Numa ofensiva militar que surpreendeu o império e sua mídia, na semana passada o grupo intitulado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) ocupou em poucos dias a cidade de Mossul, a segunda maior do Iraque, e várias outras regiões ao norte e oeste do país. A iniciativa confirma o total desastre da invasão estadunidense em 2003. Na época, amparado pela mídia imperial, George Bush justificou o genocídio com base em mentiras - de que o Iraque possuía armas químicas e bacteriológicas, de que Saddam Hussein era aliado da Al Qaeda e outras patifarias. Também garantiu que a invasão traria paz e prosperidade ao país. Foi a guerra do sangue pelo petróleo, que só devastou a sofrida nação.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Com aval da mídia, EUA detonam Iraque
Numa ofensiva militar que surpreendeu o império e sua mídia, na semana passada o grupo intitulado Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) ocupou em poucos dias a cidade de Mossul, a segunda maior do Iraque, e várias outras regiões ao norte e oeste do país. A iniciativa confirma o total desastre da invasão estadunidense em 2003. Na época, amparado pela mídia imperial, George Bush justificou o genocídio com base em mentiras - de que o Iraque possuía armas químicas e bacteriológicas, de que Saddam Hussein era aliado da Al Qaeda e outras patifarias. Também garantiu que a invasão traria paz e prosperidade ao país. Foi a guerra do sangue pelo petróleo, que só devastou a sofrida nação.
A guerra é derrotada na Colômbia
Por Altamiro Borges
A Justiça Eleitoral da Colômbia anunciou na noite deste domingo (15) a reeleição do presidente Juan Manuel Santos. Com 99% das urnas apuradas, ele somava 50,8% dos votos (7.605.424) contra 45,9% (6.757.628) de Óscar Zuluaga. Este resultado representa um alívio para os colombianos e para todos os latino-americanos e amantes da paz no mundo. Apesar do conservadorismo do atual presidente, oriundo das elites empresariais e da direita local, ele vinha liderando as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para encerrar uma guerra que já se prolonga há mais de cinco décadas e que resultou na morte de milhares de pessoas e na devastação do sofrido país.
A Justiça Eleitoral da Colômbia anunciou na noite deste domingo (15) a reeleição do presidente Juan Manuel Santos. Com 99% das urnas apuradas, ele somava 50,8% dos votos (7.605.424) contra 45,9% (6.757.628) de Óscar Zuluaga. Este resultado representa um alívio para os colombianos e para todos os latino-americanos e amantes da paz no mundo. Apesar do conservadorismo do atual presidente, oriundo das elites empresariais e da direita local, ele vinha liderando as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para encerrar uma guerra que já se prolonga há mais de cinco décadas e que resultou na morte de milhares de pessoas e na devastação do sofrido país.
domingo, 15 de junho de 2014
Cambaleante, Aécio é oficializado!
Por Altamiro Borges
Em convenção realizada neste sábado (14), em São Paulo, o PSDB oficializou a candidatura de Aécio Neves para presidente da República. A sigla até tentou aparentar otimismo e unidade para a disputa eleitoral de outubro. Mas o cenário não é tão tranquilo assim – e nem a tal coesão tucana é tão sólida. Em seu discurso, o senador garantiu que “um tsunami vai varrer” as esquerdas do poder e fez questão de “resgatar” a herança de FHC – um dos políticos mais detestados do país. Apostando na falta de memória dos brasileiros, ele jurou que “nenhum outro governo, na história recente, deixou um legado de transformações e bases tão sólidas para que o país avançasse como o do PSDB”. Pausa para as risadas!
Em convenção realizada neste sábado (14), em São Paulo, o PSDB oficializou a candidatura de Aécio Neves para presidente da República. A sigla até tentou aparentar otimismo e unidade para a disputa eleitoral de outubro. Mas o cenário não é tão tranquilo assim – e nem a tal coesão tucana é tão sólida. Em seu discurso, o senador garantiu que “um tsunami vai varrer” as esquerdas do poder e fez questão de “resgatar” a herança de FHC – um dos políticos mais detestados do país. Apostando na falta de memória dos brasileiros, ele jurou que “nenhum outro governo, na história recente, deixou um legado de transformações e bases tão sólidas para que o país avançasse como o do PSDB”. Pausa para as risadas!
A “massa cheirosa” pisou feio na bola!
