sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014
Dirceu e a "vaquinha" da Folha
Por Altamiro Borges
Acaba de ser divulgado o terceiro boletim da campanha "Eu Apoio Zé Dirceu". Em apenas três dias, "mais de mil pessoas já encaminharam seus comprovantes de depósito para o pagamento da injusta multa imposta ao [ex-ministro] José Dirceu. Uma prova inconteste da crescente indignação diante dos erros e violações do julgamento da AP 470. Até às 12 horas desta sexta-feira (14), recebemos 1.069 comprovantes de doações, atingindo o saldo de R$ 225.772,95", informa o comitê Amigos do Zé.
Acaba de ser divulgado o terceiro boletim da campanha "Eu Apoio Zé Dirceu". Em apenas três dias, "mais de mil pessoas já encaminharam seus comprovantes de depósito para o pagamento da injusta multa imposta ao [ex-ministro] José Dirceu. Uma prova inconteste da crescente indignação diante dos erros e violações do julgamento da AP 470. Até às 12 horas desta sexta-feira (14), recebemos 1.069 comprovantes de doações, atingindo o saldo de R$ 225.772,95", informa o comitê Amigos do Zé.
A força e a legitimidade do MST
![]() |
| Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |
Capacidade de mobilização, luta pela democracia e compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Foram essas as características mais exaltadas por diversas organizações e lideranças políticas em ato de apoio ao MST, realizado na noite desta quinta-feira (13/02), em Brasília. O encontro ocorreu no penúltimo dia do VI Congresso Nacional do movimento, que também celebra os 30 anos de sua fundação.
Mídia incita o ódio. Até quando?
|
Por Ana Graziela Aguiar, no Observatório do Direito à Comunicação: As cenas de violência contra um jovem de dezesseis anos, amarrado nu a um poste, no Rio de Janeiro, chocaram o país. O jovem foi espancado e estava sendo linchado publicamente, supostamente por ser acusado de roubo. A imagem já é chocante, mas ganhou cores ainda mais intensas com o comentário feito pela jornalista Rachel Sheherazade, âncora do principal telejornal do SBT. Conhecida por seus pronunciamentos conservadores, Sheherazade classificou o adolescente como “marginalzinho” e afirmou que a atitude de “vingadores” é compreensível em um país onde, segundo ela, o Estado é omisso e a justiça falha. Não satisfeita, a jornalista incitou: “O que resta ao cidadão de bem, que ainda por cima é desarmado? Se defender, é claro”. |
O "programa" da oposição é o caos
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:
Os doutos ministros do TSE e seus calendários eleitorais podem dizer o que quiserem, mas as eleições de outubro já começaram.
Aliás, seria muito melhor que elas começassem do modo legítimo e civilizado, através dos partidos e dos candidatos que irão disputá-las.
Mas, infelizmente – e não é novidade – elas começaram abertamente na mídia.
Os doutos ministros do TSE e seus calendários eleitorais podem dizer o que quiserem, mas as eleições de outubro já começaram.
Aliás, seria muito melhor que elas começassem do modo legítimo e civilizado, através dos partidos e dos candidatos que irão disputá-las.
Mas, infelizmente – e não é novidade – elas começaram abertamente na mídia.
Black blocs e a rabanada democrática
Reproduzo abaixo mais um violentíssimo (no melhor sentido da palavra) petardo de Wanderley Guilherme dos Santos, no qual ataca os inimigos da democracia. Aproveito para dar alguns pitacos à guisa de introdução e advertência.
É preciso calma. A descoberta de que houve pagamentos a alguns militantes que participaram de manifestações ou eventos correlacionados não significa nada. Não podemos criminalizar uma festinha de Cinelândia. A tabela de pagamentos, com gastos de rabanada, pão, gelo, panfletos, não tem nada de culpável. Não há rojões, granadas, balas, metralhadoras.
Metrô-SP e a Grande Quadrilha
![]() |
| http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/ |
Os objetivos dos governos e dos cartéis são, em princípio, opostos: o poder público se esforça para comprar sempre pelo menor preço bens e serviços com determinadas especificações de qualidade e o cartel, ao contrário, quer vendê-los por preços superiores aos que cada empresa individualmente proporia se houvesse concorrência real. Para combater a ação dos cartéis, os governos criam órgãos de defesa da concorrência e criminalizam os conluios entre empresas independentes que se articulam com o objetivo de reduzir a concorrência em determinado setor. A cartelização é um fenômeno das economias capitalistas desde o final do século XIX e seu combate, apesar dos esforços dos Estados, é frequentemente frustrante.
Mensalão tucano e a lista de Furnas
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:
A ação penal no 1.274 da Procuradoria Geral da República – o chamado “mensalão tucano” – traz elementos contundentes sobre a participação do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo no desvio de R$ 4,5 milhões (valores da época) de três estatais mineiras – Copasa, Cemig e BEMGE – para sua campanha eleitoral.
