sábado, 10 de maio de 2014

Datafolha não desiste do "Volta Lula"

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Lula já repetiu mil vezes que não será candidato e fará campanha pela reeleição de Dilma. Lula e o PT já fizeram dois encontros nacionais para formalizar apoio à reeleição da presidente. Não tem jeito. A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, coloca novamente o nome do ex-presidente na lista e praticamente sugere a troca de candidatos do PT. O instituto de pesquisas do jornal Folha de S. Paulo perguntou aos eleitores quem deveria ser o candidato do PT e 58% apontaram o nome de Lula. Entre os petistas, este índice chega a 78%.

A decisão ilógica e cruel de Barbosa

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Do blog de Zé Dirceu:

Há muitos anos os Tribunais brasileiros, em especial o Superior Tribunal de Justiça (STJ), entendem perfeitamente cabível a concessão de trabalho externo para o preso condenado ao regime semiaberto.

É uma questão jurídica pacificada, não existe controvérsia. Como prova, basta observar que o Procurador-Geral da República Dr. Rodrigo Janot, os representantes do Ministério Público do Distrito Federal e os juízes da Vara de Execuções Penais de Brasília, todos, sem exceção, concordaram que os presos da Ação Penal 470, condenados ao semiaberto, pudessem exercer imediatamente o direito ao trabalho externo.

PSB e PSDB rompem namoro

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A entrevista de Marina Silva à Folha, dizendo que Aécio Neves não tem condições de vencer o PT num eventual segundo turno, trouxe à tona uma nova realidade política. Segundo a Folha, a entrevista foi combinada com a cúpula do PSB, a qual, por sua vez, ainda não engolira uma intervenção de Aécio num fórum na Bahia, dizendo que “não via Campos como adversário”.

Qual o sentido dos protestos na Copa?

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

O sentido politico de qualquer fenômeno - uma greve, uma eleição, uma mobilização popular - só é possível de ser captado pela sua inserção na totalidade que o encerra. Até a própria análise da trajetória de um partido - segundo as indicações do Gramsci - não é dado por sua vida interna - que seria uma visão sectária, auto referente -, mas pela relação que esse partido tem com a totalidade da realidade social em que ele está inserido.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O mundo é perigoso, o tempo exige luta

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Charles Hagel, defendeu nesta terça-feira (6) a política intervencionista de seu país em diferentes partes do mundo e criticou os que preferem ver Washington menos envolvido em conflitos internacionais.

Senado francês veta milho transgênico

Do jornal Brasil de Fato:
Os senadores franceses adotaram definitivamente nessa segunda-feira (5) uma proposta de lei apresentada pelo Partido Socialista que proíbe a produção de milho transgênico na França. O mesmo texto já havia sido aprovado pela Assembleia Nacional. O texto foi aprovado por 172 votos a favor e 147 contra.

O Ocidente e a violência na Ucrânia

Jorge Alaminos/Rebelión
Por Mauro Santayana, em seu blog:

Com o controle da informação do que sai a propósito da Ucrânia nas mãos dos Estados Unidos e da União Europeia, muitos dados sobre a escalada da violência, naquele país, têm sido olimpicamente ignorados, ou intencionalmente ocultados, pela mídia “ocidental”.

José Serra e o laboratório do doleiro

Por Diego Sartorato, na Rede Brasil Atual:

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (7) requerimento para investigar os contratos fechados pelo Ministério da Saúde com o Labogen, laboratório investigado pela Polícia Federal na Operação Lava a Jato por servir a esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas comandado pelo doleiro Alberto Youssef, preso desde março em Curitiba acusado de envolvimento em movimentação ilegal de até R$ 10 bilhões.

Datafolha: dado preocupante para Dilma

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Um dado bem ruim da pesquisa Datafolha, apontado pelo Antônio David - para quem acredita em pesquisa.

Em caso de segundo turno, Dilma tem 43% entre os entrevistados de renda familiar de 2 a 5 salários mínimos, contra 39% de Aécio Neves. Ou seja, empate técnico.

Eduardo Campos e os lucros do Itaú

Por Altamiro Borges

O site Infomoney, dedicado aos rentistas, noticiou nesta semana que Eduardo Campos deseja indicar o chefão do banco Itaú-Unibanco, Roberto Setúbal, para o cargo de ministro da Fazenda, caso seja eleito presidente da República. Se for verdadeira, esta intenção visa seduzir os poderosos banqueiros – inclusive nesta fase de arrecadação da campanha –, que sempre tiveram maior afinidade com os tucanos. Se for verdadeira, ela também confirma que a conversa sobre a “nova política” é pura balela para enganar os inocentes. O PSB, que já estuda ceder ao deus-mercado e retirar o socialismo do seu programa, entregaria um dos principais ministérios ao presidente de um dos maiores bancos do país.

Dom Tomás, o bispo dos excluídos

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Frei Betto, no site da Adital:
Em fevereiro de 1973, na Penitenciária de Presidente Venceslau (SP), misturados a presos comuns, cinco presos políticos - frei Fernando de Brito, Maurice Politi, Ivo Lesbaupin, Wanderley Caixe e eu - fomos castigados, com quinze dias de isolamento em celas individuais, por demonstrar solidariedade ao sexto preso político, Manoel Porfírio, que sofrera punição injusta.

José Dirceu e a tortura moral

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A notícia de que uma das filhas de José Dirceu furou a fila da Papuda para encontrar-se com seu pai tem a relevância de um episódio menor numa grande tragédia.

Ninguém precisa ter compromisso com erros e deslizes.

Quaisquer que sejam as falhas e faltas cometidas neste caso, que ainda aguarda esclarecimentos maiores, é preciso distinguir o principal do secundário, o que é certo do que é absurdo.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Aecistas rejeitam Serra na vice

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, a mídia tucana soltou rojões para uma possível dobradinha Aécio-Serra nas eleições presidenciais. Eliane Cantanhêde, colunista da Folha sempre empolgada com a “massa cheirosa” do PSDB, não escondeu a sua alegria. Seria a chapa dos sonhos dos neoliberais, que ajudaria a cicatrizar as sangrentas bicadas tucanas e ainda uniria Minas Gerais e São Paulo. Mas, pelo jeito, a manobra pragmática ainda não deu muito certo. Segundo a jornalista Julia Duailibi, no site do Estadão desta quinta-feira (8), “as especulações envolvendo o nome do ex-governador José Serra para vice na chapa do presidenciável Aécio Neves não têm grande receptividade entre os aliados do senador mineiro”.

CPI dos pedágios e a sujeira tucana

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No último ano do atual mandato do governador Geraldo Alckmin finalmente a oposição conseguiu aprovar sua primeira CPI, a dos pedágios. Parece mentira, mas, em quase quatro anos, a oposição ao governo paulista na Assembleia Legislativa jamais conseguiu aprovar uma CPI que a situação, ou melhor, que o Palácio dos Bandeirantes não quisesse ver instalada.

Linchadores por todos os lados

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Nas edições de quinta-feira (8/5), os jornais seguem dando repercussão ao linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, trucidada no sábado (3/5) por uma multidão no bairro de Morrinhos, município de Guarujá, litoral paulista. O leitor encontra referências à investigação policial e declarações do criador da página do Facebook que teria espalhado o boato sobre uma suposta sequestradora de crianças, tido como o motivo do crime.

Sheherazade é, sim, sócia da barbárie

Por Renato Rovai, em seu blog:

Valmir Dias Barbosa foi detido no bairro Morrinhos, a mesma região onde Fabiane Maria de Jesus foi brutalmente espancada até a morte, no Guarujá, litoral de São Paulo. Ela foi vítima de uma brutalidade insana. E ele em boa medida vítima do ódio distribuído em pílulas diariamente pela mídia tradicional por pessoas como a apresentadora Rachel Sheherazade, que ainda é âncora do Jornal do SBT e que estava de namoro com a Band para ir ganhar 350 mil reais por mês para voltar a incentivar a violência numa outra concessão pública.

Dilma, enfim, quer Ley de Medios

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

No comício da Convenção do PT, o Lula e o presidente do PT, Rui Falcão, defenderam enfaticamente uma Ley de Meios.

Aos gritos da plateia: “o povo não é bobo”, “a verdade é dura…” e “é o PiG!”.

A Dilma, ali, nada.

