sexta-feira, 17 de junho de 2011

A importância do II BlogProg

Discurso do deputado Emiliano José (PT/BA) na Câmara Federal:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, desejo aqui saudar a realização do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas do Brasil, nos dias 17, 18 e 19 de junho, no Centro de Convenção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília.



Este é o mais importante movimento social que ocorre no país, na atual conjuntura, porque reúne, além de intelectuais e parlamentares, milhares de ativistas digitais em defesa da liberdade de expressão, de uma Internet livre, de uma banda larga neutra, ampla, barata, independente, acessível à totalidade da população brasileira.

Tão importante politicamente que, em sua sessão de abertura, estará o exmo Sr ministro Paulo Bernardo, relatando os desafios a serem enfrentados pelo governo da presidenta Dilma Rousseff no campo da comunicação. Tão importante que estará presente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E tão fundamental para a luta pela democratização dos meios de comunicação, que o governador da Bahia, Jaques Wagner, colocou nosso Estado à disposição dos blogueiros da liberdade para realização do III Encontro Nacional em 2012.

Este importante movimento social luta por um novo marco regulatório da comunicação. E para falar sobre este tema, lá estarão a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão, da qual sou integrante; o jurista Fábio Konder Comparato, autor da Ação de Omissão (ADO) contra o Congresso Nacional no que concerne à regulamentação da comunicação e o professor Venício Lima, estudioso do tema e autor do livro Regulação das Comunicações, o qual recomendo a leitura.

Importantes parlamentares estarão presentes, ao lado de líderes sindicalistas e especialistas na tecnologia da informação (TI). Todos preocupados em descortinar soluções que garantam a democratização da comunicação. Sobretudo, estarão presentes milhares de ativistas, militantes da blogosfera, que lutam pela cidadania, não apenas pelo direito de receber, mas, também de produzir informação, que até agora é monopólio de poucas famílias endinheiradas do Brasil.

Convidado, participei do I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas da Bahia, realizado em Salvador nos dias 10 e 11 de junho. Representei o governador Jaques Wagner. Com o apoio do Governo Democrático da Bahia, os ativistas digitais debateram os caminhos da luta pela liberdade de expressão. Manifestaram adesão aos objetivos do II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Ouviram atentamente as palavras do jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, do presidente do Centro de Estudos Alternativos Barão de Itararé, jornalista e blogueiro Altamiro Borges, do jornalista e professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do secretário de Comunicação da Bahia, Robinson Almeida.

Pioneiro na aprovação do Conselho de Comunicação Social, posso garantir que o governo da Bahia está solidário à luta pela liberdade de expressão. Liberdade de expressão para todos - quanto mais, melhor.

Muito obrigado.

0 comentários: