domingo, 8 de junho de 2014

Histeria contra a participação social

Por Mário Luiz Cortes, no blog Diário do Centro do Mundo:

Os mecanismos de participação e controle social no Brasil parecem assombrar boa parte das bancadas de parlamentares na Câmara dos Deputados.

A revolta tem origem no decreto publicado na semana passada pelo executivo que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), que criam nove canais de comunicação visando regularizar a relação do governo com a sociedade civil. Segundo a proposta, os integrantes de futuros conselhos populares não serão remunerados.

Copa e uma crônica do aeroporto

Por Renato Rovai, em seu blog:

Noite de ontem, Aeroporto Internacional de Cumbica, Guarulhos. Babilônia total. Torcedores com camisas de suas seleções e adereços caraterísticos de seus países misturavam-se em cada canto do Terminal 1, onde o blogueiro aguardava seu voo para o Galeão, Rio de Janeiro.

Muita gente e muita festa. A Copa chegou ao Brasil, pensava o blogueiro. Quem sabe esse clima de pessimismo radical com o país comece a mudar.

Economist e a hegemonia da Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Essa matéria da Economist faz algumas comparações arrepiantes entre o tamanho da Globo no Brasil e o tamanho das principais TVs norte-americanas. Arrepiante por duas razões: 1) eu, que escrevo há anos sobre mídia, nunca tive acesso a essa informação; 2) agora temos noção melhor do papel nocivo da Globo na democracia brasileira.

O exemplo de Joaquim Barbosa

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A respeito de Joaquim Barbosa podem-se discutir várias coisas. Suas motivações, por exemplo: o que teria levado um jovem frustrado no sonho de ser diplomata a jogar para o alto a carreira e querer se tornar promotor? Era mesmo a Justiça seu objetivo? Podem-se discutir os atos e comportamentos como ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal. Depois do anúncio da aposentadoria precoce, diversos especialistas o fizeram. Se há, entre eles, quem tenha aprovado a “obra” de Barbosa, ficou calado.

Resistência derrota o imperialismo

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

O presidente da Síria Bashar al-Assad venceu as eleições com quase 90% dos votos. Um resultado contundente.

O Portal Vermelho, coerente com seu internacionalismo, anti-imperialismo e postura solidária com os povos e nações que lutam para consolidar sua independência e autodeterminação - componentes essenciais da linha editorial - brindou os seus leitores com informações e opiniões sobre os acontecimentos no país levantino. Algumas informações foram exclusivas, porquanto nos valemos da colaboração de dois brasileiros que lá se encontram como membros da delegação de observadores internacionais – a ex-deputada federal Socorro Gomes, presidenta do Conselho Mundial da Paz, e Marcos Tenório, diretor do Cebrapaz.

sábado, 7 de junho de 2014

Momento de grandes decisões políticas

Por Renato Rabelo, em seu blog:

A dimensão continental do Brasil, o seu gigantesco potencial econômico e energético, as transformações dessa última década no país, o seu crescente papel no contexto geopolítico mundial tornou-o mais ainda alvo de disputa pelos grandes monopólios financeiros e detentores de cadeias de valor global. O Brasil é a sétima economia do mundo (“com viés para ser a quinta”, segundo o ex-presidente Lula), e está entre o 3º e o 4º país preferido pelo investimento direto estrangeiro.

Ley de Medios e a culpa do Lula

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

No empolgante discurso – “eles têm complexo de vira-lata” – que fez nesta sexta-feira, em Porto Alegre, em defesa das candidaturas de Dilma, Tarso Genro e Olivio Dutra (ao Senado – que boa notícia!), Lula voltou a tratar da Globo e do PiG.

Disse que vive uma angústia.

Angustia pela forma como o PiG e a Globo Overseas tratam a Dilma.

Imprensa e jornalismo, nada a ver


Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Por mais arriscado que seja fazer diagnósticos em situações de alta complexidade, pode-se afirmar que o motor da sucessão de tumultos que assola o Brasil desde o ano passado é a desinformação. Já se afirmou aqui que pior do que a mentira é a meia-verdade, e pode-se comprovar essa assertiva com a observação do processo pelo qual a imprensa brasileira tem contribuído para a construção do mau humor coletivo que vai se espalhando de forma avassaladora pela sociedade.

Os racistas não vão para a cadeia

Por Raíssa Lopes, no jornal Brasil de Fato:

Recentemente, o racismo se tornou um dos assuntos mais comentados pela mídia nacional. A repercussão se deu a partir de atos preconceituosos cometidos contra jogadores de futebol em campo, como o caso da banana atirada por um torcedor para o atleta Daniel Alves, durante jogo entre os times Barcelona e Villarreal, na Espanha.

Latifundiários da mídia, tremei!

Por Bruno Marinoni, no site do FNDC:

O Rio Grande do Sul sancionou uma nova lei que reserva 20% das verbas publicitárias do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado para as chamadas mídias locais, regionais e comunitárias. A medida redistribui a aplicação do dinheiro público, antes direcionada, prioritariamente, ao oligopólio midiático.

Agroecologia e protesto no McDonald's

Por Vinicius Carvalho, no site do MST:

Os 2.500 participantes da 13ª Jornada da Agroecologia realizaram, nesta quinta-feira (5), a Marcha da Agroecologia e Alimentos Saudáveis, no centro da cidade de Maringá, no Paraná.

Na ação, que reuniu camponeses e camponesas, estudantes, professores e pesquisadores de movimentos sociais, além da população que aderiu à ação, terminou num grande ato na Praça Raposo Tavares.

A Copa e a distorções midiáticas

Por Gilberto Carvalho, na revista Teoria e Debate:
Quando, em 2007, o Brasil conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo, numa disputa com vários países, comemoramos com orgulho e satisfação. Era mais um acontecimento simbólico daquele momento, em que o presidente Lula demonstrava que o Brasil pode ser um país vencedor. Ele brigou muito para poder realizá-la aqui, assim como a Olimpíada, porque tinha consciência de que esses eventos significariam grandes oportunidades ao nosso país. Para imaginar as possibilidades que a Copa nos traz, basta pensar que é o maior evento de mídia do planeta. Em 2010, sua partida final foi vista por 3,2 bilhões de pessoas, 40% da população mundial.

Renasce o fascismo na Europa

Por Frei Betto, no site da Adital:

Jean-Marie le Pen, líder da direita francesa, sugeriu deter o surto demográfico na África e estancar o fluxo migratório de africanos rumo à Europa enviando, àquele sofrido continente, "o senhor Ebola”, uma referência diabólica ao vírus mais perigoso que a humanidade conhece. Le Pen fez um convite ao extermínio.

Alckmin e os genéricos de chuchu

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:


Curiosamente, na última quarta-feira participei de reunião de ativistas digitais e blogueiros de esquerda na qual disse que Geraldo Alckmin se fortalecera muito com as “jornadas de junho” e com os protestos contra a Copa. E que a blindagem da mídia e a postura dos que concorrerão com o tucano à sucessão estadual ajudaram a fortalecê-lo.

Dito e feito. O governador paulista aparece agora, na última pesquisa Datafolha, com 44% das intenções de voto, seguido de longe por Paulo Skaf (PMDB), que tem 21%, por Gilberto Kassab (PSD), que tem 5%, e por Alexandre Padilha (PT), que tem 3%.

Lula e Dilma criticam a mídia

Do blog Viomundo:

O ex-presidente Lula disse esta noite (6), num encontro do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre, que as eleições de 2014 serão uma disputa entre dois projetos. Um, que prega a inserção de todos os brasileiros na economia. Outro, que representa aqueles que sofrem do “complexo de vira-latas”, ou seja, que valorizam tudo o que vem dos Estados Unidos e da Europa.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Lula e a "canalhice" contra o Brasil

Do blog de Zé Dirceu:

O ex-presidente Lula mais uma vez, e como sempre, foi direto ao ponto, no diagnóstico preciso que fez sobre a situação econômica do país, a campanha movida contra o Brasil, os índices da inflação e a questão da credibilidade internacional do país. Em palestra proferida em seminário em Porto Alegre, promovido pela revista “Voto” - especializada em política, com maior ênfase na da região Sul do país - o ex-presidente comparou a situação da inflação no Brasil com uma “febre de 38″ graus.

PM reprime metroviários em greve

Precisa-se de um governador, urgente!

Por Igor Carvalho, no site SPressoSP:

O estado de São Paulo se afundou em uma profunda crise. Greves eclodiram após a inércia do governo durante os processos de negociação, até mesmo quem reprime em nome do Estado [PM], decidiu protestar contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A água já tem data para acabar, expondo a falta de planejamento da Sabesp. E o maior escândalo de corrupção da história de São Paulo se torna cada vez mais evidente com as falhas em trens reformados, mas completará 10 meses sem que seja investigado na Alesp.

