A campanha CPI das Móveis lançou, nesta semana, um gibi que ilustra os problemas mais graves do setor da telefonia móvel no país. Com linguagem acessível e uma trama bem-humorada, “Tarifa nas Estrelas” aponta para a necessidade da convocação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as operadoras em relação às tarifas e a má qualidade dos serviços prestados. O gibi conta com o apoio de diversas entidades e é uma publicação do Centro de Estudos Barão de Itararé.
sábado, 27 de outubro de 2012
Gibi defende CPI da Telefonia Móvel
A campanha CPI das Móveis lançou, nesta semana, um gibi que ilustra os problemas mais graves do setor da telefonia móvel no país. Com linguagem acessível e uma trama bem-humorada, “Tarifa nas Estrelas” aponta para a necessidade da convocação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as operadoras em relação às tarifas e a má qualidade dos serviços prestados. O gibi conta com o apoio de diversas entidades e é uma publicação do Centro de Estudos Barão de Itararé.
A questão do inimigo principal
Por Wladimir Pomar, no sítio Correio da Cidadania:
A direita costuma divulgar com prazer as eternas divergências e divisões na esquerda, embora ela própria esteja sempre envolvida em disputas e divisões ferozes. Mas há diferenças na natureza das divisões que ocorrem na direita e na esquerda.
A direita costuma divulgar com prazer as eternas divergências e divisões na esquerda, embora ela própria esteja sempre envolvida em disputas e divisões ferozes. Mas há diferenças na natureza das divisões que ocorrem na direita e na esquerda.
Brasil-Síria: o que quer Hillary Clinton
Editorial do sítio Vermelho:
A declaração da secretaria de Estado dos EUA, Hillary Clinton, de que “o Brasil é uma voz muito importante para tentar resolver a crise" na Síria, na quarta-feira (24) a jornalistas em Nova York, depois de uma reunião com o chanceler brasileiro Antonio Patriota, foi quase um pedido para a diplomacia ajudar a deslindar a sangrenta crise provocada naquele país depois das ações armadas de “rebeldes” apoiados precisamente pelo governo dos EUA. E um claro desmentido da torcida negativa que, na mídia conservadora brasileira, tem tentado desqualificar qualquer tentativa brasileira de apoiar, pelo mundo, os esforços pela paz.
A declaração da secretaria de Estado dos EUA, Hillary Clinton, de que “o Brasil é uma voz muito importante para tentar resolver a crise" na Síria, na quarta-feira (24) a jornalistas em Nova York, depois de uma reunião com o chanceler brasileiro Antonio Patriota, foi quase um pedido para a diplomacia ajudar a deslindar a sangrenta crise provocada naquele país depois das ações armadas de “rebeldes” apoiados precisamente pelo governo dos EUA. E um claro desmentido da torcida negativa que, na mídia conservadora brasileira, tem tentado desqualificar qualquer tentativa brasileira de apoiar, pelo mundo, os esforços pela paz.
José Serra é só terrorismo
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:
O ar está carregado de ressentimento tucano. A 24 horas do que se prenuncia como uma derrota histórica do PSDB em São Paulo, setas encharcadas de calúnia, sabotagem, sites falsos, panfletos apócrifos etc cortam os céus em busca de frestas no discernimento dos eleitores.
Serra destila desespero e atira sem parar, como um serial killer demencial que sai de casa para esgotar o arsenal de fúria, truques e fraudes: contra o PT, contra Haddad, contra Lula, Dilma, Zé Dirceu etc.
O ar está carregado de ressentimento tucano. A 24 horas do que se prenuncia como uma derrota histórica do PSDB em São Paulo, setas encharcadas de calúnia, sabotagem, sites falsos, panfletos apócrifos etc cortam os céus em busca de frestas no discernimento dos eleitores.
Serra destila desespero e atira sem parar, como um serial killer demencial que sai de casa para esgotar o arsenal de fúria, truques e fraudes: contra o PT, contra Haddad, contra Lula, Dilma, Zé Dirceu etc.
UNE e UBES desmentem Castelo (PSDB)
Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) divulgaram, na tarde desta sexta (26), nota oficial desautorizando João Castelo (PSDB), candidato à reeleição em São Luís (MA), a usar o nome das entidades em material de sua campanha.