A ação penal no 1.274 da Procuradoria Geral da República – o chamado “mensalão tucano” – traz elementos contundentes sobre a participação do ex-governador mineiro Eduardo Azeredo no desvio de R$ 4,5 milhões (valores da época) de três estatais mineiras – Copasa, Cemig e BEMGE – para sua campanha eleitoral.
Ausência "paulista" na eleição de 2014
Por Bruna Carvalho, na revista CartaCapital:
As eleições de 2014 guardam uma característica única em relação a outras disputas recentes ao Planalto. Se for mantido o atual desenho eleitoral, pela primeira vez desde a redemocratização não haverá um candidato cuja carreira foi construída em São Paulo entre os principais postulantes à Presidência da República.
As eleições de 2014 guardam uma característica única em relação a outras disputas recentes ao Planalto. Se for mantido o atual desenho eleitoral, pela primeira vez desde a redemocratização não haverá um candidato cuja carreira foi construída em São Paulo entre os principais postulantes à Presidência da República.
Lei antiterrorismo serve aos EUA
Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:
Tramitam no Congresso vários projetos de lei que visam regulamentar atos de terrorismo.
O mais conhecido é do senador Romero Jucá (PMDB-RR) com contribuições do ex-deputado federal Miro Teixeira (PROS).
“Não podemos começar a Copa, as Olimpíadas, sem a lei regulamentada. A Constituição tem essa lacuna que precisa ser preenchida”, afirmou numa comissão mista do Congresso. "A regulamentação dos atos de terrorismo será votada ainda este ano".
Tramitam no Congresso vários projetos de lei que visam regulamentar atos de terrorismo.
O mais conhecido é do senador Romero Jucá (PMDB-RR) com contribuições do ex-deputado federal Miro Teixeira (PROS).
“Não podemos começar a Copa, as Olimpíadas, sem a lei regulamentada. A Constituição tem essa lacuna que precisa ser preenchida”, afirmou numa comissão mista do Congresso. "A regulamentação dos atos de terrorismo será votada ainda este ano".
A mídia e a apologia ao crime
Por Venício A. de Lima, na revista Teoria e Debate:
Diante da apologia feita pela âncora do telejornal SBT Brasil de “justiceiros” vingadores que espancaram, despiram e acorrentaram pelo pescoço um suspeito adolescente, de 15 anos, a um poste no Flamengo, no Rio de Janeiro (ver aqui), permito-me relembrar artigo que publiquei no Observatório da Imprensa em dezembro de 2008, “A liberdade de comunicação não é absoluta”.
Diante da apologia feita pela âncora do telejornal SBT Brasil de “justiceiros” vingadores que espancaram, despiram e acorrentaram pelo pescoço um suspeito adolescente, de 15 anos, a um poste no Flamengo, no Rio de Janeiro (ver aqui), permito-me relembrar artigo que publiquei no Observatório da Imprensa em dezembro de 2008, “A liberdade de comunicação não é absoluta”.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
PSOL pede retratação da TV Globo
![]() |
| http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/ |
Em nota divulgada nesta terça-feira (11), a executiva nacional do PSOL exige imediata retratação da TV Globo por ter produzido uma matéria em que vincula o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ) ao episódio que vitimou o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade.
O novo golpe em curso na Venezuela
![]() |
| http://aporrea.org/ |
Em um segundo discurso realizado na noite desta quarta-feira (12/02), após as mortes registradas hoje em Caracas, o presidente Nicolás Maduro afirmou que há “um golpe de Estado em desenvolvimento na Venezuela”. O chefe de Estado venezuelano pediu a união do povo e das Forças Armadas do país, além da solidariedade dos países da América Latina e do Caribe.
O massacre de Marcelo Freixo pela Globo
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
“Estagiário de advogado diz que ativista afirmou que homem que acendeu rojão era ligado ao deputado estadual Marcelo Freixo”
Um dos piores títulos da história do jornalismo foi o ponto de partida para o massacre do deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL do Rio. Desde a tragédia com o cinegrafista Santiago Andrade, a Globo passou a apostar numa caçada que, aparentemente, só terá fim com outra tragédia.
“Estagiário de advogado diz que ativista afirmou que homem que acendeu rojão era ligado ao deputado estadual Marcelo Freixo”
Um dos piores títulos da história do jornalismo foi o ponto de partida para o massacre do deputado estadual Marcelo Freixo, do PSOL do Rio. Desde a tragédia com o cinegrafista Santiago Andrade, a Globo passou a apostar numa caçada que, aparentemente, só terá fim com outra tragédia.
Azeredo manda recado ao PSDB
Por Cadu Amaral, em seu blog:
E parece que o PSDB vai deixar um corpo estendido no chão, à beira da estrada. As falas dos tucanos de bico fino apontam que o deputado federal e ex-governador de Minas Gerais não contará com a solidariedade de seus correligionários.
