segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Julgamento pode acabar antes da eleição

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

O julgamento sobre formação de quadrilha, último capítulo no processo do "mensalão", acaba de ser concluído pelo Supremo Tribunal Federal na noite desta segunda-feira, com a condenação de José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, por 6 votos a 4.


Como estão programadas mais três sessões para esta semana, tudo caminha para que as penas sejam fixadas antes das eleições do próximo domingo.

Na sessão extra marcada para amanhã, o relator Joaquim Barbosa já começa a ler seu voto com a dosimetria, ou seja, o tamanho das penas de cada um, a parte mais polêmica do julgamento.

Se depender do presidente do STF, Ayres Brito, não se deverá perder muito tempo com a discussão sobre os julgamentos de seis réus que terminaram empatados em cinco a cinco.

No intervalo da sessão da tarde desta terça-feira, Brito já antecipou sua posição, que coincide com a opinião da maioria dos ministros: "Eu, em pronunciamentos outros, já me manifestei nesse sentido, que o empate opera em favor do réu como projeção do princípio da não culpabilidade".

A questão dos empates pode ser levantada por Barbosa, mas o maior interessado em acelerar o final do julgamento é o próprio relator, que deve viajar no próximo final de semana à Alemanha para fazer um tratamento médico.

"Vai depender do relator", disse Ayres Brito quando perguntado se o julgamento terminará esta semana.

Mantido o roteiro estabelecido desde o início do julgamento do chamado "mensalão", o anúncio das penas vai coincidir com a reta final da campanha eleitoral, oferecendo mais munição para os partidos de oposição ao governo.

Até aqui, porém, segundo as pesquisas, não houve a influência de um fato no outro como esperavam os porta-vozes da grande mídia que pressionaram o STF a marcar o julgamento justamente durante a campanha da eleição municipal deste ano.

Resta saber o que dirão as próximas pesquisas que serão divulgadas durante a semana.

3 comentários:

Anônimo disse...

‘A PERGUNTA DO SÉCULO’!: qual “ministro supremo do supremoTF” irá conceder o habeas corpus notívago ao primo do ex-vice na chapa do [tucanoDEMoníaco] José (S)erra, última eleição presidencial?! ENTENDA

Polícia Federal prende *ex-presidente do banco Cruzeiro do Sul
*O ex-presidente e um dos controladores do banco Cruzeiro do Sul, Luis Octávio Indio da Costa, foi preso por policiais federais na tarde desta segunda-feira (22), em São Paulo. Ele foi levado à sede da Polícia Federal.
O Cruzeiro do Sul tem um rombo de mais de R$ 3 bilhões, que pode ser ainda maior, segundo especialistas.

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: “grande” mídia nativa!

Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo – empanturrado de pipoca e água de coco, elevando a audiência da TV (In)Justiça!…

Arthur disse...

Altamiro, vc não pode perder essa do Serra:
http://www.cartacapital.com.br/politica/serra-lanca-angry-haddad-jogo-em-que-dirceu-e-maluf-destroem-a-cidade/

http://outerspace.terra.com.br/?dir=noticias&arquivo=viewer&cod_noticia=29314&noticia=campanha_de_serra_cria_parodia_angry_haddad_contra_candidato

E a ousadia ja foi proibida:
http://outerspace.terra.com.br/?dir=noticias&arquivo=viewer&cod_noticia=29315&noticia=justica_proibe_angry_birds_contra_candidato_fernando_haddad

Era só o que faltava!! hahah
Abs.

Antonio Lyra Filho disse...

Passada as eleições o PT tem de se aglutinar contra o golpe que estão tentado contra o partido. Hoje vejo que o pior dos poderes da república é o Judiciário.