quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mensagem de Lula ao Blog da Cidadania

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

No escritório modesto, no segundo andar da modesta casa no bairro do Ipiranga, em São Paulo, encontro um Lula sorridente e afetuoso, como é do seu feitio. Após o indefectível abraço, sentamo-nos para cerca de uma hora e meia de papo sobre conjuntura política e até sobre amenidades.

Após 25 anos de espera, chegou o dia do tête-à-tête com a lenda viva, Luiz Inácio Lula da Silva.

Presenteio o presidente com um calendário em papel contendo, em cada mês, uma foto diferente de minha filha Victoria, de 15 anos, ao lado de cada um dos seus terapeutas – Victoria é “especial”, tem Síndrome de Rett (paralisia cerebral). A página do calendário que aparece na foto é de Victoria com sua enfermeira, Michelle.

Lula se diverte quando, no início da conversa, relato que não votei nele no primeiro turno, em 1989, por achá-lo “radical”, e que votei em Mário Covas. Mas que, no segundo turno, vendo com quem ele disputava a Presidência, “lulei” pela primeira vez.

Disse ao presidente que não lhe dei meu voto no primeiro turno também porque o PT me irritara no ano anterior (1988) por não ter assinado a Constituição, ao que fui corrigido, pois o fato é que o PT assinou, sim, o texto constitucional, mas votou contra por discordar de pontos inseridos pelos liberais.

O presidente me convocou para esse bate-papo ainda no recente encontro de blogueiros, em São Paulo, no mês passado, em meio à “muvuca” que se formou para tirar fotos com ele. Por que? Porque Lula, para cada coisa que fala, ouve dez vezes mais. Esse é um de seus segredos, creio eu: ouvir muito mais do que fala.

Seria uma indelicadeza relatar qualquer outra coisa que conversamos e que não esteja no vídeo abaixo, que contém mensagem do presidente aos leitores deste Blog.

Só posso dizer, a mais, que Lula está muito consciente de tudo que sai na blogosfera e do que pensa a militância. Sobre o quadro político, além de estar otimista ele demonstrou uma visão que, a meu juízo, é muito adequada em termos de como deve ser conduzida a campanha eleitoral de 2014.

Lula sabe muito bem o nível da campanha que pretendem fazer contra Dilma. Aliás, esse é um dos destaques do vídeo. Em sua mensagem aos leitores desta página, ele qualifica a direita que se opõe a ela como “implacável”. Julga, inclusive, que é mais feroz contra Dilma do que contra Hugo Chávez. E diz que isso ocorre “talvez por ela ser mulher”.

Fique, pois, com a mensagem de Lula aos leitores desta página, no vídeo abaixo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Edu,não é fumódromo,é fumatório.O
sufixo 'odromo' é só para movimen-
to:autódromo,velódromo,hipódromo,
kartódromo,sambódromo e assim por diante... Mas,valeu demais a maté-
ria,isso é só uma observação para
qualquer evetualidade...

nilda disse...

Valeu, Eduardo. Valeu, Lula. Dilma 2014!