E parece que o PSDB vai deixar um corpo estendido no chão, à beira da estrada. As falas dos tucanos de bico fino apontam que o deputado federal e ex-governador de Minas Gerais não contará com a solidariedade de seus correligionários.
O Globo e a imprensa bipolar
Por Theófilo Rodrigues, no blog Cadernos de Cultura e Política:
Se um desavisado quiser ler o jornal O Globo de hoje ficará perdido.
O editorial do jornal O Globo de hoje (12/02) intitulado “Os inimigos da democracia” afirma que “é a publicidade privada que garante a independência de fato (dos veículos da imprensa profissional), ao contrário de sites, blogs e publicações bancados por verba pública”.
Protesto causa três mortes na Venezuela
![]() |
| http://aporrea.org/ |
Os venezuelanos saíram às ruas desta quarta-feira (12), em duas marchas distintas, uma para protestar e outra manifestar apoio ao governo, no dia em que se comemora o bicentenário da chamada Batalha da Vitória. Episódios de violência resultaram na morte de três pessoas, além de cerca de 20 feridos. O presidente Nicolás Maduro apontou a oposição como responsável pelos incidentes.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
Começa a campanha de apoio a Dirceu
Por Altamiro Borges
Já está no ar a página da internet de arrecadação de doações para cobrir a injusta multa imposta pelo STF ao ex-ministro José Dirceu em decorrência do midiático julgamento do "mensalão". A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal ainda não publicou a notificação oficial, mas estima-se que a multa será de R$ 971 mil e terá prazo de dez dias para ser quitada. Depois do sucesso das campanhas de solidariedade a José Genoino e Delúbio Soares, que tanto irritaram a direita partidária e midiática, agora é a hora de garantir o êxito do apoio ao ex-ministro. Veja no site apoiozedirceu.com as razões da iniciativa e a forma de contribuir. Reproduzo abaixo o texto de apresentação da campanha:
Um rojão camufla o que importa
Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:
O partido que assentiu com reservas à Carta de 1988 tornou-se o principal guardião e o mais fiel artífice de suas conquistas, ora carimbadas - a exemplo dele - de estorvo à eficiência dos mercados e entrave à continuidade do desenvolvimento brasileiro.
Entre outros motivos, o PT criticou o resultado constituinte da redemocratização por considera-lo, como de fato era, paralisante do ponto de vista da reforma agrária, avesso à pluralidade sindical, elitista no que tange à redistribuição fiscal da riqueza e ao controle do sistema financeiro, ademais de preservar esporões da ditadura no metabolismo da sociedade.
O partido que assentiu com reservas à Carta de 1988 tornou-se o principal guardião e o mais fiel artífice de suas conquistas, ora carimbadas - a exemplo dele - de estorvo à eficiência dos mercados e entrave à continuidade do desenvolvimento brasileiro.
Entre outros motivos, o PT criticou o resultado constituinte da redemocratização por considera-lo, como de fato era, paralisante do ponto de vista da reforma agrária, avesso à pluralidade sindical, elitista no que tange à redistribuição fiscal da riqueza e ao controle do sistema financeiro, ademais de preservar esporões da ditadura no metabolismo da sociedade.
Protestos e a notícia como espetáculo
![]() |
| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil |
A sequência do noticiário sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade, causada pela explosão de um morteiro, lança o leitor atento em uma enorme confusão. Mesmo levando-se em conta o turbilhão emocional provocado por eventos desse tipo, do qual nem repórteres experientes estão isentos, o conjunto das informações, análises, palpites e iniciativas descreve uma sociedade atônita, sem noção da realidade, crédula ao nível da carolice e ao mesmo tempo cética diante de informações avalizadas pela imprensa.
Batman e a musiquinha da Globo
Por Rodrigo Vianna (via @brsamba – Bruno Ribeiro), no blog Escrevinhador:
A dica chegou pelo twitter. Ao ver as imagens (clique aqui para ver), fiquei na dúvida se devia rir ou chorar.
No vídeo, aparece aquele mesmo Batman que foi destroçado pelo cineasta numa rua da zona sul carioca. E aparece um monte de manifestante sorridente, cantando a musiquinha de fim de ano da Globo: “hoje é um novo dia, de um novo tempo…”Lá pelas tantas, vem a sacada genial dos manifestantes de butique: “hoje a rua é sua, hoje a rua é nossa…”
A dica chegou pelo twitter. Ao ver as imagens (clique aqui para ver), fiquei na dúvida se devia rir ou chorar.
No vídeo, aparece aquele mesmo Batman que foi destroçado pelo cineasta numa rua da zona sul carioca. E aparece um monte de manifestante sorridente, cantando a musiquinha de fim de ano da Globo: “hoje é um novo dia, de um novo tempo…”Lá pelas tantas, vem a sacada genial dos manifestantes de butique: “hoje a rua é sua, hoje a rua é nossa…”
Barbosa e a justiça do absurdo
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:
No dia 24 de janeiro, o ministro Ricardo Lewandovski deu parecer favorável ao pedido de José Dirceu, que pretende exercer o direito legal de trabalhar fora da Papuda, para onde foi encaminhado no cinematográfico voo de 15 de novembro. Embora fosse uma decisão de um ministro do STF, o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais, não deu encaminhamento imediato, permitindo que Dirceu ficasse preso, em regime fechado, num prazo absurdo que completará 90 dias na semana que vem.
No dia 24 de janeiro, o ministro Ricardo Lewandovski deu parecer favorável ao pedido de José Dirceu, que pretende exercer o direito legal de trabalhar fora da Papuda, para onde foi encaminhado no cinematográfico voo de 15 de novembro. Embora fosse uma decisão de um ministro do STF, o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais, não deu encaminhamento imediato, permitindo que Dirceu ficasse preso, em regime fechado, num prazo absurdo que completará 90 dias na semana que vem.
Sheherazade e os "anjos-linchadores"
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:
Então quer dizer que, cansados da inação do Estado, 30 legítimos representantes da sociedade “civilizada” saíram de moto, com porretes e correntes, para restabelecer o “clima de paz e tranquilidade” nas ruas do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Iam pelas ruas, segundo a D. Rachel Sheherazade, aplicar o artigo do Código de Processo Penal e prender criminosos em flagrante delito, para conduzi-los à autoridade policial incompetente, que não cumpria o seu dever de detê-los?
Então quer dizer que, cansados da inação do Estado, 30 legítimos representantes da sociedade “civilizada” saíram de moto, com porretes e correntes, para restabelecer o “clima de paz e tranquilidade” nas ruas do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Iam pelas ruas, segundo a D. Rachel Sheherazade, aplicar o artigo do Código de Processo Penal e prender criminosos em flagrante delito, para conduzi-los à autoridade policial incompetente, que não cumpria o seu dever de detê-los?
O golpe na Ucrânia e o imperialismo
![]() |
| Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko |
Eu sempre gostei do blog Castorphoto, porque ele oferece traduções de artigos incríveis sobre política internacional. O brilhante Pepe Escobar, que escreve em inglês para o Asian Times, aparece frequentemente por lá.
A única coisa que se podia criticar no Castorphoto era uma visão algo paranoica do imperialismo americano e suas mídias corporativas.
Bolsonaro: inimigo dos direitos humanos
Por Altamiro Borges
A decisão do PP de indicar o deputado Jair Bolsonaro (RJ) para presidir a Comissão de Direitos Humanos travou a votação na Câmara Federal nesta terça-feira (11). Nas redes sociais, milhares de internautas rejeitaram a escolha com a hashtag “mais amor, menos Bolsonaro”. Houve também um irreverente protesto na sala da comissão. Diante da pressão, a bancada do PT, a maior do parlamento, decidiu reavaliar suas escolhas. Alguns petistas defendem a ocupação de comissões mais estratégicas, como as da Constituição e Justiça, Agricultura e Saúde. Outros deputados avaliam que seria um grave erro entregar a Comissão de Direitos Humanos a outro notório direitista.
A decisão do PP de indicar o deputado Jair Bolsonaro (RJ) para presidir a Comissão de Direitos Humanos travou a votação na Câmara Federal nesta terça-feira (11). Nas redes sociais, milhares de internautas rejeitaram a escolha com a hashtag “mais amor, menos Bolsonaro”. Houve também um irreverente protesto na sala da comissão. Diante da pressão, a bancada do PT, a maior do parlamento, decidiu reavaliar suas escolhas. Alguns petistas defendem a ocupação de comissões mais estratégicas, como as da Constituição e Justiça, Agricultura e Saúde. Outros deputados avaliam que seria um grave erro entregar a Comissão de Direitos Humanos a outro notório direitista.
A multa de João Paulo Cunha
Por Altamiro Borges
O ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) deverá ser notificado ainda nesta semana sobre a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no midiático julgamento do “mensalão”. A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal já emitiu seu comunicado: “Certifico que foi determinada a intimação da defesa para comprovar o pagamento de pena de multa imposta nos autos da ação penal 470, em virtude do trânsito em julgado da condenação, sob a pena de inscrição do débito em dívida ativa da União”. Estima-se que a multa será de R$ 260 mil, pelos crimes de corrupção e peculato, e deverá ser paga no prazo de dez dias a partir da publicação da sentença no Diário da Justiça.
O ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) deverá ser notificado ainda nesta semana sobre a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no midiático julgamento do “mensalão”. A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal já emitiu seu comunicado: “Certifico que foi determinada a intimação da defesa para comprovar o pagamento de pena de multa imposta nos autos da ação penal 470, em virtude do trânsito em julgado da condenação, sob a pena de inscrição do débito em dívida ativa da União”. Estima-se que a multa será de R$ 260 mil, pelos crimes de corrupção e peculato, e deverá ser paga no prazo de dez dias a partir da publicação da sentença no Diário da Justiça.
Folha demite repórter jurado de morte
Por Altamiro Borges
“O repórter André Caramante foi demitido do jornal Folha de S.Paulo, na última segunda-feira (10/02). O profissional voltava de férias, mas não encontrou o seu nome na escala de trabalho da semana. Ao chegar à redação foi comunicado de sua demissão, sob a alegação de ‘contenção de despesas’”, informa a jornalista Jéssica Oliveira, do portal Imprensa. O caso é gravíssimo. André Caramante ficou famoso ao denunciar os abusos cometidos pelo ex-chefe da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), o coronel Paulo Telhada, que hoje é vereador pelo PSDB de São Paulo. Ele foi ameaçado de morte e deixou o Brasil, com a sua família, por alguns meses. Agora, a Folha demite o repórter para “conter despesas”.
“O repórter André Caramante foi demitido do jornal Folha de S.Paulo, na última segunda-feira (10/02). O profissional voltava de férias, mas não encontrou o seu nome na escala de trabalho da semana. Ao chegar à redação foi comunicado de sua demissão, sob a alegação de ‘contenção de despesas’”, informa a jornalista Jéssica Oliveira, do portal Imprensa. O caso é gravíssimo. André Caramante ficou famoso ao denunciar os abusos cometidos pelo ex-chefe da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), o coronel Paulo Telhada, que hoje é vereador pelo PSDB de São Paulo. Ele foi ameaçado de morte e deixou o Brasil, com a sua família, por alguns meses. Agora, a Folha demite o repórter para “conter despesas”.
Barbosa dá golpe no STF contra Dirceu
Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:
O Presidente Joaquim Barbosa revogou a decisão do Ministro Lewandowski de mandar o Juiz de Execuções Penais proceder o inicio do semiaberto de José Dirceu e deixá-lo trabalhar.
É o que diz o Estadão.
Barbosa deu um Golpe na decisão de Lewandowski.
O Presidente Joaquim Barbosa revogou a decisão do Ministro Lewandowski de mandar o Juiz de Execuções Penais proceder o inicio do semiaberto de José Dirceu e deixá-lo trabalhar.
É o que diz o Estadão.
Barbosa deu um Golpe na decisão de Lewandowski.
A lei antiterror ameaça a democracia
Por José Antonio Lima, na revista CartaCapital:
O assassinato do cinegrafista Santiago Andrade em uma manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus no Rio de Janeiro não vai abrir uma discussão para tornar a sociedade melhor ou gerar reflexões sobre a violência. No dia em que a família se despediu de Santiago, o Senado aproveitou a deixa e voltou a examinar o projeto de lei 499/2013, que tipifica o crime de terrorismo no Brasil e cuja aprovação abrirá as portas não apenas para mais autoritarismo das forças de segurança, mas também para a perseguição política.
O assassinato do cinegrafista Santiago Andrade em uma manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus no Rio de Janeiro não vai abrir uma discussão para tornar a sociedade melhor ou gerar reflexões sobre a violência. No dia em que a família se despediu de Santiago, o Senado aproveitou a deixa e voltou a examinar o projeto de lei 499/2013, que tipifica o crime de terrorismo no Brasil e cuja aprovação abrirá as portas não apenas para mais autoritarismo das forças de segurança, mas também para a perseguição política.
Um recado aos jovens e mais antigos
Por Gilson Caroni Filho, no blog Viomundo:
É preciso repetir, uma, duas, quantas vezes for necessário.
Não condenemos, nós do campo democrático-popular, as manifestações de junho do ano passado. Não considero os que não concordam com o atual governo como atores necessariamente reacionários.
É preciso repetir, uma, duas, quantas vezes for necessário.
Não condenemos, nós do campo democrático-popular, as manifestações de junho do ano passado. Não considero os que não concordam com o atual governo como atores necessariamente reacionários.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Mídia agora posa de vítima
Por Altamiro Borges
Os barões da mídia têm muita flexibilidade tática. Eles são hábeis e rápidos. No início da “jornada de junho”, no ano passado, a mídia exigiu dura repressão contra os “vândalos” em luta pela redução da tarifa do transporte – no que foi prontamente atendida pelo tucano Geraldo Alckmin. Na sequência, diante da ampliação do movimento e da ausência de pautas bem definidas, ela tentou pegar carona nos protestos, impondo a sua agenda oposicionista. A expressão mais grotesca desta manobra se deu com Arnaldo Jabor. À noite, na TV Globo, ele disse que os jovens “não valem nem 20 centavos” e merecem porrada! Depois, na rádio CBN, do mesmo grupo, afirmou que os protestos eram “lindos”, mas orientou que eles deveriam ter eixo – contra o governo Dilma! Agora, diante da trágica morte do cinegrafista Santiago Andrade, da Band, a velha mídia usa a mesma tática marota!