O que esperar de Dilma sobre a mídia

Por Cíntia Alves, no Jornal GGN:

Dilma Rousseff surpreendeu ao prometer que vai tratar da regulamentação midiática no plano de governo que apresentará à população até outubro próximo, para um possível segundo mandato. Surpreendeu, porque desde que tomou posse do Palácio do Planalto, a presidente não deu qualquer sinal de que colocaria a pauta em sua lista de prioridades. Ao contrário. É público a reação negativa de Dilma sempre que o assunto lhe era, até então, questionado. Controlar os meios de comunicação não soa, a qualquer presidente condicionado a tratar disso, como uma atitude democrática e bem quista.

Cacique do PMDB 'almoça' Aécio no RJ

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O presidente do diretório estadual do PMDB do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, fechou uma churrascaria no bairro nobre da Barra da Tijuca, e ofereceu uma boca-livre em almoço de apoio a Aécio Neves (PSDB-MG). Mas o prato servido para ser almoçado foi o próprio tucano – metaforicamente, é claro.

A política e a economia de Aécio

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Me pedem que analise as propostas de Aécio em si tal como formuladas no Roda Viva.

Ao trabalho.

Mais que tudo, Aécio me pareceu tomado por idéias atrasadas em algumas décadas. Essencialmente, ele repete clichês do thatcherismo num momento em que nem os conservadores ingleses se atrevem a fazer isso.

Blogs brasileiros: segundo lugar no mundo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Pesquisa divulgada há pouco pela Comscore traz estatísticas atualizadas sobre a internet no Brasil, com dados comparativos para a América Latina e o mundo.

Os números mostram que os brasileiros são um dos povos mais entusiásticos por internet e redes sociais no mundo. Pensando nisso, não posso deixar de lamentar a decisão da presidenta de ter abandonado as redes quando assumiu o governo. E lamento também a falta de visão do governo ao não usar mais a internet para estabelecer um diálogo diretamente com a população. Até hoje, o blog da presidenta é apenas um depósito de sua vida analógica. Não oferece um mísero conteúdo exclusivo, um editorial, um vídeo próprio. Não tem instrumentos de interação direta com o usuário.

O que a Folha não disse do Datafolha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Fui ver os dados detalhados da pesquisa Datafolha.

E chamou-me a atenção a agregação regional das intenções de voto.

Dilma vence na região Sudeste (43,2% dos votos do país), onde o Rio de Janeiro é menos de um quinto do total de votos (8,4% do eleitorado nacional), enquanto São Paulo pesa quase o triplo (22,2% do eleitorado brasileiro) e Minas Gerais tem um quarto (10,6% dos votos brasileiros).

Twitter e o "poder" dos presidenciáveis

Por Renan Truffi, na revista CartaCapital:

Ainda que o clima seja de pré-campanha entre os partidos, nas redes sociais o exército de militantes de PT, PSDB, PSB já está formado e em clima de guerra para defender e atacar seus candidatos e adversários. Se a internet teve um papel secundário em 2010, neste ano promete impactar as campanhas presidenciais. A quatro meses da eleição, o Facebook já foi protagonista de um atrito envolvendo PT e PSDB em relação ao perfil da personagem Dilma Bolada. Neste contexto, qual deve ser o peso dos partidos no Twitter?

Reação da direita à participação popular

Editorial do site Vermelho:

A tradicional - e secular - contradição entre democracia representativa e participativa reapareceu, com força, no cenário político desde a publicação, no Diário Oficial da União (em 26 de maio) do decreto nº 8243, que institui a Política Nacional de Participação Social - PNPS - e o Sistema Nacional de Participação Social – SNPS.

Liberdade para Edward Snowden

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

Snowden não é um desertor, um traidor e um criminoso, como afirma o governo norte-americano.

Snowden é um jovem que entrou na “guerra contra o terrorismo” por amor ao seu país e por idealismo, e dela saiu pelos mesmos motivos. Ele percebeu claramente a monstruosidade em que se transformou a NSA e os perigos que as agências de inteligência sem controle representam para a democracia. Qualquer democracia.

De boas intenções o inferno está cheio

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A uma semana do pontapé inicial, a Copa do Mundo domina o noticiário e vai deixando nas laterais do campo midiático os assuntos que geralmente fazem as manchetes, como a política e a economia.

É certo que na última década a questão partidária tem transtornado de tal maneira a imprensa que todos os dias de todos os anos parecem véspera de eleição, mas já se pode perceber que, mesmo nos debates sobre a sucessão presidencial, os candidatos e seus apoiadores evitam se contrapor ao clima de festa que começa a tomar as ruas.