A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) divulgaram, na tarde desta sexta (26), nota oficial desautorizando João Castelo (PSDB), candidato à reeleição em São Luís (MA), a usar o nome das entidades em material de sua campanha.
Debate morno na Globo ajuda Haddad
Por Renato Rovai, em seu blog:
As pesquisas de opinião dão uma diferença de 15 a 20 pontos nos votos válidos à favor de Haddad. Com essa margem de segurança, ele só colocaria sua eleição em risco se fosse massacrado no debate da Globo. Dúvido que alguém seja suficientemente maluco para dizer isso. Aliás, isso é quase praticamente impossível no formato Globo. Como a Globo é ruim de debates.
José Serra, o Dick Vigarista
![]() |
| https://www.facebook.com/jose.d.gomes |
A coisa em São Paulo está mais feia para Serra que ele mesmo. Até o tradicionalíssimo jornalão Estadão denuncia que o núcleo da baixaria na campanha para a prefeitura de São Paulo vem de José Serra, o Dick Vigarista da política brasileira.
Site falso:
Site falso:
A retórica do ódio na mídia
Por Jaime Amparo Alves, no jornal Brasil de Fato:
Os brasileiros no exterior que acompanham o noticiário brasileiro pela internet têm a impressão de que o país nunca esteve tão mal. Explodem os casos de corrupção, a crise ronda a economia, a inflação está de volta, e o país vive imerso no caos moral. Isso é o que querem nos fazer crer as redações jornalísticas do eixo Rio - São Paulo. Com seus gatekeepers escolhidos a dedo, Folha de S. Paulo, Estadão, Veja e O Globo investem pesadamente no caos com duas intenções: inviabilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff e destruir a imagem pública do ex-presidente Lula da Silva. Até aí nada novo.
Os brasileiros no exterior que acompanham o noticiário brasileiro pela internet têm a impressão de que o país nunca esteve tão mal. Explodem os casos de corrupção, a crise ronda a economia, a inflação está de volta, e o país vive imerso no caos moral. Isso é o que querem nos fazer crer as redações jornalísticas do eixo Rio - São Paulo. Com seus gatekeepers escolhidos a dedo, Folha de S. Paulo, Estadão, Veja e O Globo investem pesadamente no caos com duas intenções: inviabilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff e destruir a imagem pública do ex-presidente Lula da Silva. Até aí nada novo.
Quem venceu o debate na Globo?
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:
O último debate da campanha para prefeito de São Paulo só não foi tedioso por contribuição do candidato Fernando Haddad, a quem, nos dois primeiros blocos do programa, couberam tiradas de humor em relação a propostas de José Serra. De resto, o que se viu foi exatamente mais do mesmo que ocorreu ao longo de toda a campanha em segundo turno.
O último debate da campanha para prefeito de São Paulo só não foi tedioso por contribuição do candidato Fernando Haddad, a quem, nos dois primeiros blocos do programa, couberam tiradas de humor em relação a propostas de José Serra. De resto, o que se viu foi exatamente mais do mesmo que ocorreu ao longo de toda a campanha em segundo turno.
Serra joga sujo na internet
Da revista CartaCapital:
O site, chamado “Propostas Haddad 13”, imitava a linguagem da campanha de Haddad e teve que ser retirado do ar a pedido da Justiça Eleitoral na última sexta-feira 19. A página apócrifa atribuía a Haddad propostas falsas, como construir cinquenta escolas de lata e aumentar o IPTU na cidade.
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
Serra visitará Índio da Costa na cadeia?
![]() |
| http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/ |
A não ser que algum ministro do STF já tenha concedido
habeas corpus, o ricaço Luis Octávio Índio da Costa continua preso do Cadeião
de Pinheiros, em São Paulo. Ele e outros donos do Banco Cruzeiro do Sul são
acusados de desviar R$ 1 bilhão para o exterior. A prisão do banqueiro
deve ter consternado José Serra. Afinal, seu vice na sucessão presidencial de
2010 é primo do bandido. Talvez após a apuração das eleições o
tucano tenha tempo para visitá-lo no Cadeião de Pinheiros num gesto de "solidariedade".
SIP: Sociedade da Informação Privada
Por Paulo Cannabrava Filho, no jornal Hora do Povo:
A Sociedade Interamericana de Imprensa, SIP (ou Sociedad Interamericana de Prensa, em espanhol), é uma entidade internacional de proprietários e editores de jornais e revistas. Foi idealizada em 1926 durante o Congresso Panamericano de Imprensa, formada majoritariamente por proprietários de jornais, alguns jornalistas. Consolidou-se em Havana, ainda na Cuba de Batista, em 1943. A partir de 1945 os proprietários estadunidenses assumiram o controle e impuseram, em 1950, o voto por jornal em lugar do voto por país. Desde então os Estados Unidos, com a maioria dos votos, detêm a hegemonia na direção da entidade. Já em 1960 tinham 559 membros contra 199 da América Latina.
A Sociedade Interamericana de Imprensa, SIP (ou Sociedad Interamericana de Prensa, em espanhol), é uma entidade internacional de proprietários e editores de jornais e revistas. Foi idealizada em 1926 durante o Congresso Panamericano de Imprensa, formada majoritariamente por proprietários de jornais, alguns jornalistas. Consolidou-se em Havana, ainda na Cuba de Batista, em 1943. A partir de 1945 os proprietários estadunidenses assumiram o controle e impuseram, em 1950, o voto por jornal em lugar do voto por país. Desde então os Estados Unidos, com a maioria dos votos, detêm a hegemonia na direção da entidade. Já em 1960 tinham 559 membros contra 199 da América Latina.
Por motivos alheios à vontade do Globo
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:
Na terça-feira, a tela do JN voltou a ser o que se espera de um telejornal da Globo em véspera de eleição: sob comando de Ali Kamel (um diretor de jornalismo que gasta seu tempo tentando intimidar blogueiros com ações judiciais), a TV da família Marinho fez um balanço de 18 minutos sobre o “mensalão”. Repita-se: balanço sobre um julgamento que não acabou.
Na terça-feira, a tela do JN voltou a ser o que se espera de um telejornal da Globo em véspera de eleição: sob comando de Ali Kamel (um diretor de jornalismo que gasta seu tempo tentando intimidar blogueiros com ações judiciais), a TV da família Marinho fez um balanço de 18 minutos sobre o “mensalão”. Repita-se: balanço sobre um julgamento que não acabou.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Globo será punida por crime eleitoral?
![]() |
| http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/ |
O Movimento dos Sem Mídia (MSM), liderado pelo blogueiro
Eduardo Guimarães, ingressou hoje à tarde com uma representação na Procuradoria
Geral Eleitoral (PGE) contra a TV Globo. O motivo
da ação foi a descarada edição do Jornal Nacional de quarta-feira (24), que usou
longos 18 minutos para fazer escarcéu com o julgamento do chamado “mensalão do
PT”. O MSM argumenta que a emissora cometeu “crime eleitoral” visando interferir
nos resultados do pleito de domingo próximo.
Bancos cobram tarifas proibidas
![]() |
| Ilustração: Marcio Baraldi |
Nos últimos dias, “analistas de mercado” ouvidos pela mídia
rentista lamentaram a queda de lucratividade dos bancos privados. O
mote da choradeira foi a redução da rentabilidade do Bradesco e do Itaú, segundo os seus balancetes. Alguns “calunistas” da TV Globo, que mais parecem assessores de
imprensa dos agiotas financeiros, quase choram! Para eles, esta queda da margem
de lucro coloca em perigo o sistema financeiro. De forma marota, eles culpam
a redução da taxa básica de juros deflagrada pelo Banco Central.
Kassab antecipa salário. Cadê o TRE?
Por Altamiro Borges
Na coluna Painel da Folha, a jornalista Vera Magalhães
publica hoje uma pequena notinha sobre a antecipação dos salários dos 230 mil
servidores da prefeitura de São Paulo. Antes de reproduzi-la, não custa
perguntar: caso a presidenta Dilma Rousseff adotasse a mesma medida na véspera
do segundo turno das eleições em 50 importantes municípios brasileiros a mídia
demotucana não faria um baita escândalo? A Folha serrista não daria uma manchete
garrafal? Feito o singelo questionamento, reproduzo a notinha:
A ditadura criminalizava a política
Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:
Eu estava nos EUA, em 2000, quando George W. Bush tornou-se presidente por decisão da Suprema Corte. Havia ocorrido uma fraude na Flórida, que necessitava recontar seus votos. A Suprema Corte, de folgada maioria republicana, decidiu interromper o processo e deu posse a Bush. Nós sabemos as consequências.
