segunda-feira, 14 de abril de 2014

Origem da economia impopular do PSDB

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Aos poucos, começa a se desfazer o mistério em torno do pacote de “medidas impopulares” que Aécio Neves prometeu apresentar durante a campanha presidencial.

Numa nota de 6 de abril, eu já havia cobrado uma definição a respeito.

Nos dias seguintes, outros comentaristas e até políticos fizeram o mesmo.

domingo, 13 de abril de 2014

A imprensa e o tráfico de pessoas

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

O tráfico de seres humanos para trabalho escravo, exploração sexual, remoção de órgãos, mendicância forçada, adoção ilegal e casamento forçado é um dos crimes mais lucrativos do mundo. Apesar disso, ele ganha muito menos destaque nos noticiários brasileiros do que o tráfico de drogas ou de armas.

Filho de Lula e fazendas da Friboi

Por Gilberto Nascimento, no jornal Brasil Econômico:

Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula, foi alvo de piadas e brincadeiras de blogueiros presentes à entrevista com o seu pai na terça-feira, em São Paulo. Ele foi questionado por não estar, naquele momento, cuidando de suas fazendas ou administrando os negócios da Friboi. Lulinha riu. O filho do ex-presidente é alvo de boatos na internet de que seria dono de grandes áreas de terra e supostas mansões e aviões, além de empresas.

Uso político e a hipocrisia das CPIs

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Provavelmente nenhuma das CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) anunciadas levará a nada, por uma singela razão: todas elas entram no coração do modelo de financiamento privado de campanha do país, o mesmo que elegeu a maioria dos parlamentares e governadores.

Dilma cai e ninguém sobe

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

A pesquisa Datafolha, além de anunciar a queda de intenções de voto em Dilma, muito festejada pela oposição que já se julgava morta, trouxe outra novidade. Na sequência desse instituto, a presidenta, candidata à reeleição, caiu de 44% em fevereiro para 38% em abril. Perdeu 6 pontos nas intenções de voto.

A "tempestade perfeita" da imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O jornal Valor Econômico publicou em manchete, na segunda-feira (7/4), reportagem relatando como especuladores perderam dinheiro ao apostar em um desastre na economia brasileira. “Os ventos do mercado mudaram de direção, a tempestade perfeita não veio, e isso reduziu bastante os ganhos de quem apostou na alta do dólar e na queda das ações”, dizem os autores do texto. Na manhã de terça-feira (8/4), analistas já registram que a frustração provocou um desvio da manada de investidores, das carteiras de maior risco para opções mais conservadoras.

Os abusos da publicidade infantil

Do site Vermelho:

Na última terça-feira (8), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 163/14 que considera abusiva a publicidade voltada a crianças e adolescentes.

CPI dos Pedágios preocupa Alckmin

Por Renato Rovai, em seu blog:

É conhecida a intolerância dos governos do PSDB em São Paulo com os muitos requerimentos de CPIs protocolados nos últimos anos. Mas é justamente em um ano decisivo para Geraldo Alckmin que foi confirmada nessa semana a CPI dos Pedágios, a primeira a vingar depois de 70 CPIs propostas pela oposição na Assembleia Legislativa.

Internet bate TV pela primeira vez

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Saiu na revista Variety americana:

Segundo o Interactive Bureau e a PWC, a publicidade online, nos Estados Unidos, em 2103, chegou a US$ 43 bilhões, uma elevação de 17%; contra a tevê aberta (broadcast), que teve uma receita de US$ 40 bilhões.

Protestos contra a auteridade na Europa

Do site Opera Mundi:

Manifestações organizadas simultaneamente neste sábado (12/04) em Paris e Roma levaram às ruas das capitais europeias dezenas de milhares para protestar contra a austeridade e as medidas econômicas conservadoras impostas por seus governos após a crise no continente.

Pimenta é só para os olhos dos outros

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Antes tarde do que nunca, a Polícia Federal indiciou o tucano Pimenta da Veiga por envolvimento no mensalão tucano. Pimenta é, ou era, o candidato oficial do PSDB ao Governo de Minas Gerais - escolhido a dedo por Aécio Neves.

