sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Por motivos alheios à vontade do Globo

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Na terça-feira, a tela do JN voltou a ser o que se espera de um telejornal da Globo em véspera de eleição: sob comando de Ali Kamel (um diretor de jornalismo que gasta seu tempo tentando intimidar blogueiros com ações judiciais), a TV da família Marinho fez um balanço de 18 minutos sobre o “mensalão”. Repita-se: balanço sobre um julgamento que não acabou.

Normal que se noticie o que acontece no STF. Anormal que se gaste quase metade de um telejornal para fazer “balanço” do que não terminou. Isso às vésperas da eleição. O MSM (Movimento dos Sem Mídia) entrou com um pedido na Procuradoria Geral da República para que a Globo seja investigada por crime eleitoral. Na petição, o MSM lembra outros episódios pré-eleitorais envolvendo a Globo: Proconsult contra Brizola (82), debate editado para prejudicar Lula (89), bolinha de papel em 2010…

Agora, outro fato grave. O site de “O Globo” estampou na capa, nessa quinta-feira, notícia sobre o cancelamento do ENEM! A notícia – falsa – teria sido espalhada por apoiador de Serra em São Paulo. Cerca de uma hora depois, “O Globo” publicou a nota que se segue:

*****

Esclarecimento: Enem 2012 não foi cancelado

RIO – Por motivo alheio à vontade do GLOBO, uma reportagem publicada no site em 2009, que noticiava o cancelamento das provas do Enem naquele ano, voltou a circular na rede via Facebook, aparecendo em listas de mais lidas da rede social, reproduzidas de forma automática em nossa homepage.

O GLOBO esclarece que o Enem 2012 não foi cancelado e que está tomando providências junto aos administradores da rede social para que a reportagem de 2009 saia das citadas listas do Facebook em nosso site.


*****

A explicação de “O Globo” parece frágil. Qualquer notícia que estiver entre as mais lidas vai pra capa do site? Não há controle? Se um robô bombardear o facebook com frases em russo, isso vai parar na capa do site?

Tá bom…

A tentativa de espalhar pânico para tirar votos de Haddad parece sinal de desespero.

E eu diria mais: “por motivos alheios à vontade do Globo”, Serra vai perder a eleição.

Com ou sem boato.

8 comentários:

Anônimo disse...

É uma vergonha o que a Globo esta fazendo... Espero que algum dia o Brasil não precise viver com esse tipo de situação...

Anônimo disse...

Prezado Miro,

Não tenho conseguido acesso ao site baraodeitarare.org.br

Você poderia fazer algum comentário sobre o porque da dificuldade de acessar o site ?

Grato

PQuadros disse...

Só idiotas acreditam em: "alheia a sua vontade"
Não há nada sem querer partindo desta central de GOLPES.

Anônimo disse...

[‘AS “CHEIROSAS” BALAS DE PRATA GOLPISTAS...’]

DA [famigerada] SÉRIE “AS GRACINHAS DO GARCIA!”

O tal do Alexandre Garcia “da Globo” exerce também a função de, digamos, capilarizar o PIG! Todas as manhãs, comentários do jornalista são retransmitidos por muitas emissoras de rádio dos rincões do Brasil! Hoje [26/10/12, “por obra do ‘acauso’”, vésperas de eleições no Brazil(!)], mais uma vez, após escrachar as reputações dos réus do mensalão [o mensalão do PT, óbvio e ululante! Adendo nosso!], o ex-porta-voz da ditadura militar e, atualmente, ‘jornalista amigo dos patrões’ e “da Globo” caprichou na, digamos, “dosimetria golpista”, senão vejamos, abre aspas: *“Bom dia! [(?!) – adendo nosso], o ex-ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos do governo do presidente Lula declarou que o PT vai acatar a decisão do STF! Óbvio, não fosse assim o partido sairia da legalidade! [“que gracinha!” – de novo, adendo nosso!]. O José Dirceu afirmou que se considera um prisioneiro político, e que o STF é um Tribunal de Exceção, uma Justiça politizada... [agora, por favor, atente para a **‘sac....em’ radiodifundida!] É esquisito falar que o julgamento do mensalão [o do PT, revisor!, novamente, adendo nosso] pelo STF caracteriza um procedimento de exceção! Na guerrilha do Araguaia, as mortes praticadas pelos insurgentes - entre os quais o José Genoino –, aí, sim, foram atos de exceção! Quando [o Capitão] Lamarka condenou, sumariamente, o tenente da Polícia Militar ***Alberto Mendes Júnior, no Vale do Ribeira, sentenciando-o à morte, isto sim representou um tribunal de exceção! Agora, o SUPREMO, aí, eu sinto muito! O SUPREMO é um Tribunal Constitucional, uma Corte Legal e democrática. E este julgamento resgata o nosso orgulho de ser ****brasileiro...”

Anônimo disse...