Globo foge dos protestos na Copa




Por Altamiro Borges

Na semana passada, na chegada da seleção brasileira para o amistoso contra o Panamá em Goiânia, houve um protesto contra a TV Globo, como registra o vídeo acima. Na ocasião, o blogueiro Miguel do Rosário, do sempre atento “O Cafezinho”, comentou a cena emblemática: “Parece que o feitiço está virando contra o feiticeiro. O povo já sacou que a Globo está por trás dessa campanha maldita para detonar a autoestima nacional e para fazer o brasileiro odiar a si mesmo e a seu país. Neste domingo, populares hostilizaram a TV Globo durante a chegada da seleção brasileira. Ninguém gritou ‘não vai ter Copa’ e sim: ‘PIG, fora!’ e ‘Rede Globo, vá tomar no…’ O gigante acordou”.

FHC espanta; Barbosa é a salvação!

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6) trouxe um dado bastante preocupante para Aécio Neves, o cambaleante candidato do PSDB – que a Folha tucana preferiu esconder bem escondidinho. Ela confirma que o ex-presidente FHC, tão bajulado pela mídia privada e maior apoiador do senador mineiro, assusta os eleitores. Apenas 12% dos entrevistados afirmam que votariam num candidato sugerido pelo guru dos tucanos. Pior ainda: 57% garantem que não votariam em alguém apoiado por FHC, o que o torna o político campeão no quesito de rejeição. Será que agora Aécio vai sumir com o seu padrinho, como já fizeram José Serra e Geraldo Alckmin nas três últimas eleições presidenciais?

Datafolha confirma estragos da mídia

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6) aponta o crescente ceticismo da sociedade com a política e confirma os danos causados pela cobertura terrorista da mídia privada. Ela mostra que todos os presidenciáveis sofreram queda; já o número de indecisos e dos que afirmam que votarão nulo nas eleições de outubro teve forte alta. Em relação ao Datafolha de maio, data da pesquisa anterior, a presidenta Dilma Rousseff variou de 37 para 34% das intenções de voto; Aécio Neves, o cambaleante tucano, caiu de 20 para 19%; já o “dissidente” Eduardo Campos recuou de 11 pra 7%, ficando tecnicamente empatado com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), que abocanhou 4% de intenções de voto.

O ódio da mídia contra os sem-teto

Por Altamiro Borges

O diversificado movimento por moradia de São Paulo está nas ruas, realizando marchas e atos quase diariamente. Nesta semana, mais de 12 mil sem-tetos ocuparam a Radial Leste, uma das principais avenidas da capital paulista, e se dirigiram até as proximidades do estádio do Corinthians, em Itaquera, que vai inaugurar os jogos da Copa do Mundo. Eles exigiram a desapropriação de terrenos e imóveis para a reforma urbana. O protesto foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e reuniu moradores de 13 áreas ocupadas na cidade.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Até os notívagos abandonam a TV aberta

Por Altamiro Borges

“Os telespectadores notívagos também estão deixando a TV aberta. Medição de audiência na Grande São Paulo mostra que o número de televisores ligados durante a madrugada permanece igual, mas, mesmo com os investimentos das emissoras na faixa horária, o público está buscando outro tipo de entretenimento. Em 2012, a Globo registrou da meia-noite às 6h média de 5,7 pontos de audiência. Caiu para 5,3 pontos em 2013, e vem marcando, neste ano, 5,2 pontos”. A notícia foi publicada nesta quinta-feira (5) por Keila Jimenez, da Folha. Ela confirma o inferno astral das tevês privadas, que afundam na crise – o que não significa a redução de lucros de seus bilionários proprietários.

Metrô de SP: a greve e caos tucano

Por Altamiro Borges

Os metroviários de São Paulo mais uma vez demonstram a sua força organizativa. A greve iniciada nesta quinta-feira (5) obteve ampla adesão e afetou quase todo o sistema, responsável pelo transporte de milhões de paulistanos. Uma parte da mídia até tenta vincular a paralisação à Copa Mundo, no seu esforço de desgaste da presidenta Dilma. A Folha tucana incluiu a mobilização na retranca “A Copa como ela é”. Haja caradura! A motivação da greve é econômica e decorre da intransigência de Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Além de afundar a empresa num mar de corrupção, no “trensalão tucano”, e de deteriorar os seus serviços, o governo paulista esbanja arrogância na relação com os metroviários.