Pimenta foi ministro das Comunicações de FHC. Seu nome está nos anais da privataria tucana. Está também no caderninho da Polícia Federal, e já faz muito, muito tempo. Pimenta é acusado do crime de lavagem de dinheiro.

Crise na Ucrânia: A vez de Donetsk

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Manifestantes que ocupam, há dias, instalações públicas em Donetsk, na Ucrânia, proclamaram, unilateralmente, uma “República Popular”, na província em que se fala russo. E falam em convocar um referendo para sua anexação à Rússia, para o próximo dia 11 de maio, nos moldes do que foi feito na Crimeia no mês passado.

O novo "general da água" em São Paulo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O novo secretário de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, é agora o dirigente real da batalha para tentar evitar que a falta de água na Grande São Paulo atinja níveis dramáticos antes das eleições de outubro.

O secretário anterior, Edson Giriboni, do PV, representava apenas uma composição política e todo o poder era exercido por Dilma Pena, que ficou com a presidência da Sabesp.

Jornal da Band agride povo Tupinambá

Por Carolina Fasolo, no site do CIMI:

O Grupo Bandeirantes de Comunicação vai responder a uma ação judicial por ter veiculado, em rede nacional, duas reportagens com conteúdo discriminatório e informações distorcidas sobre os conflitos fundiários no sul da Bahia, responsabilizando caciques do povo Tupinambá de Olivença por toda a sorte de crimes, inclusive a morte de um agricultor, e acusando os indígenas de invadir fazendas, ameaçar e expulsar moradores.

Internet: Um encontro global em SP

Por Tadeu Breda, na Revista do Brasil:
 

Não começou, mas se consolidou com um discurso brasileiro nas Nações Unidas. Em setembro de 2013, a presidenta Dilma Rousseff usou os microfones da 68ª Assembleia Geral da ONU para criticar duramente a espionagem realizada pelos Estados Unidos sobre a internet em todo o mundo. Muitas articulações políticas e diplomáticas depois, o país receberá em abril a NetMundial, cujo nome oficial já explica a que veio. Será uma Conferência Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança na Internet.

A resposta da Globo a Dilma

sábado, 12 de abril de 2014

Helicóptero dos Perrella persegue Aécio

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Para usar a linguagem da internet, um texto do DCM viralizou ontem. Foi o que mostrava Aécio sendo interpelado, numa palestra no sul, por um estudante a respeito do helicóptero do pó.

Muitos outros sites reproduziram a nota. Foi o assunto do dia. Apenas no DCM, no momento em que escrevo, 30.000 pessoas já tinham curtido o texto no Facebook.

A grave invasão da Petrobras

Por Haroldo Lima, no site da Fundação Maurício Grabois:

A Polícia Federal fez busca na sede da Petrobras. A PF é subordinada ao Ministério da Justiça. Significa que o Ministério autorizou a invasão da Petrobrás?

O acontecido é grave. Porque, encontrando-se ou não pistas de dinheiro desviado; localizando-se ou não gatunos que lá estejam acoitados; o fato maior, muito maior, é que está em curso um processo de desmoralização da Petrobras.

Jandira Feghali é ameaçada de morte

Por Rodrigo Rodrigues, no blog Terra Magazine:

Autora dos projetos de lei que anulam os mandatos dos presidentes do regime militar e revisa a lei da Anistia para torturadores do serviço público, há cerca de um mês a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) vem recebendo sistemáticas ameaças de morte e estupro pela internet.

Família de Jango exige a verdade

O pré-julgamento de André Vargas

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Acabo de fazer uma descoberta impressionante sobre as acusações contra o deputado federal André Vargas. Depois de renunciar a vice-presidência da Câmara, ele irá enfrentar uma ameaça de cassação de seu mandato.

O legado da ditadura no Brasil

Por Maria Cristina Longo, no jornal Brasil de Fato:

O golpe militar completa 50 anos e é o momento de lembrar o imenso desastre que esse evento representou para a esmagadora maioria da sociedade brasileira. Esse regime depôs o então presidente João Goulart simplesmente porque ousou mencionar algumas reformas de base como a reforma agrária. O golpe de 64 instaurou uma sangrenta ditadura no Brasil, em que todos aqueles que pensavam e expressavam suas opiniões de modo diferente ao do Estado militar e da classe dominante foram cruelmente perseguidos, torturados e mortos por esse regime político.

Venezuela: Folha ataca de novo

Por Gilberto Maringoni, via facebook, no blog Escrevinhador:

A Folha de S. Paulo desta quinta (10) faz novo ataque ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O torpedo se volta ao relevante trabalho desempenhado desde 2010 pela Missão Ipea na Venezuela, que deveria ser a primeira de uma série de iniciativas de integração regional. Outros escritórios seriam abertos em países do Mercosul.

Não serão mais, pela mudança de rumos ocorrida no Instituto.

Padilha pronto para enfrentar Alckmin

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Terminou nesta quinta-feira a primeira rodada das sabatinas que fizemos no Jornal da Record News, transmitidas também ao vivo pelo portal R7 todos os dias, desde a semana passada, sempre às quatro da tarde. Para hoje, estava prevista a participação de Geraldo Alckmin, que lidera as pesquisas, mas a assessoria do PSDB informou que o governador não tinha espaço na agenda. Paulo Skaf, presidente da Fiesp, candidato do PMDB, segundo colocado nas pesquisas, alegou o mesmo motivo para não atender ao nosso convite.

A crise está instalada na USP


Por Miguel Martins e Tory Oliveira, na revista CartaCapital:
 

O baixo ritmo da economia e uma gestão leniente com as limitações orçamentárias levou a Universidade de São Paulo, a maior da América Latina, do superávit ao déficit em três anos. Financiada por uma cota fixa de pouco mais de 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, a instituição vivia momentos de bonança em 2011. Na esteira do crescimento econômico de 7,5% do PIB em 2010, novas obras e contratações eram viáveis para o então reitor João Grandino Rodas, na posse de recursos graúdos, 20% superiores aos do ano anterior.

Duas Dilmas na imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:
 

Os jornais de sexta-feira (11/4) trazem à luz o perfil até então discreto da presidente da Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água e coleta e tratamento de esgotos em 363 municípios paulistas. Sua intervenção no debate sobre a crise no abastecimento, que ameaça deixar sem água os moradores da região metropolitana de São Paulo, parece fazer parte de uma nova tática de comunicação, até então centrada na figura do governador Geraldo Alckmin.

Dilma participará do congresso da UJS

Por Ismael Cardoso, no site da UJS:

Em reunião com os movimentos de juventude, que desde o final de março tem organizado a jornada nacional de lutas da juventude, a presidenta Dilma defendeu a realização de um plebiscito pela reformar política e confirmou sua presença no congresso da UJS.

Bolinha de papel, a farsa desmascarada

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Na terça-feira houve a primeira exibição, em São Paulo, do documentário “O Mercado de Notícias”, do cineasta gaúcho Jorge Furtado. Ele entrelaça uma peça do século 17, que já abordava o papel da mídia, com depoimentos de jornalistas.

A parte mais interessante do documentário é a reconstituição do episódio da bolinha de papel que atingiu o candidato José Serra na campanha de 2010.

Lei absurda favorece planos de saúde

Editorial do site Vermelho:

A esperteza dos políticos da direita não tem limites para beneficiar o grande capital, mesmo à custa da saúde dos brasileiros.

A última delas foi o “contrabando” introduzido na Medida Provisória 627 pelo relator, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Isso no momento em que a Agência Nacional de Saúde (ANS) anuncia mais uma punição aos planos de saúde e manda suspender nada menos que 111 deles, de 47 operadoras.

"A flagrante disparidade" contra Dirceu

Do blog de Zé Dirceu:

A defesa de José Dirceu encaminhou nessa quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal uma medida cautelar pedindo que o plenário da Corte determine a retomada da análise do pedido de trabalho externo para o ex-ministro.

O pedido foi feito porque o presidente do STF, Joaquim Barbosa, vem protelando a retomada da análise.

Ditadura e as lembranças da mídia

Por Laurindo Lalo Leal Filho, no site Carta Maior:

"Dia 1º de abril de 1964. Cinelândia, Rio de Janeiro. Em frente ao Clube Militar, um garoto de 12 anos começa a gritar 'Jangooo', 'Jangooo'. Um homem alto e magro, cabelo cortado recente, bigodes finos, aponta a sua automática e explode a cabeça do menino. Nesse dia eu era diretor de jornalismo da Rede Excelsior de Televisão, na época líder absoluta de audiência. Nessa mesma noite de 1º de abril, no Jornal de Vanguarda, a cena foi ao ar", lembra Fernando Barbosa Lima no livro Gloria in Excelsior escrito por Álvaro de Moya.