Por Altamiro Borges
Já não há mais dúvida de que as baixarias contra a presidenta Dilma na abertura da Copa do Mundo, na quinta-feira (12), foram puxadas pela área VIP do estádio do Itaquerão. A “elite branca”, segundo o clássico apelido cunhado pelo liberal Claudio Lembo, esbanjou machismo, ódio de classe e intolerância. Até jornalistas críticos do atual governo e da Copa, como Juca Kfouri, condenaram as grosserias dos “endinheirados” – que pagaram quase mil reais pelo ingresso e se chafurdaram no esgoto. Identificados os escrotos, a dúvida agora é sobre os efeitos da sua ação. Em artigo na Folha deste domingo (15), Eliane Cantanhêde, conhecida militante da “massa cheirosa” tucana, avalia que a iniciativa foi um tiro no pé.
Já não há mais dúvida de que as baixarias contra a presidenta Dilma na abertura da Copa do Mundo, na quinta-feira (12), foram puxadas pela área VIP do estádio do Itaquerão. A “elite branca”, segundo o clássico apelido cunhado pelo liberal Claudio Lembo, esbanjou machismo, ódio de classe e intolerância. Até jornalistas críticos do atual governo e da Copa, como Juca Kfouri, condenaram as grosserias dos “endinheirados” – que pagaram quase mil reais pelo ingresso e se chafurdaram no esgoto. Identificados os escrotos, a dúvida agora é sobre os efeitos da sua ação. Em artigo na Folha deste domingo (15), Eliane Cantanhêde, conhecida militante da “massa cheirosa” tucana, avalia que a iniciativa foi um tiro no pé.
Censura aecista: De Minas para o Brasil
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
Os mandados de busca e apreensão de computadores e outros equipamentos eletrônicos na casa de seis pessoas suspeitas de difamar Aécio Neves é uma amostra de seu modus operandi. Esse é o estado de vigilância e intimidação que ele impôs em Minas, cujo resultado é uma imprensa dócil, amedrontada e a favor.
Os mandados de busca e apreensão de computadores e outros equipamentos eletrônicos na casa de seis pessoas suspeitas de difamar Aécio Neves é uma amostra de seu modus operandi. Esse é o estado de vigilância e intimidação que ele impôs em Minas, cujo resultado é uma imprensa dócil, amedrontada e a favor.
A Copa e a metáfora do exoesqueleto
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:
Na sexta-feira (13/6) o Brasil amanheceu com a alma lavada pela vitória de sua equipe de futebol no jogo inaugural da Copa do Mundo. A imprensa reconhece a ocorrência de um gol ilegítimo, nascido do pênalti imaginado pelo árbitro da partida, mas oferece análises ao mesmo tempo ponderadas e apaixonadas sobre o desempenho da seleção nacional.
Na sexta-feira (13/6) o Brasil amanheceu com a alma lavada pela vitória de sua equipe de futebol no jogo inaugural da Copa do Mundo. A imprensa reconhece a ocorrência de um gol ilegítimo, nascido do pênalti imaginado pelo árbitro da partida, mas oferece análises ao mesmo tempo ponderadas e apaixonadas sobre o desempenho da seleção nacional.
Sabotagem da Copa é questão de tempo
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:
A esta altura, milhões de brasileiros já começam a se perguntar onde está o “caos” que a mídia, os partidos de oposição e os grupos organizados que promovem vandalismo diziam que sobreviria nos aeroportos, nas vias públicas e nos estádios quando os turistas estrangeiros começassem a chegar para a Copa de 2014.
A esta altura, milhões de brasileiros já começam a se perguntar onde está o “caos” que a mídia, os partidos de oposição e os grupos organizados que promovem vandalismo diziam que sobreviria nos aeroportos, nas vias públicas e nos estádios quando os turistas estrangeiros começassem a chegar para a Copa de 2014.
Para os que celebraram as baixarias
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:
Quando começaram as manifestações de rua, em junho passado, os grupos de mídia levaram algum tempo para separar manifestações legítimas de atos de vandalismo. Julgando alimentar a oposição, cevaram o monstro da violência difusa, que resultou na morte do cinegrafista da Bandeirantes.
Quando começaram as manifestações de rua, em junho passado, os grupos de mídia levaram algum tempo para separar manifestações legítimas de atos de vandalismo. Julgando alimentar a oposição, cevaram o monstro da violência difusa, que resultou na morte do cinegrafista da Bandeirantes.
Aécio colheu o que plantou no Mineirão?
Por Renato Rovai, em seu blog:
Aécio Neves deu uma declaração arrasadora no dia de ontem em relação ao “Ei, Dilma, vai tomar no c…” entoado por parcela da torcida da área VIP do Itaquerão. “Dilma colhe o que plantou”. Ou seja, Aécio acha que as pessoas colhem o que plantam quando são vaiadas e atacadas em um estádio de futebol.
Aécio Neves deu uma declaração arrasadora no dia de ontem em relação ao “Ei, Dilma, vai tomar no c…” entoado por parcela da torcida da área VIP do Itaquerão. “Dilma colhe o que plantou”. Ou seja, Aécio acha que as pessoas colhem o que plantam quando são vaiadas e atacadas em um estádio de futebol.
