segunda-feira, 17 de março de 2014

O mundo de Demétrio Magnoli

Por Thomas de Toledo, no sítio Vermelho:

Em artigo publicado no site da Folha de São Paulo no último sábado (15), intitulado “O mundo de Putin”, o comentarista da Globo, Demétrio Magnoli, aparenta viver em seu próprio mundo. No mundo que acredita existir, o “Ocidente” é um padrão ilibado de moral e promotor altruístico da liberdade, da democracia e dos direitos humanos. Mas a “civilização ocidental” que alcançou o “fim da história”, infelizmente sempre tem que lidar com párias.

No caso do artigo citado, o problema é a Rússia e sua reação à crise na Ucrânia. Segundo o comentarista, o chefe do Kremlin acredita que o “Ocidente entrega-se noite e dia a conspirar contra a Rússia”. O que teria Demétrio a comentar sobre o escudo antimísseis de Bush e Obama, que vai sendo construído ao redor a Rússia? Seria uma abstração imaginar que as centenas de bases militares da Otan no Leste Europeu, no Oriente Médio, na Ásia Central e no Sudeste Asiático, todas cercando a Rússia, possam oferecer algum perigo real ao país? O que diria da expansão da Otan, que ameaça chegar às fronteiras russas com a Ucrânia e a Geórgia?

No mundo de Magnoli, a Rússia deveria colaborar com a União Europeia para estabilizar a Ucrânia e assim se livraria de seu fardo imperial. Insinua que o que ocorreu nesse país foi uma insurgência revolucionária. Talvez o comentarista desconheça que ao longo de toda a Guerra Fria e ainda hoje, os Estados Unidos operam golpes para atender a seus interesses econômicos e geopolíticos. Parece que a gravação de uma conversa da embaixadora dos Estados Unidos, dizendo terem investido US$ 5 bilhões nesta operação na Ucrânia, nunca existiu. Ora, se já está mais do que reconhecido que os Estados Unidos e a União Europeia financiaram grupos políticos e meios de comunicação ucranianos, de quem seriam, portanto, os delírios imperiais?

Mas tem mais novidades no mundo de Magnoli. Ao afirmar que o presidente russo enxergou fantasmas das forças invasoras da Alemanha nazista, será que Magnoli não sabe que partidos nazifascistas como o Svoboda e o Setor à Direta estão agora controlando o poder na Ucrânia? Por acaso, tomou conhecimento de que gangues armadas estilo SS têm cometido ataques a judeus, ciganos, russos e a todas as “raças” odiosas listadas por Hitler? Saberia Demétrio que partidos de esquerda foram banidos do parlamento, suas sedes destruídas e seus membros estão sendo perseguidos pelo atual regime, nos moldes do III Reich?

Talvez Putin realmente não tivesse que se preocupar ao ver o parlamento do regime golpista votando pelo fim da língua russa como o segundo idioma da Ucrânia, da mesma forma que deveria assistir calado a gangues neonazistas perseguirem cidadãos russos no país. Será mesmo, Demétrio Magnoli?

Assim, Magnoli mostra aos leitores o seu exemplar mundo “Ocidental”. Um mundo no qual os Estados Unidos e a União Europeia bombardeiam, invadem e ocupam a Iugoslávia, o Afeganistão, o Iraque e a Líbia para levarem a liberdade, a democracia e defenderem os direitos humanos. Neste mundo de Demétrio, o que ameaça a paz mundial não é a sanha imperialista dos países da Otan pelo controle de rotas comerciais, poços de petróleos, jazidas de gás e recursos naturais, à custa de guerras e golpes de Estado. O que ameaça o mundo é a sanha “imperial” de Putin ao assegurar aos russos o direito à vida em uma Ucrânia onde pela primeira vez após a 2ª Guerra Mundial, o nazifascismo retorna ao poder.

* Thomas de Toledo é professor de Relações Internacionais da Unip e secretário geral do Cebrapaz.

1 comentários:

Anônimo disse...

Pelo o que vê um bom salário em certas pessoas fazem esquecer a moral e a lógica das coisas. Quem sabe que aquelas notas de real da Globo desse seu gordo salário são banhadas de ouro, mas banhadas com o ouro do banco central da Ucrânia, pois o ouro ucraniano foi removido por via aérea, às 2 horas da madrugada, a partir do aeroporto principal, Borispil, em Kiev, e foi transportado para Nova York – sendo o presumível destino o New York Federal (o destino das reservas de ouro da Líbia/Afganistão/Iraque foram surrupiadas pelos EUA da mesma forma). Então sr. Demétrio, o senhor está lendo um mundo de cabeça para baixo, igual ao sr. Bush naquela escolinha em 11/set.