Em 2009, quando Manoel Zelaya foi deposto em Honduras, a Corte Suprema local deu respaldo ao golpe.
Eu estava nos EUA, em 2000, quando George W. Bush tornou-se presidente por decisão da Suprema Corte. Havia ocorrido uma fraude na Flórida, que necessitava recontar seus votos. A Suprema Corte, de folgada maioria republicana, decidiu interromper o processo e deu posse a Bush. Nós sabemos as consequências.
Em 2009, quando Manoel Zelaya foi deposto em Honduras, a Corte Suprema local deu respaldo ao golpe.
Monopólio midiático na América Latina
Por Fernando Arellano Ortíz, no sítio da Adital:
"Não há erro: os meios de comunicação simplesmente são grandes conglomerados empresariais que têm interesses econômicos e políticos. Na América Latina, os monopólios midiáticos têm um poder fenomenal que vêm cumprindo na função de substituir os partidos políticos de direita que caíram em descrédito e que não têm capacidade de chamar a atenção nem a vontade dos setores conservadores da sociedade”. Assim o politólogo e cientista social argentino Atilio Boron caracteriza a denominada canalha midiática.
"Não há erro: os meios de comunicação simplesmente são grandes conglomerados empresariais que têm interesses econômicos e políticos. Na América Latina, os monopólios midiáticos têm um poder fenomenal que vêm cumprindo na função de substituir os partidos políticos de direita que caíram em descrédito e que não têm capacidade de chamar a atenção nem a vontade dos setores conservadores da sociedade”. Assim o politólogo e cientista social argentino Atilio Boron caracteriza a denominada canalha midiática.
A última eleição sob a tutela da Globo
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:
A sólida dianteira de Haddad em SP, reafirmada pelo Ibope e o Datafolha desta quinta-feira, deixa ao conservadorismo pouca margem para reverter uma vitória histórica do PT; talvez a derradeira derrota política do seu eterno delfim, José Serra. Ainda assim há riscos. Não são pequenos. Eles advém menos da vontade aparentemente definida do eleitor, do que da disposição midiática para manipulá-la, nas poucas horas que antecedem o pleito de domingo.
A sólida dianteira de Haddad em SP, reafirmada pelo Ibope e o Datafolha desta quinta-feira, deixa ao conservadorismo pouca margem para reverter uma vitória histórica do PT; talvez a derradeira derrota política do seu eterno delfim, José Serra. Ainda assim há riscos. Não são pequenos. Eles advém menos da vontade aparentemente definida do eleitor, do que da disposição midiática para manipulá-la, nas poucas horas que antecedem o pleito de domingo.
Juíza quer censurar blog do Sakamoto
Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:
Estou sendo processado pela juíza Marli Lopes da Costa de Goes Nogueira, da Justiça do Trabalho do Distrito Federal, por conta de um post publicado em meu blog.
O texto tratava de uma decisão da magistrada, atendendo a um pedido de liminar em mandado de segurança movido pela empresa Infinity Agrícola. Sua decisão suspendeu um resgate de trabalhadores que foram considerados em condição análoga à de escravos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho. As vítimas estavam em uma fazenda de cana no município de Naviraí, Estado do Mato Grosso do Sul e, entre eles, trabalhadores das etnias Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terena. Posteriormente, o Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região revisou a decisão da juíza, permitindo que as ações relacionadas à fiscalização continuassem.
O texto tratava de uma decisão da magistrada, atendendo a um pedido de liminar em mandado de segurança movido pela empresa Infinity Agrícola. Sua decisão suspendeu um resgate de trabalhadores que foram considerados em condição análoga à de escravos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho. As vítimas estavam em uma fazenda de cana no município de Naviraí, Estado do Mato Grosso do Sul e, entre eles, trabalhadores das etnias Guarani Kaiowá, Guarani Nhandeva e Terena. Posteriormente, o Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região revisou a decisão da juíza, permitindo que as ações relacionadas à fiscalização continuassem.
Ley de Medios e o pensamento único
Por Mário Augusto Jakobskind, no sítio Direto da Redação:
Dezembro se aproxima e no sétimo dia do mês o grupo argentino Clarin terá de se adaptar aos dispositivos da lei dos meios de comunicação, também conhecida como Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. Na data vence o prazo fixado pela Corte Suprema para a medida cautelar com a qual o grupo Clarín paralisou a implementação da lei, durante três anos, após sua aprovação no Congresso.