Os barões da mídia têm muita flexibilidade tática. Eles são hábeis e rápidos. No início da “jornada de junho”, no ano passado, a mídia exigiu dura repressão contra os “vândalos” em luta pela redução da tarifa do transporte – no que foi prontamente atendida pelo tucano Geraldo Alckmin. Na sequência, diante da ampliação do movimento e da ausência de pautas bem definidas, ela tentou pegar carona nos protestos, impondo a sua agenda oposicionista. A expressão mais grotesca desta manobra se deu com Arnaldo Jabor. À noite, na TV Globo, ele disse que os jovens “não valem nem 20 centavos” e merecem porrada! Depois, na rádio CBN, do mesmo grupo, afirmou que os protestos eram “lindos”, mas orientou que eles deveriam ter eixo – contra o governo Dilma! Agora, diante da trágica morte do cinegrafista Santiago Andrade, da Band, a velha mídia usa a mesma tática marota!
Sheherazade provoca Silvio Santos
Por Altamiro Borges
Rachel Sheherazade, a nova musa da direita nativa, não está disposta a recuar diante das críticas e garante que seguirá utilizando uma concessão pública de televisão para incitar diariamente o ódio na bancada do SBT. Em entrevista ao portal Imprensa, ela foi taxativa: “Não me arrependo de nenhum comentário que fiz”. Já no artigo publicado nesta terça-feira (11) na Folha, ela reafirmou as suas posições preconceituosas. Nesta queda-de-braço, porém, a agressiva apresentadora pode dançar. Ela virou alvo de entidades de jornalistas, não agrada seus “colegas” de trabalho e foi criticada até no Congresso Nacional. O pior: o dono do SBT, Silvio Santos, parece preocupado com o desgaste causado por sua fanática direitista.
Rachel Sheherazade, a nova musa da direita nativa, não está disposta a recuar diante das críticas e garante que seguirá utilizando uma concessão pública de televisão para incitar diariamente o ódio na bancada do SBT. Em entrevista ao portal Imprensa, ela foi taxativa: “Não me arrependo de nenhum comentário que fiz”. Já no artigo publicado nesta terça-feira (11) na Folha, ela reafirmou as suas posições preconceituosas. Nesta queda-de-braço, porém, a agressiva apresentadora pode dançar. Ela virou alvo de entidades de jornalistas, não agrada seus “colegas” de trabalho e foi criticada até no Congresso Nacional. O pior: o dono do SBT, Silvio Santos, parece preocupado com o desgaste causado por sua fanática direitista.
Abril está à venda. Veja sobreviverá?
![]() |
| http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/ |
O amigo Cido Araújo, dirigente sindical demitido arbitrariamente pelo Grupo Abril e um dos líderes do movimento dos blogueiros progressistas, acaba de me enviar uma bombástica notícia. Ela foi publicada no sítio de negócios “Info Money” e reforça os boatos de que o império midiático da famiglia Civita, que edita a revista Veja, está em crise. Segundo a matéria, assinada por Leonardo Silva, “a Abril Educação deu uma sinalização clara nesta terça-feira (11) de que poderá ter novo controlador... A Abrilpar confirmou a contratação do Itaú BBA e do BTG Pactual para analisar ‘oportunidades estratégicas relacionadas ao investimento na Abril Educação’, podendo inclusive envolver a alteração no controle da empresa”.
Os processos de Kamel contra blogueiros
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
A Justiça brasileira lida de duas formas com processos de imprensa.
Quando o processo é contra blogueiros indefesos, ela é rigorosa.
Quando o processo é contra jornalistas de grandes companhias, ela é o oposto.
A Justiça brasileira lida de duas formas com processos de imprensa.
Quando o processo é contra blogueiros indefesos, ela é rigorosa.
Quando o processo é contra jornalistas de grandes companhias, ela é o oposto.
Cuidado com a tese do terrorismo
Por Cadu Amaral, em seu blog:
Após a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes por ter sido atingido por um rojão enquanto cobria uma manifestação no Rio de Janeiro, voltou com mais força o debate da criminalização de atos de rua, principalmente se o uso de máscaras estiver em voga. Para o caso de “atos de violência”, a princípio depredação de propriedades privas e públicas. Também se discute a tipificação de ato de terrorismo.
Após a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes por ter sido atingido por um rojão enquanto cobria uma manifestação no Rio de Janeiro, voltou com mais força o debate da criminalização de atos de rua, principalmente se o uso de máscaras estiver em voga. Para o caso de “atos de violência”, a princípio depredação de propriedades privas e públicas. Também se discute a tipificação de ato de terrorismo.
Por mais sensatez nos protestos
Por Yuri Soares, no sítio Página-13:
Após a morte de um cinegrafista atingido por um rojão é imperativo abrirmos um debate sério e profundo sobre os rumos que os atos tem tomado.
Primeiramente defendo que os culpados pela morte do trabalhador sejam devidamente punidos após julgamento dentro dos trâmites legais. Não se pode contemporizar e transigir quanto a isso. Argumentar que a polícia mata muito mais (o que é verdade) não justifica, pois se começarmos a fazer contas assim sairemos todos perdendo.
Após a morte de um cinegrafista atingido por um rojão é imperativo abrirmos um debate sério e profundo sobre os rumos que os atos tem tomado.
Primeiramente defendo que os culpados pela morte do trabalhador sejam devidamente punidos após julgamento dentro dos trâmites legais. Não se pode contemporizar e transigir quanto a isso. Argumentar que a polícia mata muito mais (o que é verdade) não justifica, pois se começarmos a fazer contas assim sairemos todos perdendo.
"Mais repressão" não serve à democracia
Por Breno Altman
A comoção provocada pela morte do cinegrafista Santiago Andrade tem produzido importantes debates sobre violência política. Um dos focos dessa discussão é desmascarar a prática black bloc como veneno no interior de alguns movimentos sociais, ao sabor dos que desejam criminalizar a mobilização popular e tonificar o aparato repressivo do Estado.
A comoção provocada pela morte do cinegrafista Santiago Andrade tem produzido importantes debates sobre violência política. Um dos focos dessa discussão é desmascarar a prática black bloc como veneno no interior de alguns movimentos sociais, ao sabor dos que desejam criminalizar a mobilização popular e tonificar o aparato repressivo do Estado.
O Brasil na encruzilhada
Editorial do sítio Vermelho:
O fenômeno é cíclico e aparece, obviamente com peculiaridades de tempo e lugar, com maior intensidade, nos momentos em que o vértice do poder político é alvo de disputa aberta, com a aproximação das eleições presidenciais. O país encontra-se diante de uma encruzilhada.
Argentina sob ataque especulativo
Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:
O capital especulativo se volta concentradamente sobre as economias do Sul do mundo, como resultado das politicas norte-americanas de manobra protecionista a favor da sua moeda. A América Latina é um alvo prioritário dessas operações e a Venezuela e a Argentina, em particular.
O capital especulativo se volta concentradamente sobre as economias do Sul do mundo, como resultado das politicas norte-americanas de manobra protecionista a favor da sua moeda. A América Latina é um alvo prioritário dessas operações e a Venezuela e a Argentina, em particular.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
MST resgata história de 30 anos de luta
![]() |
| Foto: Marcelo Camargo/ABr |
Uma história que não cabe num livro. A não ser que esse livro seja tão grande quanto os sujeitos que sabem escrever sua própria história. E das páginas gigantes de um livro, abertas diante de 15 mil pessoas, saltaram lembranças de uma trajetória singular de luta política e social no Brasil.
Começou oficialmente, nesta manhã de segunda-feira (10/02), o VI Congresso Nacional do MST.
A 'ordem' e a Operação Joaquim Barbosa
Quando o presidente do STF mandou prender os condenados do "Mensalão" (só alguns, claro) no dia 15 de novembro, eu escrevi que ali se iniciava a "Operação Joaquim Barbosa". Era um lance calculado, era uma ação clara de marketing político, um sinal mais do que evidente de que se preparava uma candidatura.
Al Qaeda, o Facebook e os EUA
Por Mauro Santayana, em seu blog:
Ao longo do tempo, na tentativa de proteger seus interesses – usando o anticomunismo e outros pretextos como a “defesa da democracia” e da “civilização ocidental” – os Estados Unidos nunca hesitaram em abrir, sempre que quiseram, por arrogância ou estupidez, suas pequenas caixas de Pandora.
Ao longo do tempo, na tentativa de proteger seus interesses – usando o anticomunismo e outros pretextos como a “defesa da democracia” e da “civilização ocidental” – os Estados Unidos nunca hesitaram em abrir, sempre que quiseram, por arrogância ou estupidez, suas pequenas caixas de Pandora.
Lula entra em campo quando jogo acabou
Por Bepe Damasco, em seu blog:
Ao ler as muito bem-vindas críticas do ex-presidente Lula aos ministros do STF que avacalham seu papel institucional e se transformam em agentes políticos, fui tomado por sentimentos contraditórios. De um lado, a enorme satisfação de ver uma liderança amada pelo povo brasileiro como Lula chamar às falas e botar nos seus devidos lugares anões da República como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. De outro, a angustiante constatação de que a dura fala de Lula veio tarde.