Caro senador Aloysio: não perca a cabeça

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Caro senador, essa “carta” é escrita sem rancor nem ironia. O senhor provavelmente nem me conhece. Escrevo depois de vê-lo agredir verbalmente um blogueiro que tentou entrevistá-lo na última terça-feira, no Congresso. O senhor xingou o rapaz, avançou contra ele, e depois tentou se justificar nas redes sociais, dizendo que ele era um “ex-assessor do PT”. Aqui um tweet do @Aloysio_Nunes: “acha que um senador de oposição pode ser ofendido por um ex-assessor do PT? Acha que não há câmeras no Senado?”

A “garrafinha de papel” do tucano

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Muito curiosa a reação da Folha de S. Paulo, querendo atribuir a este rapaz, Rodrigo “Pilha” Grassi, “culpa” pelo completo destempero do senador Aloísio Nunes Ferreira, que o mandou para a “puta que o pariu” e outras ‘cositas más” por perguntas de que não gostou.

Pobres sofrem mais com falta de água

Da revista CartaCapital:

Desde que o Sistema Cantareira começou a registrar sucessivos recordes negativos de nível de água, o discurso é o mesmo: o governo do Estado nega que haja ou que seja necessário fazer qualquer racionamento em São Paulo. E quem mora no Morumbi, Jardins ou Higienópolis, bairros ricos da capital paulista, não precisa se preocupar. Pelo menos por enquanto o problema afeta, principalmente, os pobres da cidade ou da região metropolitana.

Os boatos na internet e a intolerância

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"Você já viu o que está circulando na internet? Tem foto e tudo. Estou com medo de deixar filho meu sair de casa"

"Vi agora no Facebook que vai faltar água e luz, a inflação vai explodir, a coisa está feia".

O discurso “sheherazade” do Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Interfono e peço para o zelador colocar os jornais no elevador, como sempre faço. Quando os recolho e os trago para casa, mal consigo reconhecê-los, porque há uma capa “promocional”, tanto no Globo quanto no Valor. Propaganda dos Correios, que está promovendo sua nova marca.

A matéria principal no Globo é o linchamento de uma moça em Guarujá, São Paulo, por um crime que ela não cometeu, após a divulgação de um falso boato pela internet.

Eleições 2014: Ganhar para avançar

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Emir Sader, no site Carta Maior:

O que se está esgotando não é o governo do PT, mas sua primeira fase. A prioridade das políticas sociais é amplamente vitoriosa, foi e continua sendo a responsável pelo imenso processo de democratização social por que passa o Brasil desde 2003. É assim que diminuímos a exclusão social, a desigualdade, a pobreza e a miséria – objetivo fundamental de um país que sempre carregou esses carmas -, mesmo em meio a uma profunda e prolongada recessão internacional.

Disputa esquenta: Marina ataca Aécio

Do site Vermelho:

Já era previsível, porque são inexoráveis as leis do pragmatismo em disputa eleitoral polarizada e numa conjuntura em que a derrota da oposição é o resultado mais previsível. A coalizão PSB-Rede-PPS de Eduardo Campos decidiu mandar Marina Silva bater no PSDB e em Aécio Neves.

Lula confirma presença no IV BlogProg

Por Altamiro Borges

O ex-presidente Lula estará presente no IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio em São Paulo. Sua participação foi confirmada pela assessoria do Instituto Lula nesta quinta-feira. Logo na manhã de sexta-feira (16), o ex-presidente deverá tratar de vários temas, como o papel da mídia tradicional, as eleições de 2014 e a importância do ativismo digital. A decisão de convidá-lo foi tomada pela comissão nacional do movimento dos "blogueiros progressistas" - nascido em agosto de 2010 e também batizado de "BlogProg".

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pochmann debate "mito da classe média"


Do site da Boitempo Editoral:

No dia 8 de maio, quinta-feira, às 19h, a Boitempo Editorial realiza em São Paulo o primeiro debate de lançamento do novo livro do economista Marcio Pochmann, O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, e integra o ciclo Democracia na história promovido pela Biblioteca Mario de Andrade.

Os filhos de Reinaldo e Sheherazade

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Alguém tem que matar esse cara!!! Tá na hora de invadir a casa desses políticos e matar todo mundo!!! Eu vou ficar e organizar tudo pela net. Preciso de voluntários para fazer o serviço sujo.”

Este é um comentário que um leitor do G1, da Globo, postou numa reportagem que contava que Genoino decidira recorrer ao plenário do STF contra a decisão de Joaquim Barbosa de devolvê-lo à Papuda.