Dezembro se aproxima e no sétimo dia do mês o grupo argentino Clarin terá de se adaptar aos dispositivos da lei dos meios de comunicação, também conhecida como Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. Na data vence o prazo fixado pela Corte Suprema para a medida cautelar com a qual o grupo Clarín paralisou a implementação da lei, durante três anos, após sua aprovação no Congresso.
Gilmar Mendes e os Guarani Kaiowá
Por Daniela Novais, do Câmara em Pauta, na revista Fórum:
Desde meados de julho, indígenas da etnia Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul (MS) no Centro-Oeste brasileiro tentam retomar parte do território sagrado “tekoha”, em Guarani, no Arroio Koral, localizado no município de Paranhos.
A terra está em litígio e, em dezembro de 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto homologando a demarcação da terra, porém a eficácia do decreto foi suspensa logo em seguida pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, em favor das fazendas Polegar, São Judas Tadeu, Porto Domingos e Potreiro-Corá.
Desde meados de julho, indígenas da etnia Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul (MS) no Centro-Oeste brasileiro tentam retomar parte do território sagrado “tekoha”, em Guarani, no Arroio Koral, localizado no município de Paranhos.
A terra está em litígio e, em dezembro de 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto homologando a demarcação da terra, porém a eficácia do decreto foi suspensa logo em seguida pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, em favor das fazendas Polegar, São Judas Tadeu, Porto Domingos e Potreiro-Corá.
Como fica o governo após as eleições
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:
Em agosto, não por acaso, quando começaram ao mesmo tempo a campanha eleitoral e o julgamento do mensalão, a presidente Dilma Rousseff tinha um objetivo principal: manter o governo o mais distante possível das disputas e sair das eleições com a mesma base aliada com que entrou.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Lula detona "mentiras" de ACM Neto
Por Altamiro Borges
Nesta segunda-feira (23), o ex-presidente Lula participou de carreata e comício que agitaram Salvador. As atividades serviram para estimular a militância na arrancada final da campanha pela eleição do petista Nelson Pelegrino para a prefeitura da capital baiana. Sem papas na língua, Lula desmascarou o demo ACM Neto, que agora se traveste de santo e afirma que o coronel Antonio Carlos Magalhães foi o mentor do programa Bolsa Família. "É uma mentira sórdida dizer que o avô dele criou o Bolsa Família", disparou Lula.
Datafolha e Ibope aposentam Serra
![]() |
| http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/ |
Dois institutos que não merecem muita confiança da sociedade, Datafolha e Ibope - que o blogueiro Paulo Henrique Amorim sarcasticamente chama de Datafalha e Globope - divulgaram agora à noite pesquisas que apontam uma folgada vantagem de Fernando Haddad (PT) na disputa pela prefeitura de São Paulo. Caso não haja nenhuma sacanagem, o eterno candidato tucano, José Serra, já deve começar a pensar o que fará na sua aposentadoria. Segundo o Datafolha, o petista desponta com 49% da intenções de votos, contra 34% do candidato do PSDB. Já o Ibope registra 49% para Haddad e 36% do tucano.
Existe amor em São Paulo?
Por Mazé Leite, em seu blog:
Serra e os jovens "propensos ao crime"
Por Antonio Machado, no blog Viomundo:
Ao responder uma pergunta sobre violência nas escolas, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, afirmou ter uma parceria com a Fundação Casa, a antiga Febem, para identificar jovens que tenham “propensão ao crime” e fazer com eles um “trabalho preventivo” de “monitoramento”.
Ao responder uma pergunta sobre violência nas escolas, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, afirmou ter uma parceria com a Fundação Casa, a antiga Febem, para identificar jovens que tenham “propensão ao crime” e fazer com eles um “trabalho preventivo” de “monitoramento”.
Jango foi envenenado pela ditadura
Por João Novaes, no sítio Opera Mundi:
O ex-presidente brasileiro João Goulart (1961-1964) morreu, segundo a versão oficial, de um ataque cardíaco em 6 de dezembro de 1976 no município de Corrientes, na Argentina. No entanto, as suspeitas de que Jango, como era popularmente conhecido, tivesse sido morto por agentes da Operação Condor sempre foram levantadas por amigos, familiares e especialistas.
