quinta-feira, 5 de junho de 2014

Até os notívagos abandonam a TV aberta

Por Altamiro Borges

“Os telespectadores notívagos também estão deixando a TV aberta. Medição de audiência na Grande São Paulo mostra que o número de televisores ligados durante a madrugada permanece igual, mas, mesmo com os investimentos das emissoras na faixa horária, o público está buscando outro tipo de entretenimento. Em 2012, a Globo registrou da meia-noite às 6h média de 5,7 pontos de audiência. Caiu para 5,3 pontos em 2013, e vem marcando, neste ano, 5,2 pontos”. A notícia foi publicada nesta quinta-feira (5) por Keila Jimenez, da Folha. Ela confirma o inferno astral das tevês privadas, que afundam na crise – o que não significa a redução de lucros de seus bilionários proprietários.

Ainda segundo a matéria, a queda de audiência não atinge somente a poderosa Rede Globo. “Vice-líder noite adentro com séries americanas, o SBT registrou na faixa horária, em 2012, média de 3,4 pontos. Neste ano, vem marcando média de 3,2 pontos. Tomada por programas religiosos na madrugada, a Record vem perdendo público. Passou de 2,2 pontos em 2012, para 1,9 em 2013, e tem registrado 1,4 pontos neste ano. A Band marcou 1,2 pontos em 2012 e vem marcando 1 ponto em 2014. A Rede TV! manteve audiência na casa do 0,4 ponto”. Cada ponto no Ibope – que já foi batizado pelo “Globope” pelo blogueiro Paulo Henrique Amorim – equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Para Keila Jimenez, que acompanha atentamente a evolução das tevês, os índices confirmam que os telespectadores procuram outras formas de entretenimento “Nos últimos três anos, o total de aparelhos ligados da meia-noite às 6 horas na região foi de 17,5%. Portanto, o público coruja continua acordado, mas está migrando para canais pagos, serviços de vídeo sob demanda e videogames”. De fato, estudos recentes indicam o aumento da audiência da tevê por assinatura. De janeiro a maio deste ano, a média diária dos “outros canais” (OCN, sigla do Ibope para denominar canais pagos) foi de oito pontos, ante 6,7 pontos do mesmo período no ano passado – um crescimento de cerca de 20% na audiência em São Paulo.

Na tevê paga, a Rede Globo não reina sozinha. Outros canais, inclusive estrangeiros, disputam a audiência. Em outro artigo, Keila Jimenez já havia alertado que a televisão por assinatura ocupa hoje o segundo lugar em audiência na região metropolitana de São Paulo, “e já representa quase 60% da audiência da Globo. Nesse ritmo de crescimento, a TV paga pode ultrapassar a líder em menos de três anos... Na faixa nobre (das 18h à meia-noite), a mais cara da TV, os canais por assinatura tiveram um crescimento de audiência de 21%, com média de 10,6 pontos. A Globo caiu 10%, marcando 21,2 pontos”.

Além da tevê paga, as emissoras são vítimas do crescimento da internet, que atrai principalmente os jovens. Como se observa, não está nada fácil manter o atual modelo de negócios da tevê aberta!
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1 comentários:

Djijo disse...

Seu miro, dê uma espiada onde estariam essas "tvs ligadas". Desconfio que não seriam domésticas, mas em postos ou outros lugares, como entrada de condomínios, vigilâncias,que estariam ativas 24 horas e que deixam aparelhos ligados direto, mesmo que ninguém assista.