domingo, 15 de junho de 2014

Sabotagem da Copa é questão de tempo

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A esta altura, milhões de brasileiros já começam a se perguntar onde está o “caos” que a mídia, os partidos de oposição e os grupos organizados que promovem vandalismo diziam que sobreviria nos aeroportos, nas vias públicas e nos estádios quando os turistas estrangeiros começassem a chegar para a Copa de 2014.

No terceiro dia, tudo está funcionando. Nenhum problema relevante foi detectado. A falta do que criticar é tanta que as injúrias contra Dilma Rousseff na abertura do evento, em São Paulo, e a simplicidade da cerimônia de abertura se tornaram os alvos da mídia oposicionista.

Sobre os palavrões atirados contra a presidente da República, foram um tiro no pé. Até a grande mídia e a oposição, que de início se animaram com o que fez um grupelho de endinheirados que, da área “VIP” das arquibancadas, puxou o coro obsceno contra a presidente, tiveram que voltar atrás.

Aécio Neves, por exemplo, que inicialmente atribuiu as vaias à “arrogância” de Dilma e tentou faturar em cima dos insultos de que ela foi alvo, teve que mudar o discurso e passou a “condenar” a falta de civilidade do grupelho que puxou o coro insultante de apenas uma parte do público, conforme o vídeo abaixo deixa claro.




O desatino de grupelhos endinheirados e de adolescentes hipnotizados por partidos políticos espertalhões autoproclamados “de esquerda”, assim como a falta de confirmação do catastrofismo midiático, tudo isso tem potencial para causar reviravolta no quadro político. Aqui e ali, já se escuta que houve exagero nas previsões de que o Brasil iria “passar vergonha”.

A aposta no “caos”, porém, foi tão grande que, se nada acontecer para dar alguma razão aos grupos de mídia e aos partidos de esquerda e direita que vêm atacando a realização da Copa no Brasil, Dilma pode sair fortalecida do processo. E, dada a disposição oposicionista para tentar alterar artificialmente o resultado das eleições deste ano, dificilmente esses grupos ficarão parados assistindo isso acontecer.

Os protestos violentos, coordenados por partidos de esquerda, não estão causando o que seus autores acharam que causariam. Até porque, a violência fez esses grupos perderem muitos adeptos, de forma que não passaram de poucas centenas os que saíram à rua dispostos a barbarizar. E, surpreendentemente, até aqui a polícia ainda não cometeu grandes excessos.

Assim sendo, caso a Copa transcorra em tranquilidade, com tudo continuando a funcionar como tem funcionado até aqui, o efeito eleitoral do evento pode ser o oposto do que os grupos políticos sem votos e os grupos de mídia pretendiam. Ora, ninguém imagina que essa gente irá se conformar com isso.

Mas o que fazer? Para Dilma ser responsabilizada por algum problema este não pode decorrer de ações como a dos black blocs. Durante anos, os brasileiros foram bombardeados com a premissa de que iríamos “passar vergonha” por problemas organizacionais, mas como nada indica que isso deverá ocorrer não é difícil supor que possam tentar sabotagem.

Entre todas as possibilidades de sabotagem existentes, a que mais atiça os instintos primitivos desses energúmenos das ruas e dos “aquários” da mídia é a possibilidade de apagão. Um estádio lotado e às escuras, talvez até com queda de transmissão pela tevê, seria a “glória” para a direita e a extrema esquerda.

O caos energético é tão almejado pelos adversários de Dilma que nas redes sociais já há grupos propondo verdadeiras loucuras, como o da página no Facebook abaixo reproduzida:



Apesar da cretinice e da inviabilidade dessa ideia de jerico, em um país deste tamanho, com milhares e milhares de quilômetros de linhas de transmissão, parece praticamente impossível evitar algum atentado que deixe alguma região sem luz.

Mas essa não é a única possibilidade de sabotagem. Há outras mais graves.

Recentemente, o perfil do blogueiro no Facebook recebeu mensagem privada em que o signatário, pedindo para não ser identificado, afirmou que deixou um dos grupos que planejam protestos contra a Copa por ter ficado assustado com propostas como a de um ataque a delegações estrangeiras.

Detalhe: a proposta era para o ataque ser violento, com uso de coquetéis molotov, o que, no limite, poderia até custar vidas.

Mas não é dos grupos isolados de militontos contrários à Copa que vem a maior preocupação, pois propostas malucas são comuns entre gente assim; levá-las a cabo é outra coisa.

O que preocupa são os grupos empresariais de mídia. Estes, estão prestes a se desmoralizar caso o evento transcorra sem maiores problemas. Grupelhos de adolescentes desmiolados podem ser contidos com certa facilidade, mas empresários poderosos têm mais recursos.

A Copa de 2014 pode deixar um saldo belíssimo para o país. A boa organização do evento pode projetar internacionalmente o Brasil. O orgulho dos brasileiros ao verem seu país sediar o maior evento esportivo do mundo e tudo dar certo seguramente terá efeitos eleitorais e, como todos sabem, o lado de lá está disposto a tudo para retomar o poder.

Vencido o desafio da infraestrutura, cabe ao governo Dilma o segundo desafio, o da proteção do país contra atos – criminosos – de sabotagem, sem os quais o governo federal será reconhecido por ter organizado bem o evento. Chega a ser inverossímil que não tentem sabotar. Subestimar essa possibilidade será um grande erro.

1 comentários:

Anônimo disse...

A direita quer causar, mas não tem representatividade.
Coxinha que gastar energia toma um "pedala" do pai ou da mãe. Mauricinho e Patricinhas só sabem ligar vídeo game e notebook.