Reuters: Pasadena foi ótimo negócio

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Uma matéria da Reuters, assinada por Jeb Blount, com base em opiniões de especialistas em petróleo de Nova York, Chicago e São Paulo, corrobora nossa argumentação, de que a compra da refinaria de Pasadena foi um ótimo negócio.

Diz o repórter: "A refinaria de Pasadena pode ter sido o melhor negócio com refinaria que a empresa já fez em três décadas".

O estelionato eleitoral de Alckmin

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A repórter Júlia Duailibi publicou hoje, no Estadão, uma matéria que, em outro país, seria um escândalo .

Trata de como o governador do maior Estado do País está “cozinhando” eleitoralmente a crise de abastecimento na sexta maior cidade do mundo.

EUA: retrato da aristocracia financeira

Por Vinicius Gomes, no site Outras Palavras:

Existe uma máxima no jornalismo investigativo, criada no livro Todos os Homens do Presidente. Diz: “siga o dinheiro”. Significa, basicamente, que as “pegadas” deixadas pelo interesse material mostram o caminho que levará a todos os envolvidos numa trama.

A jornalista Nomi Prins fez exatamente isso em seu novo livro - chamado, não por acaso, Todos os Banqueiros do Presidente: As Alianças Secretas que Comandam o Poder Americano [disponível, em inglês, na Amazon].

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Putin e o choque de nacionalismos

Por Gustavo Bianezzi Cilia, no site Opera Mundi:

E é assim, com um híbrido entre Budapeste-1956 e Kosovo-1998, que termina o ciclo de alinhamento entre a Federação Russa e os Estados Unidos da América: não apenas com as habituais trocas de acusações entre Washington e Moscou, mas também com ocupação militar de território, reação dos estados europeus, intensa mobilização russa na fronteira, exercícios americanos na Noruega, escalada de tropas na Polônia.

A queixa de Dilma ao chefão da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
 

Segundo Mônica Bergamo, da Folha, Dilma se queixou do Jornal Nacional numa conversa que teve com João Roberto, o segundo dos três filhos de Roberto Marinho e responsável pelo conteúdo editorial das Organizações Globo.

Faz sentido, é claro.

Senado emperra Marco Civil da Internet

Por Diego Sartorato e Hylda Cavalcantti, na Rede Brasil Atual:


No primeiro dia de discussão sobre o Marco Civil da Internet no Senado, hoje (10), duas semanas após a aprovação de um texto de consenso na Câmara, parlamentares da base governista e da oposição se uniram com o objetivo de ampliar o tempo de debate da matéria por meio da realização de audiências públicas e adição de 41 emendas, que, caso aprovadas, remeteriam o texto novamente à Câmara para nova votação.

O histórico de perseguição a Dirceu

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Patrícia Faermann, no Jornal GGN:
     
O último e mais recente capítulo das ações da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal contra José Dirceu envolve a quebra de sigilo telefônico de cinco operadoras de celular, durante um período de 16 dias, de todas as ligações efetuadas e recebidas em duas coordenadas geográficas: Latitude - 15°55'04.51'' S e Longitude 47°47'04.51'' – onde se encontra o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, e a Latitude - 15°47'56.86'' S e Longitude - 47°51'38.67'' – onde se encontra o Palácio do Planalto.

FNDC: Democratizar a democracia

Do site do FNDC 

Entidades filiadas ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação estarão reunidas, em Guararema (SP), para a XVIII Plenária Nacional do FNDC, entre os dias 25 e 27 de abril. A Escola Nacional Florestan Fernandes, construída e mantida por movimentos sociais, foi o espaço escolhido para os debates, avaliações, troca de experiências e confraternização das organizações.

Merval e Sardemberg caluniam blogueiros

Redes sociais rompem cerco midiático

Por Alberto Cantalice, no site Linha Direta:

Longe de controles econômicos ou paradigmas a internet chegou para tirar o bolor e a manipulação constante do noticiário, notadamente, da chamada grande imprensa e seus articulistas que se consideram os “donos da verdade”.