Aécio Neves é o candidato da área VIP
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:
O discurso de Aécio Neves na convenção que formalizou sua candidatura e o clima geral do evento revelam um interessante processo político.
A direita está radicalizando o processo eleitoral como não se via desde a eleição de Fernando Collor, em 1989.
O discurso de Aécio Neves na convenção que formalizou sua candidatura e o clima geral do evento revelam um interessante processo político.
A direita está radicalizando o processo eleitoral como não se via desde a eleição de Fernando Collor, em 1989.
Copa do Mundo vai ser a maior festa
Por Mariana Serafini, no site Vermelho:
Antes de começar acho importante esclarecer que não sou uma grande conhecedora de futebol. Tenho um time por questões diplomáticas (para o caso de alguém perguntar, eu tenha o que responder), e não acompanho os jogos e campeonatos, mas acho o nome da Libertadores da América sensacional.
Antes de começar acho importante esclarecer que não sou uma grande conhecedora de futebol. Tenho um time por questões diplomáticas (para o caso de alguém perguntar, eu tenha o que responder), e não acompanho os jogos e campeonatos, mas acho o nome da Libertadores da América sensacional.
O "mercado" faz suas apostas eleitorais
Por Vitor Nuzzi, na Revista do Brasil:
Início de maio, meio de semana, começa a circular um boato sobre pesquisa do instituto Datafolha que indicaria queda nas intenções de voto da presidenta Dilma Rousseff. A pesquisa nem havia começado - e depois acabaria indicando estabilidade em vez de queda -, mas bastou para o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo acelerar. Assim tem sido nos últimos meses. O mercado financeiro abriu as apostas, marcadamente em nomes identificados com a oposição e em propostas no rumo da flexibilização de regras. A enxurrada de notícias e informações, não raro, atropela análises mais ponderadas. Um momento semelhante ao de 2002, quando o chamado “risco Lula” expunha o então candidato como uma ameaça para o equilíbrio econômico.
Início de maio, meio de semana, começa a circular um boato sobre pesquisa do instituto Datafolha que indicaria queda nas intenções de voto da presidenta Dilma Rousseff. A pesquisa nem havia começado - e depois acabaria indicando estabilidade em vez de queda -, mas bastou para o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo acelerar. Assim tem sido nos últimos meses. O mercado financeiro abriu as apostas, marcadamente em nomes identificados com a oposição e em propostas no rumo da flexibilização de regras. A enxurrada de notícias e informações, não raro, atropela análises mais ponderadas. Um momento semelhante ao de 2002, quando o chamado “risco Lula” expunha o então candidato como uma ameaça para o equilíbrio econômico.
As multas de "araque" no Brasil
Por Mauro Santayana, em seu blog:
Dizer que os serviços de telecomunicações no Brasil são péssimos, já virou lugar comum. Milhares de queixas são feitas contra as operadoras de telefonia, banda larga, celular e TV a cabo, todos os meses, nos Procons e na Anatel.
Dizer que os serviços de telecomunicações no Brasil são péssimos, já virou lugar comum. Milhares de queixas são feitas contra as operadoras de telefonia, banda larga, celular e TV a cabo, todos os meses, nos Procons e na Anatel.
sábado, 14 de junho de 2014
A direita mostra a cara
O decreto de criação da Política Nacional de Participação Social (PNPS) fez a direita botar a cara para fora mais uma vez. Assumiu a distância que a separa do cidadão e, principalmente, dos movimentos sociais. Desde 1964, quando radicalizou e sustentou a derrubada de um governo constitucionalmente eleito, a reação conservadora não se assanhava tanto quanto agora.
A geopolítica da Copa do Mundo
Por Pepe Escobar, no site Outras Palavras:
Numa das imagens que, até aqui, definem a Copa do Mundo, vê-se a Mannschaft alemã – a seleção alemã de futebol – confraternizando com índios pataxó, a poucas centenas de metros de distância de onde o Brasil foi “descoberto”, em 1500. Praticamente, um redescobrimento dos trópicos exóticos.
Numa das imagens que, até aqui, definem a Copa do Mundo, vê-se a Mannschaft alemã – a seleção alemã de futebol – confraternizando com índios pataxó, a poucas centenas de metros de distância de onde o Brasil foi “descoberto”, em 1500. Praticamente, um redescobrimento dos trópicos exóticos.
Quem treinou aquela "elite branca"
Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:
Não ia tocar no assunto dos xingamentos recebidos por Dilma, pois já me sentia contemplado por outros colegas que fizeram a reflexão. Como disse Juca Kfouri, uma coisa é vaiar, o que pode ser democrático, outra é a intolerância, a ignorância e a falta de educação de parte da elite branca presente no Itaquerão para a abertura da Copa. Isso sem contar o machismo.