O ex-presidente brasileiro João Goulart (1961-1964) morreu, segundo a versão oficial, de um ataque cardíaco em 6 de dezembro de 1976 no município de Corrientes, na Argentina. No entanto, as suspeitas de que Jango, como era popularmente conhecido, tivesse sido morto por agentes da Operação Condor sempre foram levantadas por amigos, familiares e especialistas.
Julgamento do mensalão mudou o país?
Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:
Em agosto deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello concedeu liminar suspendendo o júri popular que finalmente faria Justiça ao “caso Nicole”. O empresário Pablo Russel Rocha é acusado de, em 1998, ter arrastado com sua caminhonete, até a morte, a garota de programa Selma Artigas da Silva, então com 22 anos, em Ribeirão Preto. A jovem era conhecida como Nicole.
Em agosto deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello concedeu liminar suspendendo o júri popular que finalmente faria Justiça ao “caso Nicole”. O empresário Pablo Russel Rocha é acusado de, em 1998, ter arrastado com sua caminhonete, até a morte, a garota de programa Selma Artigas da Silva, então com 22 anos, em Ribeirão Preto. A jovem era conhecida como Nicole.
ONG representará contra JN da Globo
Por Eduardo Guimarães, na Blog da Cidadania:
Até a insuspeita Folha de São Paulo notou a cobertura desproporcional, ilegal e até criminosa que o Jornal Nacional fez da sessão de terça-feira (23.10) do julgamento do mensalão. Segundo a matéria em tela, o telejornal gastou 18 dos 32 minutos de sua edição de ontem com esse assunto. Abaixo, o texto da Folha.
O pavor aristocrático na reta final
Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:
A iminência de uma derrota histórica na cidade que consideravam sua reserva de mercado têm levado alguns observadores a fazer um trabalho vergonhoso em defesa da candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo.
A iminência de uma derrota histórica na cidade que consideravam sua reserva de mercado têm levado alguns observadores a fazer um trabalho vergonhoso em defesa da candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo.
Barões da mídia: SIP versus ONU
Por João Brant, no jornal Brasil de Fato:
No dia 15 de outubro, ativistas da campanha Para Expressar a Liberdade construíram atividades de contraponto à Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que realizava sua Assembleia Geral em São Paulo. Um ato público e uma contraconferência online fizeram o debate sobre de qual lado está a SIP na luta por liberdade de expressão na América Latina.
No dia 15 de outubro, ativistas da campanha Para Expressar a Liberdade construíram atividades de contraponto à Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que realizava sua Assembleia Geral em São Paulo. Um ato público e uma contraconferência online fizeram o debate sobre de qual lado está a SIP na luta por liberdade de expressão na América Latina.
Sujeito vira objeto; objeto, sujeito
Por Frei Betto, no sítio da Adital:
O consumismo neoliberal gera, hoje, uma proeza que deixa os filósofos mais encucados: o sujeito humano passa à condição de objeto e o objeto – a mercadoria – ocupa a condição de sujeito.
O consumo já não é determinado pela necessidade. Depende, sobretudo, do sonho do consumidor de alcançar o status do produto. Isso mesmo: a mercadoria possui grife, status, agrega valor a quem a porta. Ao obtê-la, o consumidor se deixa possuir por ela. O valor que ela contém, criado pela mídia publicitária e pela moda, emana e impregna o consumidor.
O consumismo neoliberal gera, hoje, uma proeza que deixa os filósofos mais encucados: o sujeito humano passa à condição de objeto e o objeto – a mercadoria – ocupa a condição de sujeito.
O consumo já não é determinado pela necessidade. Depende, sobretudo, do sonho do consumidor de alcançar o status do produto. Isso mesmo: a mercadoria possui grife, status, agrega valor a quem a porta. Ao obtê-la, o consumidor se deixa possuir por ela. O valor que ela contém, criado pela mídia publicitária e pela moda, emana e impregna o consumidor.
