segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Globo, 'Zero Hora' e as charges de aluguel

Por Altamiro Borges

Na sua incansável cruzada para "sangrar" Dilma e "matar" Lula, a mídia privada não poupa recursos. Até os cartunistas, que no passado eram respeitados por suas ironias contra as elites, são acionados – sabe-se lá a que preço. Nos últimos dias, dois episódios confirmaram que alguns deles já venderam seus traços e seu caráter aos patrões, deixando de lado a irreverência e o espírito crítico. Tornaram-se mais realistas do que o rei. Chico Caruso, que há muito tempo trilha este caminho, publicou no jornal O Globo uma charge agressiva contra os advogados que questionaram os abusos da Lava-Jato. Já o diário Zero Hora trocou a imagem de FHC por uma de Lula ao criticar a propina de US$ 100 milhões que teria sido paga ao governo tucano. Baita mancada!

A charge do jornal gaúcho gerou uma onda de chacota nas redes sociais, obrigando a direção da RBS – proprietária do impresso e de emissoras afiliadas da TV Globo – a publicar uma errata ridícula. 'Zero Hora' alegou que o desenhista Marco Aurélio errou na caricatura do personagem que diz "desconheço de quem eu recebi R$ 100 milhões em propina". Errou na figura e no montante – foram 100 milhões de dólares e o acusado na "delação premiada" foi o ex-presidente FHC.

"O chargista Marco Aurélio trocou Fernando Henrique Cardoso por Lula na charge de sexta-feira, 15. Zero Hora pede desculpas a seus leitores", afirma a nota risível. Mais patética ainda foi a mensagem postada na internet, na qual o grupo midiático afirma que "os chargistas de ZH não são pautados pela direção do jornal" e que "eles têm liberdade para escolher os temas de seus trabalhos". Hilário. Como desculpa sincera, o jornal gaúcho até poderia republicar a charge com a imagem de FHC. Mas aí já seria pedir demais para a famiglia Sirotsky, tucana, golpista – e sonegadora – até a medula.

Já a sandice de Chico Caruso, que acusa todos os advogados de serem bandidos, causou forte rejeição nos meios jurídicos e políticos. A sessão carioca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reagiu com uma charge incisiva e sarcástica, que deve ter perturbado os três filhos de Roberto Marinho:




Já o deputado petista e ex-presidente da OAB, Wadih Damous, acusou Chico Caruso de "instrumento do puxa-saquismo" diante dos donos da Globo. Em sua página no Facebook, ele afirmou que a charge "ultrapassou a todos o limites do achincalhe. Ela afronta e desrespeita uma categoria profissional que possui uma honrada folha de serviços prestados ao país. E não a tratemos como mera piada de mau gosto. Trata-se, na verdade, de um ataque ao Estado de Direito e aos princípios dele decorrentes, como o devido processo legal, a presunção de inocência e o direito à defesa. Já não basta a criminalização geral de tudo e de todos. Agora, tentam desqualificar até o advogado de defesa". 

"A charge jornalística sempre foi um poderoso e democrático instrumento de crítica política. Com Chico Caruso, ela foi rebaixada a uma espécie de extensão da linha editorial do jornal. Ou seja, instrumento do puxa saquismo. Esses são os tempos bicudos em que vivemos, onde imperam a mediocridade e a selvageria do senso comum", criticou o deputado carioca.

*****

Leia também:





3 comentários:

MARCO disse...

Os ministros do STF foram os responsáveis de abrirem os portões do inferno quando enfiaram o famigerado Dominio do fato na ação 470 garganta abaixo do povo e da justiça, depois qualquer safadeza e invencionice ta valendo.

Anônimo disse...

Como charge, essa da Zero Hora, estava perfeita. O chargistas e o jornal perderam a mão. Bastava uma explicação simples: foi trocado FHC por Lula porque é uma charge. Derrrrr! Nem pra mentir os caras tem criatividade.

p.s. O Lulinha acaba de comprar a NASA.

Anônimo disse...

Pq a Lava Jato é uma ditadura

http://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-spin/pq-a-lava-jato-e-uma-ditadura-por-pedro-gomes-brasil-via-facebook