O que ameaça os tucanos

Por André Barrocal, no site da Fundação Mauricio Grabois:

No primaveril domingo de 5 de outubro, 140 milhões de brasileiros estarão aptos a ir às urnas. Um a cada três vai votar em São Paulo ou em Minas, as maiores massas eleitorais do País. São estados sob controle do PSDB há longo tempo, fato aparentemente destinado a garantir a sobrevivência do partido e a sustenta-lo como principal força anti-PT. Mas a vida do tucanato em seus bastiões já foi mais fácil. Às vésperas da campanha, seus postulantes aos governos locais estão enrolados em acontecimentos do presente e do passado que exigirão um bocado de esforço verbal e propagandístico para não contaminarem o humor do eleitorado.

Petrobras é motor do desenvolvimento

Por Luiz Alberto, no site da Fundação Perseu Abramo:

De forma recorrente, os neoliberais capitaneados pelo PSDB e DEM (ex-PFL) atacam a Petrobras, empresa-símbolo da soberania nacional surgida de uma longa luta da sociedade brasileira. São os mesmos que atacaram a campanha “O petróleo é nosso”, que resultou na criação da estatal, com sangue, suor e lágrimas do povo brasileiro. São os entreguistas, os agourentos e subalternos aos interesses estrangeiros, os oligarcas submissos aos ditames das empresas de petróleo estrangeiras que estão de olho no pré-sal e são contrárias ao regime de partilha. Preferem, como quer o PSDB, o sistema de concessão, que não serve ao povo brasileiro nem aos interesses nacionais.

Repórteres Sem Fronteiras: 25 verdades

Por Salim Lamrani, no site Opera Mundi:

A organização francesa pretende apenas defender a liberdade de imprensa. Na verdade, por trás da nobre fachada, se esconde um agenda política muito precisa.

1. Fundada em 1985 por Robert Ménard, Jean-Claude Guillebaud e Rony Brauman, a Repórteres sem Fronteiras tem como missão oficial “defender a liberdade de imprensa no mundo, isto é, o direito de informar e ser informado, conforme o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

Quem ameaça a liberdade de expressão?

Por Andressa Pellanda, no site Outras Palavras:

Em 2013, cerca de 300 pessoas sofreram violações graves à liberdade de expressão na América Latina, segundo informações da IFEX-ALC, rede internacional de organizações que atuam pelo direito à liberdade de expressão no mundo. Somente no Brasil, foram 45 casos de homicídios, tentativas de assassinato, ameaças de morte e sequestros relacionados ao exercício da liberdade de expressão, como explica relatório lançado nessa quarta, dia 30/04, pela ONG Artigo 19, que atua pela liberdade de expressão e de imprensa e pelo direito ao acesso à informação.

Dilma e a avalanche de ataques

Por Bepe Damasco, em seu blog:

É apenas uma questão de decisão política. Ter ou não ter definidas e implementadas ações de pronta resposta aos ataques diuturnos da mídia monopolista. Infelizmente, diante da grande maioria dos petardos desferidos pela artilharia inimiga, o governo oscila entre a resposta carente da contundência necessária e o silêncio, entre a falta de assertividade e a rendição. E bastam alguns pontos fora dessa curva para que o adversário acuse o golpe.

A barbárie chega aos poucos

Por Marcelo Semer, no portal Terra Magazine:

A barbárie chega aos poucos.

Ela se instala quase sempre sem alarde.

Na maior parte das vezes, por trás de motivos ditos imperiosos, circunstâncias extraordinárias e outras coisas pretensamente terríveis com que nos convencem a abrir mão de direitos.

terça-feira, 6 de maio de 2014

O “sincericídio” de Aécio e Campos

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

PSDB, PSB, suas respectivas militâncias e a mídia tucana andam eufóricos com pesquisas eleitorais esquisitas, feitas para produzir números favoráveis àquele que este Blog sempre disse que seria o candidato dessa mídia (Aécio Neves). Os mais afoitos já dão até como certo que a eleição acabou e o tucano já se elegeu presidente.

Advogado de Pizzolato desmente a mídia

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Nas últimas semanas, saíram em O Globo e no Estadão matérias dizendo que o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, é investigado na Itália por supostas ligações com um esquema de lavagem de dinheiro comandado por um aliado do ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi.