Não ia tocar no assunto dos xingamentos recebidos por Dilma, pois já me sentia contemplado por outros colegas que fizeram a reflexão. Como disse Juca Kfouri, uma coisa é vaiar, o que pode ser democrático, outra é a intolerância, a ignorância e a falta de educação de parte da elite branca presente no Itaquerão para a abertura da Copa. Isso sem contar o machismo.
O que Dilma devia dizer à elite branca
Por Hildegard Angel, em seu blog:
Todas as críticas à abertura sem graça da Copa do Mundo (responsabilidade exclusiva da Fifa) se apagam diante do vexame dado pela Elite Branca Brasileira. Da falta de educação. Da falta de modos. Falta de respeito com a própria família brasileira presente, ao cantar um “hino” chulo, bradando ofensas contra a Chefe do Estado Brasileiro, eleita pelo povo. Vexame planetário!
Todas as críticas à abertura sem graça da Copa do Mundo (responsabilidade exclusiva da Fifa) se apagam diante do vexame dado pela Elite Branca Brasileira. Da falta de educação. Da falta de modos. Falta de respeito com a própria família brasileira presente, ao cantar um “hino” chulo, bradando ofensas contra a Chefe do Estado Brasileiro, eleita pelo povo. Vexame planetário!
Tendências da eleição para o Congresso
Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:
Antes mesmo do término das convenções partidárias, previsto para 30 de junho, já é possível antecipar algumas tendências da eleição para o Congresso Nacional em 2014.
A primeira é de um número recorde de desistências da tentativa de reeleição – cerca de metade dos 27 senadores e pouco mais de cem deputados. As motivações são basicamente quatro: os altos custos de campanha, considerados exorbitantes; os custos de imagem, pelos quais os políticos são malvistos; o desgaste no exercício do mandato, no qual a ocupação de cargo na Casa ou em relatoria relevante depende mais da relação pessoal do parlamentar com o líder do que de sua qualificação; e, em menor escala, a opção de concorrer a outro cargo, como governador, senador ou mesmo deputado estadual.
Antes mesmo do término das convenções partidárias, previsto para 30 de junho, já é possível antecipar algumas tendências da eleição para o Congresso Nacional em 2014.
A primeira é de um número recorde de desistências da tentativa de reeleição – cerca de metade dos 27 senadores e pouco mais de cem deputados. As motivações são basicamente quatro: os altos custos de campanha, considerados exorbitantes; os custos de imagem, pelos quais os políticos são malvistos; o desgaste no exercício do mandato, no qual a ocupação de cargo na Casa ou em relatoria relevante depende mais da relação pessoal do parlamentar com o líder do que de sua qualificação; e, em menor escala, a opção de concorrer a outro cargo, como governador, senador ou mesmo deputado estadual.
Copa 1, anti-Copa 0
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:
Quando se lembra que, até muito recentemente, dizia-se que o governo deveria render-se se a uma incorrigível incompetência tropical para devolver a Copa para a Fifa, o dia de ontem é digno de festa.
Verdade que foi apenas o início de uma jornada complicada, que terá vários momentos imprevisíveis.
Quando se lembra que, até muito recentemente, dizia-se que o governo deveria render-se se a uma incorrigível incompetência tropical para devolver a Copa para a Fifa, o dia de ontem é digno de festa.
Verdade que foi apenas o início de uma jornada complicada, que terá vários momentos imprevisíveis.
Ataque a Dilma tem cor e classe social
Por Najla Passos, no site Carta Maior:
A presidenta Dilma Rousseff reagiu, nesta sexta (12), aos xingamentos que ouviu de privilegiados torcedores que puderam pagar os preços dos ingressos disponibilizados pela FIFA para a partida de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, em São Paulo.
A presidenta Dilma Rousseff reagiu, nesta sexta (12), aos xingamentos que ouviu de privilegiados torcedores que puderam pagar os preços dos ingressos disponibilizados pela FIFA para a partida de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, em São Paulo.
Vai ter água em São Paulo?
Por Bruno Pavan, no jornal Brasil de Fato:
“Só deixo o meu Cariri, no último pau de arara”, assim cantou Raimundo Fagner, em 1973, contando a história de um cearense que teimava em não deixar a cidade natal que era vítima de uma grande seca.
Mais de 40 anos depois, no entanto, é São Paulo que sofre com a falta de chuvas, trazendo à tona o perigo iminente de um racionamento de água. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a água do Sistema Cantareira já tem data pra acabar: 27 de outubro.
“Só deixo o meu Cariri, no último pau de arara”, assim cantou Raimundo Fagner, em 1973, contando a história de um cearense que teimava em não deixar a cidade natal que era vítima de uma grande seca.
Mais de 40 anos depois, no entanto, é São Paulo que sofre com a falta de chuvas, trazendo à tona o perigo iminente de um racionamento de água. De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a água do Sistema Cantareira já tem data pra acabar: 27 de outubro.
Participação Social está sob ameaça
Por Natasha Pitts, no site da Adital:
A presidenta Dilma Rousseff oficializou e ampliou o que já vinha sendo executado no Brasil em matéria de participação social quando assinou o decreto8.243/2014, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). Se por um lado a iniciativa foi comemorada pela sociedade civil organizada, por outro, causou histeria em alguns partidos de direita, no Parlamento e até na grande mídia. Organizações sociais já estão se articulando para a defesa do mecanismo, que se encontra ameaçado.
A presidenta Dilma Rousseff oficializou e ampliou o que já vinha sendo executado no Brasil em matéria de participação social quando assinou o decreto8.243/2014, que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). Se por um lado a iniciativa foi comemorada pela sociedade civil organizada, por outro, causou histeria em alguns partidos de direita, no Parlamento e até na grande mídia. Organizações sociais já estão se articulando para a defesa do mecanismo, que se encontra ameaçado.
Apreensão na UFRJ a pedido de Aécio
Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:
A professora Monica Grin Monteiro de Barros, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está no rol dos cinco acusados pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, de difamá-lo na internet.
A professora Monica Grin Monteiro de Barros, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está no rol dos cinco acusados pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, de difamá-lo na internet.
sexta-feira, 13 de junho de 2014
O pragmatismo de Marina Silva
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
Um dos mantras preferidos de Marina Silva é a distinção que ela gosta de fazer entre pragmatismo e programatismo. Trocando em miúdos, Marina atribui ao binômio PSDB/PT e sua política de alianças todos os males do país. Ela e o PSB estariam unidos por razões moralmente superiores - programáticas.
Um dos mantras preferidos de Marina Silva é a distinção que ela gosta de fazer entre pragmatismo e programatismo. Trocando em miúdos, Marina atribui ao binômio PSDB/PT e sua política de alianças todos os males do país. Ela e o PSB estariam unidos por razões moralmente superiores - programáticas.
Vaia a Lula não ajudou direita em 2010
Uma hora e pouco após o jogo do Brasil contra a Croácia, a direita midiática não cabia em si de tanta felicidade. Apesar de tudo ter transcorrido em ordem, de os aeroportos terem passado no teste, de a Arena Corinthians ter tido lotação total e de todos os que ali estiveram a terem elogiado largamente, a vaia orquestrada contra Dilma, que partiu do setor VIP do estádio, encheu de esperança o PSDB e os meios de comunicação aliados.
As vaias e os neoflautistas de Hamelin
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:
Encontro um banqueiro meu conhecido após o jogo da Copa. Ficou em um dos camarotes VIPs, ao lado de personalidades como Gilmar Mendes.
Foi com a namorada ao Itaquerão. Ambos estavam impressionados com a qualidade do estádio, com a limpeza dos banheiros, com a beleza e relevância do evento. Até Lázaro Brandão, o todo-poderoso presidente do Conselho do Bradesco, esteve presente, me diz ele.
Encontro um banqueiro meu conhecido após o jogo da Copa. Ficou em um dos camarotes VIPs, ao lado de personalidades como Gilmar Mendes.
Foi com a namorada ao Itaquerão. Ambos estavam impressionados com a qualidade do estádio, com a limpeza dos banheiros, com a beleza e relevância do evento. Até Lázaro Brandão, o todo-poderoso presidente do Conselho do Bradesco, esteve presente, me diz ele.
A vaia, a elite e o "padrão Fifa"
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:
A melhor coisa do jogo de ontem, para mim, foi a vaia dada à Presidenta Dilma Rousseff.
Partiu, como registra o Painel da Folha, da área VIP do estádio, embora, claro, tenha tido gente nas arquibancadas acompanhando, como também teve gente que fez “a vaia da vaia”.
A melhor coisa do jogo de ontem, para mim, foi a vaia dada à Presidenta Dilma Rousseff.
Partiu, como registra o Painel da Folha, da área VIP do estádio, embora, claro, tenha tido gente nas arquibancadas acompanhando, como também teve gente que fez “a vaia da vaia”.
Quem é a turma do vai tomar no c...
Por Renato Rovai, em seu blog:
O Brasil é um país complexo e muito difícil de explicar, mas a sua elite não. Ela é previsível e está sempre no mesmo lugar. As elites do mundo não costumam ser muito diferentes, mas a brasileira é das piores.
Não à toa o Brasil foi o último país do planeta a acabar com a escravidão, não à toa somos um dos poucos países que só agora está vivendo um ciclo democrático de três décadas. Todos os outros nossos períodos de democracia duraram menos do que isso.
O Brasil é um país complexo e muito difícil de explicar, mas a sua elite não. Ela é previsível e está sempre no mesmo lugar. As elites do mundo não costumam ser muito diferentes, mas a brasileira é das piores.
Não à toa o Brasil foi o último país do planeta a acabar com a escravidão, não à toa somos um dos poucos países que só agora está vivendo um ciclo democrático de três décadas. Todos os outros nossos períodos de democracia duraram menos do que isso.
A torcida organizada anti-Dilma
Do site Vermelho:
O que aconteceu de realmente importante nesta quinta-feira (12), além, é claro, da vitória de 3 a 1 da seleção brasileira contra a Croácia? Segundo os jornais da grande imprensa, o fato de um grupo de torcedores ter xingado a presidenta Dilma no estádio da abertura da Copa do Mundo em São Paulo, foi muito relevante e é destaque dos principais jornais impressos do Brasil, inflando assim, a torcida anti-Dilma no Brasil.
O que aconteceu de realmente importante nesta quinta-feira (12), além, é claro, da vitória de 3 a 1 da seleção brasileira contra a Croácia? Segundo os jornais da grande imprensa, o fato de um grupo de torcedores ter xingado a presidenta Dilma no estádio da abertura da Copa do Mundo em São Paulo, foi muito relevante e é destaque dos principais jornais impressos do Brasil, inflando assim, a torcida anti-Dilma no Brasil.
Vai que é tuuuaaaa, Galvão (de novo)
Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:
Se tivesse lei de meios, como na Argentina, o Brasil iria ter transmissão da Copa do Mundo pela TV Pública e você não precisaria pagar para NÃO ouvir os jogos da seleção sendo narrados pelo Galvão Bueno pela enésima vez. Já imaginou que alívio? Acho que farei como meu pai e tirarei o som da TV para acompanhar os jogos com algum locutor de rádio narrando. A rádio pública vai transmitir os jogos, sabia? Clique aqui para ver a lista e os dials das rádios. Para quem gosta do Galvão, beleza, o importante seria ter mais opções gratuitamente, senão vira monopólio até de voz.
Se tivesse lei de meios, como na Argentina, o Brasil iria ter transmissão da Copa do Mundo pela TV Pública e você não precisaria pagar para NÃO ouvir os jogos da seleção sendo narrados pelo Galvão Bueno pela enésima vez. Já imaginou que alívio? Acho que farei como meu pai e tirarei o som da TV para acompanhar os jogos com algum locutor de rádio narrando. A rádio pública vai transmitir os jogos, sabia? Clique aqui para ver a lista e os dials das rádios. Para quem gosta do Galvão, beleza, o importante seria ter mais opções gratuitamente, senão vira monopólio até de voz.
Vaias contra Dilma vieram da área VIP
![]() |
| Do blog: http://avozpopularjornal.blogspot.com.br/ |
Sabe de onde iniciaram as vaias e xingamentos contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) no jogo Brasil e Croácia na abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians?
Da área VIP do estádio (conforme G1 e Folha), composta basicamente por quem pagou R$ 990,00 nos ingressos e por “celebridades”, principalmente artistas da Rede Globo de Televisão e demais redes de TV.
Não quero padrão Fifa!
Por Clemente Ganz Lúcio, na Rede Brasil Atual:
Muitos lutam e trabalham para promover bem-estar, qualidade de vida, melhor viver e sustentabilidade ambiental para todos. A igualdade é o sentido da direção para as transformações requeridas, cujo significado se materializa na justa distribuição da renda e da riqueza gerada pelo trabalho de todos. Há muito para ser feito e é muito bom que a sociedade manifeste o desejo de mudança. Aliás, não há avanço no sentido da igualdade sem luta social, sem uma sociedade civil determinada a cobrar de suas instituições a promoção concreta do significado da justa distribuição da renda e da riqueza.
Lições do "Ei, Dilma, vai tomar..."
Por Lino Bocchini, na revista CartaCapital:
Todo mundo viu. Literalmente todo O mundo. Centenas de milhões assistiram ao vivo um estádio com 62 mil pessoas gritar: “Ei, Dilma, vai tomar no cu!”. Desculpem escrever o palavrão, mas é necessário mostrar a gravidade do que ocorreu. Dilma também viu e ouviu, várias vezes. Na transmissão da Globo o coro invadiu o áudio pelo menos três vezes.