Serra: de Malafaia a Lombroso
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:
O risco do “salto alto” em São Paulo
Por Altamiro Borges
Sem citar suas fontes, o blogueiro Josias de Souza, da Folha,
escreveu neste domingo que o ex-presidente Lula estaria preocupado com o clima de euforia
que já teria contaminando a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São
Paulo. “No último Datafolha, Haddad apareceu 17 pontos percentuais à
frente de José Serra – 49% a 32%. Lula farejou à sua volta o que chama de ‘clima
de já ganhou’. Em privado, apressou-se em recomendar a dirigentes do PT e
operadores da campanha que fujam do ‘salto alto’”, garante o jornalista.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
JN da Globo reforça campanha do Serra
![]() |
| http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br |
Alertado por internautas, fui conferir a edição de hoje à noite do Jornal Nacional no sítio da prepotente TV Globo. A emissora, famosa por manipular seus telejornais na reta final de várias campanhas eleitorais (todos se lembram das safadezas contra Leonel Brizola e Lula), jogou pesado. Deu dois longos blocos do JN para tratar do julgamento do chamado "mensalão" e da condenação dos líderes petistas. Numa ação orquestrada e cronometrada, STF, TV Globo e os candidatos demotucanos espalhados pelo país - mas, principalmente, José Serra em São Paulo - deram a sua cartada decisiva para as eleições municipais do próximo domingo.
Soninha, Malafaia e os “safados”
Por Altamiro Borges
Soninha Francine e Silas Malafaia, os dois mais estridentes
cabos eleitorais de José Serra em São Paulo, precisam tomar umas aulas de boas
maneiras. Lógico que elas não poderão ser ministradas pelo tucano – famoso
pelas suas grosserias e agressões. Na sexta-feira, a candidata derrotada do PPS
à prefeitura paulistana chamou Fernando Haddad de “filho da p...” e atacou “os
imundos petistas”. Ontem, na Folha, o “pastor” da Assembleia de Deus Vitória em
Cristo esbravejou que o candidato do PT é “um sa-fa-do”.
Fidel desmente os coveiros da mídia
![]() |
| Foto: Alex Castro |
Fidel Castro, o líder da revolução cubana, está com 86 anos
de idade e apresenta sinais naturais de fragilidade. Como todo ser humano, ele
vai morrer. Mas chama a atenção a torcida da mídia burguesa pelo seu
falecimento. É uma coisa sádica, desumana, repugnante. Na semana passada, ela voltou
a soltar rojões com a falsa notícia sobre a morte do líder cubano. Alguns “calunistas”
da mídia colonizada do Brasil não esconderam a sua alegria – o mesmo sentimento
mórbido expresso com as doenças de Hugo Chávez, Dilma Rousseff e Lula.
Newsweek e a crise da mídia impressa
Na semana passada, cinco notícias confirmaram que a mídia
impressa vive a mais grave crise da sua história. Os jornalões e as revistonas não
vão acabar, mas estão moribundos. Não há mais como esconder. Os impérios
midiáticos, principalmente com as suas concessões públicas, ainda esbanjam força
– que o diga o fenômeno da novela “Avenida Brasil” da TV Globo. Mas o seu modelo
de negócios está em dificuldades. Newsweek, Público, El País, Los Angeles Times
e Jornal da Tarde confirmam este diagnóstico.
Mídia: contradições e (in)certezas
Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:
Apesar da certeza arrogante com que alguns “pesquisadores” nos oferecem interpretações sobre a influência da grande mídia – ou da inexistência dela – tanto no funcionamento das instituições republicanas como no comportamento coletivo – ou no comportamento do que se chama de “opinião pública” –, os dias que correm oferecem razões de sobra para muita reflexão e humildade.
Apesar da certeza arrogante com que alguns “pesquisadores” nos oferecem interpretações sobre a influência da grande mídia – ou da inexistência dela – tanto no funcionamento das instituições republicanas como no comportamento coletivo – ou no comportamento do que se chama de “opinião pública” –, os dias que correm oferecem razões de sobra para muita reflexão e humildade.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Julgamento pode acabar antes da eleição
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:
O julgamento sobre formação de quadrilha, último capítulo no processo do "mensalão", acaba de ser concluído pelo Supremo Tribunal Federal na noite desta segunda-feira, com a condenação de José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, por 6 votos a 4.
"Nunca fiz parte nem chefiei quadrilha"
![]() |
| http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br |
Mais uma vez, a decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal em me condenar, agora por formação de quadrilha, mostra total desconsideração às provas contidas nos autos e que atestam minha inocência. Nunca fiz parte nem chefiei quadrilha.
Assinar:
Postagens (Atom)









































