segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lula vai se licenciar no segundo turno?

Por Altamiro Borges

Bem no início do processo eleitoral deste ano houve um forte boato de que Lula se licenciaria da Presidência da República para se engajar integralmente na campanha de Dilma Rousseff. O vice José Alencar teria sido, inclusive, aconselhado a não disputar qualquer cargo em Minas Gerais, aonde até aparecia como favorito para unificar a oposição e vencer a disputa para o governo. Sua permanência em Brasília visaria dar maior segurança para uma saída transitória de Lula.

Naquele período, o demotucano José Serra aparecia com folga nas pesquisas devido ao chamado “recall” – a forte exposição de seu nome em outros pleitos. Já a ex-ministra, que nunca disputará uma eleição, era pouco conhecida. Antes mesmo da propaganda na TV e rádio, porém, Dilma já ultrapassou o adversário, evidenciando o prestígio de Lula e a sua capacidade de transferência de voto. A sua licença da presidência não se fez necessária.

Risco do retorno dos neoliberais

Agora a situação é outra, o que justificaria o envolvimento completo, de corpo e alma, de Lula na campanha. A direita ganhou novo fôlego, beneficiada pela “onda verde” de Marina Silva – que já foi ministra do atual governo –, e apostará tudo no segundo turno. Os cofres demotucanos devem engordar, com a contribuição generosa do grande capital que teme a continuidade do ciclo aberto por Lula; os governos estaduais sob comando da direita entrarão pesado na campanha.

Corre-se o risco do retorno do bloco neoliberal-conservador ao governo central. Da regressão na política externa altiva e soberana, com a retomada do “alinhamento automático” aos EUA. Da volta à criminalização dos movimentos sociais, com o rompimento do diálogo democrático. Do retrocesso nas políticas sociais, que tiraram da miséria milhões de brasileiros. Do fortalecimento da ortodoxia neoliberal, com seu desmonte do estado, da nação e do trabalho. Ou seja: o que foi construído nestes oito anos pode ser destruído, virando um simples parêntesis na história do país.

A força da militância nas ruas

Para evitar este desastre será preciso amplitude política e, principalmente, maior politização da sociedade. Lula, com seu carisma e sua popularidade, poderá dar ainda maior contribuição nesta hora decisiva. Liberado das suas funções da presidência, ele poderá percorrer o país alertando as camadas populares sobre o significado da batalha em curso. Com ele e Dilma Rousseff, será possível agendar mais comícios, passeatas e visitas, mobilizando milhares de ativistas.

A presença diária de Lula na campanha, com a sua pedagogia própria e a força do seu carisma, pode ser a principal arma da campanha neste segundo turno. Contra o arsenal da direita e da sua mídia, a força do povo, da militância politizada nas ruas. Os demotucanos e seus porta-vozes na imprensa vão chiar. Vão tremer. Mas não há como impedir o presidente de lutar, com todas suas energias, para dar continuidade a sua obra – que está apenas começando e não pode ser abortada.

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já passou da hora. O Aéci fez o movimento certo, saiu do governo, elegeu o Anastásia e o Itamar. E agora poderá eleger o Serra. SP+MG são dos dois maiores colégios eleitorais do Brasil. Não é brinquedo. É tudo ou nada

Manoel Jorge disse...

Creio que um dos fatores da derrota da Dilma no primeiro turno, foi a verborragia do Lula, quiz dá uma de rôlo compressor, usando totalmente a maquina do Governo e do Estado Brasileiro, os quais estão aparelhadas pelo PT e seus "aliados".
Neste segundo turno, Dilma terá de dizer qual o seu programa de governo, metas, e não ficar citando "presidente Lula prá lá, prá cá, pra colá" , ela tem que discutir prosposta.
Minha impressão é que, se Lula "colar" na Dilma, ela vai perder feio no 2o turno.
Manoel J.Tavares
Vitoria/ES

Unknown disse...

De verdade, se o Lula fizer uma barbaridade irresponsável dessas eu, que sou eleitor dele e da Dilma, voto no Serra. Elegi o Lula para ser presidente, não cabo eleitoral.