Aquela não era a torcida brasileira
Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:
Quem está acostumado a ir em estádios em jogos da série A e B do campeonato brasileiro (sou palmeirense, não desisto nunca), em caneladas de campos de várzea com esquadras de brasileiros e bolivianos ou se lembra do saudoso Desafio ao Galo, estranha quando vê as arquibancadas praticamente monocromáticas da Copa do Mundo.
Reflexões sobre a mídia e a Copa
Por Percival Maricato, no Jornal GGN:
Neste dia 12, voltando para casa, passando por vários bairros, fiquei surpreso com o número de pessoas que via pelas ruas, usando camisa da seleção brasileira e de carros portando bandeiras do Brasil.
Pelo que lia nos jornais e via na TV pensei em nem sair de casa, para não cair em algum fogo cruzado. O mundo deve ter a mesma impressão: que no início da Copa estaria correndo sangue nas cidades brasileiras e multidões estariam vociferando por todo lado.
Neste dia 12, voltando para casa, passando por vários bairros, fiquei surpreso com o número de pessoas que via pelas ruas, usando camisa da seleção brasileira e de carros portando bandeiras do Brasil.
Pelo que lia nos jornais e via na TV pensei em nem sair de casa, para não cair em algum fogo cruzado. O mundo deve ter a mesma impressão: que no início da Copa estaria correndo sangue nas cidades brasileiras e multidões estariam vociferando por todo lado.
"Barbosa vive num porre seco"
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:
Tentando salvar algum pedaço de Joaquim Barbosa, a mídia produziu notícias e, sobretudo, títulos, que tentam associar a postura do advogado de Genoíno a uma suposta embriaguez. Fonte? Um servidor anônimo do STF. Provavelmente um esbirro de Joaquim Barbosa.
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Já tem Copa, apesar da Folha!
Por Altamiro Borges
A Folha bem que tentou, mas não conseguiu melar a Copa do Mundo no Brasil. Com o seu complexo de vira-lata e a sua visão neoliberal de negação do Estado, o jornal da famiglia Frias fez de tudo para criar um clima desfavorável ao torneio. Durante vários meses, sua cobertura foi totalmente negativa e seletiva, enfatizando os atrasos nas obras, os custos da competição e a incapacidade dos brasileiros de organizarem o evento. Sempre avessa aos movimentos sociais, a Folha até criou um “protestômetro” para amplificar os protestos contra a Copa. Em seu editorial desta quinta-feira (12), porém, o jornal finalmente jogou a toalha e anunciou no título, meio a contragosto: “Vai ter Copa”.
A Folha bem que tentou, mas não conseguiu melar a Copa do Mundo no Brasil. Com o seu complexo de vira-lata e a sua visão neoliberal de negação do Estado, o jornal da famiglia Frias fez de tudo para criar um clima desfavorável ao torneio. Durante vários meses, sua cobertura foi totalmente negativa e seletiva, enfatizando os atrasos nas obras, os custos da competição e a incapacidade dos brasileiros de organizarem o evento. Sempre avessa aos movimentos sociais, a Folha até criou um “protestômetro” para amplificar os protestos contra a Copa. Em seu editorial desta quinta-feira (12), porém, o jornal finalmente jogou a toalha e anunciou no título, meio a contragosto: “Vai ter Copa”.
Copa: De Itaquera para o mundo!
Por Altamiro Borges
O bairro de Itaquera, na carente Zona Leste da capital paulista, será o centro do mundo nesta quinta-feira (12). O novo estádio do Corinthians, o time mais popular do país, sediará a abertura da Copa. O jogo entre as seleções do Brasil e da Croácia será transmitido para bilhões de pessoas de quase 200 países do planeta. Na soma das partidas, calcula-se que mais de 3,5 bilhões de pessoas acompanhem o desenrolar dos jogos e das festanças no território brasileiro, numa cobertura que envolve 18 mil profissionais credenciados da mídia do mundo inteiro. Para isto, Itaquera se preparou. As ruas estão cobertas de bandeiras, os muros foram grafitados e o clima entre os moradores é de euforia.
O bairro de Itaquera, na carente Zona Leste da capital paulista, será o centro do mundo nesta quinta-feira (12). O novo estádio do Corinthians, o time mais popular do país, sediará a abertura da Copa. O jogo entre as seleções do Brasil e da Croácia será transmitido para bilhões de pessoas de quase 200 países do planeta. Na soma das partidas, calcula-se que mais de 3,5 bilhões de pessoas acompanhem o desenrolar dos jogos e das festanças no território brasileiro, numa cobertura que envolve 18 mil profissionais credenciados da mídia do mundo inteiro. Para isto, Itaquera se preparou. As ruas estão cobertas de bandeiras, os muros foram grafitados e o clima entre os moradores é de euforia.