Ao ler as muito bem-vindas críticas do ex-presidente Lula aos ministros do STF que avacalham seu papel institucional e se transformam em agentes políticos, fui tomado por sentimentos contraditórios. De um lado, a enorme satisfação de ver uma liderança amada pelo povo brasileiro como Lula chamar às falas e botar nos seus devidos lugares anões da República como Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. De outro, a angustiante constatação de que a dura fala de Lula veio tarde.
Lição para anticomunistas primitivos
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:
O alvo prioritário de nosso conservadorismo tem uma nova estrela –
a médica cubana que, de olho nas delícias de Miami, decidiu abandonar o
programa Mais Médicos. É um direito dela tentar escolher o país onde pretende
viver.
Mas é claro que nossos dinossauros da Guerra Fria pretendem fazer
desse gesto uma demonstração do fracasso do programa. Bobagem.
Quem detona a bomba nos protestos
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:
O movimento de protesto contra a realização da Copa do Mundo é tema de reportagens em diversas seções dos jornais desde o fim de semana: pode ser fator de instabilidade econômica, preocupa marqueteiros de campanhas eleitorais e mobiliza analistas que tentam entender o rescaldo de protestos que paralisaram as principais cidades do país em junho passado, no rastro do ativismo contra as mazelas do sistema de transporte público.
O movimento de protesto contra a realização da Copa do Mundo é tema de reportagens em diversas seções dos jornais desde o fim de semana: pode ser fator de instabilidade econômica, preocupa marqueteiros de campanhas eleitorais e mobiliza analistas que tentam entender o rescaldo de protestos que paralisaram as principais cidades do país em junho passado, no rastro do ativismo contra as mazelas do sistema de transporte público.
Aécio Neves faz a "dança da seca"
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:
Aécio Neves, tomado do oportunismo eleitoral que o transtorna, escreve hoje na Folha um artigo que é uma verdadeira “dança da seca”.
Diz, sem qualquer base técnica, que é “ evidente vulnerabilidade do sistema (elétrico brasileiro), exposto à pressão das altas temperaturas registradas, ao declínio dos níveis dos reservatórios e à alta do consumo.”
Aécio Neves, tomado do oportunismo eleitoral que o transtorna, escreve hoje na Folha um artigo que é uma verdadeira “dança da seca”.
Diz, sem qualquer base técnica, que é “ evidente vulnerabilidade do sistema (elétrico brasileiro), exposto à pressão das altas temperaturas registradas, ao declínio dos níveis dos reservatórios e à alta do consumo.”
Mulher de Pizzolato desafia a Globo
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:
A imprensa montou campana na porta da prisão em Modena. É muita falta do que fazer! Nunca mandaram repórteres a Suíça para conversar com os procuradores que investigavam os bilhões desviados pelos tucanos de São Paulo. Mas para atormentar Pizzolato e sua esposa, mandam um batalhão.
A imprensa montou campana na porta da prisão em Modena. É muita falta do que fazer! Nunca mandaram repórteres a Suíça para conversar com os procuradores que investigavam os bilhões desviados pelos tucanos de São Paulo. Mas para atormentar Pizzolato e sua esposa, mandam um batalhão.
Pronto: Santiago Ilídio está morto
Por Gilberto Maringoni, na revista CartaCapital:
Foi vítima da estupidez de arruaceiros infiltrados entre manifestantes, no Rio de Janeiro. Foi vítima dos marginais que se autointitulam black blocs. Estes nada têm a ver com democracia, com luta por direitos e muito menos com jovens da periferia que querem um lugar ao sol.
Foi vítima da estupidez de arruaceiros infiltrados entre manifestantes, no Rio de Janeiro. Foi vítima dos marginais que se autointitulam black blocs. Estes nada têm a ver com democracia, com luta por direitos e muito menos com jovens da periferia que querem um lugar ao sol.
Ações conjuntas pela mídia democrática
Do sítio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):
Após cerca de um ano de atividades, a Campanha Para Expressar a Liberdade realizou sua Plenária Nacional, na última sexta-feira (6), em São Paulo. Com a presença de representantes de 27 entidades, oriundos de nove Estados do país, a reunião ainda contou com a participação da jornalista Maria Inês Nassif e do blogueiro Altamiro Borges, que fizeram uma análise do cenário das comunicações no Brasil.
Após cerca de um ano de atividades, a Campanha Para Expressar a Liberdade realizou sua Plenária Nacional, na última sexta-feira (6), em São Paulo. Com a presença de representantes de 27 entidades, oriundos de nove Estados do país, a reunião ainda contou com a participação da jornalista Maria Inês Nassif e do blogueiro Altamiro Borges, que fizeram uma análise do cenário das comunicações no Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)














