“A notícia é totalmente infundada”, afirma Alessandro Sivelli, advogado de Pizzolato na Itália, desmentindo Globo e Estadão.

Você acredita no que lê nos jornais?

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

Credibilidade, no dicionário Aurélio, é a “qualidade do que é crível”, isto é, “que se pode crer, acreditável”. É uma construção, tanto para pessoas como para instituições e, claro, tem a ver com compromisso reiterado com a verdade e coerência, no longo prazo.

"Susto" dos paulistas: vai faltar água?

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Depois de ver meu time chegar à liderança do Brasileirão, eu tomava aquele lanche preguiçoso com meus filhos - já quase adultos - no fim de domingo. Um deles anunciou que ia tomar banho antes de dormir. Brinquei com ele: “aproveita enquanto há água”. E ele: “pai, não exagera, situação da água não está tão grave”. O mais velho então emendou: “não está grave, então por que na casa de uma cliente onde presto serviço já falta água há quase um mês?”

PPS planejou ação contra Dirceu

Por Renato Rovai, em seu blog:

O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) era o coordenador da diligência parlamentar da Comissão de Direitos Humanos e Minorias ao complexo penitenciário da Papuda onde foi produzido um vídeo por um dos integrantes e que minutos depois foi veiculado pelo site da Folha de S. Paulo. Na opinião dele, a ação e o vazamento foi uma ação planejada. “Acredito que não foi uma transgressão ocasional, foi uma coisa planejada,” sustenta.

A seca seletiva da imprensa brasileira

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A crise da água em São Paulo não está sendo coberta pela imprensa.

Está sendo encoberta, isso sim.

Pergunto se o distinto amigo e a querida amiga viu uma reportagem sequer, acompanhada das fotos correspondentes, sobre as “obras” que vão permitir o bombeamento da água do fundo das represas do Cantareira, viu?

O discurso de Dilma e o "Volta Lula"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Conversando ontem com a turma do Barão de Itararé sobre a situação política, eu comentava o discurso de Dilma no Encontro Nacional do PT.

A presidenta ficou quase uma hora fazendo um discurso de cerimonial: “Eu queria agradecer fulano, sicrano… Queria também agradecer beltrano”. Agradeceu umas 350 pessoas! Não consegui continuar assistindo. Para piorar, ela inicia o discurso agradecendo Lula de uma maneira exagerada, com um tom ufanista que não combina com Lula, uma pessoa de modos afáveis e modestos. Dilma tem de tratar Lula como amigo, de igual para igual, nunca de baixo para cima. Não tinha de chamar Lula nem de “senhor”, e sim de “você”.

O Financial Times e Os Três Patetas

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

O FT, a bíblia britânica do capital financeiro e da ortodoxia econômica, que defende as políticas econômicas que ocasionaram a recessão mundial e que atrasam a recuperação dos países que as adotam, não se conforma com as políticas contracíclicas adotadas por Dilma. Eles preferem, é claro, as medidas impopulares que promete Aécio.

Quem precisa de um Carlinhos Cachoeira?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Najla Passos, no site Carta Maior:

A parceria entre o bicheiro Carlinhos Cachoeira, políticos de oposição e veículos de imprensa ruiu, depois que uma CPI Mista, instalada em 2012 pelo Congresso Nacional, desmascarou a que interesses ela servia. Carlinhos Cachoeira foi preso, o ex-senador pelo DEM Demóstenes Torres perdeu seu mandato, mas a imprensa continuou impune. E sem punição, transformou o mal feito em escola: a velha fórmula de obtenção ilegal de imagens permanece sustentando pretensas reportagens dos jornalões.

As semelhanças entre Aécio e Campos

Por Eron Bezerra, no site Vermelho:

O desespero que vem tomando conta do PSDB na luta para melhorar seu pífio índice eleitoral levou o pré-candidato Aécio Neves a revelar uma estratégia até então guardada a “sete chaves”. Simplesmente o tucano informou que numa hipotética vitória sua, eles formarão um bloco com o PSB para assegurar a chamada governabilidade.

Coca-Cola recua após pressão

Do jornal Brasil de Fato:

Recentemente, uma petição pública alertou novamente a sociedade sobre os riscos à saúde de alguns produtos comercializados por uma das maiores companhias de bebidas do mundo, a Coca-Cola, que utiliza óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, em suas composições.