Copa do Mundo desafia o Brasil
Por Breno Altman, no site Opera Mundi:
Quando foi anunciado, nos idos de 2007, que o maior país dos trópicos sediaria o campeonato mundial de futebol em 2014, as ruas brasileiras se encheram de alegria e festa. Era desejo antigo e profundo: ser anfitrião da competição mais proeminente do esporte que marca a identidade nacional, quase sete décadas depois de ter sucumbido ao Uruguai na tragédia de 1950, conhecida como Maracanazo.
Quando foi anunciado, nos idos de 2007, que o maior país dos trópicos sediaria o campeonato mundial de futebol em 2014, as ruas brasileiras se encheram de alegria e festa. Era desejo antigo e profundo: ser anfitrião da competição mais proeminente do esporte que marca a identidade nacional, quase sete décadas depois de ter sucumbido ao Uruguai na tragédia de 1950, conhecida como Maracanazo.
O que esperamos da Copa
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:
E a Copa está aí, sob uma monumental, descarada torcida contra daquele grupo pequeno e poderoso que, ao longo dos tempos, fez o Brasil ser um campeão mundial da iniquidade e hoje continua empenhado para que nada mude.
E a Copa está aí, sob uma monumental, descarada torcida contra daquele grupo pequeno e poderoso que, ao longo dos tempos, fez o Brasil ser um campeão mundial da iniquidade e hoje continua empenhado para que nada mude.
Globo vai secar o Brasil na Copa
Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:
O amigo navegante já percebeu a súbita conversão dos apresentadores da Globo Overseas.
Agora, quando os pessimistas foram irremediavelmente derrotados e a Copa vai começar no Itaquerão – jamais se viu uma campanha “política” cheia de ódio contra a construção de um estádio de futebol … – agora, os rapazes e moças, inclusive as suaves apresentadoras da GloboNews, são só sorrisos.
O amigo navegante já percebeu a súbita conversão dos apresentadores da Globo Overseas.
Agora, quando os pessimistas foram irremediavelmente derrotados e a Copa vai começar no Itaquerão – jamais se viu uma campanha “política” cheia de ódio contra a construção de um estádio de futebol … – agora, os rapazes e moças, inclusive as suaves apresentadoras da GloboNews, são só sorrisos.
Mensagem de Lula ao Blog da Cidadania
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:
No escritório modesto, no segundo andar da modesta casa no bairro do Ipiranga, em São Paulo, encontro um Lula sorridente e afetuoso, como é do seu feitio. Após o indefectível abraço, sentamo-nos para cerca de uma hora e meia de papo sobre conjuntura política e até sobre amenidades.
No escritório modesto, no segundo andar da modesta casa no bairro do Ipiranga, em São Paulo, encontro um Lula sorridente e afetuoso, como é do seu feitio. Após o indefectível abraço, sentamo-nos para cerca de uma hora e meia de papo sobre conjuntura política e até sobre amenidades.
Uma Copa com Sartre
Pensei que poderíamos esperar um pouco - quem sabe um jogo mais difícil, ou mesmo uma eventual derrota da Seleção numa partida - para assistir às conhecidas manifestações de preconceito contra nossos jogadores de futebol. Você sabe.
Barbosa no horário eleitoral?
![]() |
| http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/ |
Francamente, não sei porque as pessoas se surpreendem com mais uma “patada”, ao vivo na TV Justiça, do Ministro Joaquim Barbosa.
Se há alguma surpresa possível é que o mundo jurídico e a imprensa ainda o tolerem.
Aécio e a perseguição aos internautas
Da revista Fórum:
A jornalista Rebeca Mafra teve a casa invadida na tarde desta quarta-feira (11) no Rio de Janeiro. Rebeca estava no trabalho, na Barra da Tijuca, zona oeste, quando recebeu uma ligação do porteiro do prédio onde mora, na Lapa, região central, dizendo que um delegado queria entrar em seu apartamento. No telefone, ele ameaçou arrombar a porta se Rebeca não estivesse lá em 15 minutos. Segundo a jornalista contou à Fórum, por sorte uma vizinha tinha a chave e conseguiu abrir a porta.
A jornalista Rebeca Mafra teve a casa invadida na tarde desta quarta-feira (11) no Rio de Janeiro. Rebeca estava no trabalho, na Barra da Tijuca, zona oeste, quando recebeu uma ligação do porteiro do prédio onde mora, na Lapa, região central, dizendo que um delegado queria entrar em seu apartamento. No telefone, ele ameaçou arrombar a porta se Rebeca não estivesse lá em 15 minutos. Segundo a jornalista contou à Fórum, por sorte uma vizinha tinha a chave e conseguiu abrir a porta.
Assinar:
Postagens (Atom)











































