 1962, o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao congresso norte-americano chamando atenção da sociedade para garantias básicas, até então pouco conhecidas e negligenciadas como o direito de proteção contra propagandas e embalagens fraudulentas, o direito de escolha e informação frente aos produtos e o direito de ser ouvido.

FHC vice de Aécio: o exorcismo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da coluna de hoje de Ricardo Noblat:

“ESTA PODERÁ vir a ser a eleição dos vices. Aquela onde o peso deles valerá tanto ou mais do que o peso dos candidatos a presidente. Na revista “Época” desta semana, o repórter Diego Escosteguy revela que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso talvez seja candidato a vice na chapa de Aécio Neves. FH de vice era um sonho alimentado por Aécio, apenas um sonho. Deixou de ser.


As bodas de sangue do golpe de 1964

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Estamos às vésperas dos 50 anos do golpe civil-militar de 1964. Para muita gente, entre eles o ministro Marco Aurélio Mello do STF, isso “foi um mal necessário”.

Com o discurso falacioso de que estava em construção no Brasil um “golpe comunista”, setores da elite nacional, em conluio com o Departamento de Estado dos Estados Unidos e CIA, mais o comando dos militares à época impuseram o fim da democracia no país.

Dirceu e o ódio da Veja

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Renato Rovai, em seu blog:

A capa de Veja desta semana repete a fórmula que a levou a ser processada por Luis Gushiken e cujo resultado foi proferido na última semana, uma condenação de 100 mil reais à família do ex-deputado, que não poderá tirar proveito da vitória por ter falecido em setembro do ano passado.

O mundo de Demétrio Magnoli

Por Thomas de Toledo, no sítio Vermelho:

Em artigo publicado no site da Folha de São Paulo no último sábado (15), intitulado “O mundo de Putin”, o comentarista da Globo, Demétrio Magnoli, aparenta viver em seu próprio mundo. No mundo que acredita existir, o “Ocidente” é um padrão ilibado de moral e promotor altruístico da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. Mas a “civilização ocidental” que alcançou o “fim da história”, infelizmente sempre tem que lidar com párias.