... *logo no início da manhã, depois de ouvir esta patacoada terrorista-golpista, existe possibilidade de ter-se, literalmente, um bom dia?!...
**se houvesse o mínimo [o mínimo!] de recato, de ética, de responsabilidade... Este ‘jornalista amigo dos patrões barões da grande MÉRDIA nativa’ poderia evocar, por exemplo, ***temas de filmes que estabelecem correspondência com o fato em apreço, ou seja, um julgamento sob os auspícios de uma Corte Suprema... No entanto, trazer “de forma deliberadamente capciosa, [seletivamente] desconectada, deturpada e covarde” o fato histórico relacionado à guerrilha do Araguaia, aí, digo eu, LEI DOS MEIOS JÁ passou da hora! Ô, “e se já!”...
***Ainda no mesmo manifesto/editorial terrorista-golpista, o representante do PIG “aproveitou a deixa” e afirmou: “... Inclusive, em 2009, foi erguido, no QG da Polícia Militar de São Paulo, um busto do ex-tenente Alberto Mendes Júnior.”
****Alexandre Garcia “da Globo”: ufanista de araque!

EM TEMPO, sugestão de pauta para o Garcia!
Filme, ‘O Júri’ ("Runaway Jury"
EUA, 2003 - 127 min.
Drama/suspense):
O Júri é um drama de tribunal baseado no romance best-seller de John Grisham. A história mostra falcatruas que marcam um julgamento com júri popular nos Estados Unidos, revelando detalhes poucos conhecidos do grande público, como a manipulação de jurados e a compra de veredictos.
No filme, John Cushack vive um jurado escolhido para servir em um dos mais importantes julgamentos da história norte-americana. A indústria de armamentos daquele país, uma das mais poderosas e lucrativas do mundo, é processada por uma mulher cujo marido foi assassinado por um daqueles “piradões” americanos (conhecido cidadão que entra no escritório armado com uma metralhadora e atira na direção de todos até cometer suicídio).
Além da indenização milionária que a indústria bélica pode vir a pagar, ainda existem dois grandes problemas que tornam o julgamento tão importante. Em primeiro lugar, a opinião pública, que pode ser afetada negativamente em caso de condenação. Em segundo lugar, a criação de um precedente perigoso nos Tribunais, permitindo que várias outras famílias possam também demandar judicialmente contra a indústria armamentista, gerando uma avalanche de novos pedidos de indenização.
(...)
O filme O Júri é um suspense que reserva boas surpresas ao final. Vale a pena conferir.

AS RUAS, BECOS, AVENIDAS... ESPERAM – E CLAMAM –, ANSIOSAS E PREOCUPADAS, POR VOZES! OU NÃO?!...

O povo unido jamais será vencido!

Hasta la Victoria Siempre!

Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...


[MAIS] UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CAMPANHA DO CANDIDATO JOSÉ (S)ERRA! HAJA MENSALÃO! ENTENDA

DA SÉRIE “OS SORRISOS DOS INOCENTES!”

Ontem à noite (25/10/12) – vésperas de eleições (sic) no ‘Brazil’(!) -, sintonizo a Band News “e me deparo” com o final de uma entrevista com o Gilberto Kassab “do (S)erra”!... O entrevistador, Salomão do nome difícil ‘dois pontos’, estava, digamos, declamando um conto, digamos, sobre a releitura ou leitura pós-moderna (idem sic) do cangaço do Lampião! Enquanto sorria - olhando intermitentemente para as diversas câmeras -, declamava o enredo “do cordel” estabelecendo uma correspondência/comparação com “a ladroagem dos mensaleiros!” [mensaleiros do PT, revisor!]... As estripulias do bando de Lampião foram decantadas como “fichinhas”, ações de Irmandades (ibidem sic), ao serem cotejadas com as peraltices criminosas dos réus do mensalão! [nunca é demais ressaltar, réus do mensalão do PT, revisor!]... Enquanto ‘Salomão do [Sobre]Nome Difícil Dois Pontos’ protagonizava o papel de repentista “cheiroso” contemporâneo, “volta e meia”, uma das câmeras focava o Gilberto Kassab “do (S)erra” rindo efusivamente, convulsivamente... Mais parecia uma criança que nunca tivera cometido uma traquinagem e, portanto, tudo o que ouvia lhe era novidade!... Tudo que estava sendo dito acerca de criminalidade, sobre corrupção, temas que nem de longe passam(ram) pelo Kassab “do (S)erra”!...

Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas, responde, "na lata", o matuto 'bananiense'!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Luis disse...

Morte a Globo!!!

LL disse...

O Estado Democrático de Direito corre sério risco com veículos de comunicação agindo ao arrepio da lei, da forma como imaginam que podem, porque assim sempre fizeram, em passado recente, durante o atroz regime de exceção que vigorou no Brasil.

As organizações Globo precisam ser revistas, com urgência. As concessões do Sistema Globo, de Rádio e Televisão, foram entregues durante, nos estertores e logo após o quase-fim da ditadura militar (Centrão etc).

Na verdade uma ditadura permanece incrustada no pensamento das elites e no ranço conservador de muitas instituições, públicas e privadas, como afirmou em 2006 um cientista político, escrevendo para o jornal que fez apologia da “ditabranda”, logo após a reeleição do Presidente Lula.

Um sintoma da permanência insistente do regime de exceção é a vitaliciedade de membros de tribunais, locais e superiores. Com o tempo, Suas Excelências agem como se donos fossem da “res publica”, criando uma teia de relações e interesses que lesionam e ferem de morte os princípios constitucionais que deveriam reger a Administração Pública como um todo.

Por uma nova ordem. Um novo pacto político no Brasil!

Apoio integralmente a representação do Eduardo Guimaraes, do Blog Cidadania (Movimento dos Sem Mídia)!