Linchamentos: Boechat x Sheherazade



Da revista CartaCapital:

Dias depois de o portal UOL divulgar a possibilidade de a apresentadora Rachel Sheherazade deixar o SBT para apresentar o Jornal da Band ao lado de Ricardo Boechat, o âncora da Band manifestou na noite de segunda-feira 5 aparente insatisfação com a possível parceria. Ao comentar o linchamento de Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, em Guarujá (SP), Boechat não citou Sheherazade mas mandou um recado direto a ela. Em fevereiro, Sheherazade fez um comentário, no Jornal do SBT, no qual disse ser "compreensível" a ação de cidadãos que espancaram e amarram a um poste um suposto ladrão no Rio de Janeiro.

Fantástico e o fim da TV aberta

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A crise em que está metido o Fantástico, que bate recorde atrás de recorde negativo no Ibope, não é só culpa do Fantástico. É mais um sinal do fim da TV aberta como a conhecemos.

Não dá para culpar a concorrência. Mordendo seus calcanhares, o Domingo Espetacular, na Record, é uma cópia do “show da vida” pré-diluviana, circa 1985. Silvio Santos é Silvio Santos, o profeta do lixo disfarçado de camelô gente fina.

Folha dá água para Alckmin

Por Altamiro Borges

O editorial da Folha desta terça-feira (6) é patético. O jornal garante que não haverá racionamento de água em São Paulo e faz um baita esforço para isentar o governador Geraldo Alckmin (PSDB) de qualquer responsabilidade. Hoje ninguém mais tem dúvida de que o diário da famiglia Frias apoiou o golpe de 1964 e a ditadura – a própria Folha foi forçada a confessar o crime. Mas muita gente ainda acha que o jornal “não tem o rabo preso” e é “imparcial” nas suas coberturas. Para estes ingênuos, o editorial intitulado “Racionamento afastado” é um tapa na cara: acorda panaca! A Folha assume que está em campanha pela reeleição do tucano, mesmo que isto signifique omitir ou ofuscar a grave crise da abastecimento em São Paulo.

Jornal da Band e a âncora bilionária



Por Altamiro Borges

O vídeo acima causou agito nas redes sociais – além de traumas familiares e no local de trabalho. Nele a âncora do Jornal da Band, Ticiana Villas Boas, esbanja sua fortuna. Casada com o empresário Joesley Batista, dono da Friboi, ela fala das suas gastanças. “É bom ter dinheiro, não fazer conta, sair para jantar a hora que quiser no restaurante que quiser, poder reformar sempre a casa, ter funcionário na casa... Eu chego em casa, meu carro já está abastecido, meu motorista faz isso. Outro dia me perguntei quanto era o litro da gasolina. Eu não sabia”, afirma a jornalista bilionária. Segundo vários sites de notícia, a ostentação causou mal-estar na TV Bandeirantes e até problemas domésticos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Serra vice de Aécio. Haja ressaca!

Por Altamiro Borges

O jornalista Felipe Patury, da revista Época, foi o primeiro a dar a notícia: “O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anima a articulação para convencer o tucano José Serra a se tornar candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo senador Aécio Neves (MG)”, informou em 28 de abril. Já neste domingo (5), a colunista da Folha, Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB, soltou rojões para comemorar: “Ninguém acreditava, mas a possibilidade de José Serra ser candidato a vice na chapa de Aécio Neves é real e está crescendo. Significa que Serra pode dar a Aécio o que Aécio negou a Serra em 2010, com enorme impacto negativo na campanha tucana de então”.

PSDB e DEM querem calar Dilma

Por Altamiro Borges

No final da tarde desta segunda-feira (5), os demos ingressaram com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o pronunciamento de Dilma Rousseff, em rede nacional de rádio e televisão, por ocasião do Dia Internacional dos Trabalhadores. Poucas horas antes, os tucanos já tinham feito o mesmo. Desta forma, DEM e PSDB se unem novamente para tentar calar a presidenta eleita democraticamente pelos brasileiros, que na véspera do 1º de Maio anunciou o reajuste do “Bolsa Família”, a correção da tabela do Imposto de Renda e a manutenção da política de valorização do salário mínimo. Com este novo factoide, a oposição de direita procura sair da defensiva política resultante do discurso de Dilma.