Blogueiros reagirão ao ataque tucano

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A ofensiva do PSDB e de seu pré-candidato Aécio Neves contra blogueiros e ativistas digitais diz muito sobre o que poderia ser a vitória do neoconservadorismo na eleição presidencial de 2014. Mais do que a reversão das políticas econômicas e sociais hoje em curso no Brasil – responsáveis pelo soerguimento de milhões da pobreza e da miséria –, o projeto tucano envolve censura a vozes dissonantes, destruição da organização sindical e social e pressão econômica contra países latino-americanos nos quais vigem projetos políticos de esquerda.

Oposição teme participação social

Por Vagner Freitas

O ataque de setores da oposição ao decreto presidencial que institui uma estrutura para a sociedade civil organizada poder participar, debater e apresentar propostas ao governo federal - a chamada Política Nacional de Participação Social - expõe as diferenças de concepção entre um projeto democrático e popular e a velha ideia de que é exclusividade de “especialistas” sem mandato eletivo o papel de assessorar os governos na gestão, planejamento, uso dos recursos financeiros do Estado e na definição de políticas públicas.

Visto para Snowden: Não é tão simples!

Por Leandro Lima, no blog Pé de Página:

Recentemente a revista semanal Fantástico da rede Globo fez uma grande reportagem com Edward Snowden, foragido dos Estados Unidos, provisoriamente residindo na Rússia até agosto, quando seu visto de permanência nesse país termina.

Entendo que a reportagem, apesar de ser um furo, um trabalho bem feito, tem um objetivo: endossar o suposto pedido de Snowden por asilo no Brasil. Suposto por que o Itamaraty informa que nunca recebeu qualquer pedido oficial do senhor Snowden e este, por sua vez, disse à repórter Sônia Bridi que sim, que havia enviado o pedido.


A disputa complicada no Rio de Janeiro

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A pesquisa eleitoral sobre a eleição para governador (e também para presidente) no Rio de Janeiro, divulgada pelo jornal “O Dia”, mostra um quadro curioso – de muita pulverização e incerteza.

Garotinho (PR) e Crivela (PRB) seguem na frente –  empatados, com 19% cada um. Pezão (PMDB) e Lindberg (PT) disputam a terceira colocação, com 11,7% e 10,5% dos votos, respectivamente. Cesar Maia (DEM) com 7% e Miro Teixeira (PROS) com 3% estão mais atrás.

A tentativa de queimar a 'marca-Brasil'

Por Antonio Barbosa Filho

Estudiosos de marketing em todo o mundo dedicam-se a um campo relativamente novo nesta área, que é a criação e as características da chamada “nation brand” ou “marca-país”. Já em 1965, pesquisas aplicadas mostraram que o consumidor dá avaliações diferentes a um mesmo produto que lhe é oferecido, dependendo do rótulo “fabricado em…”, ou seja, ele leva em consideração a localidade de origem na hora de decidir uma compra.

Vai começar a Copa das Copas

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Rogério Correia, em seu site:

Estamos a poucos dias do início da Copa do Mundo no Brasil: a Copa das Copas.

Antes mesmo do início da maior competição de futebol do mundo, o nosso país já começou a ganhar muita coisa na infraestrutura, e agora chegou o momento de todos nós nos unirmos para torcer pela melhor seleção de futebol, o Brasil. Rumo ao Hexa!

São muitas as informações divulgadas sobre a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Muitas delas, entretanto, são publicadas com distorções para confundir a população. O fato é que o Mundial é muito bom para o País. Conheça alguns motivos:

O jogo geopolítico de Moscou e Pequim

Por Immanuel Wallerstein, no site Outras Palavras:

Os governos, os políticos e a mídia do mundo “ocidental” parecem incapazes de compreender os jogos políticos representados por outros atores, em outros lugares. Sua análise do acordo recém-proclamado entre Rússia e China é um exemplo espantoso disso.

Guia sobre mídia e direitos humanos

Do site do Coletivo Intervozes:

O Guia Mídia e Direitos Humanos, produzido pelo Intervozes, pretende ser instrumento de difusão dos Direitos Humanos junto a comunicadores/as e será lançado este mês em Fortaleza, Salvador e Curitiba.

O material é uma das ações do Ciclo de Formação em Mídia e Educação em Direitos Humanos, projeto do Intervozes em convenio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que culminou na realização de formações em cinco capitais brasileiras com comunicadores e/ou jornalistas e na produção de um Seminário Nacional, realizado em Brasília, em março deste ano.