O desastre econômico da ditadura

Por Leonardo Soares dos Santos, no site Correio da Cidadania:

Não é incomum ouvirmos da boca raivosa daqueles que ainda têm coragem de defender o regime implantado nesse país a partir de 1964 que, apesar dos “escassos mortos” (mas que fizeram por onde serem aniquilados) e “alguns excessos” ocorridos nos porões da “Revolução” (sic), ele, o regime, além de ter restabelecido a autoridade, o amor aos valores ligados à família e a Deus (!), à democracia (sic) etc., teria se notabilizado pelo seu inegável sucesso em termos econômicos. O qual se manifestaria principalmente em duas áreas: o do crescimento da economia (o Produto Interno Bruto) e as várias obras que fizeram dessa nação um verdadeiro e continental canteiro de obras. Além de pretensioso, o argumento é por demais fajuto.

Lula, blogs e mentiras do Zero Hora

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

O Tijolaço nos informa que o diário direitista gaúcho Zero Hora teve o seguinte a dizer sobre a entrevista do ex-presidente Lula a blogueiros: “O ex-presidente sentou-se à mesa com pessoas que não têm como oferecer a neutralidade reclamada. Seus ouvintes eram responsáveis por blogs assumidamente governistas, muitos dos quais sustentados por verbas oficiais.”

As reformas de base necessárias

Por Vito Giannotti, no jornal Brasil de Fato:

No 50º aniversário do golpe militar-empresarial que implantou a ditadura que durou 21 anos, as chamadas reformas de base voltaram à tona. Isso não é por causa de um ou outro político que as ressuscitou. As reformas que o governo Goulart estava por decretar eram a esperança de um Brasil totalmente diferente do que existia. O que a esquerda queria era um país mais justo, menos desigual, enfim, menos injusto.

Barbosa defende regulação da mídia

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STF), Joaquim Barbosa, defendeu na última segunda-feira (7) a regulação da comunicação no país e a criação de leis mais modernas no setor. A declaração do ministro foi feita a um grupo de jornalistas após sua fala na abertura do seminário “A liberdade de expressão e o poder judiciário”, realizado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na qual criticou a falta de diversidade nos veículos de comunicação.

A seca seletiva da Sabesp

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais anunciam nas edições de quinta-feira (10/4) que o governo paulista poderá admitir a necessidade de um racionamento de água na região metropolitana de São Paulo, se as condições climáticas continuarem desfavoráveis. A imprensa também noticia a troca do titular da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, com a posse do engenheiro Mauro Arce, que ocupou o cargo entre 1998 e 2006.

"O Brasil é amigo da Venezuela"

Do site da UJS:

Acontece no próximo domingo, 13, em São Paulo, o ato de rua “O Brasil é amigo da Venezuela”. A concentração é às 12 horas no vão livre do Masp. O objetivo do ato é reforçar o apoio ao povo venezuelano e ao seu presidente eleito Nicolás Maduro. Demonstrar também apoio ao o processo democrático e as mudanças sociais em curso no país vizinho desde o início da Revolução Bolivariana, liderada pelo Comandante Hugo Chávez, e demonstrar repúdio a qualquer tentativa de golpe de estado ou interferência externa do imperialismo norte-americano!

A PM-SP revela sua ideologia

Por José Antonio Lima, na revista CartaCapital:

Em nota oficial enviada ao portal UOL e publicada nesta terça-feira 9, a Polícia Militar de São Paulo deixou claro que seu comando está alinhado ideologicamente com um dos discursos mais extremistas da política brasileira. É uma revelação espantosa, pelo conteúdo, que resvala com o autoritarismo, e pela forma como foi feita.

Venezuela: diálogo não é conchavo

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

O governo e setores da oposição venezuelana se sentam a partir desta quinta-feira (10) à mesa de conversações para dialogar formalmente, depois dos reiterados apelos feitos nesse sentido pelo presidente da República bolivariana Nicolás Maduro e da ação diplomática realizada pelos chanceleres da Unasul. É fato auspicioso que coincide com o anúncio de que o governo dos Estados Unidos desistiu de aplicar sanções contra o país.