O “submundo” de Aécio Neves

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O submundo a que gosta de se referir Aécio Neves - responsável, segundo ele, pela disseminação de boatos acerca de sua pessoa - é uma resposta padrão a tudo o que ele não controla.

Não que Aécio não esteja acostumado a operar num submundo. O fogo cruzado entre ele e Serra, através de dossiês, tráfico de influência e outras práticas, gerou alguns dos capítulos mais sujos da vida pública nacional.

As manifestações pelo "volta FMI"

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Quem viveu a política do final do século passado e início deste se lembra que não havia manifestação, não havia protesto, sem faixas e gritos "Fora FMI". Desde 2004, o Fundo Monetário Internacional está fora do Brasil, e as pautas de reivindicações dos movimentos sociais passaram a ser outras.

Se a direita ganhar no Brasil

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

O Brasil enfrenta, nas eleições presidenciais deste ano, o risco de um brutal retrocesso político, com o eventual retorno das forças de direita – representadas, principalmente, pelo candidato tucano Aécio Neves – ao governo federal. Nesse caso, teremos uma guinada rumo a um país mais desigual, mais autoritário, mais conservador. Engana-se quem imagina apenas uma reprise do que foram os tempos de FHC. Para entender o que pode vir por aí, é melhor pensar no Tea Party estadunidense, no uribismo colombiano, na direita ucraniana.

Nova fase da luta pelas 40 horas

Por Márcia Xavier, no site Vermelho:

O lançamento do Movimento “Pró 40 horas”, que defende a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, inaugura um momento novo na luta dos trabalhadores. A avaliação é da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que participou, junto com demais parlamentares do seu Partido, da iniciativa do Ministério Público do Trabalho, reunindo centrais sindicais e setores da sociedade civil organizada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4).

A mercantilização da USP

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A descoberta de que duas décadas de gestão tucana levou a USP a descer a ladeira nas avaliações acadêmicas levou nossos coxinhas e playboys a acionar sua ideia fixa: privatizar a maior, mais tradicional e mais influente universidade do país.

O professor Wanderley Guilherme escreveu certa vez que a elite brasileira só tem um ponto de convergência política: revogar a CLT.

O velho complexo de vira-latas

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A imprensa brasileira reproduz, na quarta-feira (4/6), resultado de pesquisa feita pelo Pew Research Center, um dos mais conceituados centros de pesquisa dos Estados Unidos. Cada um dos três principais diários de circulação nacional priorizou um subtema do estudo, dividido em quatro campos: a Copa do Mundo, a situação econômica do país, a reputação dos principais líderes políticos e o lugar do Brasil no mundo.

A mídia e o combate à corrupção

Por Juarez Guimarães, no site Carta Maior:

Desde o início do governo Lula e durante o governo Dilma, os grandes meios de comunicação empresarial do país têm praticado uma implacável e sistemática censura no plano editorial, opinativo e informativo sobre o amplo, contínuo e inovador trabalho de construção de um sistema de combate à corrupção no Estado brasileiro. Esta censura absurda e implacável ao maior esforço republicano anti-corrupção da história do país serve na medida ao discurso da oposição neoliberal de que nunca houve tanta corrupção no Brasil e que o PT é o partido mais corrupto. Este ensaio é dedicado a todos os brasileiros que nestes anos foram e continuam sendo injustamente caluniados como corruptos.

Os gols da Copa

Por Jandira Feghali, no Jornal do Brasil:

“Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”.

É este lema da propaganda nazista, ecoado por Goebbels na década de 30, que devemos combater ao enfrentar o diálogo sobre o legado da Copa do Mundo. Mais de mil vezes se repete que os investimentos para o Mundial colidem com os necessários gastos nas áreas sociais. Que esses recursos fazem falta em hospitais ou escolas. Mas, ao analisar o orçamento federal, vemos que o argumento não prospera, apesar de ter ganho o status de verdade. Isso porque os investimentos em infraestrutura não concorrem com os gastos em saúde e educação, todos importantes.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Fórum vai processar a revista IstoÉ

ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Renato Rovai, em seu blog:

No sábado cedo fui surpreendido com um telefonema informando-me que a revista IstoÉ, da Editora 3, produzira uma matéria em que a Fórum era citada como parte de uma operação para caluniar e difamar o candidato a presidência da República pelo PSDB, o senador Aécio Neves. Imediatamente escrevi e publiquei um texto resposta. Há nele um desafio.